Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de abril de 2016

#DICAS PARA ESTUDAR O EVANGELHO 10

Dicas Para Estudar O Evangelho 10

SEMU - Sociedade Espírita Mãos Unidas - Ivan Renê Franzolim

Frases para estudo do Novo Testamento

Desconsideradas as passagens referentes aos Evangelhos

Atos dos Apóstolos

17 28 É nele que vivemos, nos movemos e existimos, como alguns de vossos poetas disseram: Porque somos também de sua linhagem.

20 35 Em tudo vos dei exemplo, mostrando-vos como, por igual trabalho, é preciso socorrer os necessitados, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: Maior felicidade é dar do que receber.

Epístola aos Romanos

7 14 Sabemos de fato que a Lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendido como escravo ao pecado.

12 9-13 Seja sincera vossa caridade. Aborrecei o mal, atendo-vos ao bem. Sede cordiais no amor fraterno entre vós. Rivalizai em honrar-vos reciprocamente. Não relaxeis no zelo. Sede fervorosos de espírito.

Servi ao Senhor. Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. Socorrei as necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade. Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não praguejeis. Alegrai-vos com os que se alegram. Chorai com os que choram. Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas. Afeiçoai-vos às coisas modestas. Não sejais sábios a vossos próprios olhos. Não pagueis a ninguém o mal com o mal. Procurai o bem aos olhos de todos os homens. Se for possível e na medida em que depender de vós, vivei em paz com todos os homens.

1ª Epístola aos Coríntios

1 17 Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para evangelizar, e não em sabedoria de palavras, para que não se desvirtue a cruz de Cristo.

3 16 Não sabeis que sois o templo de Deus e o espírito de Deus habita em vós?

6 12 Tudo me é lícito, mas nem tudo convém. Tudo me é lícito, mas não me deixarei dominar por coisa alguma.

12 7 A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum.

13 1-3 Se falar as línguas de homens e anjos, mas não tiver a caridade, sou como bronze que soa ou tímpano que retine. E se possuir o dom da profecia e conhecer todos os mistérios e toda a ciência e alcançar tanta fé que chegue a transportar montanhas, mas não tiver a caridade, nada sou. E se repartir toda a minha fortuna e entregar meu corpo ao fogo mas não tiver a caridade, nada disso me aproveita.

2ª Epístola aos Coríntios

4 5 De fato, não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo.

7 Um tal tesouro nós o trazemos em vasos de barro, para que apareça claramente que este extraordinário poder provém de Deus e não de nós.

Epístola aos Gálatas

6 1-5 Irmãos, se alguém for surpreendido numa falta, vós, que sois animados pelo espírito, admoestai-o em espírito de mansidão. Mas tomai cuidado convosco mesmos para que também não sejais tentados. Carregai os fardos uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém imagina ser alguma coisa, não sendo nada, se engana a si mesmo. Examine cada um sua própria conduta e encontrará em si mesmo e não nos outros ocasião de se gloriar. Pois cada um tem de carregar sua própria carga.

Epístola aos Efésios

4 22- ...devereis abandonar vossa antiga conduta e vos despojar do homem

24 velho, corrompido por concupiscências enganosas, para uma transformação espiritual de vossa mentalidade, e revestir-vos do homem novo, criado segundo Deus em justiça e verdadeira santidade.

5 8-11 Outrora éreis trevas mas agora sois luz no Senhor. Andai, pois, como filhos da luz. O fruto da luz manifesta-se em toda bondade, justiça e verdade. Procurai o que agradável ao Senhor e não sejais cúmplices nas obras estéreis das trevas. Pelo contrário, condenai-as abertamente.

15-17 Vigiai, pois, com cuidado, vossa conduta: que não seja uma conduta de tolos mas de sábios, aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus. Não sejais imprudentes mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus.

Epístola aos Filipenses

2 3,4 Não façais nada por espírito de competição, por vanglória, ao contrário, levados pela humildade, considerai uns aos outros superiores, não visando cada um o próprio interesse mas o dos outros.


1ª Epístola aos Tessalonicenses

5 16-22 Vivei sempre alegres. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias dai graças porque esta é a vontade de Deus em Jesus Cristo. Não extingais o espírito. Não desprezais as profecias. Examinai tudo e ficai com o que é bom. Abstende-vos de toda espécie de mal.

2ª Epístola aos Tessalonicenses

3 6-9 Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, nós vos mandamos que vos afasteis de todo irmão que se entrega à ociosidade e não segue a tradição que de nós recebestes. Pois bem sabeis como deveis imitar-nos.

Não vivemos entre vós ociosos em preguiça, nem comemos de graça o pão de ninguém. Trabalhamos com afã e fadiga dia e noite para não vos sermos pesados a nenhum de vós. E não porque não tivéssemos direito, mas porque queríamos dar-vos um exemplo para imitar.

1ª Epístola a Timóteo

3 2-5 Porque o epíscopo (pastor, pregador) tem o dever de ser irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, modesto, hospitaleiro, capaz de ensinar. Não deve ser dado a bebidas nem violento, mas condescendente, pacífico, desinteressado. Deve saber governar bem sua casa, educar os filhos na obediência e castidade. Pois, quem não sabe governar a própria casa, como governará a Igreja de Deus?

8-13 Do mesmo modo os diáconos (trabalhadores do evangelho) sejam honestos, homens de palavra, não sejam propensos ao excesso de bebida e ao espírito de lucro. Guardem o ministério da fé numa consciência pura. Antes de poderem exercer o ministério, sejam provados para que se tenha certeza de que são irrepreensíveis. Também as mulheres devem ser honradas sem difamação mas sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam homens de uma só mulher e saibam governar os filhos e sua própria casa. Para quem desempenhar bem seu ministério, alcançará posição de honra e grande confiança na fé que temos em Jesus Cristo.

6 7-12 Porque nada trouxemos ao mundo como tampouco nada poderemos levar. Tendo alimento e vestuário, fiquemos satisfeitos. Os que desejam enriquecer, caem em tentação e em armadilhas, em muitos desejos loucos e perniciosos que afundam os homens na perdição e na ruína, porque a raiz de todos os males é a cobiça do dinheiro. Por se terem deixado levar por ela, muitos se extraviaram da fé e se atormentam a si mesmos com muitos sofrimentos.

Como homem de Deus, foge destas coisas. Segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e da qual fizeste solene profissão diante de muitas testemunhas.

2ª Epístola a Timóteo

3 16,1 7 Pois toda Escritura é divinamente inspirada e útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e capacitado para toda boa obra.

4 3-5 Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina.

Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidade, arregimentarão mestres e afastarão os ouvidos da verdade a fim de voltá-los para os mitos. Tu, porém, sê prudente em tudo, suporta os trabalhos, pratica obra de pregador do Evangelho, cumpre teu ministério.

7 Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé.

Epístola a Tito

24 1 15,1 6 Tudo é limpo para os limpos, mas para os impuros e os infiéis não há nada puro, porque sua mente e sua consciência estão contaminadas.

Proclamam conhecer a Deus mas com as obras o negam, abomináveis, rebeldes, incapazes de qualquer boa obra.

Epístola aos Hebreus

1 1 Muitas vezes e de modos diversos, falou Deus outrora a nossos pais pelos profetas.

10 24,2 5 Olhemos uns pelos outros para estimularmos a caridade e as boas obras. Não nos afastemos das nossas reuniões, como é costume de alguns, mas exortemo-nos e tanto mais, vendo que o dia se aproxima

11 3 Pela fé sabemos que o universo foi criado pela palavra de Deus de sorte que do invisível teve origem o visível.

12 7 Estais sendo provados para vossa correção. É que Deus vos trata como filhos. Pois qual é o filho que o pai não corrige?

11 Com efeito, nenhuma correção parece de momento agradável, mas dolorosa. Mais tarde, porém, oferece frutos amenos de justiça aos que nela foram exercitados.

Epístola de Tiago

1 14 Cada um é tentado ela própria concupiscência que alicia e seduz.

19 Já o sabeis, meus caríssimos irmãos: todo homem deve estar pronto para ouvir, lento para falar e tardo para se irritar.

22 Sede cumpridores da palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

25 Quem se aplica a meditar a lei perfeita da liberdade e nela persevera, não como ouvinte que facilmente esquece, mas como cumpridor, este será feliz em seu proceder.

3 13 Quem de vós é sábio e inteligente? Pois mostre com boa conduta suas obras impregnadas de mansidão e sabedoria.

16 Onde houver ciúme e ambição, haverá também perturbação espécie de obras más.

1ª Epístola de Pedro

4 10 O dom que cada um recebeu, ponha-o a serviço dos outros, como bons administradores de tão diversificada graça de Deus.

5 2-3 Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado, cuidando dele, não obrigados mas de boa vontade segundo Deus, nem por lucro sórdido mas com prontidão de ânimo, não como tiranos, que dominam sobre seu quinhão, mas como modelos para o rebanho.

2ª Epístola de Pedro

1 3-8 O poder divino nos deu tudo que contribui para a vida e a piedade, fazendo-nos conhecer aquele que nos chamou pela sua glória e virtude.

Com elas nos foram dadas as mais preciosas e ricas promessas para que, por elas, vos torneis participantes da natureza divina, fugindo da corrupção que devido às paixões existe no mundo. Por estes motivos esforçai-vos quanto possível para unir à fé a virtude e à virtude a ciência, à ciência a temperança, à temperança a paciência, à paciência a piedade, à piedade o amor fraterno e ao amor fraterno a caridade.

2 19 Pois cada qual é escravo daquilo que o domina.

3 8 Mas há uma coisa, caríssimos, de que não vos deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos e mil anos como um dia.

1ª Epístola de João

1 5 Deus é luz, nele não há trevas.

3 18 Meus filhinhos, não amemos com palavras nem de boca, mas com obras e verdade.

4 1 Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito. Examinai primeiro se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas surgiram no mundo.

11- 13 Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor em nós é perfeito. Sabemos que estamos nele e ele em nós por nos haver dado seu espírito.

18 No amor não há temor, pois o amor perfeito livra-se do temor. Temor supõe castigo e quem teme não é perfeito no amor.

Apocalipse


2 23 Retribuirei a cada um de vós segundo as obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário