Powered By Blogger

sábado, 25 de abril de 2015

SERMÃO DO MONTE

ÍNDICE


Objetivo Do Tema








Reflexão




Bibliografia Principal


O Evangelho Segundo o Espiritismo – (Allan Kardec)
Capitulo
O Livro dos Espíritos – (Allan Kardec)
Questões













Bibliografia Complementar


















CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO TEMA DE JUNHO/2014 – USE-RP

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Sermão Da Montanha


                O Sermão da montanha é a síntese dos ensinamentos de Jesus e o maior documento de espiritualidade que o mundo conhece.

                As Bem Aventuranças tange todos os processos de vida interior, e é um caminho ascensional que o espírito imortal movimenta-se para ingressar no Reino de Deus.

                Jesus nos oferece as regras do bem proceder que norteiam a nossa vida e nos orientam para que possamos escalar essa montanha em nós mesmos, trabalhando na criatura humana, realizando no espirito e sentindo na consciência.

                Mateus descreve nos capítulos 5, 6 e7:

                E Jesus vendo as multidões, subiu ao monte. Após assentar-se, aproximaram-se dele os seus discípulos e, abrindo sua boca, os ensinava, dizendo:

1 – Bem Aventurados Os Pobres De Espíritos, Porque Deles É O Reino Dos Céus.


“São bem aventurados os pobres de espíritos porque a noção que tem de suas fraquezas e mazelas fá-los lutar por aquilo que lhes falta”. - (Rodolfo Calligaris, Sermão da Montanha).

Por pobres de espírito, Jesus não se refere aos homens desprovidos de inteligência, mas aos humildes.

“Simplicidade do coração e humildade de espírito”. (Evangelho Segundo Espiritismo, Cap.7).

·                     Virtude – A Humildade.
·                     A primeira e mais importante das virtudes, para iniciar o nosso processo de evolução.
·                     É a única virtude que sem ela não se consegue desenvolver nenhuma outra.
“Sem humildade vós vos adornais de virtudes que não possuis”. (Evangelho Segundo Espiritismo, Orgulho e Humildade - Cap.7).

·                     Orgulho – Inimigo secreto – Exaltação da personalidade – Amor próprio demasiado.
Essa Humildade é a porta de acesso ao reino.

2 – Bem Aventurados Os Aflitos, Pois Eles Serão Consolados.


Jesus sabia que as aflições são necessárias, mas que elas não são eternas, e logo a seguir anuncia que elas serão consoladas.

Jesus falava ao espírito imortal que em determinado momento teria a sua consolação, baseado na justiça divina.

·                     Virtude – Resignação (Trabalho a ser feito na criatura humana).
·                      
·                     Resignação é um processo (Humildade – Fé – Aceitação).
·                      
“Bem aventurados os aflitos, pois serão consolados”. Jesus refere-se à recompensa que terão aqueles que sofrem de maneira resignada.

Sendo assim, sofrer de forma resignada é sempre o inicio da cura. (Evangelho Segundo Espiritismo, Cap.5).

·                     A Humanidade em aflição (causas da aflição). Atuais e anteriores.
·                      
·                     Aflições excedentes: (Emmanuel)
·                      
Por toda parte transita portadores de aflições excedentes, não satisfeitos com as responsabilidades que a existência lhes impõe, amontoam cargas de sofrimento imaginário.

“Bem aventurados os aflitos!” - disse Jesus.

Felizes, sim, de todos os que carregam seus fardos com diligência e serenidade, mas estejamos convictos de que toda a aflição excedente complica o itinerário da vida e corre por nossa conta. (Aulas da Vida – Emmanuel).

3 – Bem Aventurados Os Mansos, Porque Herdarão A Terra.


·                     Virtude – Mansuetude.
·                      
“Kardec coloca que Jesus estabeleceu como Lei, a doçura, a brandura, a afabilidade, a paciência, condenando consequentemente a cólera, a violência”. (Evangelho Segundo Espiritismo, Cap.7).

·                     Cólera – Nasce da Autovalorização da personalidade – orgulho.
·                      
·                     Herdar a Terra – Significa permanecer nela após sua mudança de um mundo de provas e expiações para o mundo de regeneração.
·                      
·                     Herdar a Terra – Dominar a si mesmo (A terra intima).
·                      

4 – Bem Aventurados Os Que Têm Fome E Sede De Justiça, Porque Serão Saciados.


Kardec comenta daqueles que tem sede e fome de justiça material, e que padece em função das desigualdades dos homens e veem seus direitos desrespeitados sem terem para quem reclama-lo. (Estão em aflições).

Aquele que não é humilde não entende o sofrimento, não é manso, não pode ser justo.

“Não se refere aos inconformados com a sua condição; Mas aqueles que procuram com a consciência tranquila pautar seus atos nos ideais de justiça e retidão”. (Rodolfo Calligaris).

·                     Anseio de Justiça.
·                      
·                     As três primeiras virtudes são psicológicas, é da pessoa com ela mesma.
·                      
Quando as nossas defesas e estruturas não deram conta Jesus diz: Bem Aventurados os que têm sede e fome de justiça, porque serão saciados; Como? Através da espiritualidade em nossa vida (transcender). (Sergio Lopes – Código do Monte).

·                     Virtude – Fé – (eu com Deus).
·                      
·                     Realização do espírito imortal (através dos ciclos das reencarnações) que fez o trabalho anterior (humildade-resignação-mansuetude), para adquirir uma fé verdadeira.
·                      

5 – Bem Aventurados Os Misericordiosos, Porque Eles Alcançarão Misericórdia.


·                     Misericórdia – Trata-se da miséria do coração do outro.
·                     Miseráveis de coração – Sentimentos inferiores, aqueles que nos ofendem, nos magoam, nos fazem mal.
·                     Misericórdia então é: Sentir a miséria do outro em seu coração.
·                     VirtudeMisericórdia.

Perdão baseado na compaixão (capacidade de enxergar no outro a sua miséria de coração, de sentimentos e perdoar). (Sergio Lopes – Código do Monte).

Perdoar aqueles que nos ofender setenta vezes sete vezes (disse Jesus).

Kardec, Evangelho Segundo Espiritismo – Cap.10.  “Perdoem para que Deus possa lhes perdoar; Reconciliem-se com seus adversários, não julgueis para não serem julgados”.

 O perdão das ofensas; A indulgência (não ver os defeitos alheios). (Instruções dos Espíritos).

·                     Humildade, Resignação, Mansuetude – (Eu comigo). ----- Fé – Eu com Deus. ---- Misericórdia – Eu com o outro. (Sergio Lopes – Código do Monte).
·                      

6 – Bem Aventurados Os Limpos (Puros) De Coração, Porque Eles Verão A Deus.


·                     Virtude – pureza de coração.

Deixem que venham a mim as criancinhas, não as impeçam, pois o reino dos céus é para aqueles que se assemelham a elas. (marcos 10:14-15).

Kardec – A pureza do coração é indispensável na simplicidade e na humildade. Ela excluiu todo pensamento de egoísmo e de orgulho. (Evangelho Segundo Espiritismo, Cap.8).

·                     Coração puro é fruto de um coração misericordioso, sendo assim já possui todas as outras virtudes.
·                     É aquele que consegue ver em qualquer pessoa por mais defeitos que ela tenha, por mais maldade que ela tenha praticado; o seu lado bom.
·                     Só um puro de coração, consegue ver a essência divina, por isso, “Verão a Deus” em cada um dos seres.

7 – Bem Aventurados Os Pacificadores, Porque Serão Chamados Filhos De Deus.


·                     Pacificador – Do latim pacificus, aquele que faz a paz.
·                     Primeiro pacificar-se, estabeleceu a paz em si mesmo, depois no mundo.
·                     Jesus disse: Eu não vim trazer a paz, mas a espada.
·                     Vamos travar a luta interior, que é a luta de Jesus.
·                     A paz é uma ação – a não violência é não reação.
·                     Pacificador é aquele que não reage ao mal e promove o bem.
·                     Virtude – pacificidade e conquista do altruísmo (AMOR).
·                     Jesus o maior pacificador nos ensina o processo da pacificação.

Para ser pacificador é preciso nos pacificar, (humildade, resignação, mansuetude, fé perdão, limpeza de coração, pacificidade), para construir a paz absoluta.

E serão chamados filhos de Deus.

8 – Bem Aventurados Os Que São Perseguidos Por Amor A Justiça, Porque Deles É O Reino Dos Céus.


·                     São aqueles que fazem alguma coisa com todas essas virtudes.
·                     Que fazem alguma coisa por justiça, e na tradução de justiça no Evangelho diz respeito à ação despretensiosa, desinteressada em prol dos que tem menos.
·                      
·                     Portanto, a última virtude, e, que completa todas as outras, está no topo da montanha, é a mesma que o Espiritismo elege como a máxima da sua filosofia.
·                     Fora da caridade não há salvação – Virtude – Caridade.

A caridade para Jesus é a ação do bem, preenchida pelo amor e com todas as virtudes do Sermão da Montanha.

Todas as virtudes tem que estar presente para fazer a caridade (humildade, resignação, mansuetude, fé, misericórdia, pureza de coração, amor). (Sergio Lopes – Código do Monte).

·                     Paulo – “Se não tiver caridade nada serei”.
·                      
E JESUS TERMINANDO ESSA PARTE SUBLIME DE SUA PREGAÇÃO DISSE:

Bem aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e mentindo, disserem todo mal contra vós, por minha causa.

Jesus culmina o Sermão da Montanha como uma glória alcançada, que foi conseguida com uma constância que se consagra no ser, que impulsiona e põe em movimento a força da vontade, repleta de persistência, que só experiência adquirida através de muitas existências, atinge e leva ao caminho correto para a chegada à casa do Pai.

Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiam os profetas que foram antes de vós (Mts 5-12).


Missão Dos Discipulos


·                     VÓS SOIS O SAL DA TERRA - Se, porém o sal tornar-se, insonso, com que se salgará? Para mais nada presta, senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

Função do sal: Conservar e dar sabor aos alimentos.

Função dos discípulos que é o sal da terra:

Conservar esse alimento espiritual que está sendo oferecido, e com a sua conduta incorruptível possa estar perto daqueles irmãos de caminhada; consolando-os, auxiliando-os, esclarecendo-os e ajudando-os a progredir.

Nem salgado nem insonso (equilíbrio).

Mas se sal ficar insonso, perde o seu sabor; Se o discípulo se corromper, perde a sua autoridade moral e os homens não aceitarão.

·                     VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO – Não se pode ocultar uma cidade situada sobre um monte, nem se acende uma candeia colocando-a debaixo do alqueire, mas no velador, assim ilumina todos que estão na casa, da mesma forma que brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso pai que estás nos céus.
·                      
Brilhe a vossa luz - Esse conhecimento da qual somos portadores, seja exemplificado a todos que estão ao nosso redor, e com todos que viermos a convivermos, não buscando unicamente a conversão pela palavra, mas espalhando a luz, essa proposta comportamental de “ser” que Jesus nos apresenta.

A LEI E OS PROFETAS (NÃO VIM DESTRUIR A LEI)

(Evangelho Segundo Espiritismo – Instruções dos Espíritos)

JESUS DISSE: Não pensem que eu vim destruir a lei ou desmentir o que os profetas disseram. Não vim destruí-los, mas vim dar cumprimento às leis de Deus. Em verdade eu digo a vocês, que o céu e a terra não passarão, antes que, tudo o que está na lei seja totalmente cumprida.

Jesus esta dizendo que não veio destruir a lei de Deus, o decálogo, mas cumpri-la, desenvolvê-la, dar-lhe o verdadeiro sentido, e apropria-la ao grau de adiantamento dos homens.

Ao falar que o céu e a terra não passarão, antes que, tudo que esteja na Lei seja cumprido, ele quis dizer que nem o mundo espiritual, nem o mundo material se tornarão melhores, sem que exista uma perfeita harmonia entre os homens e os espíritos. É preciso que a luz de Deus seja praticada plenamente na terra com toda a sua pureza e suas consequências.

Ajustamento Da Lei


O que Jesus acrescenta à lei é uma atitude interior

·                     NÃO MATARÁS: Jesus aprofundando o conceito do não matarás, condena todo tipo de sentimento inamistoso, quais a cólera, a arrogância e o desprezo por serem antagônicos a lei do amor.
·                      
Reconcilie sem demora com teu adversário.

Conserta-te sem demora com teu adversário, enquanto estais a caminho com ele. Quem por orgulho se esquiva a essa reconciliação, poderá ser surpreendido pela morte, e em débito com a lei de harmonia, não escapará à prisão das reencarnações expiatórias. Eis que a cada um será dado segundo as suas obras.

·                     ADULTÉRIO: Aquele que olhar para uma mulher com desejo no seu coração, já cometeu adultério com ela. Jesus sabia que é do coração que partem os maus pensamentos, os assassínios, os adultérios (pecados por pensamentos).
·                      
·                     O DIVÓRCIO: Naquele tempo entre os judeus era permitido separar de sua mulher por motivos fúteis.
·                      
A doutrina espirita esclarece-nos a respeito do divorcio, que não raro espíritos inimigos em encarnações pregressas, são ligados pelos laços do matrimonio, para que nesta nova relação mediante as dificuldades e lutas a serem enfrentadas, possam vencer o ódio que os separava, reconciliam-se o que Deus ajuntou.

·                     NÃO JUREIS: O juramento é a invocação de Deus por testemunho daquilo que se afirma.
·                      
 Jesus estabeleceu uma norma austera para seus discípulos que torna desnecessária qualquer espécie de juramento recomendado: seja o vosso falar: sim, sim; não, não, ou seja: Devemos esforçar por fazer-nos acreditados, apenas pela nossa boa reputação.

·                     NÃO RESISTAIS AO MAL: Ouviste o que foi dito: Olho por olho e dente por dente.
·                      
Eu, porém vos digo: Não resistais ao que vos fizer mal. Se alguém te ferir na face direita, oferece-lhe também a outra.

Jesus quis ensinar que a lei do amor que ele veio revelar, proibia as vinganças, e que era preciso oferecer uma outra atitude.

·                     AMOR AOS INIMIGOS: Amarás o teu próximo e aborreceras teu inimigo. Eu, porém, vos digo amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazer bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam. (Rodolfo Galligaris – Sermão da Montanha).
·                      
Jesus queria dizer que o ódio, a cólera, a vingança, são forças negativas, e que destroem o equilíbrio mental, espiritual e também o físico, abreviando a vida de milhares de pessoas.

Sendo assim: Se além de não revidarmos os que nos mal queiram e nos ofendam, formos capazes de trata-los fraternalmente, procurando conquista-los com bondade, talvez se tornem nossos amigos, então... Agora e aqui mesmo teremos ganho o “Reino dos Céus”. (Rodolfo Galligaris – Sermão da Montanha).

·                     SEDE PERFEITOS: “Sede perfeitos, como perfeito é o vosso Pai Celestial”, recomendou-nos Jesus.
·                      
Sabemos que não estamos em uma estância de descanso, nem lugar de divertimentos inúteis, mas sim, oficina de trabalho, de estudo e de realizações, onde nos cumpre burilar nossas almas.

O reino de Deus está dentro de nós mesmos, é um estado de felicidade proporcional ao grau de perfeição adquirida, e não há outro meio de conseguir senão praticando o bem, porque só o altruísmo purifica e aperfeiçoa as almas. (Rodolfo Galligaris – Sermão da Montanha).


Capitulo 6


Em seguida Jesus vai combater o egoísmo, a ganância, a ostentação e a hipocrisia, o orgulho.

E coloca um conjunto de regras chamando a atenção para que as pessoas a quem Ele fala, mudem suas vidas, e encaixe o seu proceder, àquilo que ele está propondo.

Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes visto por eles; Aliás, não tereis recompensa junto de vosso Pai que esta nos céus.

Inicia apresentando a importância de fazermos a caridade sem ostentação, não ditada pelo orgulho, mas inspirada pela caridade.

Que a sua mão esquerda não saiba o que faz a sua mão direita.

Nós temos assim uma maneira velada de mostrar as pessoas, aquilo que nós realizamos em prol do outro.

No Evangelho Segundo Espiritismo, Kardec vem dizer que a gente faz, mas deixa uma pontinha de fora para que às pessoas vejam (“aparentar o que não somos”).

Jesus destaca também o modo como devemos orar.

Que não é preciso palavras rebuscadas para impressionar a Deus ou as pessoas que esteja nos ouvindo.

Jesus deixa claro que a oração para ser ouvida por Deus, precisa revestir-se de fervor e sinceridade.

A Oração Do Pai-Nosso.


Nesse momento ele ensina o Pai-Nosso, e nos mostra como a oração pode ser construída vinda do coração, para que possamos ter uma relação intima com Deus.

Jesus vem mostrar a importância de não viver pelo ter e sim pelo ser

·                     Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões roubem.
·                      
·                     Façais tesouros no céu, onde nem a traça, nem a ferrugem consomem e os ladrões não roubam.
·                      
Podemos ter, porque a riqueza quando utilizada de conformidade com a vontade divina, é o mais poderoso recurso para ativar a evolução e o bem estar da humanidade.

Não podemos ser a riqueza, e usa-la na ânsia de encontrar a felicidade, porque a riqueza imperecível que vamos levar é o nosso patrimônio moral e as boas qualidades da alma: A caridade, a justiça, a misericórdia, o amor fraterno. (Rodolfo Galligaris – Sermão da Montanha)

Porque onde estiver o vosso tesouro ai estará também o vosso coração.

Não Se Pode Servir A Deus E A Mamon.


No Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec dedica o capitulo XVI com esse titulo, e no item 14 uma mensagem do espirito Lacordaire sobre o desprendimento dos bens materiais.

Não andeis cuidadoso de vossa vida, pelo que haveis de comer, nem do vosso corpo pelo que haveis de vestir.

Olhais as aves do céu, que não semeiam, nem colhem em celeiros, e o vosso Pai Celestial as alimenta. Não tendes vós muito valor do que elas?

Jesus está dizendo do quanto nos afligimos pelo dia de amanhã.

É lógico que temos que ser previdentes, mas não façamos disso a razão da nossa vida.

Por isso Jesus disse:

Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

Não vos inquieteis pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo, basta a cada dia a sua própria aflição. (Mts 6:34).

O que Jesus está dizendo é que, o que esta faltando para que a humanidade se tranquilize, e seja relativamente feliz, tanto quanto o permitam as condições deste mundo de provas e expiações é pura e simplesmente fé.



Capitulo 7


O Hábito De Julgar


Não julgueis para não serem julgados, pois com o juízo com que julgais sereis julgados, e com a medida com que medis sereis medidos.

E porque reparás tu no cisco que esta no olho do teu irmão, e não vês a trava que esta no teu olho?

E destaca porque esse excesso de julgamento em que você repara um cisco que caiu no olho do teu irmão e não percebe a viga no teu olho?

Buscai E Achareis


 Pedi e vos será dado; Buscai e achareis; Batei e a porta se abrirá, porque todos os que pedem recebem, os que buscam acham, e a quem bate se abre. (Mts 7:7e8).

Com essa oração Jesus exorta-nos a oração e a confiança em Deus.

Deus é onisciente e sabe do que precisamos, mas com o pedir, confessamos nossa fraqueza, e com esse ato de humildade e de fé criamos condições de receptividade indispensáveis para que a graça divina possa ativar sobre nós. (Rodolfo Calligaris).

Portanto, tudo o que vós quereis que vos façam os homens fazei-o também vós a eles, porque esta é a lei e os profetas. (Mts 7:12).

·                     Dizendo-nos que, “esta é a lei e os profetas”, quis Jesus significar que está regra de proceder resume toda lei divina e tudo quanto fora ensinado pelos profetas da antiguidade. (A regra áurea).

Muitos Serão Chamados E Poucos Os Escolhidos.


Os Dois Caminhos.


Jesus disse: Entrem pela porta estreita, pois a porta da perdição é larga e o caminho que a ela conduz é espaçoso, e muitos são os que por ela entram. Como é pequena a porta da vida! Como o caminho que conduz a essa porta é estreito! E como há poucos que a encontram. (Mts 7:13 e 14).

A porta da perdição é larga porque as más paixões são numerosas, e o caminho do mal é frequentado pela maioria. A porta da salvação é estreita porque o homem que deseja transpô-la deve fazer grandes esforços para vencer suas más tendências e poucos se submetem a isso. (Evangelho Segundo Espiritismo).

Nem todos os que dizem: Senhor! Senhor! Entrarão no reino dos céus, mas apenas aqueles que fazem a vontade de meu pai que esta nos céus.

O Texto não deixa a menor duvida que a entrada no reino dos céus é uma questão de obediência dos mandamentos que prova a sinceridade de nossas convicções.

É preciso erradicar de nós as características do “Homem Velho”, refeito de imperfeições, vícios e mazelas, para substitui-las pelas do “Homem Novo”, fazendo que em nossa vida se manifeste, a honestidade, a brandura, a tolerância, e então saber que estamos trilhando o caminho certo, pois é pelos frutos que se conhece a qualidade da arvore.

Os Falsos Profetas


E Jesus vem nos dizer para nos acautelar-nos com os falsos profetas que estão em toda e qualquer facção religiosa, e que apenas se limitam a pregar boas maneiras, são os que fingem ser; mansos, humildes e caridosos, mas que no intimo são o reverso do que aparentam. (Rodolfo Calligaris – Sermão da Montanha).

E para que possamos conhecer quem são; basta observar os frutos produzidos, porque não pode a árvore boa, dar maus frutos, nem a árvore má, dar bons frutos. (Rodolfo Calligaris – Sermão da Montanha).

Quem Ouve Essas Minhas Palavras E As Realizam


Jesus termina de um modo solene e majestoso o seu discurso e diz:

Quem ouve essas minhas palavras e as realiza, assemelha-se a um homem sábio que edificou a sua casa sobre a rocha; desabaram aguaceiros, transbordaram os rios, sopraram os vendavais e deram de rijo contra essa casa, mas ela não caiu, porque estava construída sobre a rocha.

Mas quem ouve essas minhas palavras e não as realiza, esse se assemelha a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; desabaram aguaceiros, sopraram os vendavais, e deram de rijo contra essa casa, e ela caiu, e foi grande a sua queda.

Aí está: Tanto o sábio quanto o insensato ouvem as palavras do grande mestre; mas um as realiza, e o outro não as realiza. A diferença não esta no ouvir, na teoria, mas em realizar. (Huberto Rohden – O Sermão da Montanha).

O que resolve não é ouvir – é realizar.


Plano De Ideias Nº 01




Nenhum comentário:

Postar um comentário