Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de abril de 2016

LIVRO É NOTÍCIA - CHICO XAVIER INÉDITO

LIVRO É NOTÍCIA

CHICO XAVIER INÉDITO

Sabe-se que Francisco Cândido Xavier, nos seus 75 anos de labor mediúnico, publicou mais de 400 obras de diferentes autores e estilos. Sabe-se também que das mensagens que recebeu muitas não constam em livros, permanecendo, ainda hoje, guardadas nos arquivos de instituições cinquentenárias e centenárias, nas mãos de particulares ou espalhadas em opúsculos e jornais cujas folhas jazem amareladas pelo tempo. Para resgatar esse precioso conteúdo é que o historiador Eduardo Carvalho Monteiro realizou uma verdadeira garimpagem, juntando, aqui e ali, fragmentos que hoje ajudam a compor Chico Xavier inédito  psicografias ainda não publicadas, com mensagens recebidas mediunicamente por Francisco Cândido Xavier entre 1933 e 1954.

Lançado pela Madras Editora, com o apoio da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, o livro pertence à Série Chico Xavier e revela uma fase pouco explorada da vida do médium mineiro. Nele, se encontram curiosidades, como o relato de Manoel Quintão sobre a primeira visita de Chico ao Rio de Janeiro, que acabou virando artigo para a revista Reformador de 1o de julho de 1936; e a mensagem de Emmanuel inserida no opúsculo Espiritismo e política  modos de ver da Federação Espírita Brasileira, lançado pela FEB na década de 30, época em que o Brasil atravessava, politicamente, momentos difíceis e pairavam no ar questionamentos quanto à participação ou não dos espiritistas na vida política.

Os espíritas podem perfeitamente integrar as fileiras do mundo político, mas que não desconheçam em todas as circunstâncias a magnitude dos seus deveres, em face mesmo dos princípios de fraternidade e de amor da doutrina que representam  alerta a mensagem.

Outra das psicografias inéditas em livro foi recebida no Centro Espírita Dias da Cruz, de Juiz de Fora (MG), na noite de 19 de maio de 1942. De autoria de Bezerra de Menezes, apresenta conceitos de grande utilidade aos espíritas de todos os tempos.

Guardemos o Espiritismo-sentimento como tesouro que nos foi confiado pela Magnanimidade Divina. A ciência raciocina; mas o amor edifica. O cérebro procede à verificação; mas somente o coração pode e sabe criar. Comprometamo-nos, pois, meus amigos, a retificar a aliança divina da fraternidade em Jesus. Sejamos Irmãos uns dos outros, certos de que já encontramos numerosos críticos na estrada vasta do mundo. Amemo-nos muito, não só de palavras, mas empenhando o coração inteiro nesses sublimes compromissos. Não vos poderia, a meu ver, trazer outra mensagem  afirma Bezerra.

O livro é fartamente ilustrado com fotografias da época e minúcias sobre o tempo e as circunstâncias em que foram recebidas as mensagens, que versam sobre temas como Ruy Barbosa e a Constituição de 1934, Mensagens de além-túmulo, Chico Xavier e Maria Máximo, Caravana da Fraternidade, Tarefa de Unificação, Fala D. Meca, mãe de Eurípedes Barsanulfo e Poesia e saudades entre dois mundos.

Com 136 páginas e 14x21cm, Chico Xavier inédito pode ser encontrado nas grandes livrarias ou solicitado diretamente a Madras Editora, Rua Paulo Gonçalves, 88  Santana  CEP 02403-020 São Paulo, SP  telefone (11) 6959-1127.

Nenhum comentário:

Postar um comentário