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sexta-feira, 17 de abril de 2015

EURIPEDES BARSANULFO – EDUCAÇÃO E MEDIUNIDADE

INDICE



TEMA USE-RP MAIO/2011


SUBSÍDIOS PARA O DESENVOLVIMENTO


Edegar Tão

Fontes para Consulta e Aprofundamento do Tema:

NOVELINO, CORINA. Eurípedes, o Homem e a Missão. 3.ed., Araras/SP, IDE, 1979.
BIGHETO, Alessandro Cesar. Eurípedes Barsanulfo, um educador de vanguarda na Primeira República. Bragança Paulista: Comenius, 2007.
FILME/DVD - VERSÁTIL - Eurípedes Barsanulfo - Educador e Médium

Ítens sugeridos para o Estudo:
·                    Evangelho Segundo o Espiritismo
o        CAP. XVII - Sede Perfeitos - Item 3 - O Homem de Bem
o        CAP. XXVI - Dai gratuitamente o que recebestes gratuitamente
§     Item 1 - Dom de Curar e itens de 7 a 10 - Mediunidade Gratuita

·                    Uma breve biografia de Eurípedes Barsanulfo
·                    Eurípedes e a Educação
o        Liceu Sacramentano
o        Colégio Allan Kardec
·                    Eurípedes e a Mediunidade

BREVE BIOGRAFIA DE EURÍPEDES BARSANULFO

- Nasce, na cidade de Sacramento em Minas Gerais, em 1° de maio de 1880;
- Filho de Hermógenes Ernesto de Araújo (Sr. Mogico) e Jerônima Pereira de Almeida (Dna. Meca);
- Desde cedo, encontra dificuldades e problemas familiares;
- Inicia sua educação aos 5 anos, com o pai matriculando-o na escola de Joaquim Vaz de Melo;
- A família se muda para a Estação do Cipó, em 1885 e Eurípedes apresenta lacunas na sua educação;
- Em 1889 a família retorna a Sacramento e o pai de Eurípedes o matricula no famoso educandário de Sacramento, o Colégio Miranda. Permanece ali até a conclusão de seus estudos em 1891;
- Aluno ativo e dedicado, desde jovem demonstra suas aptidões literárias e artísticas;
- Participou da fundação de um grêmio dramático, aos 12 anos de idade, participando diretamente de apresentações artísticas, surpreendendo a todos;
- Mostra desde menino grande tendência em auxiliar os doentes e pobres, constantemente estudando e consultando obras sobre medicina;
- Em 1902 tem a possibilidade de viajar com o pai ao Rio de Janeiro com o objetivo de continuar seus estudos ingressando numa faculdade de medicina; ingressa a Sacramento depois de 20 dias e quando estava de malas prontas para a mudança, sua mãe entra em crise sentindo a separação do filho e este, então, desiste de prosseguir viagem;
- Após desistir de estudar medicina, também em 1902 funda com outros professores o Liceu Sacramentano;
- O Liceu Sacramentano funcionava no antigo prédio do cartório do 1° Ofício e já apresentava uma proposta pedagógica inovadora, mas não como no Colégio Allan Kardec;
- Converte-se ao Espiritismo entre 1903 e 1905, encontrando resistências e conflitos diante de sua decisão, inclusive dentro da própria família;
- Funda uma pequena farmácia homeopática, com objetivos claros de atender os pobres e necessitados em geral;
- É vereador entre 1904 a 1910, desenvolvendo inúmeras ações para o crescimento da cidade de Sacramento e beneficiando significativamente a população;
- Sua família também aceita as idéias espíritas a partir de 1905 e com o apoio familiar funda o grupo “Esperança e Caridade";
- Funda o Colégio Allan Kardec em 31 de janeiro de 1907;
- Desencarna no primeiro dia de novembro de 1918 vitimado pela “gripe espanhola”

1/5/1880
Nasce, na cidade de Sacramento em Minas Gerais, Filho de Hermógenes Ernesto de Araújo (Seu Mogico) e Jerônima Pereira de Almeida (Dona Meca);
1885
Inicia sua educação, na escola de Joaquim Vaz de Melo;
1885
A família se muda para a Estação do Cipó
1889
A família retorna a Sacramento e vai estudar no famoso educandário de Sacramento, o Colégio Miranda
1891
Termina os Estudos no Colégio Miranda
1892
Participou da fundação de um grêmio dramático, participando diretamente de apresentações artísticas, surpreendendo a todos
1902
Vai para o Rio de Janeiro (Capital Federal) continuar seus estudos e ingressa numa faculdade de medicina
1902
Funda com outros professores o Liceu Sacramentano;
1903
Converte-se ao Espiritismo entre 1903 e 1905
1904
É vereador, desenvolvendo inúmeras ações para o crescimento da cidade de Sacramento e beneficiando significativamente a população
1905
Sua família também aceita as idéias espíritas, e com o apoio familiar funda o grupo “Esperança e Caridade";
31/01/1907
Funda o Colégio Allan Kardec
1/11/1918
Desencarna vitimado pela “gripe espanhola"



EURÍPEDES E A EDUCAÇÃO

LICEU SACRAMENTANO
Fundado em 31 de janeiro de 1902, por Eurípedes Barsanulfo e outros professores, sob o calor do entusiasmo e das esperanças do povo.
O prédio passou por diversas reformas com intenções pedagógicas, patrocinadas por José Monteiro da Silva Junior, porém, após a conversão de Eurípedes ao Espiritismo, todos os pais retiram seus filhos da escola e passam a hostilizá-lo
Os professores também abandonam o colégio; o mobiliário escolar foi retirado e o prédio requerido por seus proprietários. Eurípedes assim, encontrava inúmeras dificuldades para prosseguir
Num momento de abatimento e tristeza, Eurípedes se põe a chorar e durante ardorosa prece, sente-se impelido a escrever, impregnado de magnetismo suave, de uma fluidez radiosa. Hesita, diante do nome da Elevada Entidade que se apresenta, mas não consegue resistir e mecanicamente escreve:
“Não feche as portas da escola. Apague da tabuleta a denominação Liceu Sacramentano que é um resquício do orgulho humano. Em substituição coloque o nome Colégio Allan Kardec. Ensine o Evangelho de meu filho às quartas-feiras e institua um curso de Astronomia. Acobertarei o Colégio Allan Kardec sob o manto do meu Amor.” Maria, Serva do Senhor
Nasce o Colégio Allan Kardec
COLÉGIO ALLAN KARDEC
Funda o Colégio Allan Kardec em 31/01/1907, que funcionava em forma de cooperativa entre os professores, como no Liceu Sacramentano
Eurípedes adota outros procedimentos, a ordem e a disciplina não eram condições essenciais no cotidiano do colégio.
As relações entre Eurípedes, os professores e os alunos não eram tão rígidas e hierarquizadas. Eurípedes queria construir uma escola com mais liberdade, autonomia, diálogo e afeto.
Eurípedes nunca assumiu o papel de fiscalizador e de controlador, era o diretor do colégio, mas não era autoritário; encontrava soluções para as tensões, discussões, críticas, discordâncias e conflitos no diálogo franco e aberto.
O colégio apresentava uma quantidade de professores homens significativamente maior do que professoras mulheres. Entre os seis professores, havia uma única mulher.
No curso elementar as crianças aprendiam a ler, escrever e contar
Concluída a etapa elementar as crianças começavam a estudar Língua Portuguesa e Morfologia, Ciências Naturais e Gramática Portuguesa, História do Brasil e Geografia do Brasil
Após esta fase, iniciavam os estudos de matérias do ensino médio. Nesses cursos estavam matriculadas crianças de faixa etária que ia de 7 a 16 anos.
Eurípedes mostrava preocupação com a freqüência dos alunos. Como diretor e professor do colégio, tinha consciência das dificuldades dos alunos em compatibilizarem as atividades escolares com os trabalhos familiares, mas no dia em que faltavam ao colégio, sempre arrumava um jeito de mandar buscá-los.
Não havia horários rígidos para as atividades do colégio, o tempo de duração de aula variava de acordo com o conteúdo estudado e as atividades realizadas.
Alguns estudos tomavam 30 minutos das aulas diárias, já as aulas passeio ocupavam horas de conversas e debates
Havia uma quantidade significativa de crianças negras matriculadas no colégio, bem como a existência de professores também negros
A promoção do aluno poderia ocorrer mesmo no primeiro semestre, segundo o aproveitamento registrado pelo mesmo
Os exames finais caracterizavam-se por provas orais, para quais o aluno deveria estar bem preparado para um bombardeio de perguntas, partindo não apenas da Banca examinadora, mas do próprio Eurípedes
Os trabalhos culturais, literários, artísticos e musicais, também faziam parte do processo de avaliação
Eurípedes via o ser humano como um ser biológico, social, psicológico e espiritual. As potencialidades e as capacidades humanas não são somente produto da sociedade e da cultura em que vivemos, também se radicam na alma humana que é imortal.
As relações entre Eurípedes e as crianças era de pouquíssima hierarquia; era como um companheiro que buscasse junto descobrir, conhecer, amar e progredir.
O educando é um espírito imortal com autonomia para construir a si mesmo em sucessivas vidas, portanto deve-se respeitar a individualidade de cada um dos alunos.
A educação, no colégio, não estava baseada nos princípios norteadores da sociedade burguesa. Não tinha por objetivo formar e formatar as crianças segundo as exigências do mercado ou simplesmente formá-las com as competências do mundo capitalista.
Eurípedes assumia uma perspectiva espiritualista, não exclusivista e particularista. A sua pedagogia reconhecia o aspecto espiritual do ser humano, mas procurava evitar o proselitismo, o dogmatismo, a doutrinação. Em sua escola não existiam desejos de formar espíritas ou religiosos. Não havia aulas obrigatórias de espiritismo, pois não era uma escola confessional, no sentido tradicional do termo.
A disciplina que mais chama atenção é o ensino do Evangelho que tinha como objetivo despertar nos educandos a verdadeira religiosidade que liga o homem a Deus independente de religião. Dessa forma, diferenciava-se dos métodos tradicionais, que exerciam o ensino catequético. Em suas aulas ensinava a história, a filosofia e os fundamentos de todas as religiões pondo em prática o verdadeiro ensino inter-religioso e sem proselitismo.
EURÍPEDES E A MEDIUNIDADE
Em sua primeira participação em uma reunião mediúnica no centro espírita que seu tio Mariano frequentava, um importante fato ocorre, que mudaria sua vida, para sempre.
Foi uma noite muito especial, porque nessa sua primeira reunião, Eurípedes Barsanulfo, através da mediunidade psicofônica do seu tio, ouviu o Dr. Bezerra de Menezes dar-lhe as boas-vindas e dizer-lhe que estava ali um espírito de alta hierarquia que lhe queria falar.
Apresentou-se então esse espírito, comunicando-lhe que era o seu protetor, que o acompanhava desde o seu nascimento, e que já tinham sido amigos em muitos vidas. Eurípedes perguntou-lhe então como se chamava e a resposta foi que na sua última existência tinha tido o nome de Vicente de Paulo. Insistindo, Eurípedes Barsanulfo perguntou-lhe se tinha sido São Vicente de Paulo, tendo ele respondido que sim. 
Seguidamente, informou-o de que tinha uma missão a cumprir: “Os espíritos do Senhor – disse-lhe - realizarão diversos trabalhos contigo. A Caridade, meu filho, é a nossa bandeira. O teu trabalho principal será o de curar, e Bezerra de Menezes irá ajudar-te nessa área. Tudo está planejado e, na verdade, é Jesus quem nos dirige.”
A partir da sua conversão ao Espiritismo, sua extraordinária mediunidade se desenvolve, apresentando diversas faculdades mediúnicas, como a de cura, audição, vidência, psicografia, efeitos físicos e bicorporeidade.
A facilidade em desdobrar-se era impressionante, como na ocasião em que entrou em transe e chegou a descrever detalhadamente, para seus alunos, o local, o horário e os participantes de uma reunião que havia acabado de assistir na cidade de Versalhes, na França, local em que foi assinado um histórico tratado.
Dentre os espíritos que se manifestavam por Eurípedes Barsanulfo destacamos:
Sócrates, Platão, Pitágoras, Maria - Mãe de Jesus, Maria Madalena, João Batista, João, o Evangelista, Pedro, Tiago, Mateus, Lucas, Paulo de Tarso, Victor Hugo, Tiradentes, José do Patrocínio entre tantos outros iluminados
Narra o dr. Tomaz Novelino. um de seus mais conhecidos alunos do Colégio Alan Kardec, o seguinte:
"Desprendia-se facilmente, transportando-se, em espírito, à distância. Quantas vezes em aulas, ele pendia a cabeça, caía em sono e permanecia assim por alguns minutos, era por ocasião da primeira grande guerra e, com horror, descrevia os combates de que tinha sido testemunha".
"Desprendia-se outras vezes, visitando doentes à distância, presença muitas vezes sentida e notada por alguns de seus enfermos".
Conta-se ainda, que o escritor espírita Domério de Oliveira ouviu de um confrade o seguinte e interessante caso.
"Certa feita, um caboclo rude e ignorante tentou desafiar Eurípedes, dizendo-lhe que o Espiritismo era uma farsa e que não acreditava nesta besteira de espíritos. Então, Eurípedes pediu ao caboclo que olhasse bem para ele, e o caboclo arregalou os olhos, quando viu 'um Eurípedes' sair de dentro do 'outro Eurípedes'. Explicando: o caboclo viu, mas mesmo vendo não acreditou, que o notável Eurípedes projetava-se na sua 'forma espiritual', para dar-lhe a prova mais cabal da existência do Espírito" (RIE, Matão, março de 2000).
CONCLUSÃO
“Eurípedes Barsanulfo, como educador, foi o fundador do primeiro colégio espírita do Brasil e líder de mudanças educacionais em sua região; político, professor, jornalista, além de um homem de ação pedagógica. Sua posição na história da educação e do pensamento espírita é importante principalmente por dois motivos: como educador criou um colégio e defendeu posições pedagógicas que figuraram entre as propostas inovadoras do seu tempo, contra as tendências educacionais conservadoras; como herdeiro do pensamento de Kardec deu uma contribuição ao Espiritismo, criando uma escola embasada nos seus postulados básicos, extraindo destes suas práticas pedagógicas”.
Como médium e fiel instrumento da Espiritualidade Superior, Eurípedes dedica sua vida à tarefa missionária de consolar e curar, educar e edificar os corações humanos.
Com sua vida totalmente entregue à caridade, exemplificou os ensinamentos superiores de Jesus, conjugando o verbo amar em suas mais simples realizações, deixando-nos o inesquecível e imorredouro legado da prática do Bem e do exercício do Amor.

JORNAL VERDADE E LUZ – MAIO/2011


EURÍPEDES BARSANULFO EDUCAÇÃO E MEDIUNIDADE
 edegar.tao@mac.com
Nascido em 1° de maio de 1880, na cidade de Sacramento-MG; Eurípedes Barsanulfo, embora encontrando inúmeras dificuldades desde a infância, já apresentava o espírito dócil e determinado.
Aos seis anos de idade sabia ler e escrever; e aos nove, ingressando no Colégio Miranda em Sacramento, sua cidade natal, já se destacava, posicionando-se como aluno estudioso, exemplo de abnegação e bondade, auxiliando e lecionando a quem precisasse. Aos doze anos fundou um grêmio dramático, promovendo elaboradas apresentações artísticas; realizava encontros literários, filosóficos e culturais em benefício da população, estimulando a participação de todos. Aos vinte e dois conhecido em toda a região, acumulava os cargos de vereador na Câmara Municipal de Sacramento, jornalista, professor e diretor do Liceu Sacramentano - fundado por ele e um grupo de professores amigos em 1902 - e secretário da Irmandade de São Vicente de Paulo.
 De família católica, converteu-se ao Espiritismo entre os anos de 1903 e 1905, após ouvir, na primeira reunião espírita que participava, através da psicofonia de um médium simples e iletrado, a maravilhosa explanação sobre as Bem-Aventuranças, feita por João, o Evangelista.
A partir daí, desenvolveu notáveis faculdades mediúnicas que o fizeram instrumento de feitos impressionantes, permitindo socorrer infindáveis corações.
 Suas ações na educação foram extraordinárias. Fundou o Colégio Allan Kardec em 31 de janeiro de 1907, revolucionando a educação da época, criando um ensino participativo e solidário, adotando métodos que promoviam trocas de experiências em realizações práticas e livres.
 Através do seu amor pela educação, buscava formar o ser integral, respeitando seus alunos
em todos os seus aspectos, especialmente o espiritual. A criança era vista como um ser potencialmente livre, criativo, único e detentor de uma bagagem peculiar que devia ser respeitada.
Inspirava virtudes por onde andava, exemplificando suas palavras através da coerência de suas atitudes.
Dentre as suas extraordinárias faculdades mediúnicas, destacam-se a de cura e a bicorporiedade.
A facilidade em desdobrar-se era impressionante, como na ocasião em que entrou em transe e chegou a descrever detalhadamente, para seus alunos, o local, o horário e os participantes de uma reunião que havia acabado de assistir na cidade de Versalhes, na França, local em que foi assinado um histórico tratado.
Dentre os espíritos que se manifestavam por Eurípedes Barsanulfo destacamos:
Sócrates, Platão, Pitágoras, Maria - Mãe de Jesus, Maria Madalena, João Batista, João, o Evangelista, Pedro, Tiago, Mateus, Lucas, Paulo de Tarso, Victor Hugo, Tiradentes, José do Patrocínio entre tantos outros iluminados.
Eurípedes Barsanulfo, desencarnou em 1918, no primeiro dia de novembro; deixando inesquecíveis lembranças através das suas profundas realizações, não somente na cidade de Sacramento ou no colégio, mas sobretudo nos corações de todos aqueles que viveram ao seu lado.
Deixa-nos seu legado de amor e caridade, apontando-nos os caminhos para a realização do Bem, em nome de Jesus.


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