Verso
da página sobre PROGRAMA de AULAS –
CURSO de MÉDIUNS – PARTE PRÁTICA – as 5
fases- aulas 43 a 46
Objetivo do exercício
do animismo: lembrar que o ANIMISMO não é prejudicial quando utilizado como
recurso de tradução da idéia do espírito comunicante, não deturpando,
nem
enfeitando, nem desviando da idéia principal. As manifestações mediúnicas
psicofônicas em quase sua totalidade utilizam o animismo(recurso da alma)na
transmissão das mensagens.
PSICOGRAFIA – Os primeiros exercícios
de psicografia podem ser feitos para que o braço e a mão possam se adequar à leveza
e fluidez do lápis, treinando riscos, “lacinhos” , letras como “i” ou “u”, etc. A
verdadeira psicografia (escrita mecânica) exige treinamento constante e por
longo tempo.
Método das 5 fases –
MANIFESTAÇÃO – fase crítica ao aluno. Aflora o subconsciente, as emoções. Na
dúvida da mensagem, pedir confirmação: na psicofonia pedir que o plano
espiritual faça uma projeção de fluidos, e na vidência pedir ao mentor para
traduzir o quadro.
As
mensagens irão gradativamente ficando mais longas, iniciando por uma simples
saudação, agradecimento, nas primeiras aulas, passando para frases mais
elaboradas que exprimam o pensamento do espírito comunicante, no entanto,
orientar sempre ao médium que o Plano Espiritual Superior se comunica de forma
clara, concisa, objetiva, sem rodeios, de forma agradável, mesmo nas
advertências, jamais usando palavreado vulgar, banal, e jamais utilizando tempo
desnecessário para a mensagem.
Mensagens
muito longas revelam ou um médium indisciplinado ou não é o plano espiritual
superior.
Em
casos mais específicos, como a formação de Grupo Mediúnico para intercâmbio com
a Espiritualidade Superior, onde haja diálogo entre encarnados e desencarnados,
as mensagens poderão ser mais longas pela própria característica da reunião
mediúnica, onde haja principalmente diálogo de encarnados com os desencarnados,
visando a busca de orientação da espiritualidade maior.
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EXERCÍCIO para a aula
48: Análise de um caso de psicofonia (objetivo: através da história sensibilizar o aluno sobre a
responsabilidade de estar atento e preparado para o intercâmbio mediúnico)
“O trabalho mediúnico foi iniciado.
Um médium vidente nota a aproximação de um mentor pelas suas
vestes talares, (talar= Vestido, bata ou batina que desce até os calcanhares),
brancas, sorriso no rosto, flores numa das
mãos. Este lhe diz para prestar atenção somente às suas
palavras, ignorando tudo o mais que possa acontecer, ao nível de telepatia ou
vidência.
Com delicadeza, diz ao médium que é com orgulho que o apóia numa
missão salvadora e que ele tem um grande futuro.
Para a desenvoltura dessa missão, assevera, deve aceitar apenas
a verdade, que apenas ele lhe proporcionará, devendo abraçá-la sem
questionamentos, mas com fé, em nome do Cristo,
doa a quem doer.
O médium sente uma sensação de mal-estar, porém, embevecido,
dá-se de ombros e obedece, aguardando os ensinamentos. Pouco depois a sensação
passa. A mensagem vem,
enquanto o intermediário confiante rejubila de alegria.”
42
SUGESTÃO
para PROGRAMA de AULAS – CURSO de
MÉDIUNS – PARTE PRÁTICA – aulas 47 e 48
Aula
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Ref.
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Página
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Assunto
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Exercício ou a aula em si
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Exercícios
complementares
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Observação
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7.
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DM
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42 a 53
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Quinta Fase
Manifestação
- 6ª aula
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Idem. Além do exercício, será feita classificação das
faculdades individuais para Desenvolvimento Específico, conforme os
exercícios complementares de vidência e psicografia
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Vidência: exibição de um objeto
a pouca distância para exame da aura. O mesmo com uma pessoa presente. O
mesmo para exame direto e interno do organismo humano, servindo-se de alguém
presente.
Psicografia: dar na hora um tema
não doutrinário ou trivial, aos espíritos comunicantes, enquanto o aluno faz
uma leitura derivativa (um texto, uma página de revista, ou uma página de
livro, com assunto diferente do tema dado aos espíritos comunicantes). Ao
final do exercício solicitar ao aluno que relate o que registrou da leitura
derivativa, visando constatar se a atenção estava voltada para a psicografia
ou para a leitura indicada.
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Para a psicografia será verificado:
1.desenvoltura na escrita;
2. sua rapidez;
3. clareza e legibilidade;
4. profundidade mental na interpreta-
ed do tema;
5. o aspecto rigorosamente mecânico
Não havendo médiuns psicógrafos fornecer temas adequados e
globais
e verificar os resultados individuais, mais ou menos de acordo
com as exi gências acima, exceto a do n° 5.
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8. E
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DM
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42 a 53
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Quinta Fase
Manifestação
- 7ª aula
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Idem, porém os exercícios para classificação das faculdades
individuais nesta aula serão de Psicofonia e Psicometria
OBS: se houver tempo,
passar o exercício detalhado no verso da folha anterior, sobre analise de um
caso de psicofonia, para que os alunos dêem a resposta em conjunto ou
individualmente.
Se nesta aula não houver possibilidade, encaixar o exercício
em próxima aula.
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Psicofonia: Realizar provas que
permitam classificar os alunos como inconsciente:
pela integração no transe maior ou menor; pela possibilidade de identificar o
comu nicante e autenticar a transmissão.
Como semiconsciente:O
desembaraço maior ou menor na dissertação sobre o tema, mostrará o grau de
profun- didade da semiconsciência.
Como consciente: aqueles
que discorrerem sobre o tema proposto com mais desembaraço e propriedade, com
mais inspiração, serão os mais bem dotados.
Psicometria (vidência
em local):
Levar 1 objeto de uso pessoal à roda.
Cada aluno terá contato rápido com o objeto, passando para o
companheiro do lado em seguida. Cada qual em contato com o objeto procurará
verificar a quem pertence e tudo que refere a ele.
Repetir o exercício com outro objeto.
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Na classificação para médiuns inconsciente e semiconsciente: po- edi buscar auxílio de videntes,
por- que há sempre espíritos presentes.
Para a Psicofonia: escolher um tema. O melhor é pedir a uma
outra pessoa que escreva o tema em um papel, sendo leva do à aula e
revelado a todos,inclusive aos Dirigentes, somente no final do exercício.
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Psicometria: Neste exercício o
aluno deverá ser alertado a não querer adivi- nhar a quem pertence e sim
perceber os sentimentos impregnados no objeto, e “ver” cenas e situações
ligadas a ele, que identifiquem a personalidade de seu proprietário. Seria interessante
que os dirigentes não conheçam o dono do objeto, evitando interferências
telepáticas
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SUGESTÃO
para PROGRAMA de AULAS
CURSO
de MÉDIUNS–PARTE PRÁTICA
DESENVOLVIMENTO
PROGRESSIVO–aulas 49 a 52
Aula
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Ref.
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Página
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Assunto
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Exercício ou a aula em si
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Exercícios
complementares
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Observação
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49
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DM
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62 a 64
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Estágio em suportes e
correntes de cura.
OBS: a partir desta aula se ria interessante reservar +
10’ ao final da aula, para os alunos de cada roda troca- rem impressões sobre
os exercícios, como sentiram, se perceberam algo diferen- te consigo mesmo ou
com 1 outro companheiro, se per- ceberam que houve blo- queios, receios, se
sentiram felizes, ou surpresos pelas sensações percebidas, se
viram/perceberam o espírito
que incorporou no outro,etc
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Início atendimento a
espíritos sofredores. ( + 40 min. de exercício)
1°. antes da preparação, explicar aos alunos o que vai
acontecer– v.verso
2°. Preparação. Iniciar o exercício somente se todos sentirem o
ambi ente harmonioso, tranqüilo, e todos estando bem.
Corrente de mãos enquanto houver as manifestações. Dar alguns
interva los para descanso dos alunos, e rei- niciar. (2 a 3 vezes).
Ver verso-como atender
espíritos sofredores.
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Vidência no espaço
(por desdobramento):
Solicitar aos alunos para desdobrarem, exteriorizando-se,
sendo levados ao local da cena a ser observada, escolhida pelos instrutores.
Vidência no espaço (através de uma
linha de partículas fluídicas estabeleci- da na matéria astral, formando um fio transmissor de vibrações de
extremo a extremo, por meio do qual a vidência se exerce):
Mesma solicitação do exercício anterior
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Atendimento a
espíritos sofredores: As ma-nifestações acontecem pelas afinidades psiqui ed,
quando os agentes invisíveis conduzem os espíritos para junto dos médiuns que
ed- sam então a ser influenciados nos limites de suas próprias capacidades e
condições de re-sistências fluídicas,o que é previamente deter- minado. Essa capacidade ou resistência fluídi
ca depende da força vital, equilíbrio psíquico, grau de desenvolvimento ediúnico,
flexibili- dade mediúnica e adiantamento moral.
Vidência no espaço – por desdobramento:
.Observação direta no local da cena - visão é muita mais
nítida e completa.
.Quando o médium ainda não desenvolveu a capacidade de
desdobramento, os próprios instrutores o mergulham em sono sonambúli-co, e
assim, o transportam aos lugares deseja dos, e aí, o aluno ou narra a
cena vista após o regresso, ou vai narrando durante este sono.
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50
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DM
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62 a 64
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Estágio em suportes e
correntes de cura.
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Atendimento a
espíritos sofredores. Idem à aula anterior.
OBS: Os cooperadores
espirituais preparam os médiuns previamente para o trabalho.
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b. Avaliação de
ficha: pedir
aos alunos para se ligarem ao mentor da pessoa (que não será identificada)
verificando possíveis problemas es- pirituais e/ou físicos. Após alguns
instantes, anotar o que perceberam, e depois conferir com as queixas do
avaliado. Verificar que tratamento necessita.
Repetir o exercício
com tantas outras fichas quanto o horário permitir.
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À medida que se avança no processo de adestramento, as
faculdades até então treina das em exercícios complementares
(vidência, audição, desdobramento, verificação a distân- cia) serão
utilizadas naturalmente no momen- to de atendimento aos espíritos sofredores.
Durante a manifestação, poderão ser utiliza- dos os videntes, audientes, os
que se desdo- bram com facilidade, etc., devendo o dirigente ou monitor da
roda, ficar atento para essas co laborações também importantes para o
atendi mento eficaz dos sofredores. Com isso os alu-
nos irão adquirindo mais confiança e aprofun- damento nos
exercícios mediúnicos.
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51
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DM
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62 a 64
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Estágio em suportes e
correntes de cura.
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Atendimento a
espíritos sofredores. Idem à aula anterior.
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Idem-
avaliação de fichas de trabalhado- res da casa, ou
solicitantes.
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Os avaliados poderão comparecer às aulas cu jos
exercícios se refiram ao tratamento orienta do (desobsessão ou P3A),
com isso os alunos exercitarão com os assistidos em presença.
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52
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DM
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62 a 64
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Idem.
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Idem à aula anterior.
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Idem. As aulas caminharão
naturalmente de atendimento a
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sofredores para obsessores, não se observan do uma
delimitação rígida entre ambas.
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