INDICE
OBJETIVO DO TEMA
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BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
O Evangelho Segundo o Espiritismo –
(Allan Kardec)
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Capitulo
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O Livro dos Espiritos – (Allan
Kardec)
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Questões
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
O
LIVRO DOS ESPÍRITOS
Q. 685-a. “...a educação consiste na arte
de formar caracteres, criar hábitos; a educação é o conjunto de hábitos
adquiridos”.
“Conhece-se a árvore pelos
frutos” – Allan Kardec - ESE Cap.XXI
“ Porque não é boa a árvore que
dá maus frutos, nem má árvore a que dá bons frutos. O homem bom, do bom tesouro
do seu coração tira o bem; e o homem mau, do mau tesouro tira o mal. Porque do
que está cheio o coração, disso é que fala a boca”. (Lucas,
VI: 43-45.) O agir é um transbordamento
do ser.
Do
que vamos encher o nosso coração?
Quem
deve estar comprometido em encher o próprio coração?
Na
infância, a quem cabe primordialmente essa tarefa? => Pais / Família => exemplos na
convivência, estimulando o convívio e amalgamando a formação dos caracteres,
criando hábitos.
Q.
208 – O espírito dos pais não exerce influência sobre o do filho após o
nascimento?
- Exerce,
e muito, pois, como já dissemos, os espíritos dos pais tem a missão de
desenvolver o dos filhos pela educação: isso para ele é uma tarefa. Se nela
falhar, será culpado.
Q. 383 – Qual, para este(o espírito), a utilidade de
passar pelo estado de infância?
- Encarnado, com o objetivo de
se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às
impressões que recebe capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que
devem contribuir os incumbidos de educá-lo.
Q. 385 - Que é o que motiva a mudança que se opera no
caráter do indivíduo em certa idade, especialmente ao sair da adolescência? É
que o Espírito se modifica?
É que o Espírito retoma a
natureza que lhe é própria e se mostra qual era.
Não conheceis o que a inocência
das crianças oculta. Não sabeis o que elas são, nem o que foram, nem o que
serão. Contudo, afeição lhes tendes, as acaricias, como se fossem parcelas de
vós mesmos, a tal ponto que se considera o amor que uma mãe consagra a seus
filhos como o maior amor que um ser possa votar a outro. Donde nasce o meigo
afeto, a terna benevolência que mesmo os estranhos sentem por uma criança?
Sabeis? Não. Pois bem! Vou explicá-lo.
As crianças são os seres que
Deus manda a novas existências. Para que não lhe possam imputar excessiva
severidade, dá-lhes Ele todos os aspectos da inocência. Ainda quando se trata
de uma criança de maus pendores, cobrem-se-lhe as más ações com a capa da
inconsciência. Essa inocência não constitui superioridade real com relação ao
que eram antes, não. É a imagem do que deveriam ser e, se não o são, o
conseqüente castigo exclusivamente sobre elas recai.
Não foi, todavia, por elas
somente que Deus lhes deu esse aspecto de inocência; foi também e sobretudo por
seus pais, de cujo amor necessita a fraqueza que as caracteriza.
Ora, esse amor se enfraqueceria
grandemente à vista de um caráter áspero e intratável, ao passo que, julgando
seus filhos bons e dóceis, os pais lhes dedicam toda a afeição e os cercam dos
mais minuciosos cuidados. Desde que, porém, os filhos não mais precisam da
proteção e assistência que lhes foram dispensadas durante quinze ou vinte anos,
surge-lhes o caráter real e individual em toda a nudez. Conservam-se bons, se
eram fundamentalmente bons; mas, sempre irisados de matizes que a primeira
infância manteve ocultos.
Como vedes, os processos de Deus
são sempre os melhores e, quando se tem o coração puro, facilmente se lhes
apreende a explicação.
Com efeito, ponderai que nos vossos
lares possivelmente nascem crianças cujos Espíritos vêm de mundos onde
contraíram hábitos diferentes dos vossos e dizei-me como poderiam estar no
vosso meio esses seres, trazendo paixões diversas das que nutris, inclinações,
gostos, inteiramente opostos aos vossos; como poderiam enfileirar-se entre vós,
senão como Deus o determinou, isto é, passando pelo tamis da infância? Nesta se
vêm confundir todas as idéias, todos os caracteres, todas as variedades de
seres gerados pela infinidade dos mundos em que medram as criaturas. E vós
mesmos, ao morrerdes, vos achareis num estado que é uma espécie de infância,
entre novos irmãos. Ao volverdes à existência extraterrena, ignorareis os
hábitos, os costumes, as relações que se observam nesse mundo, para vós, novo.
Manejareis com dificuldade uma linguagem que não estais acostumado a falar,
linguagem mais vivaz do que o é agora o vosso pensamento.
Q.
914 - Fundando-se o egoísmo no
sentimento do interesse pessoal, bem difícil parece extirpá-lo inteiramente do
coração humano. Chegar-se-á a consegui-lo?
À medida que os homens se
instruem acerca das coisas espirituais, menos valor dão às coisas materiais.
Depois, necessário é que se reformem as instituições humanas que o entretêm e
excitam.
Isso depende da educação.
O
EVENGALHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
CAP.
XIV – 9 – INSTRUÇÃO DOS ESPÍRITOS
...Desde o berço, a criança manifesta os instintos bons ou maus que trás
de sua existência anterior. É necessário aplicar-se em estudá-los. Todos os
males têm sua origem no egoísmo e no orgulho. Espreitai, pois, os menores
sinais que revelam os germens desses vícios e dedicai-vos a combatê-los, sem
esperar que eles lancem raízes profundas.
Fazei
como o bom jardineiro, que arranca os brotos daninhos à medida que os vê
aparecerem na árvore. Quando os pais tudo fizeram para o adiantamento moral dos
filhos, se não conseguem êxito, não tem do que lamentar e sua consciência pode
estar tranqüila.
Educação
é diferente de instrução.
Instrução:
livros, filmes, escolas, jornais, etc. = fatos
Dizem respeito a vida periférica
Educação
= Frutos = Caracteres = Criação de
Valores Universais
Dizem respeito ao Eu Central =>
alma
Verdade,
Justiça, Honestidade, Amor,
Bondade,
Fraternidade Universal, Caridade...
Nossa
essência é Divina => somos filhos da Genética Divina
Ninguém pode educar alguém.
Alguém só pode educar-se a si mesmo.
Auto-educação.
Prova: Jesus / Judas. Outros
apóstolos: 3 anos de convivência com o melhor dos educadores!!!!
O que o Mestre fez? Mostrou aos
discípulos o caminho da auto-educação.
Indução magnética => indução
espiritual
O educador pode despertar no educando
potencialidades dormentes.
A arte de educar quase que totalmente
consiste em despertar no educando essas potencialidades.
Para isso precisamos da visão integral
da existência = somos herdeiros das nossas ações
O mundo dos valores está
negligenciado = atrofia
O mundo dos fatos está hipertrofiado
Atrofia da educação + hipertrofia da
instrução = crise existencial = frustração existencial
A nossa felicidade permanente é mais
importante que todas as satisfações transitórias.
Podemos ser profundamente felizes em
meio aos sofrimentos e infelizes em meio aos gozos.
Gozo e sofrimento nos vem das
circunstâncias, que nem sempre estão sujeitas ao nosso livre arbítrio.
Felicidade ou infelicidade vem da
nossa própria substância, do nosso verdadeiro EU.
Não somos livres para gozar o sofrer,
mas somos livres em sermos felizes ou infelizes.
O
que faz o homem feliz não é atingir alguns objetivos de vida, apesar de
louváveis;
O
que faz o homem feliz é realizar em si os valores cósmicos.
Se
só depende de nós essa realização, a nossa felicidade também!
Livro Pão Nosso, Lição 110 –
Magnetismo Pessoal
“E toda a multidão, procurava
tocar-lhe, porque saía dele uma virtude que os curava a todos.”(Lucas, 6:19.)
Virtude que curava a todos!!!
“Vós podeis fazer tudo o que eu faço
e ainda muito mais.”
Jesus
curou algumas pessoas/corpos enquanto esteve conosco, mas vem curando milhões
de almas através do estímulo a educação!
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