ÍNDICE
Plano De Idéas Nº 01
Leis Esquema
Encontro
das
Aptidões
Desigualdades Sociais
Das Riquezas
Dos Sexos
Aptidão Esforço Individual
Aprendizado Não
perde
Obra
do Homem
Sociais Menos
Orgulho e Egoismo
Lei
do Karma
Origem
desonesta
Herança
desonesta duplo problema
Testamento é
problema
Riquezas Divisão
é impossivel
Queda
pode ser a sociedade
Poder
e pobreza são teste e prova dificil
Rico
pode fazer mais bem
Homem = mulher
Crueldade abuso da Força
Sexos Função
adequada Ajuda Mutua
Proteção Não Escravidão
Igual Direito Não
função
Perante
DEUS
Igualdades
Perante
o Tumulo
Somos todos
Iguais para DEUS
Tumulos Orgulho do Defunto
Pompa Orgulho dos Parentes
Homem bom Exemplo
Lei de Igualdade (803 a 824)
1 Desigualdade
1.1 das Aptidões (804 e 805)
1.1.1 Criação
Deus criou todos os Espíritos iguais. A diferença está na
diversidade dos graus de experiência que alcançaram.(804)
1.1.2 Aquisições
Mesmo passando de um mundo superior para um inferior um
espírito conserva as faculdades adquiridas.(805)
1.2 Sociais (806 - 807)
1.2.1 Começo
As desigualdades sociais são obras dos homens. (806)
1.2.2 Fim
Desapareceram quando o Orgulho e o Egoísmo deixarem de
prevalecer. (806a)
1.2.3 Karma
Os que abusam da posições sociais renascerão em situação
inversa, sofrendo o que infligirem aos outros. (807)
1.3 das Riquezas (808 - 816)
1.3.1 Origem
A desigualdade das riquezas se dá não apenas pelas
facilidades de aquisição de uns em relação a outros, mas do engodo e do roubo.
(808)
1.3.2 Herança
Nem mesmo a riqueza herdada está livre das más paixões, ela
pode ter se originado da espoliação e da injustiça. (808a)
Os que herdam uma riqueza mal adquirida não têm
responsabilidade por isso, sobretudo se o ignoram. (809)
1.3.3 Testamento
Mesmo aquele que dispõe de seus bens eqüitativamente antes de
morrer, corre risco de colher frutos amargos e/ou doces. (810)
1.3.4 Divisão
A igualdade absoluta das riquezas é impossível, face à
diversidade das faculdades e dos caracteres. (811)
Alguns homens defendem a igualdade das riquezas, mas seria
melhor se combatessem o egoísmo. (811a)
1.3.5 o Bem Estar
A igualdade do bem-estar seria possível, se todos se
entendessem convenientemente. (812)
1.3.6 Entendimento
Todos os homens se entenderão quando praticarem a lei de
justiça. (812a)
1.3.7 Queda
A sociedade é muitas vezes a principal culpada pela queda dos
semelhantes na miséria. (813)
1.3.8 Provas
Deus concedeu a riqueza e o poder a uns e a miséria a outros
para testá-los de maneiras diferentes. (814)
A pobreza e a riqueza são provas difíceis, uma provoca
queixas contra a Providência, a outra induz aos excessos. (815)
1.3.9 Uso
O rico, mesmo sujeito a maiores tentações, tem mais
facilidades de fazer o bem, o que nem sempre acontece. (816)
1.4 dos Sexos (817 - 822)
1.4.1 Direitos
O homem e a mulher têm os mesmos direitos perante Deus. (817)
1.4.2 Predomínio
O predomínio injusto e cruel sobre as mulheres é o resultado
das instituições sociais e do abuso da força. (818)
1.4.3 Trabalhos
Ao homem cabem os trabalhos rudes, à mulher os trabalhos
leves, com a responsabilidade de se ajudarem mutuamente. (819)
1.4.4 Proteção
Deus deu força ao homem não para escravizar a mulher, mas
para protegê-la. (820)
1.4.5 Importância
À mulher está destinada tarefa de maior importância do que ao
homem. É ela que dá as primeiras noções de vida. (821)
1.4.6 Perante a Lei
Sendo iguais perante a lei de Deus, os homens devem ser
iguais perante as leis humanas. (822)
A legislação deve consagrar a igualdade de direitos, mas não
das funções. Cada um deve-se ocupar conforme a aptidão. (823)
2 Igualdade
2.1 Perante Deus (803)
2.1.1 Somos todos iguais
perante as leis de Deus e todos tendem ao mesmo objetivo.(803)
2.2 Perante o Túmulo (823 -
824)
2.2.1 Memória
O desejo que o homem sente de perpetuar sua memória por meio
de monumentos fúnebres é o último ato de orgulho. (823)
2.2.2 Pompa
Se a suntuosidade dos monumentos é devida aos parentes, o
orgulho e a ostentação é deles. (823a)
2.2.3 Homenagem
Não há reprovação absoluta na pompa dos funerais, honrar a
memória dos homens de bem é justo e de bom exemplo. (824)
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