Powered By Blogger

terça-feira, 19 de abril de 2016

PALESTRAS ESPÍRITAS: GRAVAR E POSTAR NA WEB

PALESTRAS ESPÍRITAS: GRAVAR E POSTAR NA WEB

Em conversa com a equipe do SEI, um expositor espírita do Rio de Janeiro falava sobre a internet e sua importância para a divulgação do Espiritismo. Seus comentários surgiram por conta da quantidade de pessoas que haviam assistido, graças a esse recurso, a uma palestra que fez há quase um ano numa Casa Espírita. O estudo havia sido gravado e postado, pelos tarefeiros da instituição, no Youtube, o mais popular site de compartilhamento de vídeos da internet.

“Quando fiz aquela palestra, havia umas 70 pessoas no auditório. Graças à gravação do vídeo e sua colocação na internet, quase três mil pessoas puderam ter acesso também ao estudo, que continua sendo visto até hoje” – disse ele, admirado.

O episódio ocorrido com este companheiro é uma prova de como uma simples gravação feita com uma câmera de vídeo digital, dessas facilmente achadas a preços acessíveis em lojas de departamentos, pode dinamizar a divulgação doutrinária, sem falar na contribuição prestada à memória do Espiritismo por meio do registro audiovisual.

E aí surge, inevitavelmente, a indagação: - Quantos estudos excelentes realizados diariamente em Centros Espíritas, do Brasil e exterior, poderiam ser vistos por milhões de outras pessoas, e compartilhados, se tivessem sido gravados em vídeo?

É verdade que hoje já é possível assistir a muitas palestras, seminários e até congressos espíritas no Youtube, mas a quantidade desse conteúdo poderia ser, com um pouco mais de atenção a esse tipo de divulgação, imensamente maior, sobretudo quando referente a temas-chave, como, por exemplo, suicídio, aborto, drogas, família, perdão...

Mas, como fazer?

A equipe do SEI resolveu pesquisar na internet e, com surpresa, rapidamente encontrou um tutorial simples denominado “Curso Básico de Vídeo – Gravação e edição de palestras espíritas”, elaborado pelo confrade Júlio Feliz, de Campo Grande (MS).

O curso, na verdade, busca ajudar no aprimoramento dos vídeos feitos pelas Casas Espíritas, sendo, no entanto, perfeitamente útil aos que querem ingressar nessa atividade, dada a sua didática.

“Organizei esse curso básico de vídeo porque tenho observado que há um grande número de vídeos postados na internet, em especial no Youtube, sobre palestras espíritas. Graças à boa vontade de algumas pessoas e instituições, muitos podem apreciar inúmeras palestras, adquirindo assim mais conhecimentos sobre a Doutrina Espírita. Contudo, muitos desses vídeos postados apresentam problemas em relação à imagem e som. Através de algumas orientações àqueles que produzem esses vídeos, pode-se melhorar a qualidade audiovisual das futuras produções” – esclarece Júlio, que no tutorial fala, dentre outros assuntos, sobre enquadramento, planos, posicionamento de câmeras, gravação e edição de áudio e vídeo, softwares (programas) de edição e equipamentos de audiovisual.

O curso pode ser baixado, gratuitamente, em http://minhateca.com.br/julio-feliz/CURSO+BASICO+DE+VIDEO. É uma apostila em formato PDF (arquivo de leitura), com alguns links para vídeos explicativos que facilitam ainda mais o aprendizado.

Há um vídeo de apresentação sobre o tutorial no próprio Youtube. Basta acessar www.youtube.com/watch?v=jtDxiJ2AuwQ.

Vale ressaltar que todo e qualquer vídeo para postagem deve sempre contar com a autorização do expositor.

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES
Boletim SEI: E-mail: boletimsei@gmail.com
Edição 2252 Setembro 2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário