ÍNDICE
Objetivo Do Tema
Fornecer um norte, para navegar na vida atribulada dos nossos
dias.
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Indicar como reagir diante dos revezes da vida.
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Reflexão
E ele disse: Como
poderei entender, se alguém não me ensinar? (...). - Atos 8:31
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Bibliografia Principal
O Evangelho Segundo o Espiritismo – (Allan Kardec)
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Capitulo
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O Livro dos Espíritos – (Allan Kardec)
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Questões
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Bibliografia Complementar
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O jugo leve
“Vinde a mim, todos vós que sofreis e vos
achais sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e
aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e encontrareis repouso para
vossas almas, porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30)
Em suas palavras o Mestre
relembra o Eclesiástico[1]:
“Vinde a mim, vós que me desejais com ardor, e saciai-vos de meus
frutos” (Ecli 24:26); “Aproximai-vos
de mim, os ignorantes, e estabelecei vossa morada em minha escola” (Ecli 51:31); e, sobretudo: “Dobrai
vosso pescoço sob o jugo[2]
e que vossa alma receba a instrução. Vede que, com pouco trabalho, conquistei
grande paz”. (Ecli 51:34)
A expressão ‘jugo’ era comum.
No sema[3]
(oração diária), o israelita dizia, duas vezes por dia, o ‘jugo do reino dos
céus’ e ainda falava no ‘jugo da Torah[4]’,
no ‘jugo dos Mandamentos’, no ‘jugo do céu’, no ‘jugo da carne e do sangue’ (a
encarnação), etc.
Assim, também quanto à palavra
‘fardo’: o ‘fardo[5] da Lei’.
Portanto, vemos como Jesus se servia de palavras e expressões já conhecidas e
correntes, mas apresentando-as com conceitos novos e originais.
Jugo: Peça de madeira que
prende os bois pelo pescoço e os liga ao carro, ou ao arado; canga.
Jesus ensina que todos os
sofrimentos encontram sua consolação na fé no futuro e na confiança na justiça
de Deus[6].
Para aquele que nada espera após esta vida, ou que duvida da justiça divina, as
aflições caem com todo o seu peso e nenhuma esperança lhe diminui a dor. Mas,
coloca uma condição para receber sua assistência: tomar sobre nós o seu jugo e
observar seus ensinamentos. O seu jugo é suave porque seus ensinos são de amor
e, o fardo é leve porque almejam a prática do amor, ou seja, a caridade.
O
apelo do Mestre é claro: Vinde
a mim! Unam-se comigo!
E
especifica: todos aqueles que estão cansados do mundo, sobrecarregados de
aflição, fatigados das dores, exaustos das lutas, aniquilados pelo sofrimento,
e se sentirão aliviados, repousados, pacificados e felizes, no reduto
inatingível da paz íntima.
Seu
jugo é útil a nós, é confortador, faz-nos bem e faz-nos bons porque é o jugo
suave e sublime do amor a Ele. E o fardo é leve e fácil de transportar, dá
alegria carregá-lo, porque é o fardo altamente compensador do amor ao próximo,
a caridade.
Nada
no Universo ocorre como fenômeno caótico[7]
como resultado de alguma desordem. O que parece casual, destrutivo, é sempre
efeito de uma programação transcendente[8],
que objetiva a ordem, a harmonia. Nos destinos humanos sempre impera a Lei de
Causa e Efeito, como responsável legítima por todas as ocorrências, por mais
diversificadas apresentem-se.
O
Espírito progride através das experiências que lhe facultam desenvolver o
conhecimento intelectual enquanto lapida[9]
as impurezas morais primitivas, transformando-as em emoções relevantes e
libertadoras. Harmonia emocional, equilíbrio mental, saúde orgânica ou o seu
inverso, em forma de transtornos diversos, fazem-se ocorrência natural dessa
proposta evolutiva. Todos experimentam, inevitavelmente, as consequências dos
seus pensamentos.
O Consolador prometido
“Se me amais, guardareis os meus mandamentos; e eu pedirei a meu
Pai e ele vos enviará outro Consolador[10],
para que fique eternamente convosco. É o Espírito de Verdade que o mundo não
pode receber, porque o não vê e o não conhece. Mas, vós o conhecereis,
porque permanecerá convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei
a vós. O Consolador, que é um
Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as
coisas, e vos recordará tudo o que vos tenho dito”. - (João 14:15-18 e 26)
Se o Espírito de Verdade tinha
de vir mais tarde ensinar todas as coisas, é que o Cristo não dissera tudo; se
ele vem relembrar o que o Cristo disse, é porque o que disse foi esquecido ou
mal compreendido. O Espiritismo vem cumprir a promessa do Cristo porque o
Espírito de Verdade presidiu o seu surgimento. O Espiritismo conduz à
observância das Leis de Deus, fazendo-nos compreender, sem alegorias, o sentido
das coisas que Jesus ensinou através de parábolas[11]
ou que era considerado mistério. Vem finalmente, trazer consolação a todos os
que sofrem ao ensinar que a causa dos sofrimentos tem origem nesta existência
ou em existências anteriores e na destinação da Terra como planeta de provas e
expiações.
O Espiritismo infunde[12]
a fé raciocinada sobre nosso futuro espiritual, permitindo vermos as vicissitudes[13]
terrenas como oportunidades de quitação com o passado (expiações) e melhoria no
presente (provas). Por isso, inspira a resignação e a paciência ante a
perspectiva da felicidade que nos espera. Assim, o Espiritismo realiza o que
Jesus disse do Consolador prometido: o conhecimento das coisas, fazendo-nos
saber de onde viemos, por que estamos na Terra e para onde vamos, nos induz às
práticas das Leis de Deus.
A Doutrina Espírita sossegou-te
as ânsias, explicando que te encontras provisoriamente no mundo, a serviço do
próprio burilamento[14],
para a imortalidade vitoriosa; harmonizou-te o pensamento, explicando que o lar
é instituto de regeneração e de amor, onde retomas a convivência dos amigos e
desafetos[15] das
existências passadas, para a construção de um futuro melhor.
A Doutrina Espírita dissipou-te
as dúvidas, explicando que o sepulcro não é o fim, tanto quanto o berço não é o
princípio, e que toda criatura, ao desenfaixar-se dos laços físicos, prossegue
na marcha de aprimoramento e ascensão, do ponto em que se achava na Terra;
suprimiu-te a inquietação, ensinando que Deus não concede privilégios, e que,
em qualquer estância do Universo, a alma recebe, inelutavelmente[16]
da vida, o bem ou o mal que dá de si própria.
A Doutrina Espírita acalmou-te,
explicando que ninguém pode violentar os outros, em matéria de crença,
acentuando, porém, que toda fé, para nutrir-se de luz, deve ser raciocinada, em
bases de lógica, porque diante das Leis divinas, cada consciência é responsável
pelos próprios atos.[17]
A Doutrina Espírita não apenas
confirma que o Amor infinito de Deus abraça todas as criaturas, mas também
adverte que todos receberemos, individualmente, aqui ou além, de acordo com as
nossas próprias obras. Disse-nos o cristo: “O reino de
Deus está dentro de vós”, e de acordo com ele mesmo,
ousamos acrescentar: e o inferno também.
Toda a formação Espírita guarda
raízes nas fontes do Cristianismo simples e claro, com finalidades morais
distintas, no aperfeiçoamento da alma, expressando aquele Consolador que Jesus
prometeu a fim de que possamos orar e estudar a verdade, aprendendo por que
oramos e cremos, de vez que, na doutrina Espírita, sem pompas de culto externo
e sem rituais de qualquer procedência, somos chamados à fé, capaz de encarar a
razão face a face. O Espiritismo acentua: “Nascer, viver,
morrer, renascer de novo e progredir continuamente, tal é a lei”. Em suma, isso quer dizer que ninguém conseguirá desertar da
luta evolutiva.
Instruções Dos Espíritos
Advento do Espírito de Verdade
1 - Venho como vim outrora aos
transviados filhos de Israel, trazer-vos a verdade para dissipar as trevas.
Escutai-me. Como a minha palavra antigamente, o Espiritismo vem lembrar aos
incrédulos que acima deles reina a imutável verdade: Deus, que faz germinar as
plantas e levantar as ondas. Revelei essa doutrina divina. Como um ceifeiro[18],
reuni em feixes o bem esparso no seio da Humanidade e disse: Vinde a mim, todos
vós que sofreis.
Mas, os homens ingratos
afastaram-se do caminho reto que conduz ao reino de meu Pai e enveredaram pelos
ásperos caminhos da impiedade. Meu Pai não quer aniquilar a raça humana; quer
que, ajudando-se uns aos outros, mortos e vivos, isto é, mortos segundo a
carne, porque a morte não existe, se socorram mutuamente, e que se faça ouvir
não mais a voz dos profetas e dos apóstolos, mas a voz dos que já não vivem na
Terra, dizendo: Orem e acreditem! Pois a morte é ressurgimento, sendo a vida
uma prova buscada pelo Espírito e, durante a qual as virtudes que conseguirem
cultivar crescerão e se desenvolverão como o cedro.
Homens fracos, imersos nas
trevas das vossas inteligências, não afastem a luz que a misericórdia divina
vos coloca nas mãos para vos clarear o caminho e os reconduzir como filhos
perdidos, ao colo de vosso Pai.
Sinto-me por demais compadecido
pelas vossas misérias, pela vossa fraqueza imensa, para deixar de estender mão
em socorro aos infelizes transviados
que, vendo o céu, caem nos abismos do erro. Acreditem, amem, meditem sobre as
coisas que vos são reveladas; não misturem o joio com a boa semente, as utopias
com as verdades.
Espíritas! amai-vos, este o
primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se
todas as verdades; os erros que nele se enraizaram são de origem humana. Eis
que além do túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam: "Irmãos! Nada
morre. Jesus Cristo é o vencedor do mal, sejam os vencedores da impiedade."
- O Espírito de Verdade. (Paris, 1860).
2 - Venho instruir e consolar os
pobres deserdados. Venho dizer-lhes que elevem a sua resignação ao nível de
suas provas, que chorem, porquanto a dor foi sagrada no Jardim das Oliveiras;
mas, que esperem, pois que também a eles os anjos consoladores virão enxugar as
lágrimas.
Trabalhadores, arem a vossa
terra; recomecem no dia seguinte o cansativo trabalho da véspera; o trabalho
das vossas mãos vos fornece o alimento do corpo. Porém, vossas almas não estão
esquecidas; eu, o jardineiro divino, as cultivo no silêncio dos vossos
pensamentos.
Quando soar a hora do repouso,
quando os fios da vida vos escapar das mãos e vossos olhos se fecharem para a
luz, sentireis que surge em vós e germina a minha preciosa semente. Nada fica
perdido no reino de nosso Pai e os vossos suores e sofrimentos formam o tesouro
que vos tornarão ricos nas esferas superiores, onde a luz substitui as trevas e
onde o mais desnudo dentre todos vós será talvez o mais resplandecente. - O
Espírito de Verdade. (Paris, 1861)
3 - Em verdade vos digo: os que
carregam seus fardos e assistem os seus irmãos são meus bem amados. Instruí-vos
na preciosa doutrina que dissipa
o erro das revoltas e vos mostra o sublime objetivo da provação humana. Assim
como o vento varre a poeira, que também o sopro dos Espíritos dissipe os vossos
desgostos contra os ricos do mundo, que são, não raro, muito miseráveis, pois
se acham sujeitos a provas mais perigosas do que as vossas.
Estou convosco e meu apóstolo
vos instrui. Bebei na fonte viva do amor e preparai-vos, escravos da vida, a
lançar-vos um dia, livres e alegres, no seio d’Aquele que vos criou fracos para
vos tornar perfectíveis e que quer modeleis vós mesmos a vossa maleável argila,
a fim de serdes os construtores da vossa imortalidade. - O Espírito de
Verdade. (Paris, 1861)
4 - Sou o grande médico das almas
e venho trazer o remédio para vos curar. Os fracos, os sofredores e os enfermos
são os meus filhos prediletos. Venho salvá-los. Vinde a mim, vós que sofreis e
vos achais oprimidos, e sereis aliviados e consolados. Não busqueis noutro
lugar a força e a consolação, pois o mundo é impotente para dá-las. Deus dirige
um supremo apelo aos vossos corações, por meio do Espiritismo. Escutai-o. Que
sejam arrancados de vossas almas doloridas a impiedade, a mentira, o erro, a
incredulidade. Pois, são monstros que sugam o vosso mais puro sangue e que vos
abrem feridas quase sempre mortais.
Que, no futuro, humildes e
submissos ao Criador, pratiqueis a sua Lei divina. Amem e orem; sejam dóceis
aos Espíritos do Senhor, invocando-os do fundo de vossos corações. O Pai então,
vos enviará o seu Filho bem-amado, para vos instruir e dizer estas boas
palavras: Eis-me aqui; venho até vós, porque me chamastes. - O Espírito de
Verdade. (Bordéus, 1861)
5 - Deus consola os humildes e dá
força aos aflitos que a pedem. Seu poder cobre a Terra e, por toda a parte,
junto de cada lágrima colocou ele um conforto que consola. A abnegação[19]
e o devotamento[20]
são uma prece continua e encerram um ensinamento profundo. A sabedoria humana
reside nessas duas palavras. Possam todos os Espíritos sofredores compreender
essa verdade, em vez de clamarem contra suas dores, contra os sofrimentos
morais que neste mundo cada um tem a sua parte.
Tomem por bandeira estas duas
palavras: devotamento e abnegação, e sereis fortes,
porque elas resumem todos os deveres que a caridade e a humildade impõem. O
sentimento do dever cumprido dará repouso e a resignação ao Espírito. O coração
bate então melhor, a alma se asserena e, o corpo se reforça aos
desfalecimentos, por isso que o corpo se sente menos forte, quanto mais
profundamente é golpeado o espírito. - O Espírito de Verdade. (Havre,
1863)
Como podemos proceder?
Persevera no bem, sabendo que viverás para sempre. E, se te sentires sozinho na fé, lembra-te de Jesus. Um dia,
ele esteve abandonado e crucificado no alto de uma colina, contemplando amigos
desertores e algozes gratuitos, beneficiários ingratos e adversários
inconscientes... Na conceituação humana, estava sozinho; contudo, ele com Deus
e Deus com ele, formavam maioria, ante a multidão desvairada.
A Perfeita Justiça nunca se
expressa sem a Perfeita Misericórdia e abre-nos a todos, sem exceção, o serviço
no bem, que podemos abraçar na altura e na quantidade que desejarmos, como
recurso infalível de resgate e reajuste, burilamento e ascensão. Atendamos,
portanto, às boas obras quanto nos seja possível. Cada migalha de bem que faças
é luz, clareando os que amas.
De conformidade com as Leis
Divinas, o aperfeiçoamento do mundo depende do mundo, mas o aperfeiçoamento em
nós mesmos depende de nós. Temos na misericórdia da Justiça Divina, consolações
inefáveis[21],
braços amigos, diretrizes renovadores e auxílio constante não te faltam, em
tempo algum; contudo, está em ti mesmo aceitar, adiar, reduzir, facilitar ou
agravar o preço da tua libertação.
Seja qual for a dificuldade,
não desertes do amor que todos devemos uns aos outros. E se recebes, em troca,
pedra e ódio, vinagre e fel, sorri e auxilia sempre, porque é possível que
estejas ainda hoje, na Terra, diante dos outros, ou os outros diante de ti pela
última vez.
Não te sintas superior.
Lembra-te, acima de tudo, de que, pelas imperfeições que ainda trazemos, todos
somos delinquentes potenciais e que, se não vigiarmos em oração e serviço,
junto das tentações que nos visitam as fraquezas, ainda hoje o lugar dos irmãos
caídos pode ser igualmente o nosso.
A Lei estabelece, que as provas
e as penas se reduzam, ou se extingam, sempre que o aprendiz do progresso ou o
devedor da justiça se consagre às tarefas do bem, aceitando, espontaneamente, o
favor de servir e o privilégio de trabalhar.
A serpente, presa para a
fabricação de soro antiofídico, se for libertada, desliza para a toca, onde
reconstituirá o próprio veneno. O corvo, detido para observações, quando solto,
volve à imundície. A abelha retida, ao desembaraçar-se, torna, incontinenti, à
colmeia e ao trabalho. A andorinha engaiolada, tão logo se veja fora da grade,
voa no rumo da primavera. Se desejas saber quem és, observa o que pensas,
quando estás sem ninguém; e se queres conhecer o lugar que te espera, depois da
morte, examina o que fazes contigo mesmo nas horas livres.
É necessário reconhecer que
todos nós, espíritos encarnados e desencarnados em serviço na Terra, ante o
volume dos débitos que contraímos nas existências passadas, somos doentes em
laboriosa restauração. O mundo não é apenas a escola, mas também o hospital em
que sanamos desequilíbrios recidivantes[22],
nas reencarnações regenerativas, através do sofrimento e do suor, a funcionarem
por medicação compulsória.
No estudo do Espiritismo,
comecemos por vigiar a nós mesmos, corrigindo-nos em tudo aquilo que nos
desagrada nos semelhantes. Façamos aos outros, o que desejamos que eles nos
façam, na convicção de que, se cuidamos da lei do bem, a lei do bem cuidará de
nós.
Deus dá a semente, mas pede
serviço para que o pão apareça; espalha ensinamentos, mas pede estudo para que
haja aprimoramento do Espírito. Não procures enganar a ti mesmo, aguardando
compaixão sem justiça. O Criador criou todas as criaturas para que todas as
criaturas se engrandeçam, no entanto, exige que penses com a própria cabeça e
andes com os próprios pés. Recorda que não podes raciocinar através do cérebro
alheio e nem comer pela boca do próximo.
A felicidade real nasce
invariável, daquela felicidade com que tornamos alguém feliz. Lutemos e
soframos, por aperfeiçoar e aformosear a nós mesmos, nascendo sob o teto da
carne e renascendo nos reinos do Espírito, tantas vezes quantas se fizerem necessárias,
até que um dia, aliando a sabedoria e o amor, por nossas próprias asas,
possamos retornar ao Coração da Vida, carregando o paraíso no coração.
Obras pesquisadas
Ø
O Evangelho Segundo o
Espiritismo, Allan Kardec;
Ø
Sabedoria do Evangelho, Carlos
Torres Pastorino;
Ø
Bíblia Sagrada, Editora Ave
Maria;
Ø
Justiça Divina,
Emmanuel/Francisco Cândido Xavier;
[1]
Eclesiástico ou Sirácida = Um dos livros da Bíblia Sagrada, de composição
atribuída a Jesus filho de Sirah (Jesus Bem Sirac ou em grego, Sirácida). O livro,
formado por reflexões pessoais do Autor, era comumente lido em templos
cristãos, alias o nome Eclesiástico (Livro da Igreja ou assembleia) provém do
uso oficial que a igreja faz desse livro.
[2] Jugo
= Peça de madeira que prende os bois pelo pescoço e os liga ao carro ou ao
arado. Canga.
[3] Sema = Oração diária
israelita.
[4]
Torah = O Pentateuco atribuído a Moisés (Genesis, Êxodo, Levítico, Numeros e
Deuteronômio).
[5]
Fardo = Coisa ou conjunto de coisas, mais ou menos volumosas ou pesadas, que se
destinam a transporte.
[6]
OLE – Questão 922 - A felicidade possível é na vida material, a posse do
necessário, e quanto à vida moral, a consciência tranquila.
[7]
Caótico = adj. Em circunstância de caos; que se pode referir ao caos; confuso
ou desordenado. Grande confusão ou desordem. Imprevisível (Etm. do francês:
chaotique).
[8]
Transcendente = Elevado, superior, sublime, que ultrapassa a nossa capacidade
de conhecer.
[9]
Lapidar - adj. Apurado; artístico; bem trabalhado.
[10] Consolador
= do latim consolare - significa aquele que alivia ou suaviza a aflição, o
sofrimento, o padecimento; o que dá lenitivo, conforta, defende.
[11]
Parábola = s.f. Comparação desenvolvida em pequeno conto, no qual se encerra
uma verdade, um ensinamento. Trata-se de uma história curta, cujos elementos
são eventos e fatos da vida cotidiana. Esses acontecimentos ilustram uma
verdade moral ou espiritual contida na história. Os escritores gregos e latinos
usaram a parábola, mas seus exemplos mais perfeitos são os encontrados na
Bíblia.
[12]
Infunde = Fig. Inspirar, incutir: ela infunde respeito. Insufla, Insinua,
Incute.
[13]
Vicissitude = s.f. Continuação das coisas que se seguem; alternativa,
alternância. Sequência de mudanças ou transformações. Acontecimento casual e
imprevisível; acaso. Revés; circunstâncias consideradas contrárias e
desfavoráveis; azar. Instabilidade das coisas; volubilidade. (Etm. do latim:
vicissitudine).
[14] Burilar
= v.t.d. Retratar, estampar com buril; gravar: burilar uma lâmina de cobre.
Figurado. Trabalhar qualquer coisa com cuidado; retocar: burilar o estilo.
Figurado. Tornar algo mais requintado, fino: burilar textos. Figurado. Verter
em caráter satírico: burilar um poema. v.bit. Figurado. Impregnar, enraizar,
gravar: burilar no espírito os preceitos cristãos. (Etm. buril + ar).
[15]
OLE Questão 886.
,
[16]
Inelutável = adv. Inevitável.Com que se luta em vão. Invencível, Irresistível,
Indiscutível. (Etm. inelutável + mente)
[17]
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,
isso também ceifará. - Gálatas 6:7
[18] Ceifeiro = s.m. Aquele
que faz a ceifa, segador, que corta para colher.
[19] Abnegação = s.f.
Renúncia, sacrifício voluntario do que há de egoístico nos desejos e tendências
naturais do homem, em proveito de uma pessoa, causa ou ideia. Desprendimento do
interesse próprio. Desinteresse.(Do lat. abnegatio)
[20] Devotamento = s.m. Ação
ou efeito de devotar ou de devotar-se; dedicação, grande empenho. Dedicação
perseverante.
[21]
Inefável = adj.m. e adj.f. Que não pode ser nomeado, designado ou descrito
devido à sua complexidade natural, intensidade ou beleza; indescritível. P.ext.
Que não se pode descrever por palavras. P.ext. Que provoca grande prazer ou
contentamento; encantador. Figurado. Religião. Designação de Deus.(Etm. do
latim: ineffabilis.e)
[22] Recidivar
- v.i. Reaparecer, tratando-se de uma doença. Cometer de novo a mesma falta, o
mesmo crime; reincidir.
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