Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de abril de 2016

LIVRO É NOTÍCIA #AS VIDAS SUCESSIVAS

LIVRO É NOTÍCIA

AS VIDAS SUCESSIVAS

Lançado em 1910, Les Vies Successives (As Vidas Sucessivas), do francês Albert de Rochas (1837-1914), é um divisor de águas na história da pesquisa psíquica mundial. Embora não seja de cunho espírita, sua leitura é indispensável aos que, de fato, se dedicam ao estudo da fenomenologia mediúnica, sobretudo à questão da reencarnação, um dos pilares do Espiritismo. 

O original em francês que deu origem à tradução dessa obra para o nosso idioma foi garimpado num sebo pelo consagrado escritor espírita Hermínio C. Miranda, desencarnado em 2013. É dele a apresentação da versão em português, traduzida ao nosso idioma por Márcia Jhota e trazida a público pelo Instituto Lachâtre. 

Este livro é um clássico, uma referência, na longa busca de melhor entendimento do ser humano e das leis que regem sua interação com as pessoas, os fenômenos e eventos que se desdobram à sua volta, mas, principalmente, dentro daquilo que nos acostumamos a chamar de mente  afirma Hermínio Miranda, que, a partir deste trabalho de de Rochas, ainda na década de 1960, iniciou os estudos que o levaram a publicar A Memória e o Tempo, no início dos anos 1980. 

Para este seu livro, com o qual praticamente lançou os fundamentos da técnica de regressão de memória, de Rochas pesquisou pessoalmente 18 pessoas, entre 1903 e 1910, observando não só a questão das vivências pretéritas, mas diversos outros aspectos de igual interesse que permanecem ainda à espera de mais amplas e profundas pesquisas. 

Sua obra mais importante é, indiscutivelmente, Les Vies Successives, que a Lachâtre resgata, com esta tradução, do injusto esquecimento em que se encontrava, em raríssimos exemplares, no original francês  arremata o Prof. Hermínio. 

De Rochas, explica, na introdução, um pouco sobre o que é mostrado nesse trabalho: Reproduzimos, na primeira parte deste livro, alguns dos conceitos que nos pareceram mais significativos, assim como um resumo de certas crenças antigas. Aos conceitos precedentes vieram somar-se, na época atual, experiências e observações que, sem resolverem definitivamente o problema, trazem, no entanto, elementos de informação de grande importância. Expomo-las na segunda e terceira partes do livro. A segunda é consagrada à descrição detalhada de experiências, aparentemente bastante convincentes, mas que não são, na realidade, senão material no estado bruto; caberá ao futuro discernir a parcela de verdade que elas contêm. Esta operação será, sem dúvida, facilitada pelo estudo dos fenômenos análogos, porém menos característicos, que constituem o objeto da terceira parte. Na quarta parte, enfim, procuramos esclarecer essas manifestações onde o verdadeiro e o falso parecem confundir-se. 

Entre os assuntos estudados pelo autor estão o sono magnético e o corpo fluídico, o corpo astral, recordações de vidas anteriores, observações relativas à visão do passado e do futuro sob a influência do magnetismo ou de uma preparação especial, reencarnações previstas e efetuadas, premonição, a fatalidade e o livre-arbítrio. 

As Vidas Sucessivas tem 354 páginas e tamanho 16x23cm. Pode ser adquirido em www.lachatre.com.br, pelo preço de R$45,00.

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES 
Boletim SEI: E-mail: boletimsei@gmail.com
Edição 2253 Outubro 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário