ÍNDICE
Objetivo Do
Tema
|
|
|
|
|
Reflexão
|
Bibliografia Principal
O Evangelho Segundo o Espiritismo – (Allan Kardec)
|
Capitulo
|
O Livro dos Espíritos – (Allan Kardec)
|
Questões
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Bibliografia Complementar
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CONTRIBUIÇÃO
PARA O ESTUDO DO TEMA DE JUNHO/2014 – USE-RP
O EVANGELHO
SEGUNDO O ESPIRITISMO
Sermão Da Montanha
O Sermão da montanha é a síntese
dos ensinamentos de Jesus e o maior documento de espiritualidade que o mundo
conhece.
As Bem Aventuranças tange todos
os processos de vida interior, e é um caminho ascensional que o espírito
imortal movimenta-se para ingressar no Reino de Deus.
Jesus nos oferece as regras do
bem proceder que norteiam a nossa vida e nos orientam para que possamos escalar
essa montanha em nós mesmos, trabalhando na criatura humana, realizando no
espirito e sentindo na consciência.
Mateus descreve nos capítulos 5,
6 e7:
E Jesus vendo as multidões, subiu ao monte. Após assentar-se,
aproximaram-se dele os seus discípulos e, abrindo sua boca, os ensinava,
dizendo:
1 – Bem Aventurados Os Pobres De Espíritos, Porque Deles É O Reino Dos Céus.
“São bem aventurados os pobres de espíritos porque
a noção que tem de suas fraquezas e mazelas fá-los lutar por aquilo que lhes
falta”. - (Rodolfo Calligaris, Sermão da Montanha).
Por pobres de espírito, Jesus não se refere aos
homens desprovidos de inteligência, mas aos humildes.
“Simplicidade do coração e humildade de espírito”. (Evangelho
Segundo Espiritismo, Cap.7).
·
Virtude – A Humildade.
·
A primeira e mais importante das virtudes, para iniciar
o nosso processo de evolução.
·
É a única virtude que sem ela não se consegue
desenvolver nenhuma outra.
“Sem humildade vós vos adornais de virtudes que não
possuis”. (Evangelho Segundo Espiritismo, Orgulho e Humildade
- Cap.7).
·
Orgulho – Inimigo secreto
– Exaltação da personalidade – Amor próprio demasiado.
Essa Humildade é
a porta de acesso ao reino.
2 – Bem Aventurados Os Aflitos, Pois Eles Serão Consolados.
Jesus sabia que
as aflições são necessárias, mas que elas não são eternas, e logo a seguir anuncia
que elas serão consoladas.
Jesus falava ao
espírito imortal que em determinado momento teria a sua consolação, baseado na
justiça divina.
·
Virtude – Resignação (Trabalho a ser feito na
criatura humana).
·
·
Resignação é um processo (Humildade – Fé – Aceitação).
·
“Bem aventurados os aflitos, pois serão
consolados”. Jesus refere-se à recompensa que terão aqueles que sofrem de
maneira resignada.
Sendo assim, sofrer de forma resignada é sempre o
inicio da cura. (Evangelho Segundo Espiritismo, Cap.5).
·
A Humanidade em aflição (causas da aflição). Atuais
e anteriores.
·
·
Aflições
excedentes: (Emmanuel)
·
Por
toda parte transita portadores de aflições
excedentes, não satisfeitos com as responsabilidades que a existência lhes
impõe, amontoam cargas de sofrimento imaginário.
“Bem aventurados os aflitos!” - disse Jesus.
Felizes,
sim, de todos os que carregam seus fardos com diligência e serenidade, mas
estejamos convictos de que toda a aflição excedente complica o itinerário da
vida e corre por nossa conta. (Aulas da Vida – Emmanuel).
3 – Bem Aventurados Os Mansos, Porque Herdarão A Terra.
·
Virtude – Mansuetude.
·
“Kardec coloca que Jesus estabeleceu como Lei, a
doçura, a brandura, a afabilidade, a paciência, condenando consequentemente a
cólera, a violência”. (Evangelho Segundo Espiritismo, Cap.7).
·
Cólera – Nasce da Autovalorização da personalidade
– orgulho.
·
·
Herdar a Terra – Significa
permanecer nela após sua mudança de um mundo de provas e expiações para o mundo
de regeneração.
·
·
Herdar a Terra – Dominar a si
mesmo (A terra intima).
·
4 – Bem Aventurados Os Que Têm Fome E Sede De Justiça, Porque Serão Saciados.
Kardec comenta daqueles que tem sede e fome de
justiça material, e que padece em função das desigualdades dos homens e veem
seus direitos desrespeitados sem terem para quem reclama-lo. (Estão em
aflições).
Aquele que não é
humilde não entende o sofrimento, não é manso, não pode ser justo.
“Não se refere aos inconformados com a sua
condição; Mas aqueles que procuram com a consciência tranquila pautar seus atos
nos ideais de justiça e retidão”. (Rodolfo Calligaris).
·
Anseio de Justiça.
·
·
As três primeiras virtudes são psicológicas, é da
pessoa com ela mesma.
·
Quando as nossas defesas e estruturas não deram
conta Jesus diz: Bem Aventurados os que têm sede e fome de justiça, porque
serão saciados; Como? Através da espiritualidade em nossa vida (transcender). (Sergio Lopes –
Código do Monte).
·
Virtude – Fé – (eu com
Deus).
·
·
Realização do espírito imortal (através dos ciclos
das reencarnações) que fez o trabalho anterior
(humildade-resignação-mansuetude), para adquirir uma fé verdadeira.
·
5 – Bem Aventurados Os Misericordiosos, Porque Eles Alcançarão Misericórdia.
·
Misericórdia – Trata-se da
miséria do coração do outro.
·
Miseráveis de
coração – Sentimentos inferiores, aqueles que nos ofendem,
nos magoam, nos fazem mal.
·
Misericórdia
então é: Sentir a miséria do outro em seu coração.
·
Virtude – Misericórdia.
Perdão baseado na compaixão (capacidade de enxergar
no outro a sua miséria de coração, de sentimentos e perdoar). (Sergio Lopes –
Código do Monte).
Perdoar aqueles
que nos ofender setenta vezes sete vezes (disse
Jesus).
Kardec, Evangelho Segundo Espiritismo –
Cap.10. “Perdoem para que
Deus possa lhes perdoar; Reconciliem-se com seus adversários, não julgueis para
não serem julgados”.
O perdão das ofensas; A indulgência (não ver
os defeitos alheios). (Instruções dos Espíritos).
·
Humildade,
Resignação, Mansuetude – (Eu comigo). ----- Fé – Eu com Deus. ---- Misericórdia
– Eu com o outro.
(Sergio Lopes – Código do Monte).
·
6 – Bem Aventurados Os Limpos (Puros) De Coração, Porque Eles Verão A Deus.
·
Virtude – pureza de
coração.
Deixem que venham a mim as criancinhas, não as
impeçam, pois o reino dos céus é para aqueles que se assemelham a elas. (marcos
10:14-15).
Kardec – A pureza do coração é indispensável na
simplicidade e na humildade. Ela excluiu todo pensamento de egoísmo e de
orgulho. (Evangelho Segundo Espiritismo, Cap.8).
·
Coração puro é fruto de um coração misericordioso,
sendo assim já possui todas as outras virtudes.
·
É aquele que consegue ver em qualquer pessoa por
mais defeitos que ela tenha, por mais maldade que ela tenha praticado; o seu
lado bom.
·
Só um puro de coração, consegue ver a essência
divina, por isso, “Verão a Deus” em
cada um dos seres.
7 – Bem Aventurados Os Pacificadores, Porque Serão Chamados Filhos De Deus.
·
Pacificador – Do latim
pacificus, aquele que faz a paz.
·
Primeiro pacificar-se, estabeleceu a paz em si
mesmo, depois no mundo.
·
Jesus disse: Eu não vim
trazer a paz, mas a espada.
·
Vamos travar a luta interior, que é a luta de
Jesus.
·
A paz é uma ação – a não violência é não reação.
·
Pacificador é
aquele que não reage ao mal e promove o bem.
·
Virtude – pacificidade e conquista do altruísmo
(AMOR).
·
Jesus o maior
pacificador nos ensina o processo da pacificação.
Para ser pacificador é preciso nos pacificar,
(humildade, resignação, mansuetude, fé perdão, limpeza de coração,
pacificidade), para construir a paz absoluta.
E serão chamados
filhos de Deus.
8 – Bem Aventurados Os Que São Perseguidos Por Amor A Justiça, Porque Deles É O Reino Dos Céus.
·
São aqueles que fazem alguma coisa com todas essas
virtudes.
·
Que fazem alguma coisa por justiça, e na tradução
de justiça no Evangelho diz respeito à ação despretensiosa, desinteressada em
prol dos que tem menos.
·
·
Portanto, a última virtude, e, que completa todas
as outras, está no topo da montanha, é a mesma que o Espiritismo elege como a
máxima da sua filosofia.
·
Fora da caridade
não há salvação – Virtude – Caridade.
A caridade para Jesus é a ação do bem, preenchida
pelo amor e com todas as virtudes do Sermão da Montanha.
Todas as virtudes tem que estar presente para fazer
a caridade (humildade, resignação, mansuetude, fé, misericórdia, pureza de
coração, amor). (Sergio Lopes – Código do Monte).
·
Paulo – “Se não tiver
caridade nada serei”.
·
E JESUS TERMINANDO ESSA PARTE SUBLIME DE SUA
PREGAÇÃO DISSE:
Bem aventurados sois vós quando vos injuriarem, e
perseguirem, e mentindo, disserem todo mal contra vós, por minha causa.
Jesus culmina o
Sermão da Montanha como uma glória alcançada, que foi conseguida com uma
constância que se consagra no ser, que impulsiona e põe em movimento a força da
vontade, repleta de persistência, que só experiência adquirida através de
muitas existências, atinge e leva ao caminho correto para a chegada à casa do
Pai.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso
galardão nos céus; porque assim perseguiam os profetas que foram antes de vós (Mts 5-12).
Missão Dos Discipulos
·
VÓS
SOIS O SAL DA TERRA - Se, porém o sal tornar-se, insonso, com que se
salgará? Para mais nada presta, senão para, lançado fora, ser pisado pelos
homens.
Função do sal: Conservar e dar sabor aos alimentos.
Função dos discípulos que é o sal da terra:
Conservar
esse alimento espiritual que está sendo oferecido, e com a sua conduta
incorruptível possa estar perto daqueles irmãos de caminhada; consolando-os,
auxiliando-os, esclarecendo-os e ajudando-os a progredir.
Nem salgado nem
insonso (equilíbrio).
Mas
se sal ficar insonso, perde o seu sabor; Se o discípulo se corromper, perde a
sua autoridade moral e os homens não aceitarão.
·
VÓS
SOIS A LUZ DO MUNDO – Não se pode ocultar uma cidade situada sobre um
monte, nem se acende uma candeia colocando-a debaixo do alqueire, mas no
velador, assim ilumina todos que estão na casa, da mesma forma que brilhe a
vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem
vosso pai que estás nos céus.
·
Brilhe a vossa luz - Esse
conhecimento da qual somos portadores, seja exemplificado a todos que estão ao
nosso redor, e com todos que viermos a convivermos, não buscando unicamente a
conversão pela palavra, mas espalhando a luz, essa proposta comportamental de “ser” que Jesus nos apresenta.
A LEI E OS PROFETAS (NÃO VIM DESTRUIR A LEI)
(Evangelho Segundo Espiritismo – Instruções dos Espíritos)
JESUS DISSE: Não pensem que eu vim destruir a lei ou desmentir
o que os profetas disseram. Não vim destruí-los, mas vim dar cumprimento às
leis de Deus. Em verdade eu digo a vocês, que o céu e a terra não passarão, antes que, tudo o que está na lei seja
totalmente cumprida.
Jesus
esta dizendo que não veio destruir a lei de Deus, o decálogo, mas cumpri-la,
desenvolvê-la, dar-lhe o verdadeiro sentido, e apropria-la ao grau de
adiantamento dos homens.
Ao
falar que o céu e a terra não passarão, antes que, tudo que esteja na Lei seja
cumprido, ele quis dizer que nem o mundo espiritual, nem o mundo material se
tornarão melhores, sem que exista uma perfeita harmonia entre os homens e os
espíritos. É preciso que a luz de Deus seja praticada plenamente na terra com
toda a sua pureza e suas consequências.
Ajustamento Da Lei
O que Jesus
acrescenta à lei é uma atitude interior
·
NÃO MATARÁS: Jesus
aprofundando o conceito do não matarás, condena todo tipo de sentimento
inamistoso, quais a cólera, a arrogância e o desprezo por serem antagônicos a
lei do amor.
·
Reconcilie sem demora com teu adversário.
Conserta-te sem
demora com teu adversário, enquanto estais a caminho com ele. Quem por orgulho
se esquiva a essa reconciliação, poderá ser surpreendido pela morte, e em
débito com a lei de harmonia, não escapará à prisão das reencarnações
expiatórias. Eis que a cada um será dado segundo as suas obras.
·
ADULTÉRIO: Aquele que olhar
para uma mulher com desejo no seu coração, já cometeu adultério com ela. Jesus
sabia que é do coração que partem os maus pensamentos, os assassínios, os
adultérios (pecados por pensamentos).
·
·
O DIVÓRCIO: Naquele tempo
entre os judeus era permitido separar de sua mulher por motivos fúteis.
·
A doutrina
espirita esclarece-nos a respeito do divorcio, que não raro espíritos inimigos
em encarnações pregressas, são ligados pelos laços do matrimonio, para que
nesta nova relação mediante as dificuldades e lutas a serem enfrentadas, possam
vencer o ódio que os separava, reconciliam-se o que Deus ajuntou.
·
NÃO JUREIS: O juramento é a invocação de Deus por testemunho
daquilo que se afirma.
·
Jesus estabeleceu uma norma austera para seus
discípulos que torna desnecessária qualquer espécie de juramento recomendado:
seja o vosso falar: sim, sim; não, não, ou seja: Devemos esforçar por fazer-nos
acreditados, apenas pela nossa boa reputação.
·
NÃO RESISTAIS AO MAL: Ouviste o que
foi dito: Olho por olho e dente por dente.
·
Eu, porém vos
digo: Não resistais ao que vos fizer mal. Se alguém te ferir na face direita,
oferece-lhe também a outra.
Jesus quis
ensinar que a lei do amor que ele veio revelar, proibia as vinganças, e que era
preciso oferecer uma outra atitude.
·
AMOR AOS INIMIGOS: Amarás o teu próximo e aborreceras teu inimigo.
Eu, porém, vos digo amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazer
bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam. (Rodolfo Galligaris –
Sermão da Montanha).
·
Jesus queria
dizer que o ódio, a cólera, a vingança, são forças negativas, e que destroem o
equilíbrio mental, espiritual e também o físico, abreviando a vida de milhares
de pessoas.
Sendo assim: Se além de não revidarmos os que nos mal queiram e
nos ofendam, formos capazes de trata-los fraternalmente, procurando conquista-los
com bondade, talvez se tornem nossos amigos, então... Agora e aqui mesmo
teremos ganho o “Reino dos Céus”. (Rodolfo Galligaris – Sermão da Montanha).
·
SEDE
PERFEITOS: “Sede
perfeitos, como perfeito é o vosso Pai Celestial”, recomendou-nos Jesus.
·
Sabemos que não
estamos em uma estância de descanso, nem lugar de divertimentos inúteis, mas
sim, oficina de trabalho, de estudo e de realizações, onde nos cumpre burilar
nossas almas.
O reino de Deus
está dentro de nós mesmos, é um estado de felicidade proporcional ao grau de
perfeição adquirida, e não há outro meio de conseguir senão praticando o bem,
porque só o altruísmo purifica e aperfeiçoa as almas. (Rodolfo Galligaris –
Sermão da Montanha).
Capitulo 6
Em seguida Jesus
vai combater o egoísmo, a ganância, a ostentação e a hipocrisia, o orgulho.
E coloca um
conjunto de regras chamando a atenção para que as pessoas a quem Ele fala,
mudem suas vidas, e encaixe o seu proceder, àquilo que ele está propondo.
Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos
homens, para serdes visto por eles; Aliás, não tereis recompensa junto de vosso
Pai que esta nos céus.
Inicia
apresentando a importância de fazermos a caridade sem ostentação, não ditada
pelo orgulho, mas inspirada pela caridade.
Que a sua mão esquerda não saiba o que faz a sua
mão direita.
Nós temos assim
uma maneira velada de mostrar as pessoas, aquilo que nós realizamos em prol do
outro.
No Evangelho
Segundo Espiritismo, Kardec vem dizer que a gente faz, mas deixa uma pontinha
de fora para que às pessoas vejam (“aparentar
o que não somos”).
Jesus destaca
também o modo como devemos orar.
Que não é
preciso palavras rebuscadas para impressionar a Deus ou as pessoas que esteja
nos ouvindo.
Jesus deixa
claro que a oração para ser ouvida por Deus, precisa revestir-se de fervor e
sinceridade.
A Oração Do Pai-Nosso.
Nesse momento
ele ensina o Pai-Nosso, e nos mostra como a oração pode ser construída vinda do
coração, para que possamos ter uma relação intima com Deus.
Jesus vem
mostrar a importância de não viver pelo ter e sim pelo ser
·
Não ajunteis
tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões
roubem.
·
·
Façais tesouros
no céu, onde nem a traça, nem a ferrugem consomem e os ladrões não roubam.
·
Podemos ter,
porque a riqueza quando utilizada de conformidade com a vontade divina, é o
mais poderoso recurso para ativar a evolução e o bem estar da humanidade.
Não podemos ser
a riqueza, e usa-la na ânsia de encontrar a felicidade, porque a riqueza
imperecível que vamos levar é o nosso patrimônio moral e as boas qualidades da
alma: A caridade, a justiça, a misericórdia, o amor fraterno. (Rodolfo
Galligaris – Sermão da Montanha)
Porque onde estiver o vosso tesouro ai estará
também o vosso coração.
Não Se Pode Servir A Deus E A Mamon.
No Evangelho
Segundo o Espiritismo, Kardec dedica o capitulo XVI com esse titulo, e no item
14 uma mensagem do espirito Lacordaire sobre o desprendimento dos bens
materiais.
Não andeis cuidadoso de vossa vida, pelo que haveis
de comer, nem do vosso corpo pelo que haveis de vestir.
Olhais as aves do céu, que não semeiam, nem colhem
em celeiros, e o vosso Pai Celestial as alimenta. Não tendes vós muito valor do
que elas?
Jesus está
dizendo do quanto nos afligimos pelo dia de amanhã.
É lógico que temos
que ser previdentes, mas não façamos disso a razão da nossa vida.
Por isso Jesus
disse:
Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e
todas essas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis pelo dia de amanhã, porque o dia
de amanhã cuidará de si mesmo, basta a cada dia a sua própria aflição. (Mts
6:34).
O que Jesus está
dizendo é que, o que esta faltando para que a humanidade se tranquilize, e seja
relativamente feliz, tanto quanto o permitam as condições deste mundo de provas
e expiações é pura e simplesmente fé.
Capitulo 7
O Hábito De Julgar
Não julgueis para não serem julgados, pois com o
juízo com que julgais sereis julgados, e com a medida com que medis sereis
medidos.
E porque reparás tu no cisco que esta no olho do
teu irmão, e não vês a trava que esta no teu olho?
E destaca porque
esse excesso de julgamento em que você repara um cisco que caiu no olho do teu
irmão e não percebe a viga no teu olho?
Buscai E Achareis
Pedi e vos
será dado; Buscai e achareis; Batei e a porta se abrirá, porque todos os que
pedem recebem, os que buscam acham, e a quem bate se abre. (Mts 7:7e8).
Com essa oração
Jesus exorta-nos a oração e a confiança em Deus.
Deus é
onisciente e sabe do que precisamos, mas com o pedir, confessamos nossa fraqueza,
e com esse ato de humildade e de fé criamos condições de receptividade
indispensáveis para que a graça divina possa ativar sobre nós. (Rodolfo
Calligaris).
Portanto, tudo o que vós quereis que vos façam os
homens fazei-o também vós a eles, porque esta é a lei e os profetas. (Mts
7:12).
·
Dizendo-nos que, “esta é a lei e os profetas”, quis
Jesus significar que está regra de proceder resume toda lei divina e tudo
quanto fora ensinado pelos profetas da antiguidade. (A regra
áurea).
Muitos Serão Chamados E Poucos Os Escolhidos.
Os Dois Caminhos.
Jesus disse: Entrem pela
porta estreita, pois a porta da perdição é larga e o caminho que a ela conduz é
espaçoso, e muitos são os que por ela entram. Como é pequena a porta da vida!
Como o caminho que conduz a essa porta é estreito! E como há poucos que a
encontram. (Mts 7:13 e 14).
A porta da
perdição é larga porque as más paixões são numerosas, e o caminho do mal é
frequentado pela maioria. A porta da salvação é estreita porque o homem que
deseja transpô-la deve fazer grandes esforços para vencer suas más tendências e
poucos se submetem a isso. (Evangelho
Segundo Espiritismo).
Nem todos os que dizem: Senhor! Senhor! Entrarão no
reino dos céus, mas apenas aqueles que fazem a vontade de meu pai que esta nos
céus.
O Texto não
deixa a menor duvida que a entrada no reino dos céus é uma questão de
obediência dos mandamentos que prova a sinceridade de nossas convicções.
É preciso
erradicar de nós as características do “Homem Velho”, refeito de imperfeições,
vícios e mazelas, para substitui-las pelas do “Homem Novo”, fazendo que em
nossa vida se manifeste, a honestidade, a brandura, a tolerância, e então saber
que estamos trilhando o caminho certo, pois é pelos frutos que se conhece a
qualidade da arvore.
Os Falsos Profetas
E Jesus vem nos
dizer para nos acautelar-nos com os falsos profetas que estão em toda e
qualquer facção religiosa, e que apenas se limitam a pregar boas maneiras, são
os que fingem ser; mansos, humildes e caridosos, mas que no intimo são o
reverso do que aparentam. (Rodolfo Calligaris – Sermão da Montanha).
E para que
possamos conhecer quem são; basta observar os frutos produzidos, porque não
pode a árvore boa, dar maus frutos, nem a árvore má, dar bons frutos. (Rodolfo
Calligaris – Sermão da Montanha).
Quem Ouve Essas Minhas Palavras E As Realizam
Jesus termina de
um modo solene e majestoso o seu discurso e diz:
Quem ouve essas
minhas palavras e as realiza, assemelha-se a um homem sábio que edificou a sua
casa sobre a rocha; desabaram aguaceiros, transbordaram os rios, sopraram os
vendavais e deram de rijo contra essa casa, mas ela não caiu, porque estava
construída sobre a rocha.
Mas quem ouve
essas minhas palavras e não as realiza, esse se assemelha a um homem insensato
que edificou a sua casa sobre a areia; desabaram aguaceiros, sopraram os
vendavais, e deram de rijo contra essa casa, e ela caiu, e foi grande a sua
queda.
Aí está: Tanto o
sábio quanto o insensato ouvem as palavras do grande mestre; mas um as realiza,
e o outro não as realiza. A diferença não esta no ouvir, na teoria, mas em
realizar. (Huberto Rohden – O Sermão da Montanha).
O que resolve
não é ouvir – é realizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário