Powered By Blogger

sábado, 25 de abril de 2015

SUBSÍDIOS PARA PREPARAÇÃO DO TEMA

ÍNDICE




Compilação - EDEGAR TÃO

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
ORIENTANDO A SUA LEITURA E ESTUDO


Estudando o Evangelho - Emmanuel


Aprimoramento do raciocínio, na Terra, é base da evolução de que os povos se glorificam.

A escola, definida como sendo a cultura do cérebro, desde o alfabeto à especialização acadêmica, é o cérebro da cultura.

Especulações religiosas, realizações científicas, preceitos filosóficos e experiências artísticas devem-lhe os fundamentos.

Tudo o que brilha nas construções da inteligência é fruto do estudo.

Colombo foi o descobridor da América; entretanto, não alcançou o próprio destino sem os apontamentos de Perestrello.

Newton enunciou os conhecimentos da atração universal, mas inspirou-se nos princípios de Kepler.

Hellen Keller, cuja alma de escol angariou o respeito da Humanidade, não venceu as sombras que lhe envolviam o campo dos sentidos sem o concurso da professora que a seguiu, passo a passo.

Assim também, no burilamento da alma.

É indispensável conhecer o bem, para que os ensinamentos do bem nos aperfeiçoem a vida íntima.

Nós, os espíritos vinculados com Allan Kardec ao Cristianismo puro, não podemos prescindir do contacto com o Divino Mestre, através das lições com que nos dirige a renovação para as Esferas Superiores.

Estudemos, pois, o Evangelho.

É o apelo que formulamos no limiar deste livro[1] que consubstancia o valioso esforço do companheiro que o produziu nas lavras luminosas da inspiração.
E qual aconteceu em nossas primeiras páginas de comentários simples da Boa Nova[2], aqui repetimos, com o Apóstolo Pedro[3], que “nenhuma palavra da Escritura é de interpretação particular”.


Introdução


“O Espiritismo, sem Evangelho, pode alcançar as melhores expressões de nobreza, mas não passará de atividade destinada a modificar-se ou desaparecer, como todos os elementos transitórios do mundo. E o espírita, que não cogitou da sua iluminação com Jesus Cristo, pode ser um cientista e um filósofo, com as mais elevadas aquisições intelectuais, mas estará sem leme e sem roteiro no instante da tempestade inevitável da provação e da experiência, porque só o sentimento divino da fé pode arrebatar o homem das preocupações inferiores da Terra para os caminhos supremos dos páramos espirituais.” - EMMANUEL - O CONSOLADOR - Pergunta 236

            Certa vez, perguntaram a Chico Xavier: “Qual a importância do Evangelho de Jesus para a Humanidade?”
            E sua resposta foi a seguinte: “Creio que a importância do Evangelho de Jesus, em nossa evolução espiritual, é semelhante à importância do Sol na sustentação de nossa vida física.”[4]
            Todos somos necessitados dos ensinamentos do Cristo. E quando tomamos contato com sua essência, o foco de nossos interesses e comportamento se altera substancialmente. E por quê? Simplesmente pelo fato de que seu exercício nos possibilita a plena conscientização dos princípios de igualdade, liberdade e fraternidade, condições imprescindíveis à correta e elevada convivência social.
            O sentido profundo de todas as parábolas do Evangelho nos possibilita um contato mais direto com nosso próprio íntimo e com Deus, ou seja, conseguimos uma visão mais elevada do Criador, um refletir mais intenso da própria consciência e uma percepção mais ampliada do verdadeiro sentido da Vida.
            Allan Kardec anota:
“Para os homens, em particular, constitui aquele código uma regra de proceder que abrange todas as circunstâncias da vida provada e da vida pública, o princípio básico de todas as relações sociais que se fundam na mais rigorosa justiça. É, finalmente e acima de tudo, o roteiro infalível para a felicidade vindoura, o levantamento de uma ponta do véu que nos oculta a vida futura.”[5]

            No entanto, muitos evitam tomar contato com o Evangelho, omitindo-se, assim, de agir em conformidade com os seus fundamentos. Outros já acreditam que a assídua frequência aos seus templos de fé seja suficiente para torná-los plenos de seu conteúdo; todavia, o Espírito André Luiz escreve:

“O Evangelho é livro divino e, enquanto permanecemos na cegueira da vaidade e da ignorância, não nos expõe seus tesouros sagrados.”[6]

            Este conjunto de livros necessita, portanto, ser conhecido, meditado e sentido, porque seu maior objetivo é nos renovar e aprimorar-nos intimamente.
           
Richard Simonetti enfatiza:
            A leitura da Boa Nova não se destina ‘aos outros’. Deve falar à intimidade de nossa consciência.
Não devemos usá-la para fiscalizar o semelhante e, sim, como orientação para nosso próprio comportamento. 
            (...) No Evangelho, encontramos sempre duas orientações precisas e inconfundíveis:
            É preciso edificar o Bem.
            É preciso eliminar o Mal.
            Para sermos eficientes nesse empenho, é de fundamental importância ter sempre presente que:
            No empenho do Bem, somos convidados a pensar no que falta no semelhante...
            No combate ao Mal, devemos cogitar do que sobra em nós...[7]

Orientando Sua Leitura E E Estudo


"... o Evangelho é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem conhecimento e aplicação de todos os detalhes" - Alcione – Renúncia.

 O objetivo principal da leitura e estudo do Evangelho é retirar da letra, o “espírito que vivifica”, sob as luzes da Doutrina Espírita, para melhor entendimento e vivência da Boa Nova.

As reuniões de estudo, sejam elas realizadas nos agrupamentos espíritas ou no lar (Evangelho no Lar) devem ser estimuladas como medida capaz de favorecer, pela troca de ideias, a identificação mais lúcida da essência dos ensinos canalizados por Jesus, que foram registrados na forma de discursos diretos, parábolas, acontecimentos, fatos extraordinários, curas e profecias, sempre enaltecendo e promovendo a espiritualização do ser.

Nessas reuniões, num ambiente fraterno, o trabalho é levado a efeito com ampla troca de ideias, argumentos, comparações de referências bíblicas, pesquisas em livros ou peças avulsas que tratam do assunto, concentrando as reflexões para o tema colocado em pauta, estimulando as mais profundas cogitações espirituais.

Desta forma:

•           O conteúdo espiritual do Evangelho pode ser identificado a partir de: um texto completo; um versículo; uma frase; uma expressão ou mesmo um a só palavra, observado seu sentido no trecho sob análise;

•           Entendimento do aspecto literal do texto, através de uma leitura atenciosa, considerando o significado exato: de cada palavra; tempo e pessoas dos verbos; lugar; ocasião; circunstâncias; profissões e cargos; expressões e hábitos vigentes à época de Jesus.

•           Culminando na busca cuidadosa da essência do seu conteúdo espiritual. Este é o que dá vida, universalidade e eternidade à Boa Nova.

•           Entendendo que algumas lições do Cristo se apresentam de forma velada, o estudo do Evangelho e da Doutrina Espírita, conscientiza-nos da nossa essência imortal, de nossa responsabilidade diante da construção do próprio futuro e do permanente amparo espiritual em nossa trajetória evolutiva.

Assim, o hábito da leitura e do estudo do Evangelho, deve:

•           Possibilitar profunda compreensão das mensagens de Jesus, facilitando, assim, pautar nossas vidas segundo as lições do Mestre.

•           Criar em todos os lares o hábito salutar das reuniões evangélicas, para que despertem e acentuem os sentimentos edificantes que devem nortear cada criatura.

•           Pelo momento de paz e de compreensão que o Evangelho no Lar oferece, unir mais as criaturas, proporcionando-lhes uma vivência mais tranquila.

•           Tornar o Evangelho melhor compreendido, sentido e exemplificado, no lar e em todos os ambientes da vida de relação.

•           Higienizar nossos pensamentos através da elevação de sentimentos,  e vice-versa, permitindo assim, mais fácil influência dos Mensageiros do Bem.

•           Ampliar o conhecimento literal e espiritual do Evangelho para oferecê-lo com maior segurança a todos que nos rodeiam.

•           Provocar profunda meditação sobre as minúcias das imorredouras lições de liberdade, lá encontradas, considerando que em cada aspecto de nossa vida espiritual, encontraremos importante roteiro delineado por Jesus, em seu Evangelho de Amor

É Indispensável Conhecer O Bem, Para Que Os Ensinamentos Do Bem Nos Aperfeiçoem A Vida Íntima.



[1] Estudando o Evangelho - Martins Peralva

[2] Caminho, Verdade e Vida

[3] 2ª Epístola à Pedro 1:20
[4] Entender conversando - Emmanuel/Chico Xavier
[5] O Evangelho segundo o Espiritismo - Allan Kardec
[6] Os Mensageiros - André Luiz/Chico Xavier

[7] Atravessando a Rua - Richard Simonetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário