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quinta-feira, 16 de abril de 2015

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO


Nilza Teresa Rotter Pelá

O presente artigo é uma súmula do texto de nossa companheira Sandra Borba Pereira que se encontra no site http:\\www.mundo espírita.com.br\jornal\jornal2002\os_quatro_pilares.htm   .
O relatório da Comissão Especial em Educação de UNESCO sob a coordenação de Jacques Delors, intitulado Educação um Tesouro a Descobrir(1) chama a atenção o capítulo 4 da parte II, que aborda os Quatro Pilares Da Educação quais sejam: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser. 

Aprender a conhecer

é estar em processo de observar\sentir\surpreender-se com os conteúdos que se nos apresenta na vida. Exige uma atitude ativa e a libertação interior de pré-conceitos, essa postura coloca o indivíduo na condição de situar-se no mundo. Conhecereis a verdade e ela vos libertará (Jo, 8:32) ensinou-nos Jesus.O ideal de liberdade nos afasta das paixões más, visão preconceituosa, interesses egoísticos, orgulho e soberba e nos faculta a possibilidade da busca do conhecimento verdadeiro. Os mecanismos da evolução nos possibilitam, através das experiências reencarnatórias, a libertação das amarras da ignorância.

Aprender a fazer

envolve a testagem de novas hipóteses que indicam mudanças, entretanto isto exige que o indivíduo supere preconceitos e “mesmices”. Jesus exortou: Batei e abri-se-vos-a, buscai e achareis. Isto engloba o todo do pensar, agir e do sentir. É no agir que o ser avalia, reflete, mensura, ajusta, redimensiona, ou transforma seu pensamento e suas ações.

Aprender a conviver

É situar-se com os outros compartilhando experiências e desenvolvendo responsabilidades sociais. Essas experiências geram responsabilidades que nos levam a busca de integração com a natureza, o compromisso com a humanidade e a necessidade de superação dos egoísmos coletivos e individuais, isso só é possível pelo compartilhamento, pela comunhão, pelo diálogo, pela convivência. Ensinou-nos Jesus: Fazer aos outros o que desejamos que os outros nos façam ( Mt.7:12)como a maneira de conviver com respeito, tolerância e cooperação fraternal.

Aprender a ser

A destinação do homem é a sua perfectibilidade, o que só pode ser alcançado pela experiência que lhe faculta simultaneamente o conhecimento da Natureza, do outro e de si mesmo. Descobrir-se enquanto ser integral( bio-psico-social e espiritual ), penetrar na essência de sua humanidade,entrar na posse de sua herança divina e conscientizar-se de sua condição de ser imortal, são ações próprias do aprender a ser na perspectiva cristã. Vós sois o sal da Terra, a luz do mundo( Mt 5:13-14),Resplandeça vossa luz diante do mundo(Mt 5:16)são assertivas de Jesus que apontam para nossa inesgotável possibilidades da evolução humana. Todo aquele que mergulha em si mesmo com sinceridade de propósitos encontrará a marca divina do criador e descobrirá capaz de crescer em todas as direções de modo equilibrado, integrado consigo mesmo e com a natureza. Sede perfeito é o convite de Jesus para que assumamos a herança divina em nós crescendo em espírito e verdade.
Conclusão: o relatório Delors em sua essência representa um apelo ao homem cansado dos dias atuais de contradições, violências sociais, medo, injustiça no sentido que ele possa encontrar-se consigo mesmo na descoberta do tesouro que traz em si, como o diamante sobre o cascalho, necessitando do burilamento pelas ferramentas educativas do conhecer, do fazer, do conviver do ser.

Referência

1) DELORS, JACQUES, Educação um tesouro a descobrir.Brasília: DF:MEC:UNESCO,2003


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