Powered By Blogger

terça-feira, 28 de abril de 2015

11-4 = AULAS E DINÂMICAS PARA A JUVENTUDE

Deus, espírito e matéria

Prece inicial

Primeiro momento: levar envelopes (um para cada aluno). No lado de fora de cada envelope escrever:

“Deus, espírito e matéria: elementos gerais do Universo.”

Escreva o que você sabe ou entende por:

Deus______________________________________

Espírito___________________________________

Matéria___________________________________

Aguardar alguns minutos para que todos escrevam suas respostas. Depois, sugerir que abram o envelope e verifiquem se suas respostas estavam corretas. Oportunizar aos evangelizandos que comentem suas respostas, tanto as corretas como as incorretas.
Dentro do envelope escrever o seguinte texto:

Deus, espírito e matéria: elementos gerais do Universo.

Sabemos que fomos criados por Deus, simples e ignorantes, e que o Pai, em sua imensa sabedoria e bondade, oportunizou-nos a eternidade para evoluirmos espiritualmente.

Nesta vida terrena, possuímos um corpo físico, constituído de matéria carnal e ainda grosseira, que nasce, cresce, envelhece e morre, nos servindo de instrumento para executarmos nossas atividades na Terra.

O corpo físico, os animais e os vegetais precisam do Fluido Vital para a vida material. O Fluido Vital é a transformação do Fluido Cósmico Universal que dá origem a tudo que existe no mundo material.

O Fluido Cósmico Universal é criado por Deus e envolve o universo.

Subsídio ao evangelizador: O Livro dos Espíritos, q. 01, 17, 21, 22, 23 e 17.

Segundo momento: técnica Roda Viva para fixação do tema.
Cada evangelizando elabora uma frase sobre o tema da aula, que pode ser verdadeira ou falsa (poderão ser disponibilizados livros ou textos para pesquisa, se o evangelizador achar interessante). Os evangelizandos ficarão em círculo, sendo que um permanecerá ao meio com os olhos vendados. A roda gira e os evangelizandos param (em silêncio); o evangelizando que está no meio aponta para um colega, que lhe diz sua frase; o evangelizando de olhos vendados diz se a frase é verdadeira ou falsa; se ele errar, sai da roda, se acertar passa a participar da roda. Quem falou a frase vai para o meio da roda (adaptado da Apostila de técnicas Evangelização Infantil: uma tarefa de amor, encontrada neste mesmo site).
Prece de encerramento

Responsabilidade: Grupo Espírita Seara do Mestre
Organização/correção: Claudia Schmidt
Preserve os direitos autorais

Nenhum comentário:

Postar um comentário