Nilza Teresa Rotter Pelá
O presente artigo é uma súmula do texto de nossa companheira Sandra
Borba Pereira que se encontra no site http:\\www.mundo espírita.com.br \jornal\jornal2002\os_quatro_pilares.htm .
O relatório da Comissão Especial em Educação de UNESCO sob a
coordenação de Jacques Delors, intitulado Educação
um Tesouro a Descobrir(1) chama a atenção o capítulo 4 da parte
II, que aborda os Quatro Pilares Da Educação quais sejam: aprender a conhecer,
aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser.
Aprender a conhecer
é estar em processo de observar\sentir\surpreender-se com os
conteúdos que se nos apresenta na vida. Exige uma atitude ativa e a libertação
interior de pré-conceitos, essa postura coloca o indivíduo na condição de
situar-se no mundo. Conhecereis a verdade
e ela vos libertará (Jo, 8:32) ensinou-nos Jesus.O ideal de liberdade nos
afasta das paixões más, visão preconceituosa, interesses egoísticos, orgulho e
soberba e nos faculta a possibilidade da busca do conhecimento verdadeiro. Os
mecanismos da evolução nos possibilitam, através das experiências
reencarnatórias, a libertação das amarras da ignorância.
Aprender a fazer
envolve a testagem de novas hipóteses que indicam mudanças,
entretanto isto exige que o indivíduo supere preconceitos e “mesmices”. Jesus
exortou: Batei e abri-se-vos-a, buscai e
achareis. Isto engloba o todo do pensar, agir e do sentir. É no agir que o
ser avalia, reflete, mensura, ajusta, redimensiona, ou transforma seu
pensamento e suas ações.
Aprender a conviver
É situar-se com os outros
compartilhando experiências e desenvolvendo responsabilidades sociais.
Essas experiências geram responsabilidades que nos levam a busca de integração
com a natureza, o compromisso com a humanidade e a necessidade de superação dos
egoísmos coletivos e individuais, isso só é possível pelo compartilhamento,
pela comunhão, pelo diálogo, pela convivência. Ensinou-nos Jesus: Fazer aos outros o que desejamos que os
outros nos façam ( Mt.7:12)como a maneira de conviver com respeito,
tolerância e cooperação fraternal.
Aprender a ser
A destinação do homem é a sua perfectibilidade, o que só pode
ser alcançado pela experiência que lhe faculta simultaneamente o conhecimento
da Natureza, do outro e de si mesmo. Descobrir-se enquanto ser integral(
bio-psico-social e espiritual ), penetrar na essência de sua humanidade,entrar
na posse de sua herança divina e conscientizar-se de sua condição de ser
imortal, são ações próprias do aprender a ser na perspectiva cristã. Vós sois o sal da Terra, a luz do mundo( Mt
5:13-14),Resplandeça vossa luz diante do mundo(Mt 5:16)são assertivas de
Jesus que apontam para nossa inesgotável possibilidades da evolução humana.
Todo aquele que mergulha em si mesmo com sinceridade de propósitos encontrará a
marca divina do criador e descobrirá capaz de crescer em todas as direções de
modo equilibrado, integrado consigo mesmo e com a natureza. Sede perfeito é o convite de Jesus para
que assumamos a herança divina em nós crescendo em espírito e verdade.
Conclusão: o relatório Delors em sua essência representa um
apelo ao homem cansado dos dias atuais de contradições, violências sociais,
medo, injustiça no sentido que ele possa encontrar-se consigo mesmo na
descoberta do tesouro que traz em
si, como o diamante sobre o cascalho, necessitando do burilamento pelas
ferramentas educativas do conhecer, do fazer, do conviver do ser.
Referência
1) DELORS, JACQUES, Educação
um tesouro a descobrir.Brasília: DF:MEC:UNESCO,2003
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