domingo, 17 de abril de 2016

LIVRO É NOTÍCIA - HISTÓRIAS QUE TRAZEM FELICIDADE

LIVRO É NOTÍCIA

HISTÓRIAS QUE TRAZEM FELICIDADE


Apesar das transformações ocorridas no seio da humanidade ao longo dos séculos, as parábolas de Jesus, ainda hoje, continuam sendo um rico manancial de ensinamentos. À maneira de flores que jamais perdem o seu perfume, elas têm inspirado muitos autores e fomentado reflexões no decorrer das gerações em torno do seu conteúdo tão singelo quanto moralmente profundo e revelador. Em Histórias que trazem felicidade, Richard Simonetti faz uma leitura, sem véus, das parábolas do Cristo, lançando sobre elas o olhar do Espiritismo.

E aproveita a oportunidade para também estabelecer paralelos, chamando a atenção para a responsabilidade do espírita-cristão com a divulgação, sobretudo através da vivência diária, dos postulados da Doutrina que abraçou. É o que deixa bem claro já no primeiro capítulo, intitulado Tipos de solo, no qual comenta a conhecida parábola do semeador (Mateus, 13: 1 a 9), relacionando os diferentes tipos de solo, que simbolizam a maturidade espiritual, fruto das conquistas obtidas pelo espírito em sua jornada evolutiva.

Será que podemos, já na presente existência, entrar para a turma especial do solo dadivoso?  questiona Simonetti. Sem dúvida! Podemos e devemos fazer isso. Para tanto estamos aqui! Depende de nossa iniciativa! É preciso tão-somente usar a enxada da vontade, revolver a terra da indiferença e aplicar o adubo do trabalho, preparando o solo do coração para as sementes do Evangelho. Então, gloriosa será a nossa passagem pela Terra, com frutos dadivosos em favor do próximo e abençoada edificação para nós  completa.

O autor também se utiliza da parábola do fariseu e do publicano (Lucas, 18: 9 a 14) para enaltecer os valores da prece, ressaltando como esse hábito pode trazer benefícios à vida, sobretudo quando não é feito apenas da boca para fora mas com toda a sinceridade do coração, o que, segundo ele, dá à oração o impulso necessário para ganhar as alturas.

Oração é alimento. Ninguém pode passar muito tempo sem ingerir alimentos. Sustentam o corpo. A oração sustenta a alma. Quando oramos é como se, sob o ponto de vista espiritual, abríssemos a boca para sorver as bênçãos de Deus. Quem não ora vive ao sabor das circunstâncias, sem coragem para enfrentar as lutas da existência, sem inspiração para resolver os problemas do cotidiano. E pior, sem disposição para superar suas próprias fraquezas  diz Simonetti, que trata ainda nos capítulos seguintes de temas como Gente do Cristo, Maniqueísmo, O trigo e o joio, Cair em si, Investimentos, O credor incompassivo e Deus atende?.

Histórias que trazem felicidade tem 176 páginas, 14x21cm e é um lançamento da Ceac Editora, que atende a pedidos na Rua Sete de Setembro, 8-56  CEP 17015-031 Bauru, SP  telefax (14) 3227-0618 e internet www.ceac.com.br. A receita obtida com a sua venda é destinada à manutenção dos trabalhos sociais do Centro Espírita Amor e Caridade, de Bauru.


Conselho Espírita Internacional
Boletim SEI: E-mail: boletimsei@gmail.com
Sábado, 30/10/2004 - no 1909

Nenhum comentário:

Postar um comentário