VERSO DA SUGESTÃO para Programa Diário de aulas – Curso de
Médiuns – PARTE PRÁTICA – AS 5 FASES – aulas 40 A 42
OBS: A cada acerto colocar um ponto na coluna respectiva.
Considerar acerto quando o aluno consegue receber com segurança
as informações do plano espiritual com relação aos problemas físicos e/ou
espirituais do avaliado confrontando com o histórico da ficha. Recomendar
exaustivamente que o médium deverá sintonizar com o Mentor do avaliado ou com o
Mentor do Grupo de Trabalho, e nunca com o avaliado, pois poderá acontecer de
captar os seus pensamentos-forma, que traduzam seus medos, ideais fixas,
anseios, etc., ou ainda entrar em sintonia direta com o avaliado, sentindo
momentaneamente em si mesmo os desequilíbrios daquele, invalidando a análise.
Recomenda-se que o dirigente ou monitor da roda, tome
conhecimento do histórico da ficha somente após a avaliação na roda, evitando
processos telepáticos entre encarnados, o que anula o propósito do exercício.
A planilha abaixo poderá ser multiplicada quantas forem as
fichas a serem avaliadas ao longo do curso.
Pode-se iniciar avaliação com fichas de assistidos da Casa
Espírita que já tenham sido analisadas pelo Grupo Mediúnico regular do Centro,
tendo com isso mais uma referência de resultado.
SUGESTÃO DE PLANILHA
|
Fichas avaliadas/pontuação no caso de acerto
|
||||||||||||||
Nome do aluno
|
1ª
|
2ª
|
3ª
|
4ª
|
5ª
|
6ª
|
7ª
|
8ª
|
9ª
|
10ª
|
11ª
|
12ª
|
13ª
|
14ª
|
15ª
|
ANA MARIA DA SILVA *
|
1
|
-
|
1
|
-
|
1
|
-
|
-
|
1
|
-
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
CARLOS ANTONIO DE SOUZA
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
1
|
-
|
-
|
-
|
1
|
-
|
-
|
-
|
ELZA REGINA DE OLIVEIRA *
|
-
|
1
|
1
|
1
|
1
|
-
|
1
|
1
|
-
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
FRANCISCO CARLOS ACEVEZ
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
1
|
-
|
-
|
-
|
1
|
-
|
-
|
GRACIANA HELENA MOREIRA *
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
-
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
-
|
1
|
1
|
1
|
HELOISA CRISTINA MOTA CARVALHO
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
1
|
-
|
1
|
1
|
-
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
IRINEU PEREIRA ROCCO
|
-
|
-
|
-
|
1
|
-
|
1
|
-
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
-
|
1
|
1
|
JOSÉ CARLOS PRIMO
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
1
|
KATIA NANCY NASCIMENTO *
|
-
|
1
|
1
|
1
|
1
|
-
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
LAURA BEATRIZ DAS NEVES
|
1
|
-
|
-
|
-
|
1
|
1
|
-
|
-
|
-
|
1
|
1
|
-
|
1
|
|
|
MARIA APARECIDA SIMONETI *
|
-
|
1
|
1
|
1
|
1
|
-
|
1
|
1
|
1
|
-
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
OSVALDO NEGRÃO
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
ZILDA APARECIDA COSTA *
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
-
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
(*)
– alunos com potencial para grupo mediúnico de avaliação de fichas. As
avaliações devem prosseguir, e havendo evolução na quantidade de acerto
(90%
ao menos), poderão ser recomendados para trabalho em GM., devendo também ser
confirmados em avaliação do Grupo Mediúnico da Casa.
SUGESTÃO
para PROGRAMA de AULAS – CURSO de
MÉDIUNS – PARTE PRÁTICA – as 5 fases-
aulas 43 a 46
Aula
|
Ref.
|
Página
|
Assunto
|
Exercício ou a aula em si
|
Exercícios
complementares
|
Observação
|
|
|
|
|
|
|
|
7.
|
DM
|
34 a 35
|
Quinta Fase: Manifestação
-1ª aula.
|
Repetir o processo das
fases
anteriores: projeção de fluidos(5”), aproximação (10”), contato (10”), envolvimento
(10”) e manifestação (saudação imediata, logo após en- volvimento–feita a
saudação, des- concentrar, relaxar e aguardar)
Nas aulas iniciais da 5ª fase,o alu- no transmitirá mensagens
breves (saudações..) mesmo que não sin ta qualquer manifestação espiritual
Todos desconcentrados passar às anotações Repetir 2 a 3 vezes.
|
a. DESDOBRAMENTO:
(corrente de mãos)
1. fazer um relaxamento total, manter-se sereno.
2. A partir daí, o dirigente dirá: “Estando tranqüilos,
serenos
e protegidos pelos instrutores, vamos ao desdobramento,
saindo do corpo e
percorrendo a sala onde estamos”.
Aguardar poucos minutos e solicitar o retorno sereno e
tranqüilo pelo mesmo lado por onde saiu. No
desdobramento não deverão sair da sala. Repetir o
exercício.
b. Verificação de um caso
à distância, com ênfase em
desdobramento: Mesma preparação
anterior, pedindo
agora que se desdobrem indo ao local informado, e ao
retornar informem o que viram.
|
5ª fase: verificar se os
alunos percebem a distinção entre uma fase e outra.
a. Desdobramento: orientar aos alunos a
não saírem da sala.
b. Verificação de um
caso à distância:
Neste exercício poderão ser trazidos no- mes da própria
assistência espiritual ou de fora da Casa, quando solicitado. Os alunos serão
orientados a não se envol- verem com as vibrações ambientes, pois não se
trata de incorporação,e nem deve ocorrer envolvimento de espíritos sofredo
res; se ocorrer será invigilância do aluno.
|
8.
|
DM
|
34 a 35
|
Quinta Fase
Manifestação
- 2ª aula
|
Idem
|
a. Exercício de
psicografia: -Entendendo o animismo:
O aluno utilizará prancheta, 2 folhas de papel e lápis. Terá 10’ para descrever no papel 1
local escolhido pelo Dirigente (o C. Espírita em que está, ou a sala em que
se encontra,etc.), rela- tando se quiser, a impressão que possui do local.
Percebendo o término da descrição, o Dirigente ou o Monitor, mostrará em
silêncio ao aluno em particular, um aviso onde consta: “RESU- MA O QUE ESCREVEU” .
Cada aluno então terá mais 5’ para resumir a descrição feita. Assim que o
aluno termine o resumo outro aviso será mostrado a ele em particular: “RESUMA AIN- DA MAIS”. Terá mais 5 minutos. No final informar o objetivo.
b. Verificação à
distância, como na aula 43.
|
Objetivo do exercício
sobre animismo:
Orientar que o exercício tem uma inter- pretação. A 1ª
descrição representaria uma mensagem recheada de animismo. A 2ª descrição já
resumida, uma mensa- gem ainda com algum animismo, e a 3ª descrição mais
resumida, representaria a essência de 1 mensagem espiritual.O alu no
será levado a perceber a responsabili- dade em não se desviar da essência da
mensagem, comparando as 3 descrições – ver
explicação no verso
|
9.
|
DM
|
34 a 35
|
Quinta Fase
Manifestação
-3ª aula
|
Idem
|
Psicografia. (ver sobre início de treinamento no
verso)
Os alunos receberão folhas em branco, lápis e apoio para as
folhas (prancheta, etc.) O Dirigente trará um tema para ser desenvolvido,
desconhecido de todos. Os alunos deverão se concentrar, já acomodados de
forma adequada para a escrita. Ao final do exercício será verificado o grau
de sintonia com o Mentor. Repetir o
exercício com outro tema.
|
Para evitar que o aluno se equivoque captando o tema da mente
do dirigente, seria interessante que uma outra pessoa escolhesse 1 tema,
escrevendo em um papel de tal forma que o dirigente somente tomaria
conhecimento do tema no final do exercício.
|
10.
|
DM
|
34 a 35
|
Quinta Fase
Manifestação
- 4ª aula
|
Idem
OBS: as mensagens já pode- rão ir além das saudações, com
frases maiores, exteriorizando o pensamento do espírito comunicante. – ver verso
|
a. Psicografia: Mesmos preparativos
da aula anterior, porém o médium ao se concentrar para a escrita, receberá 1
folha de revista, jornal, ou artigo avulso, para ler ao mesmo tempo em que
escreve, o qual não terá qualquer afinidade com o tema escolhido e
desenvolvido pelos instrutores espirituais. Objetivo: identificar os médiuns
psicógrafos mecânicos (cujo braço é insensibilizado pelo comunicante).
|
Finda a comunicação, o dirigente deverá interrogar o médium
sobre o assunto lido para verificar se, de fato, a atenção esta- va na
leitura e não na escrita mediúnica. O médium deverá discorrer sobre o que
leu, antes de ler a mensagem do espírito comunicante. A verificação no final é
a mesma do exercício anterior.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário