Powered By Blogger

domingo, 5 de junho de 2016

Espíritos Impuros

Espíritos Impuros

102. São inclinados ao mal, que convertem em objeto de suas preocupações.

Como Espírito, dão pérfidos conselhos, insuflam a discórdia e a desconfiança e tomam todas as máscaras a fim de enganar melhor. Aferram-se às pessoas de caráter fraco, que cedem às suas sugestões, a fim de as arrastar à perdição, contentes de poderem retardar o seu progresso e de as fazer sucumbir nas provas por que passam.
Nas suas manifestações, reconhecemo-los pela linguagem; a trivialidade e a grosseria das expressões, entre os Espíritos como entre os homens, são sempre um índice de inferioridade moral, senão intelectual. Suas comunicações denotam a baixeza de suas inclinações; e se tentam enganar, falando de um modo sensato, não podem representar o papel por muito tempo: acabam sempre traindo sua origem. 

Certos povos fizeram deles divindades malfazejas; outros os designam pelo nome de demônios, gênios maus, Espíritos do mal.
Quando encarnados, animam criaturas inclinadas a todos os vícios gerados pelas paixões e degradantes: 

a sensualidade, a crueldade, a felonia, a hipocrisia, 
a cupidez e a avareza sórdida. Fazem o mal por prazer e o mais das vezes sem motivo e, por ódio ao bem; quase sempre escolhem suas vítimas entre as pessoas honestas. São flagelos para a Humanidade, seja qual for sua posição social: o verniz da civilização não os isenta do opróbrio e da ignomínia.


Trecho extraído do “Livro dos Espíritos”


Allan Kardec

Nenhum comentário:

Postar um comentário