Powered By Blogger

sábado, 25 de abril de 2015

13 - CENTRO DE ORIENTAÇÃO
E
EDUCAÇÃO MEDIÚNICA

2-30

CURSO DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO MEDIÚNICA  COEM II
SOCIEDADE ESPÍRITA

2a. PARTE - RESUMOS DAS UNIDADES

UNIDADE TEÓRICA 02 - O PERISPÍRITO

ROTEIRO

DEFINIÇÃO E CONSTITUIÇÃO LE-93 a 95; LM-51, 55, 56, 57; DM-XXI
PROPRIEDADES E CARACTERÍSTICAS LE-93 a 95; LM-55 a 59; DM-XXI
O PERISPÍRITO E OS FENÔMENOS MEDIÚNICOS LM-74 a 76, 100, 105 a 119

DEFINIÇÃO E CONSTITUIÇÃO
Segundo Kardec, o perispírito é um envoltório fluídico, semi-material, que pode ser comparado com uma matéria muito sutil que envolve o Espírito, estruturando um corpo para este. O perispírito é o intermediário de todas as sensações que o Espírito recebe e de sua interação com a natureza, em todos os planos, servindo de ligação entre a alma e o corpo no processo de encarnação/desencarnação. Em existindo o Espírito, existirá também o perispírito, pois um não existe sem o outro.
O perispírito é estruturado, ou seja, apresenta sistemas complexos (órgãos), compatíveis com sua finalidade. As energias e fluidos constituintes do perispírito são oriundos da metabolização automática das energias e fluidos do local onde está o Espírito, ou seja, o perispírito está sempre ajustado ao meio onde se encontra o Espírito. Da mesma forma, sua constituição também é dependente do estágio evolutivo do Espírito, evoluindo com este e sutilizando-se cada vez mais, à medida que o Espírito galga os degraus da evolução.

PROPRIEDADES E CARACTERÍSTICAS
O perispírito, no seu componente energético, transita nos planos ou dimensões material e espiritual, sendo o elemento de ajuste ou interligação entre os dois planos. Como pertence simultaneamente aos dois planos, se sujeita, ao mesmo tempo, às leis físicas características de cada uma dessas dimensões.
A combinação de matéria, fluidos e energias, que constituem o perispírito, apresenta propriedades muito especiais, entre as quais a de ser manipulada, de maneira consciente ou automática, pelo próprio Espírito.
Seus constituintes são muito flexíveis, expansíveis, compressíveis, interagindo facilmente com o Fluido Cósmico Universal, e podendo absorver e fundir-se com outras formas de energia e de matéria, sempre pela ação do pensamento, pela manipulação da vontade. Utilizando-se dos componentes do perispírito e combinando estes com outras formas de energia, o Espírito pode agir sobre a matéria.
O perispírito cumpre também a função de ser um molde para o desenvolvimento e organização do corpo físico.
No processo da encarnação, o perispírito se liga célula a célula ao corpo físico, desde o processo da fecundação, passando pela multiplicação das células e pela diferenciação das estruturas orgânicas. Na prática, o perispírito contém um mapa energético da estrutura orgânica.
O perispírito, no encarnado, embora mais limitado pela presença da energia vital e pela ligação com o corpo físico, conserva afinidade e semelhança com o perispírito dos desencarnados. Também é expansível, compressível, flexível, apenas em grau menor que o do desencarnado.

O PERISPÍRITO E OS FENÔMENOS MEDIÚNICOS
Todos os fenômenos de intercâmbio ou de interação entre o plano material e o plano espiritual (fenômenos mediúnicos), exigem a participação do perispírito e da interação com outras formas de energia ou de outros perispíritos. Para agir sobre a matéria tridimensional, o Espírito necessita da participação do perispírito de um encarnado. É pela combinação das energias e fluidos do perispírito do desencarnado com as energias e fluidos do perispírito do encarnado (médium), que se estabelecem as condições (atmosfera fluídico-espiritual) para que, agindo pela força de sua vontade, o Espírito possa agir sobre a matéria tridimensional
O perispírito tem a capacidade de registrar exatamente as cargas energéticas advindas de nossa atuação na senda evolutiva, constituindo-se em instrumento da Justiça Divina, pois estabelece o mecanismo de causa e efeito, onde cada um estabelece o seu caminho, suas conquistas e expiações, sem necessidade de punições externas.
O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória, visto que plantamos em nós mesmo e, isso, se refletirá em nossas vidas.



LUCAS DE ALMEIDA MAGALHÃES
CENTRO ESPÍRITA LUZ ETERNA  CELE
Avenida Desembargador Hugo Simas, 137 Bom Retiro
80520-250  Curitiba  Paraná  Brasil
www.cele.org.br cele@cele.org.br
REDAÇÃO: Equipe do CELE

Nenhum comentário:

Postar um comentário