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quinta-feira, 16 de abril de 2015

EDUCAÇÃO: RESPONSABILIDADE DE TODOS?

INDICE




OBJETIVO DO TEMA







BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL


O Evangelho Segundo o Espiritismo – (Allan Kardec)
Capitulo
O Livro dos Espiritos – (Allan Kardec)
Questões

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR





O LIVRO DOS ESPÍRITOS


Q. 685-a. “...a educação consiste na arte de formar caracteres, criar hábitos; a educação é o conjunto de hábitos adquiridos”.

“Conhece-se a árvore pelos frutos” – Allan Kardec - ESE Cap.XXI

“ Porque não é boa a árvore que dá maus frutos, nem má árvore a que dá bons frutos. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do mau tesouro tira o mal. Porque do que está cheio o coração, disso é que fala a boca”. (Lucas, VI: 43-45.) O agir é um transbordamento do ser.

Do que vamos encher o nosso coração?

Quem deve estar comprometido em encher o próprio coração?

Na infância, a quem cabe primordialmente essa tarefa?  => Pais / Família => exemplos na convivência, estimulando o convívio e amalgamando a formação dos caracteres, criando hábitos.


Q. 208 – O espírito dos pais não exerce influência sobre o do filho após o nascimento?

- Exerce, e muito, pois, como já dissemos, os espíritos dos pais tem a missão de desenvolver o dos filhos pela educação: isso para ele é uma tarefa. Se nela falhar, será culpado.

Q. 383 – Qual, para este(o espírito), a utilidade de passar pelo estado de infância?

- Encarnado, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo.

Q. 385 - Que é o que motiva a mudança que se opera no caráter do indivíduo em certa idade, especialmente ao sair da adolescência? É que o Espírito se modifica?

É que o Espírito retoma a natureza que lhe é própria e se mostra qual era.

Não conheceis o que a inocência das crianças oculta. Não sabeis o que elas são, nem o que foram, nem o que serão. Contudo, afeição lhes tendes, as acaricias, como se fossem parcelas de vós mesmos, a tal ponto que se considera o amor que uma mãe consagra a seus filhos como o maior amor que um ser possa votar a outro. Donde nasce o meigo afeto, a terna benevolência que mesmo os estranhos sentem por uma criança? Sabeis? Não. Pois bem! Vou explicá-lo.
As crianças são os seres que Deus manda a novas existências. Para que não lhe possam imputar excessiva severidade, dá-lhes Ele todos os aspectos da inocência. Ainda quando se trata de uma criança de maus pendores, cobrem-se-lhe as más ações com a capa da inconsciência. Essa inocência não constitui superioridade real com relação ao que eram antes, não. É a imagem do que deveriam ser e, se não o são, o conseqüente castigo exclusivamente sobre elas recai.
Não foi, todavia, por elas somente que Deus lhes deu esse aspecto de inocência; foi também e sobretudo por seus pais, de cujo amor necessita a fraqueza que as caracteriza.
Ora, esse amor se enfraqueceria grandemente à vista de um caráter áspero e intratável, ao passo que, julgando seus filhos bons e dóceis, os pais lhes dedicam toda a afeição e os cercam dos mais minuciosos cuidados. Desde que, porém, os filhos não mais precisam da proteção e assistência que lhes foram dispensadas durante quinze ou vinte anos, surge-lhes o caráter real e individual em toda a nudez. Conservam-se bons, se eram fundamentalmente bons; mas, sempre irisados de matizes que a primeira infância manteve ocultos.
Como vedes, os processos de Deus são sempre os melhores e, quando se tem o coração puro, facilmente se lhes apreende a explicação.
Com efeito, ponderai que nos vossos lares possivelmente nascem crianças cujos Espíritos vêm de mundos onde contraíram hábitos diferentes dos vossos e dizei-me como poderiam estar no vosso meio esses seres, trazendo paixões diversas das que nutris, inclinações, gostos, inteiramente opostos aos vossos; como poderiam enfileirar-se entre vós, senão como Deus o determinou, isto é, passando pelo tamis da infância? Nesta se vêm confundir todas as idéias, todos os caracteres, todas as variedades de seres gerados pela infinidade dos mundos em que medram as criaturas. E vós mesmos, ao morrerdes, vos achareis num estado que é uma espécie de infância, entre novos irmãos. Ao volverdes à existência extraterrena, ignorareis os hábitos, os costumes, as relações que se observam nesse mundo, para vós, novo. Manejareis com dificuldade uma linguagem que não estais acostumado a falar, linguagem mais vivaz do que o é agora o vosso pensamento.

Q. 914 - Fundando-se o egoísmo no sentimento do interesse pessoal, bem difícil parece extirpá-lo inteiramente do coração humano. Chegar-se-á a consegui-lo?

À medida que os homens se instruem acerca das coisas espirituais, menos valor dão às coisas materiais. Depois, necessário é que se reformem as instituições humanas que o entretêm e excitam.
Isso depende da educação.



O EVENGALHO SEGUNDO O ESPIRITISMO


CAP. XIV – 9 – INSTRUÇÃO DOS ESPÍRITOS


...Desde o berço, a criança manifesta os instintos bons ou maus que trás de sua existência anterior. É necessário aplicar-se em estudá-los. Todos os males têm sua origem no egoísmo e no orgulho. Espreitai, pois, os menores sinais que revelam os germens desses vícios e dedicai-vos a combatê-los, sem esperar que eles lancem raízes profundas.
Fazei como o bom jardineiro, que arranca os brotos daninhos à medida que os vê aparecerem na árvore. Quando os pais tudo fizeram para o adiantamento moral dos filhos, se não conseguem êxito, não tem do que lamentar e sua consciência pode estar tranqüila.

Educação é diferente de instrução.

Instrução: livros, filmes, escolas, jornais, etc. = fatos
Dizem respeito a vida periférica

Educação =  Frutos = Caracteres = Criação de Valores Universais
Dizem respeito ao Eu Central => alma

Verdade, Justiça, Honestidade, Amor,

Bondade, Fraternidade Universal, Caridade...

Nossa essência é Divina => somos filhos da Genética Divina

Ninguém pode educar alguém.
Alguém só pode educar-se a si mesmo. Auto-educação.

Prova: Jesus / Judas. Outros apóstolos: 3 anos de convivência com o melhor dos educadores!!!!

O que o Mestre fez? Mostrou aos discípulos o caminho da auto-educação.

Indução magnética => indução espiritual

O educador pode despertar no educando potencialidades dormentes.

A arte de educar quase que totalmente consiste em despertar no educando essas potencialidades.

Para isso precisamos da visão integral da existência = somos herdeiros das nossas ações

O mundo dos valores está negligenciado = atrofia
O mundo dos fatos está hipertrofiado

Atrofia da educação + hipertrofia da instrução = crise existencial = frustração existencial

A nossa felicidade permanente é mais importante que todas as satisfações transitórias.

Podemos ser profundamente felizes em meio aos sofrimentos e infelizes em meio aos gozos.

Gozo e sofrimento nos vem das circunstâncias, que nem sempre estão sujeitas ao nosso livre arbítrio.

Felicidade ou infelicidade vem da nossa própria substância, do nosso verdadeiro EU.

Não somos livres para gozar o sofrer, mas somos livres em sermos felizes ou infelizes.

O que faz o homem feliz não é atingir alguns objetivos de vida, apesar de louváveis;

O que faz o homem feliz é realizar em si os valores cósmicos.

Se só depende de nós essa realização, a nossa felicidade também!

Livro Pão Nosso, Lição 110 – Magnetismo Pessoal

“E toda a multidão, procurava tocar-lhe, porque saía dele uma virtude que os curava a todos.”(Lucas, 6:19.)

Virtude que curava a todos!!!

“Vós podeis fazer tudo o que eu faço e ainda muito mais.”


Jesus curou algumas pessoas/corpos enquanto esteve conosco, mas vem curando milhões de almas através do estímulo a educação!

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