Elemento facilitador das ações
de acolhimento, consolo e orientação
PRELIMINARES
O Movimento Espírita
Brasileiro tem por finalidade promover e realizar o estudo, a divulgação e a
prática da Doutrina Espírita, colocando-a ao alcance e a serviço de todos,
compreendendo que... a missão da Doutrina Espírita é “...instruir e esclarecer
os homens, abrindo uma Nova Era para a regeneração da Humanidade” (O Livro dos
Espíritos.88.ED.FEB, 2006.”Prolegômenos”).
O Movimento Espírita busca
realizar ações que instruam e esclareçam o ser humano, ajudando-o no seu
desenvolvimento e aprimoramento moral.
A USE, visando à expansão e
fortalecimento da missão da Doutrina Espírita, convida os frequentadores das
Casas Espíritas a participar dos estudos que elas realizam a fim de que se
cumpram suas finalidades, pois...
...para a USE as comunidades
de estudiosos trabalhadores espíritas são responsáveis pela unidade e coerência
do movimento espírita estadual que assumem, a qualquer hora, em qualquer lugar,
funções importantes na expansão e fortalecimento da Doutrina Espírita.
ACEITANDO O CONVITE PARA PARTICIPAR
MODOS DE VER A PARTICIPAÇÃO
*como conteúdo de uma
disciplina e ou atividade - ela pode ser vista descolada da intenção de ajuda
ou do projeto mais amplo que visa à formação da pessoa.
Vista como “conteúdo” a
participação orienta as relações voltadas para o entendimento de um tema,
valendo-se de técnicas de comunicação e de manejo de grupo que ajudem às
pessoas a melhor compreendê-lo.
*como prática educativa -
compreendida como elemento auxiliar no processo formativo mais amplo de pessoas
ajudando a desenvolver habilidades específicas, a capacidade de verbalização, o
diálogo, a alteridade e o gosto pela participação.
Vista como “prática
educativa”, a participação deve orientar as relações de pessoas, devendo contar
com a consideração efetiva de suas ações, através das quais elas se conhecem e
podem se aprimorar.
A proposta de temas para
estudo não cumpre a finalidade de formar ou ajudar pessoas.
O tema delimita o espaço para
as considerações apresentadas, nada mais;
O conteúdo preenche esse
espaço.
A “participação” vista como
“conteúdo” capacita pessoas a falar sobre temas.
A “participação” vista como
“prática educativa” ajuda e forma a pessoa.
PARTICIPAÇÃO COMO PRÁTICA EDUCATIVA DEVE SER
ENTENDIDA COMO UM PROCESSO, ORIENTADO PELO DESEJO COMUM DO RECONHECIMENTO DA
LEGITIMIDADE DA PESSOA.
REUNIÃO DE ESTUDO É O ESPAÇO
LEGÍTIMO PARA O EXERCÍCIO DA PARTICIPAÇÃO COMO PRÁTICA EDUCATIVA RESPONSÁVEL
PELA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
PARTICIPAR: MAIS DIFÍCIL DOS APRENDIZADOS
REUNIÕES DE ESTUDO
TEMAS
O Evangelho Segundo o
Espiritismo; Doutrina Espírita; Estudo da Mediunidade; Evangelização Infantil;
Estudo sobre Família; A Casa Espírita; Ações Sociais Espíritas; O Movimento
Jovem; História do Espiritismo.... Entre tantos outros...
CONTEÚDOS
São sempre muito amplos e
diversificados. Há de se escolher a abordagem a ser feita levando-se em conta a
necessidade do momento, a clientela, as circunstâncias... sem, no entanto
esquecer a finalidade do
trabalho...”cuidar do ser humano, ajudando-o no seu desenvolvimento e
aprimoramento moral” que nos impõe: fazer sempre, a diferença entre Tema e
Conteúdo.
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