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terça-feira, 28 de abril de 2015

Verso da página sobre PROGRAMA de AULAS – CURSO de MÉDIUNS – PARTE PRÁTICA – as 5 fases- aulas 43 a 46

Objetivo do exercício do animismo: lembrar que o ANIMISMO não é prejudicial quando utilizado como recurso de tradução da idéia do espírito comunicante, não deturpando,
nem enfeitando, nem desviando da idéia principal. As manifestações mediúnicas psicofônicas em quase sua totalidade utilizam o animismo(recurso da alma)na transmissão das mensagens.

PSICOGRAFIA – Os primeiros exercícios de psicografia podem ser feitos para que o braço e a mão possam se adequar à leveza e fluidez do lápis, treinando riscos, “lacinhos” , letras como “i” ou “u”, etc. A verdadeira psicografia (escrita mecânica) exige treinamento constante e por longo tempo.

Método das 5 fases – MANIFESTAÇÃO – fase crítica ao aluno. Aflora o subconsciente, as emoções. Na dúvida da mensagem, pedir confirmação: na psicofonia pedir que o plano espiritual faça uma projeção de fluidos, e na vidência pedir ao mentor para traduzir o quadro.

As mensagens irão gradativamente ficando mais longas, iniciando por uma simples saudação, agradecimento, nas primeiras aulas, passando para frases mais elaboradas que exprimam o pensamento do espírito comunicante, no entanto, orientar sempre ao médium que o Plano Espiritual Superior se comunica de forma clara, concisa, objetiva, sem rodeios, de forma agradável, mesmo nas advertências, jamais usando palavreado vulgar, banal, e jamais utilizando tempo desnecessário para a mensagem.
Mensagens muito longas revelam ou um médium indisciplinado ou não é o plano espiritual superior.
Em casos mais específicos, como a formação de Grupo Mediúnico para intercâmbio com a Espiritualidade Superior, onde haja diálogo entre encarnados e desencarnados, as mensagens poderão ser mais longas pela própria característica da reunião mediúnica, onde haja principalmente diálogo de encarnados com os desencarnados, visando a busca de orientação da espiritualidade maior.
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EXERCÍCIO para a aula 48: Análise de um caso de psicofonia (objetivo: através da história sensibilizar o aluno sobre a responsabilidade de estar atento e preparado para o intercâmbio mediúnico)
“O trabalho mediúnico foi iniciado.
Um médium vidente nota a aproximação de um mentor pelas suas vestes talares, (talar= Vestido, bata ou batina que desce até os calcanhares), brancas, sorriso no rosto, flores numa das
mãos. Este lhe diz para prestar atenção somente às suas palavras, ignorando tudo o mais que possa acontecer, ao nível de telepatia ou vidência.
Com delicadeza, diz ao médium que é com orgulho que o apóia numa missão salvadora e que ele tem um grande futuro.
Para a desenvoltura dessa missão, assevera, deve aceitar apenas a verdade, que apenas ele lhe proporcionará, devendo abraçá-la sem questionamentos, mas com fé, em nome do Cristo,
doa a quem doer.
Caixa de texto: a) O texto mostra algo que é importantíssimo notar. O que é? Resposta: Não se deve acreditar em tudo que se vê, pois o que se vê/ouve, é diferente do que se sente (emanações do
 próprio espírito comunicante)

b) O que significa a sensação de mal-estar sentida pelo médium? Resposta: captação das emanações do espírito comunicante. Exemplo: alguém vai a casa de um fumante, sente o cheiro
 e não se sente bem, porém, com o constante contato com o fumante acostuma-se ao cheiro que antes o incomodava, perdendoa sensibilidade

c) Passada a sensação,abrindo-se ao espírito com confiança/alegria,o que está ocorrendo com o médium? Resposta:O médium foi seduzido pela vaidade, o que criou   uma ligação              (afinidade) com o espírito comunicante
O médium sente uma sensação de mal-estar, porém, embevecido, dá-se de ombros e obedece, aguardando os ensinamentos. Pouco depois a sensação passa. A mensagem vem,
enquanto o intermediário confiante rejubila de alegria.”

42

SUGESTÃO para PROGRAMA de AULAS – CURSO de MÉDIUNS – PARTE PRÁTICA – aulas 47 e 48
Aula
Ref.
Página
Assunto
Exercício ou a aula em si
Exercícios complementares
Observação







7.  
DM
42 a 53
Quinta Fase
Manifestação
- 6ª aula
Idem. Além do exercício, será feita classificação das faculdades individuais para Desenvolvimento Específico, conforme os exercícios complementares de vidência e psicografia
Vidência: exibição de um objeto a pouca distância para exame da aura. O mesmo com uma pessoa presente. O mesmo para exame direto e interno do organismo humano, servindo-se de alguém presente.
Psicografia: dar na hora um tema não doutrinário ou trivial, aos espíritos comunicantes, enquanto o aluno faz uma leitura derivativa (um texto, uma página de revista, ou uma página de livro, com assunto diferente do tema dado aos espíritos comunicantes). Ao final do exercício solicitar ao aluno que relate o que registrou da leitura derivativa, visando constatar se a atenção estava voltada para a psicografia ou para a leitura indicada.
Para a psicografia será verificado:
1.desenvoltura na escrita;
2. sua rapidez;
3. clareza e legibilidade;
4. profundidade mental na interpreta-
ed do tema;
5. o aspecto rigorosamente mecânico
Não havendo médiuns psicógrafos fornecer temas adequados e globais
e verificar os resultados individuais, mais ou menos de acordo com as exi gências acima, exceto a do n° 5.
8. E
DM
42 a 53
Quinta Fase
Manifestação
- 7ª aula
Idem, porém os exercícios para classificação das faculdades individuais nesta aula serão de Psicofonia e Psicometria

OBS: se houver tempo, passar o exercício detalhado no verso da folha anterior, sobre analise de um caso de psicofonia, para que os alunos dêem a resposta em conjunto ou individualmente.
Se nesta aula não houver possibilidade, encaixar o exercício em próxima aula.
Psicofonia: Realizar provas que permitam classificar os alunos como inconsciente: pela integração no transe maior ou menor; pela possibilidade de identificar o comu nicante e autenticar a transmissão.
Como semiconsciente:O desembaraço maior ou menor na dissertação sobre o tema, mostrará o grau de profun- didade da semiconsciência.
Como consciente: aqueles que discorrerem sobre o tema proposto com mais desembaraço e propriedade, com mais inspiração, serão os mais bem dotados.

Psicometria (vidência em local):
Levar 1 objeto de uso pessoal à roda.
Cada aluno terá contato rápido com o objeto, passando para o companheiro do lado em seguida. Cada qual em contato com o objeto procurará verificar a quem pertence e tudo que refere a ele.
Repetir o exercício com outro objeto.
Na classificação para médiuns inconsciente e semiconsciente: po- edi buscar auxílio de videntes, por- que há sempre espíritos presentes.

Para a Psicofonia: escolher um tema. O melhor é pedir a uma outra pessoa que escreva o tema em um papel, sendo leva do à aula e revelado a todos,inclusive aos Dirigentes, somente no final do exercício.
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Psicometria: Neste exercício o aluno deverá ser alertado a não querer adivi- nhar a quem pertence e sim perceber os sentimentos impregnados no objeto, e “ver” cenas e situações ligadas a ele, que identifiquem a personalidade de seu proprietário. Seria interessante que os dirigentes não conheçam o dono do objeto, evitando interferências telepáticas



SUGESTÃO para PROGRAMA de AULAS
CURSO de MÉDIUNS–PARTE PRÁTICA
DESENVOLVIMENTO PROGRESSIVO–aulas 49 a 52

Aula
Ref.
Página
Assunto
Exercício ou a aula em si
Exercícios complementares
Observação







49


DM
62 a 64
Estágio em suportes e correntes de cura.
OBS: a partir desta aula se ria interessante reservar + 10’ ao final da aula, para os alunos de cada roda troca- rem impressões sobre os exercícios, como sentiram, se perceberam algo diferen- te consigo mesmo ou com 1 outro companheiro, se per- ceberam que houve blo- queios, receios, se sentiram felizes, ou surpresos pelas sensações percebidas, se viram/perceberam o espírito
que incorporou no outro,etc
Início atendimento a espíritos sofredores. ( + 40 min. de exercício)
1°. antes da preparação, explicar aos alunos o que vai acontecer– v.verso
2°. Preparação. Iniciar o exercício somente se todos sentirem o ambi ente harmonioso, tranqüilo, e todos estando bem.
Corrente de mãos enquanto houver as manifestações. Dar alguns interva los para descanso dos alunos, e rei- niciar. (2 a 3 vezes).

Ver verso-como atender espíritos sofredores.

Vidência no espaço (por desdobramento):
Solicitar aos alunos para desdobrarem, exteriorizando-se, sendo levados ao local da cena a ser observada, escolhida pelos instrutores.

Vidência no espaço (através de uma linha de partículas fluídicas estabeleci- da na matéria astral, formando um fio transmissor de vibrações de extremo a extremo, por meio do qual a vidência se exerce):
Mesma solicitação do exercício anterior
Atendimento a espíritos sofredores: As ma-nifestações acontecem pelas afinidades psiqui ed, quando os agentes invisíveis conduzem os espíritos para junto dos médiuns que ed- sam então a ser influenciados nos limites de suas próprias capacidades e condições de re-sistências fluídicas,o que é previamente deter- minado. Essa capacidade ou resistência fluídi ca depende da força vital, equilíbrio psíquico, grau de desenvolvimento ediúnico, flexibili- dade mediúnica e adiantamento moral.
Vidência no espaço – por desdobramento:
.Observação direta no local da cena - visão é muita mais nítida e completa.
.Quando o médium ainda não desenvolveu a capacidade de desdobramento, os próprios instrutores o mergulham em sono sonambúli-co, e assim, o transportam aos lugares deseja dos, e aí, o aluno ou narra a cena vista após o regresso, ou vai narrando durante este sono.
50
DM
62 a 64
Estágio em suportes e correntes de cura.
Atendimento a espíritos sofredores. Idem à aula anterior.

OBS: Os cooperadores espirituais preparam os médiuns previamente para o trabalho.

b. Avaliação de ficha: pedir aos alunos para se ligarem ao mentor da pessoa (que não será identificada) verificando possíveis problemas es- pirituais e/ou físicos. Após alguns instantes, anotar o que perceberam, e depois conferir com as queixas do avaliado. Verificar que tratamento necessita.
Repetir o exercício com tantas outras fichas quanto o horário permitir.

À medida que se avança no processo de adestramento, as faculdades até então treina das em exercícios complementares (vidência, audição, desdobramento, verificação a distân- cia) serão utilizadas naturalmente no momen- to de atendimento aos espíritos sofredores. Durante a manifestação, poderão ser utiliza- dos os videntes, audientes, os que se desdo- bram com facilidade, etc., devendo o dirigente ou monitor da roda, ficar atento para essas co laborações também importantes para o atendi mento eficaz dos sofredores. Com isso os alu-
nos irão adquirindo mais confiança e aprofun- damento nos exercícios mediúnicos.
51
DM
62 a 64
Estágio em suportes e correntes de cura.

Atendimento a espíritos sofredores. Idem à aula anterior.
Idem-
avaliação de fichas de trabalhado- res da casa, ou solicitantes.
Os avaliados poderão comparecer às aulas cu jos exercícios se refiram ao tratamento orienta do (desobsessão ou P3A), com isso os alunos exercitarão com os assistidos em presença.
52
DM
62 a 64
Idem.
Idem à aula anterior.
Idem. As aulas caminharão
naturalmente de atendimento a
sofredores para obsessores, não se observan do uma delimitação rígida entre ambas.

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