Powered By Blogger

terça-feira, 24 de maio de 2016

ACÁSSIA MESSANO

· ACÁSSIA MESSANO


Acássia Barreto da Motta Messano Nasceu no Rio de Janeiro, em 31 de maio de 1946, filha de Moysés Cardoso da Motta e Ibeny Barreto da Motta. Trabalhadora das mais dedicadas, iniciou suas atividades na mocidade de uma Casa Espírita de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. Aos 29 anos, conheceu Roberto de Freitas Messano, com quem se casou pouco tempo depois e teve quatro filhos: Lúcia, Leonardo, Lívia e Larissa, hoje adultos e atuantes no movimento espírita. Após o casamento, passou a coordenar o Departamento de Infância e Juventude (DIJ) em todo o Estado do Rio, juntamente com Darcy Neves Moreira, que assumiu a parte de juventude enquanto ela, a de infância.

Acácia também trabalhou em favor da divulgação do Espiritismo em outras terras. Após a aprovação do marido num concurso de magistratura no Estado de Minas Gerais, transferiu-se com a família para Baependi, no Sul daquele estado, onde ficou por quase um ano. Depois, foi para Abaeté, onde permaneceu por dois anos e meio. Divinópolis foi a terceira cidade em que fixou residência. Lá, exerceu a presidência da Casa Espírita Maria de Nazaré e atuou no Conselho Regional Espírita (CRE) e na Aliança Municipal Espírita. Passados seis anos, mudou-se com a família para Belo Horizonte, onde também teve participação marcante. Trabalhou junto ao CRE, à União Espírita Mineira, à Creche José Irmão Grosso, a qual dirigiu por dois anos, e ao Centro Espírita Irmão Glaucus, onde coordenava atividades de Evangelização.

Acácia Messano desencarnou em 27 de setembro, em Divinópolis, após o carro em que estava sofrer um acidente. Sobre ela, assim se expressou sua primeira filha, Lúcia Barreto da Motta Messano: “Foi uma grande mulher, mãe, amiga, companheira e, acima de tudo, um grande exemplo para todos que conviveram com ela”.

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES
Boletim SEI: E-mail: boletimsei@gmail.com
Sábado, 27/11/2004 - no 1913

Nenhum comentário:

Postar um comentário