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quinta-feira, 23 de abril de 2015

O ESTUDO NA CASA ESPÍRITA

Elemento facilitador das ações de acolhimento, consolo e orientação

 PRELIMINARES

O Movimento Espírita Brasileiro tem por finalidade promover e realizar o estudo, a divulgação e a prática da Doutrina Espírita, colocando-a ao alcance e a serviço de todos, compreendendo que... a missão da Doutrina Espírita é “...instruir e esclarecer os homens, abrindo uma Nova Era para a regeneração da Humanidade” (O Livro dos Espíritos.88.ED.FEB, 2006.”Prolegômenos”).
O Movimento Espírita busca realizar ações que instruam e esclareçam o ser humano, ajudando-o no seu desenvolvimento e aprimoramento moral.
A USE, visando à expansão e fortalecimento da missão da Doutrina Espírita, convida os frequentadores das Casas Espíritas a participar dos estudos que elas realizam a fim de que se cumpram suas finalidades, pois...
...para a USE as comunidades de estudiosos trabalhadores espíritas são responsáveis pela unidade e coerência do movimento espírita estadual que assumem, a qualquer hora, em qualquer lugar, funções importantes na expansão e fortalecimento da Doutrina Espírita.

ACEITANDO O CONVITE PARA PARTICIPAR

MODOS DE VER A PARTICIPAÇÃO
*como conteúdo de uma disciplina e ou atividade - ela pode ser vista descolada da intenção de ajuda ou do projeto mais amplo que visa à formação da pessoa.
Vista como “conteúdo” a participação orienta as relações voltadas para o entendimento de um tema, valendo-se de técnicas de comunicação e de manejo de grupo que ajudem às pessoas a melhor compreendê-lo.
*como prática educativa - compreendida como elemento auxiliar no processo formativo mais amplo de pessoas ajudando a desenvolver habilidades específicas, a capacidade de verbalização, o diálogo, a alteridade e o gosto pela participação.
Vista como “prática educativa”, a participação deve orientar as relações de pessoas, devendo contar com a consideração efetiva de suas ações, através das quais elas se conhecem e podem se aprimorar.
A proposta de temas para estudo não cumpre a finalidade de formar ou ajudar pessoas.
O tema delimita o espaço para as considerações apresentadas, nada mais;
O conteúdo preenche esse espaço.
A “participação” vista como “conteúdo” capacita pessoas a falar sobre temas.
A “participação” vista como “prática educativa” ajuda e forma a pessoa.
 PARTICIPAÇÃO COMO PRÁTICA EDUCATIVA DEVE SER ENTENDIDA COMO UM PROCESSO, ORIENTADO PELO DESEJO COMUM DO RECONHECIMENTO DA LEGITIMIDADE DA PESSOA.
REUNIÃO DE ESTUDO É O ESPAÇO LEGÍTIMO PARA O EXERCÍCIO DA PARTICIPAÇÃO COMO PRÁTICA EDUCATIVA RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.

PARTICIPAR:  MAIS DIFÍCIL DOS APRENDIZADOS
REUNIÕES DE ESTUDO

TEMAS

O Evangelho Segundo o Espiritismo; Doutrina Espírita; Estudo da Mediunidade; Evangelização Infantil; Estudo sobre Família; A Casa Espírita; Ações Sociais Espíritas; O Movimento Jovem; História do Espiritismo.... Entre tantos outros...

CONTEÚDOS


São sempre muito amplos e diversificados. Há de se escolher a abordagem a ser feita levando-se em conta a necessidade do momento, a clientela, as circunstâncias... sem, no entanto esquecer  a finalidade do trabalho...”cuidar do ser humano, ajudando-o no seu desenvolvimento e aprimoramento moral” que nos impõe: fazer sempre, a diferença entre Tema e Conteúdo.

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