INDICE
OBJETIVO DO TEMA
Marcar o início do novo ciclo, onde será priorizado o estudo
das princípios básicos e vivências espíritas;
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Apresentação geral dos princípios básicos da Doutrina dos
Espíritos;
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Mostrar o Espiritismo como uma filosofia espiritualista;
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Realçar que a doutrina apresenta fatos e coisas novas, com
nomenclaturas novas
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BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
O Evangelho Segundo o Espiritismo – (Allan Kardec)
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Capitulo
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O Livro dos Espiritos – (Allan Kardec)
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Questões
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ROTEIRO PARA DESENVOLVIMENTO DO TEMA DE FEVEREIRO DE 2010
DESENVOLVIMENTO DO TEMA
Introdução: fazer breve apontamento sobre a “Introdução do estudo da
Doutrina Espírita”, trazendo de modo bem genérico as suas principais
informações, como a localização da Doutrina no campo da filosofia, os cuidados
que teve o Codificador para organizá-la e principais premissas. Caso se sinta a
vontade e preparado para breve relato sobre os “Prolegômenos”, também poderá
fazê-lo.
Ação Principal: fazer explanação sobre o Resumo da Doutrina dos Espíritos, conteúdo
do item VI da Introdução ao estudo da Doutrina dos Espíritos.
Ø
buscar os pontos
principais;
Ø
registrar palavras chave
(conceitos básicos);
Ø
marcar situações
relevantes;
Ø
preocupar-se em
apresentar, sem aprofundar;
Ø
valorizar a moral.
Conclusão: aponte que foram apresentados princípios básicos da doutrina,
temas que serão aprofundados durante todo o ano, juntamente com temas que
tratam de vivências e valorização da codificação espírita, da educação e do ser
humano.
Consultas:
“O Livro dos Espíritos”, Allan Kardec, tradução de Herculano
Pires: Introdução, Prolegômenos, Item VI da Introdução.
Muito interessante ter contato e leitura com a introdução que
Herculano Pires fez na edição da LAKE comemorativa aos 100 anos do lançamento
do livro.
Ribeirão Preto, janeiro
de 2010.
RESUMO DA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS - JOSÉ ANTÔNIO LUIZ BALIEIRO
balieiro@escolasintertaivas.com.br
Começamos neste mês de fevereiro novo ciclo de palestras
institucionais da USE, previsto para dois anos, dividido em duas partes, seqüência
única, com o intuito de levantar pontos fundamentais da doutrina, rever
exemplos através de biografias, conversar sobre educação e marcar eventos e
efemérides, tudo envolvendo vivências e posturasdos estudiosos, freqüentadores,
trabalhadores e dirigentes espíritas.
O primeiro tema é uma apresentação geral da Doutrina.
Longe de nós o desejo de fazer síntese ou resumo dela, pois isso
é tarefa árdua, quase impossível, mas o Codificador se dedicou a isso na
Introdução de “O Livro dos Espíritos”, em seu item VI.
Com o tema, visamos marcar o início do novo ciclo, onde será
priorizado o estudo dos princípios básicos e vivências espíritas; a apresentação geral dos princípios
básicos da Doutrina dos Espíritos; mostrar o Espiritismo como uma
filosofia espiritualista; e realçar que a Doutrina Espírita apresenta fatos e
coisas novas, com nomenclaturas também novas.
Em breve estudo da introdução de “O Livro dos Espíritos”
verificamos que lá aparecem de modo geral e abrangente as principais
informações que o livro irá trabalhar: a localização da Doutrina no campo da
filosofia, as suas principais premissas e o cuidado que Allan Kardec teve em
sua organização e apresentação.
Analisando os “Prolegômenos” encontramos informações que
facilitam ainda mais este entendimento. Neste resumo esboçado por Allan Kardec
encontramos os princípios fundamentais do Espiritismo: Deus, imortalidade da
alma, pluralidade das existências, pluralidade dos mundos habitados,
comunicabilidade dos espíritos, o processo de evolução; deparamos com conceitos
básicos marcados por palavras chaves como matéria, espírito, alma, perispírito,
orgulho, egoísmo, moral, linguagem, progresso, perfeição, vida; entendendo,
então, que o Espiritismo apresenta estudos relevantes para o nosso viver que,
aprofundados, contribuem para o nosso equilíbrio e melhor entendimento dos por
quês que instigam o nosso pensamento. A valorização da moral, alicerçada nos
ensinamentos de Jesus, é farol preponderante para a definição das trilhas do
ser humano na sua busca pela felicidade.
Por isto ele nos foi apresentado como guia e modelo.
Assim, o desenvolvimento deste tema vai levar o participante a
ter contato com os fundamentos da Doutrina e a uma melhor condição de
aprendizado nas suas diversificadas vivências. Ao acompanhar a exposição do mês
em sua casa espírita, o leitor será beneficiado se fizer antecipadamente a
leitura de “Prolegômenos” e da Introdução de “O Livro dos Espíritos”,
basicamente em seu item VI. Prestigie esta visita do expositor, caso necessite
para melhor se localizar com relação a este trabalho, consulte a escala ao
lado, onde o leitor encontrará uma casa perto de sua casa onde o tema mensal
será desenvolvido.
RELIGIÃO
Se a tua religião: ensina que
todas as criaturas são filhas do Criador sem que te seja lícito exigir qualquer
privilégio na Criação; recomenda humildade e abnegação com a desculpa
incondicional das ofensas e esquecimento de todo mal; assegura a certeza da
imortalidade da alma; considera a felicidade do próximo acima de tua
felicidade, convertendo-se em serviço incessante no bem, sob a inspiração da
justiça, então ela é e será sempre uma luz verdadeira para o caminho,
conduzindo-te a alma, degrau de entendimento e trabalho, para as Esferas
Superiores. Se te declaras em ação, na doutrina espírita, efetivamente, a tua
religião não pode ser outra. E, se dúvidas te avassalam o pensamento em matéria
de crença e conduta, preconceitos e tradições, entra no mundo de ti mesmo e
indaga da própria consciência qual teria sido, entre os homens, a religião de
Jesus. EMMANUEL em Mãos Marcadas - (Emmanuel / Francisco C Xavier) - 8ª Ed.
IDE 37
A religião de Jesus não é
religião da cruz, mas a religião da luz! Não é a
religião da morte, mas da vida! Não é a religião do desespero, mas a da
esperança! Não é a religião da vingança, mas a da caridade! Não é a religião
dos sofrimentos, mas a da felicidade! CAIRBAR SCHUTEL em PJS 92 –
A crença religiosa constitui lenitivo para as aflições, mesmo quando se apresenta algo
irracional. O ser humano necessita de acreditar em alguma coisa que transcenda a vida física,
que não possa ser decodificada de imediato. Os erros, que são encontrados em
todas elas, derivam das mesquinhezes dos seus pastores, insensatos uns,
desequilibrados outros, desonestos diversos. No entanto, o crente fiel e
devotado, sintonizando com as altas potências do mundo espiritual, sempre
recebe respostas aos seus apelos conforme o grau de merecimento que o
caracteriza. VICTOR HUGO em DMF Página 36
A Doutrina Espírita reconhece, não exclusivamente, a religião,
mas de forma igual a ciência e a filosofia como processos de aprendizagem; em outras palavras,
métodos de ensino importantes que utilizamos para conhecer a nós mesmos, as
outras criaturas e demais criações do Universo. HAMMED em DDA
*******************************************************
O
espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pelo que
forçosamente vai ter às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma
e a vida futura. Mas, não é uma religião constituída, visto que não tem culto,
nem rito, nem templos e que, entre os seus adeptos, nenhum tomou, nem recebeu o
título de sacerdote ou de sumo-sacerdote. É-se espírita pelo só fato de
simpatizar com os princípios da doutrina e por conformar com esses princípios o
proceder. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão da reciprocidade.
OBP Páginas 260 e 261
A certeza da vida futura, o quadro vivo daqueles que nos
precederam nela, mostram a necessidade do bem e as conseqüências inevitáveis do
mal. Eis por que, sem ser uma religião, o espiritismo se prende essencialmente
às idéias religiosas, desenvolve-as naqueles que não as possuem, fortifica-as
nos que as têm incertas. ALLAN KARDEC em O QUE É O ESPIRITISMO? Página 147 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS 148
Obs e 917
A ciência multiplica as possibilidades dos sentidos e a
filosofia aumenta os recursos do raciocínio, mas a religião é a força que
alarga os potenciais do sentimento. ... A ciência construirá para o homem o
clima do conforto e enriquecê-lo-á com os brasões da cultura superior; a
filosofia auxilia-lo-á com valiosas interpretações dos fenômenos em que a
Eterna Sabedoria se manifesta, mas somente a fé, com os seus estatutos de
perfeição íntima, consegue preparar nosso espírito imperecível para a ascensão
à glória universal. EMMANUEL em RTR 10
A Ciência tem por missão descobrir as leis da Natureza. Ora,
sendo essas leis obra de Deus, não podem ser contrárias a religiões que se
baseiem na verdade. Lançar anátema ao progresso, por atentatório à religião, é
lançá-lo à própria obra de Deus. Somente as religiões estacionárias podem temer
as descobertas da Ciência. A Gênese -
(Allan Kardec) - 33ª Ed. FEB - Páginas 4/9
A futura fé que já emerge dentre as sombras não será nem
católica nem protestante: será a crença universal das almas, a que reina em
todas as sociedades adiantadas do espaço, e mediante a qual cessará o
antagonismo que separa a ciência atual da religião. Porque, com ela, a ciência
tornar-se-á religiosa, e a religião se há de tornar científica. LÉON DENIS em Cristianismo E Espiritismo - (Leon Denis) -
6ª Ed. FEB - Páginas 14 (Introdução)
À medida que as religiões vem perdendo a consideração dos seus
profitentes e muitas se aferram aos interesses políticos, enquanto outras estão
vinculadas às conquistas do patrimônio material, o desinteresse pela fé e pela
moral campeia, produzindo uma cultura sem Deus nem amor e muito menos sem
valorização da vida, o que é profundamente lamentável. JOANNA DE ÂNGELIS em NDB
29 –
A melhor de todas as religiões é aquela que só ensina o que é
conforme à bondade de Deus; que dá de Deus a maior e a mais sublime idéia e não
O rebaixa emprestando-Lhe as fraquezas e as paixões da humanidade, que torna os
homens bons e virtuosos e lhes ensina a amarem-se todos como irmãos; que
condena todo mal feito ao próximo; que não autoriza a injustiça sob qualquer
forma ou pretexto que seja; que nada prescreve de contrário às leis imutáveis
da natureza, porque Deus não se pode contradizer; aquela cujos ministros dão o
melhor exemplo de bondade, caridade e moralidade; aquela que procura melhor
combater o egoísmo e lisonjear menos o orgulho e a vaidade dos homens; aquela,
finalmente, em nome da qual se comete menos mal, porque uma boa religião não
pode servir de pretexto a nenhum mal; ela não lhe deve deixar porta alguma
aberta, nem diretamente, nem por interpretação. Vede, julgai e escolhei. ALLAN
KARDEC em O QUE É O ESPIRITISMO? Página 131
e 132
RELIGIÃO - 2795 - A religião espírita dinamiza o interesse
humano pelo seu auto-aprimoramento, trabalhando-lhe o mundo íntimo, para que,
consciente de si, eleve-se aos patamares superiores da existência, sem
abandonar o mundo no qual se encontra em processo de renovação. Através da sua
filosofia otimista, impulsiona o adepto para a frente, sem saudades do passado
ou tormentos pelo futuro. JOANNA DE ÂNGELIS em ADV 19 - ABS 16 - Ver Também: 1013 e 3074m
RELIGIÃO - 2796 - Abracemo-nos na obra redentora do bem, já que
não é possível, por enquanto, derrubar as fronteiras que separam os templos
veneráveis uns dos outros. EMMANUEL em CAI 8 - Ver Também: 303, 1592p, 2460 e 2813
RELIGIÃO - 2796m - Apoiadas no amor, as religiões se
ensoberbecem e passam de perseguidas a perseguidoras, pregando o reino dos céus
com os pés muito bem plantados nos inexpressivos tesouros e vanglórias
terrenas. À medida que adquirem estabilidade nos corações, alargam os seus
anseios pela política mundana e passam a comandar destinos, quando a sua
finalidade é iluminar consciências e consolar sentimentos. VIANNA DE CARVALHO
em RFL 8 - Jesus E Vida - (Joanna De
Ângelis / Divaldo P Franco) - 1ª Ed. Alvorada - Páginas Prefácio - Ver Também: 419h, 1029, 2642h, 2650,
2803 e 3113f
RELIGIÃO - 2796t - Aquele que pratica uma religião em que não
crê do fundo da alma, tendo em vista apenas respeitar as crenças de outrem,
procede melhor do que um que as ridicularize, porque, então, falta à caridade.
Aquele, porém, que a pratique por interesse e por ambição se torna desprezível
aos olhos de Deus e dos homens. A Deus não podem agradar os que fingem
humilhar-se diante dele tão somente para granjear o aplauso dos homens. O LIVRO
DOS ESPÍRITOS 655 - Ver Também:
193f, 194, 583m, 594, 660, 1734 e 2706
RELIGIÃO - 2797 - As idéias religiosas, longe de perderem alguma
coisa, se engrandecem, caminhando de par com a Ciência. Esse o meio único de
não apresentarem lado vulnerável ao cepticismo. O LIVRO DOS ESPÍRITOS 59 - EVG
1/8 - Ver Também: 136f, 419m, 432,
442m, 444m, 445b, 1016, 1034f, 1039, 1050m, 1050t, 2026m, 2791 e 2799m
RELIGIÃO - 2798 - As estruturas religiosas, embora sejam
conservadoras por natureza, não podem manter certas posições por tempo
indefinido, visto como, em suas relações temporais, estão sujeitas a ser
envolvidas nas conjunturas sócio-políticas, porque não podem ficar acima dos
problemas inerentes ao mundo terreno, a despeito de suas preocupações
transcendentais. DEOLINDO AMORIM em EPH Prefácio - Ver
Também: 3055
RELIGIÃO - 2799 - As metodologias para a re-ligação da criatura
com o Criador variam de acordo com os graus evolutivos nos quais estagia o
homem, oscilando desde as expressões fetichistas e temíveis nas fases do
primitivismo, até as de alto teor metafísico, numa plena conscientização de
responsabilidade do crente perante a Consciência Cósmica geradora. À medida que
o ser adquire as experiências da sabedoria e do amor, mais se lhe dilatam as
percepções psíquicas em relação à vida transcendente, e mais profunda se tornam
as suas manifestações religiosas. JOANNA DE ÂNGELIS em LVV 6 - APE 184 - JVN 27
- TPS 10 - Ver Também: 184, 1241,
2577m e 2852
RELIGIÃO - 2799d - As religiões sempre tenderam ao imobilismo,
pela conduta dos que se servem delas e as comandam e não por culpa dos que a
servem e deixam-se comandar. Na verdade, as religiões perderam terreno, embora
a religiosidade jamais morra nos seres humanos e tenda mesmo a crescer. As
religiões estão morrendo pela nefasta ação de seus condutores terrenos; surgem
luminosas como glorioso alicerce de emancipação espiritual, mas pouco a pouco
vão sendo obscurecidas pela conduta negativa de sacerdotes ou líderes que se
apossam delas para usufruírem vantagens particulares. Inicialmente havia união
entre os cristãos. Depois dividiram-se em católicos e ortodoxos. Estes criaram
as igrejas russa, grega, bizantina e copta. O catolicismo sofreu a ruptura com
Lutero, surgindo o protestantismo que, por sua vez, fragmentou-se em inúmeras
seitas ou correntes. Aí estão os presbiterianos, luteranos, anglicanos,
batistas, anabatistas, metodistas, sabatistas e outras seitas de menor
expressão. Note que até o espiritismo corre risco entre os chamados cardecistas
e roustanguistas, interpretações que já deram pano para muitas mangas. HENRIQUE
RODRIGUES em VRT 10 - Ver Também:
617f e 2910
RELIGIÃO - 2799f - Assim como aconteceu com o Evangelho, o
espiritismo poderia ser um desdobramento das religiões ortodoxas, iluminando-as
com conceitos novos, mais claros e objetivos. Mas a história se repete. O
espiritismo rompe tão decisivamente com fantasias, ritos e rezas que se
incrustaram na prática religiosa, que não há lugar para seus princípios nos
templos e igrejas. Certas concepções espíritas podem parecer chocantes para as
pessoas aferradas às práticas exteriores. Por exemplo, mais importante que o
casamento religioso, cerimônia oficiada por sacerdote, é a religiosidade no
casamento. O mesmo ocorre com o batismo, mera fantasia, o pecado original
cometido por Adão e Eva, do qual seríamos herdeiros compulsórios. RICHARD
SIMONETTI em Levanta-te! - (Richard
Simonetti) - 3ª Ed. CEAC - Páginas 12 - CES 37 - LZM 5 - Ver Também: 031, 278, 367, 385, 387,
395m, 419m, 436s, 640, 1036, EVANGELHO,
2070, 2799t, 2807, 2ENIGMA, 3152 e
3278
RELIGIÃO - Ciência e Espiritismo. Ver: ESPIRITISMO - Ciência e
Religião
RELIGIÃO - 2799m - Como todo indivíduo que utiliza a lógica, a
coerência e o uso da razão, o Dr. Carl Jung sentiu-se distanciado da devoção
religiosa alicerçada no pietismo - afirmação da superioridade da fé sobre a
razão. Afastou-se das experiências teológicas e das prescrições litúrgicas de
seu pai e de outros parentes, que
preconizavam a permanência incondicional pela letra da convenção (SCR 3:6) e
foi em busca do Espírito de Deus como uma realidade viva (O Evangelho Segundo João (NT) 4:24). A religião vai muito além dos
limites do intelecto, no entanto não o refuta nem o contesta. A genuína
religiosidade não se vincula a nenhuma organização externa; ela nos remete ao
despertar íntimo, ao relacionamento com a própria alma. HAMMED em PZA 8 - Ver Também: 030m, 033, 444m, 591, 784,
1255, 1584, 1679, 1725, 2635m, 2739f, 2797, 2928p e 2932m
RELIGIÃO - 2799p - Considerando-se os diferentes níveis de
consciência das massas, sempre ocorrerá a afinidade entre o crente e a doutrina
que abraça como necessidade de apoio, de conforto, de catarse psicológica. Por
isso mesmo, o templo dedicado a cada expressão de fé é o lugar ideal para o
ensino dos seus postulados, sem agressão aos das outras confissões, em respeito
ao direito de pensar que é concedido a cada criatura e mesmo por uma razão de
natureza ético-moral e espiritual. Cada um ama e serve a Deus conforme suas
possibilidades e não segundo as determinações dos outros - pastores, rabinos,
sacerdotes, pregadores... VIANNA DE CARVALHO em APE 119 - APE 197 - Ver Também: 973d, 1183, 1734, 2706, RELIGIÃO e 3318
RELIGIÃO - 2799t - Criando cultos e dogmas para impressionar os
mais tímidos e mais ignorantes, as religiões estabeleceram fórmulas para
libertar as criaturas dos erros praticados, mediante pagamento ou rituais que
nada têm a ver com a realidade da alma, normalmente realizados sem nenhuma
emoção ou espírito de identificação com Deus. Batizados, casamentos, missas,
exéquias, confissões, confirmações, bênçãos e maldição de natureza sempre
humana e com o aparato correspondente à posição sócio-econômica dos crentes,
desviaram o fiel da fé em si mesma para as manifestações externas dos cultos,
isento de sentido espiritual. Lentamente, tais religiões se transformaram em
organizações frias onde o espírito do bem e do amor está presente nas palavras
e distante nos atos. Apesar de padecer a má conduta dos homens, que lhes
entorpeceram sua finalidade, as religiões cumpriram seu papel histórico, bem ou
mal, de acordo com cada época; porém, agora, ou se renovam, ou se atualizam
diante das conquistas tecnológicas e científicas ou desaparecerão da terra.
PADRE GERMÁN (espírito) em RET 24 - EPSPágina
159 - Ver Também: 278, 387,
419m, 437, 862, 1837, 2099o, 2130, 2137r e 2799f
RELIGIÃO - De Jesus. Ver: 2814; É meio. O bem é o fim. Ver:
2913m
RELIGIÃO - 2800 - Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que
expulsava demônios em teu nome, mas não nos segue, e nós lho proibimos. Jesus
porém disse: Não lho proibais, porquanto não há ninguém que, tendo feito em meu
nome um milagre, possa falar mal de mim. O
Evangelho Segundo Marcos (NT) 9:38 e 39 - O Evangelho Segundo Lucas (NT) 9:49 e 50 - O Evangelho Segundo João (NT) 3:25 a 27 - Primeira Epístola Do Apóstolo Paulo Aos Coríntios (NT) 12:3 - NUM
11:26 a 29 - CVV 42 - ETS 65 e 79 - Médiuns
- (Joanna De Ângelis / Divaldo P Franco) - 2ª Ed. Fonte Viva - Páginas 44 e
92 - Páginas Do Espiritismo Cristão -
(Caibar Schutel) - 2ª Ed. FEB - Páginas 28 e 34 - PNS 35 - RTL 15 - Ver Também: 1921, 2804 e 2815
RELIGIÃO - 2800m - É preciso entender que a fé pode e deve ser
racionalizada, ou seja, princípios de natureza religiosa devem ser
questionados, debatidos, examinados e aceitos ou recusados livremente como
quaisquer outros, pois somente assim podem dar testemunho da Verdade, se e
quando foram verdadeiros. Há que existir uma Filosofia da Religião em termos
lógicos, perfeitamente enquadrados no contexto do pensamento. Por que razão
Religião tem de ser irracional? HERMÍNIO C. MIRANDA em MFR 12 - Candeias Na Noite Escura - (Emmanuel /
Francisco C Xavier) - 2ª Ed. FEB, 1992 - Páginas 12 - Ver Também: 862, 1025, 1255, 1310, 1513o, 2026m, 2123f, 2739f,
2791m e 2927
RELIGIÃO - 2800t - Em nome de Deus os homens têm semeado a
discórdia, o ódio, o crime, dizimando-se reciprocamente, sob alegação de ser
cada qual o portador da verdade. As guerras de religião ensangüentaram a
humanidade, massacres inconcebíveis foram realizados em nome de Deus, no
passado remoto e no próximo, estimulando a ferocidade e a alucinação. Cada
indivíduo julga ser o seu o deus da verdade, e a sua a única religião, ou
filosofia, ou moral credora de respeito. A ardência da fé neles consome a
piedade e a clemência, enquanto o combustível do fanatismo dá-lhes estímulo
para a violência. É da natureza humana, ainda primitiva, a belicosidade, o
separatismo, a presunção hegemonista. JOANNA DE ÂNGELIS em VGL 1 - ACS
Prefácio, 13 e 18 - Ver Também: 594,
1209m, 1592n e 3334m
RELIGIÃO - 2801 - Em todos os grandes períodos da evolução
religiosa, antes do Cristo, vemos as demonstrações incompletas da
espiritualidade. Na Índia, identificamos o culto da sabedoria. Instrutores
eminentes aí ensinam que a bondade deve ser a raiz de nossas relações com os
semelhantes; entretanto, o espírito das castas aí sufocou os santuários,
impedindo a desejável extensão dos benefícios espirituais aos círculos do povo.
Na Pérsia, temos no zoroastrismo a consagração do nosso dever para com o bem;
todavia, as comunidades felicitadas por seus respeitáveis ensinamentos se
confiam a guerras de conquista e destruição. Na China, possuímos a exaltação da
simplicidade, contudo, o grande povo chinês não consegue superar as
perturbações do separativismo e do cativeiro. Na Grécia, encontramos o culto da
beleza. Os mistérios de Orfeu traçam formosos ideais e constroem maravilhosos
santuários. O aprimoramento da arte e da cultura, porém, não consegue criar no
espírito helênico a noção do amor universal. Em Roma, surpreendemos o Direito
ensinando que o patrimônio e a liberdade do próximo devem ser respeitados, no
entanto, em nenhuma civilização do mundo observamos juntos tantos gênios da
flagelação e da morte. Hermes é a Sabedoria. Buda é a Renunciação. Zoroastro é
o Dever. Moisés é a Justiça. Confúcio é a Harmonia. Orfeu é a Beleza. Numa
Pompílio é o Poder. Com Jesus, no entanto, recebemos as gloriosas sementes da
fraternidade que dominarão os séculos. EMMANUEL em RTR 12 - O LIVRO DOS
ESPÍRITOS 622 e 623 - A Gênese - (Allan
Kardec) - 33ª Ed. FEB - Páginas 1/8 - Educação
E Vivências - (Camilo / J Raul Teixeira) - 2ª Ed. FRATER - Páginas 14 - MDG
19 - NDB 1 - NPM 76 - RTR 21 - Ver
Também: 219f, 356m, 517m, 617f, 965m, 1408m, HINDUÍSMO, 1483m, 1707m, MASDEÍSMO,
2809e, 2818 e TAOÍSMO
RELIGIÃO - Espiritismo, auxiliar da religião. Ver: REALIDADE ESPIRITUAL
RELIGIÃO - 2802 - Espiritismo religioso? Sim. Somente o Cristianismo
restaurado pode salvar o mundo que se perde. Nossa missão é essencialmente
religiosa, na restauração da fé viva e na revivência das tradições simples dos
tempos apostólicos. Não temos a presunção de pedir o atestado de óbito das
escolas religiosas, nem desejamos estabelecer a luta dogmática sectarista.
Desejamos tão só reavivar a crença pura, a fim de que o homem, na qualidade de
herdeiro divino, possa entrar na glória espiritual da compreensão de Jesus
Cristo. EMMANUEL em CLA 42 - EVG 28/51 - ATR 25 - AVE 72 - Cristianismo E Espiritismo - (Leon Denis) - 6ª Ed. FEB - Páginas 282
- DTE 3 - EDM 7 - FVV Prefácio - HNV 3 - LES 1 - MFR 12 - NML 10 - NPL 22 - OES
60 - RTL 31 - Revisão Do Cristianismo -
(J Herculano Pires) - 2ª Ed. Editora PAIDÉIA Ltda - Páginas 26 e 27 - SMD
Prefácio - STL 9 - THP 32 - URV 1 - Ver
Também: 268m, 1020, 1022, 1025 e 1764k
RELIGIÃO - Fanatismo religioso. Ver: 1209m; Intransigência e
austeridade na religião. Ver: 640m
RELIGIÃO - 2802f - Grandes massas humanas se deixam docilmente
levar por doutrinas dominantes, sem as examinar de perto, por simples comodismo
intelectual ou por preguiça de pensar. Para muita gente é preferível ter uma
religião ou uma filosofia política todinha pensada pelos outros e que tem atrás
de si o suporte da maioria estatística. HERMINIO C. MIRANDA em Candeias Na Noite Escura - (Emmanuel /
Francisco C Xavier) - 2ª Ed. FEB, 1992 - Páginas 21 - Ver Também: 028m, 880, 1819, 2565, 2669, 2811 e 2949
RELIGIÃO - 2802m - Há quem reserve horas breves para a experiência
do espírito, buscando desincumbir-se do mister, qual se pagasse um imposto
desagradável, esquecendo-se do bem-estar que se haure na comunhão com a Vida
Triunfante. JOANNA DE ÂNGELIS em MDE 10 - VDF 103 - Ver Também: 617m, 2094f e 3296t
RELIGIÃO - 2803 - Incontáveis denominações religiosas que se
derivaram do pensamento inicial de Jesus são filhas do orgulho, das dissensões,
dos interesses subalternos de indivíduos e de grupos. Decanta-se a excelência
da mensagem do Mestre, porém, com os lábios, tendo-o longe do coração, sem
aplicação sincera dos ensinamentos na conduta pessoal. Aturdidas, muitas delas
esquecem-se das suas nascentes, especialmente aquelas ditas cristãs, e atraem
fiéis com engodos terrestres, oferecendo-lhes poder e gozos humanos, distantes
das lições inconfundíveis do evangelho, que distorcem habilmente. Indiferentes
aos profundos problemas das criaturas, simplificam os compromissos dos seus
adeptos à aceitação dos postulados que apresentam ou à mudança de rótulo
religioso, mediante a adoção de algumas fórmulas e dogmas, garantindo-se-lhes a
ventura perpétua. JOANNA DE ÂNGELIS em Jesus
E Vida - (Joanna De Ângelis / Divaldo P Franco) - 1ª Ed. Alvorada - Páginas Prefácio
e 13, e OTM 20 - Jesus E Vida - (Joanna
De Ângelis / Divaldo P Franco) - 1ª Ed. Alvorada - Páginas 19 - OTM 50 -
EVG 8/10 - CFN1P 2/7 - ANT 49 - AQMPágina
304 - CRI 27 - Educação E Vivências
- (Camilo / J Raul Teixeira) - 2ª Ed. FRATER - Páginas 27 - EFQ Prefácio -
HIT 3 e 5 - ILI 8 - LVV 22 - MDM 14 - No
Limiar Do Infinito - (Joanna De Ângelis / Divaldo P Franco) - 4ª Ed. Alvorada -
Páginas 13 - PLT 13 - SCS 5 - SDE 24 - SOL 22 - Setenta Vezes Sete - (Richard Simonetti) - 1ª Ed. CEAC - Páginas 8
- TDL 4 - VDS 9 - VMO 11 - VZG 8 - Ver
Também: 660, 735f, 802, 862, 952, 1AB-REAÇÃOm, EVANGELHO, 1298, 2642h, 2796m, 2828m, 2844m e 2956
RELIGIÃO - 2804 - Não é a tua crença sectária, embora fervorosa,
que te guiará a sublimação na vida espiritual, depois da morte do corpo e, sim,
os teus atos de bondade santificante, os quais serão testemunhas permanentes de
tua alma, onde estiveres. ANDRÉ LUIZ em ATT 19 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS 654 e
982 - EVG 15/3 - ACT 20 e 40 - ADR 18 - Candeias
Na Noite Escura - (Emmanuel / Francisco C Xavier) - 2ª Ed. FEB, 1992 - Páginas 2
- O Consolador - (Emmanuel / Francisco C
Xavier) - 7ª Ed. FEB - Páginas 150 - CVV 22 - DPV 40 - EED 8 - EPL 7 - ETC
34 - EVV 10 - FVV 20, 63, 87 e 137 - NFP 28 - NMM 15 - NPM 17 - OBV 12 - PNS 13
e 23 - Palavras De Vida Eterna -
(Emmanuel / Francisco C Xavier) - 2ª Ed. CEC - Páginas 137 - RTR 18 - Tormentos Da Obsessão - (Manoel P Miranda /
Divaldo P Franco) - 2ª Ed. Alvorada - Páginas 7 - TRL 14 - VLZ 117 - Ver Também: 263p, 419k, 587, 615, 1038,
2089, 2800 e 2815
RELIGIÃO - 2805 - Não valem divergências da interpretação nos
setores da fé. Estamos distantes da época em que os filhos da Terra se
dirigirão ao Pai com idêntica linguagem, porquanto, para isto, seria
indispensável a sintonia absoluta entre nós outros e o Celeste Embaixador das
Boas Novas da Salvação. Abracemo-nos na obra redentora do bem, já que não é
possível, por enquanto, derrubar as fronteiras que separam os templos
veneráveis uns dos outros. EMMANUEL em DAP 1 e LNC 6 - DKA 45 - ETS 110 - ITP
39 - Ver Também: 476, EVANGELHO e EVANGELHO
RELIGIÃO - 2806 - Nenhuma nuvem obscurece a luz mais pura; o
diamante sem mácula é o que tem mais valor. A unidade se fará do lado onde ao
bem jamais se haja misturado o mal, porquanto considerarão que aí está a
verdade. Por toda parte os princípios fundamentais são os mesmos e tem que vos
unir numa idéia comum: o amor de Deus e a pratica do bem. Qualquer que seja,
conseguintemente, o modo de progressão que se imagine para as almas, o objetivo
final é um só e um só o meio de alcançá-lo: fazer o bem. Ora, não há duas maneiras de fazê-lo. Se dissidências
capitais se levantam, quanto ao princípio mesmo da Doutrina, de uma regra certa
dispondes para as apreciar: a melhor doutrina é a que satisfaz ao coração e à
razão e a que mais elementos encerra para levar os homens ao bem. Essa, eu
vo-lo afirmo, a que prevalecerá. ESPÍRITO VERDADE em O Livro Dos Médiuns - (Allan Kardec) - 49ª Ed. FEB - Páginas 302 - O Livro Dos Médiuns - (Allan Kardec) - 49ª
Ed. FEB - Páginas 301/9 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS Conclusão IX - MFR 19 - NFL
21 - NPM 80 - PBSPágina 29 - TMG 37
- Ver Também: 303, 1037, 1052 e
2705m
RELIGIÃO - 2807 - No estado atual da opinião e dos
conhecimentos, a religião que terá de congregar um dia todos os homens sob o
mesmo estandarte será a que melhor satisfaça à razão e às legítimas aspirações
do coração e do espírito; que não seja em nenhum ponto desmentida pela ciência
positiva; que, em vez de se imobilizar, acompanhe a Humanidade em sua marcha
progressiva, sem nunca deixar que a ultrapassem; que não for nem exclusivista,
nem intolerante; que for a emancipadora da inteligência, com o não admitir
senão a fé raciocinada; aquela cujo código de moral seja o mais puro, o mais
lógico, o mais em harmonia com as necessidades sociais, o mais apropriado,
enfim, a fundar na terra o reinado do Bem, pela prática da caridade e da
fraternidade universais. ALLAN KARDEC em A
Gênese - (Allan Kardec) - 33ª Ed. FEB - Páginas 17/32 - O LIVRO DOS
ESPÍRITOS 842 - CFN1P 1/13 - Educação E
Vivências - (Camilo / J Raul Teixeira) - 2ª Ed. FRATER - Páginas 27 - Ver Também: 1024m, 1052, 2352, 2793m,
2799f e 3290n
RELIGIÃO - 2807f - O espiritismo é uma doutrina filosófica de
efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pelo que
forçosamente vai ter às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma
e a vida futura. Mas, não é uma religião constituída, visto que não tem culto,
nem rito, nem templos e que, entre os seus adeptos, nenhum tomou, nem recebeu o
título de sacerdote ou de sumo-sacerdote. É-se espírita pelo só fato de
simpatizar com os princípios da doutrina e por conformar com esses princípios o
proceder. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão da reciprocidade.
OBPPágina 260 e 261 - Ver Também: 1012m, 1025, 1764k, 1814t,
2838, 2943 e 3111m
RELIGIÃO - 2807m - O espiritismo era apenas uma simples doutrina
filosófica; foi a igreja quem lhe deu maiores proporções, apresentando-o como
inimigo formidável; foi ela, enfim, quem o proclamou nova religião. Foi um
passo errado, mas a paixão não raciocina melhor. O verdadeiro caráter do
espiritismo é o de uma ciência e não de uma religião; e a prova disso é que ele
conta entre os seus aderentes homens de todas as crenças, que por esse fato não
renunciaram às suas convicções: católicos fervorosos que não deixam de praticar
todos os deveres do seu culto, quando a igreja os não repele; protestantes de
todas as seitas, israelitas, muçulmanos e mesmo budistas e bramanistas. O QUE É
O ESPIRITISMO?Página 126 e 130 - OBPPágina 25 - Ver Também: ESPIRITISMO - Ciência e religião
RELIGIÃO - 2808 - O Espiritismo não pode guardar a pretensão de
exterminar as outras crenças, parcelas da verdade que a sua doutrina
representa, mas, sim, trabalhar por transformá-las, elevando-lhes as concepções
antigas para o clarão da verdade imortalista. Esclarecendo o erro religioso e
revelando a verdadeira luz, o espiritista representa o operário da regeneração
do Templo do Senhor, onde os homens se agrupam em vários departamentos, ante
altares diversos, mas onde existe um só Mestre, que é Jesus-Cristo. EMMANUEL em
O Consolador - (Emmanuel / Francisco C
Xavier) - 7ª Ed. FEB - Páginas 353 - EVG 23/15 - CES 23 - Cristianismo E Espiritismo - (Leon Denis) -
6ª Ed. FEB - Páginas 255 - EMN 9 - OES Prefácio - RES 80 - RTR 38 - Revisão Do Cristianismo - (J Herculano
Pires) - 2ª Ed. Editora PAIDÉIA Ltda - Páginas 8 e 40 - TMG 37 - VDR 1 - Ver Também: 1024d, 1027, 1706, 2055,
2665m, 2705m e 3036
RELIGIÃO - 2808m - O Espiritismo nos dá um imenso campo a
joeirar e a liberdade de conduta é a mola mestra. Não tendo teólogos que interpretem
a palavra do Codificador, e sendo de livre exame, enseja-nos a visão de acordo
com as nossas possibilidades de interpretação, que, segundo Kardec, é sempre de
caráter pessoal. Pela sua origem, o Espiritismo é uma ciência de pesquisa, uma
filosofia de comportamento e uma religião de vivência. Nele há mais
religiosidade, um estado de crença interior, do que religiosismo, que é um
aparato. Mas, não é uma religião organizada nos moldes das que têm culto,
sacerdócio e ministério estatuídos. É, digamos, a religião cósmica do amor, em
que a nossa religiosidade nos religa ao Criador. Assim, tenha o espírita o
cuidado para não criar novas místicas e não rotular com nomes novos os antigos
ídolos. É um perigo que ameaça toda doutrina que se vulgariza. À medida que
qualquer movimento cresce em superfície, perde em profundidade. Necessário,
pois, que ao se demolir uma idéia, tenhamos uma outra melhor, a fim de o homem
não se desencaminhar. Por isso, o espiritismo não é uma religião a mais.
Digamos que é a Religião, pois oferece a todas as outras o que lhes faltava: a
prova da imortalidade da alma através da lúcida comunicação dos Espíritos.
Divaldo P. Franco em Elucidações
Espíritas - (Joanna De Ângelis / Divaldo P Franco) - 2ª Ed. SEJA - Páginas 101
e 102 - Ver Também: ESPIRITISMO -
Ciência e Religião, 862, 1015k, 1024f, 1460p, 2070, 2253f e 3152
RELIGIÃO - 2808t - O espiritualismo dogmático ancestral, sem
possibilidades de iluminar as mentes e de dulcificar os corações com
informações claras e lógicas sobre a realidade do ser e da vida fora da
matéria, perdeu a vitalidade, mantendo-se como formalismos sociais e mecanismos
de evasão, promovendo o personalismo de alguns indivíduos a prejuízo do
esclarecimento indispensável das massas. Não mais inspirando respeito pelo
temor, em razão das aberturas e facilidades para o prazer, lentamente anui com
as doutrinas políticas e econômicas dominantes, conforme ocorreu no passado,
distanciando-se dos objetivos que parecia perseguir. MANOEL PHILOMENO DE
MIRANDA em REV 2 - Ver Também: 421
RELIGIÃO - 2809 - O
estabelecimento de “prêmios e punições” de sabor material, nos quais as
religiões do passado firmaram a estrutura da existência espiritual, tornou-a
detestável, em se considerando o medo a uma justiça absurda e impiedosa, ou à
indiferença por uma felicidade estanque, monótona e perpétua, que tem lugar num
céu onde o amor não dispõe de recursos para socorrer o caído, nem a piedade
vige em relação aos infelizes. MANOEL P. DE MIRANDA em Temas Da Vida E Da Morte - (Manoel P Miranda / Divaldo P Franco) - 2ª
Ed. FEB - Páginas 11 - CFN1P 6/22 - DMV 1 - IMS 1 - JVN 12 - Renovando Atitudes - (Hammed / Francisco E
Santo Neto) - 8ª Ed. Boa Nova - Páginas 28 - SHA 13 - Ver Também: 022, 444f, 540m, 781, 825t, 1134, 1514m, 1516, 1882,
2060, 2781 e 3074p
RELIGIÃO - 2809d - O olvido das questões espirituais,
substituídas pelos compromissos sociais e desportivos, insensibilizou os
centros da emoção em relação ao próximo e à busca permanente dos valores do
espírito, engendrando a indiferença e a frieza em relação a Deus, à alma, à
imortalidade. O declíneo da fé responsável, nas mentes e nos corações,
substituída pelo formalismo e pelas injunções sociais, deixou árido o
sentimento humano e indiferente ao raciocínio para as questões espirituais, anulando-as
por parecerem destituídas de sentido, abrindo espaços emocionais para o gozo
sem limite, numa sofreguidão irrefreável. Nesse contexto, o indivíduo progride
na horizontal do imediatismo sem a resultante verticalista responsável pelo
bem, pelo bom e pelo belo a benefício geral. VICTOR HUGO em ANT 49 - ACS
Prefácio - RET 3 - Sementeira Da
Fraternidade - (Diversos/ Divaldo P Franco) - Ed. Alvorada - Páginas 13 - Ver Também: 028m, 444d, 469, 916,
1086t, 1502m, 1583r, 3052m e 3280m
RELIGIÃO - 2809e - O sentimento religioso é inerente a todas as
criaturas humanas. Atavicamente o homem teme, havendo nascido desse estado
emocional o respeito pelo desconhecido e a adoração automática, os sacrifícios
e cultos mediante os quais pretendia aplacar as forças vivas e temerárias da
natureza. Na medida, porém, em que ao instinto sucedeu a razão, modificaram-se,
lentamente, os quadros da fé, passando da aceitação fetichista e receosa ao
amor e ao conhecimento das leis que regem a vida. Jesus desempenhou papel preponderante
nessa mudança de comportamento. Moisés havia estabelecido, anteriormente, os
códigos da justiça, de que Hamurabi se fizera excelente pioneiro, na condição
de legislador. No entanto, permaneceu predominando a imposição do deus
guerreiro, mais temido do que amado. Em outras culturas, missionários diversos
estabeleceram programas de culto à beleza, ao dever, à sabedoria, enquanto
diversos povos se detiveram no primitivismo e na selvageria dos costumes
ancestrais. JOANNA DE ÂNGELIS em MDG 19 - Ver
Também: 032, 525, 1561f, 1616, 2068, 2801 e 3327
RELIGIÃO - 2809f - Opiniões e conceitos que te confundem devem
ser examinados pelo que produzem primeiro naqueles que os apresentam. Sempre
houve muitos teóricos eficientes na humanidade e poucos homens de ação. Por
enquanto há necessidade das muitas correntes de fé, de modo a ensejarem à
variada massa humana informações compatíveis com os vários graus de
desenvolvimento dos seus membros. Importante em cada uma, senão em todas elas,
é o espírito do Cristo impersonificado, agindo em prol de melhores dias, de
mais felicidade para todos. JOANNA DE ÂNGELIS em OFR 16 - MMF 17 - Ver Também: 019m, 1530f, 1569d, 1674m, PALAVRA, 2411, 2928h, 2991 e 3373
RELIGIÃO - Ópio dos povos. Ver: 2186m
RELIGIÃO - 2809m - Os livros sagrados das religiões de todos os
tempos sempre ensinaram como mandamento supremo o amor. O verdadeiro sentido da
religiosidade é a união amorosa que interliga uns aos outros como filhos do
mesmo Pai. A Religião Universal consiste basicamente no cultivo do amor e da
liberdade. O real sentido da religiosidade deve levar-nos ao amor e Àquele que
é o Amor Maior. A melhor forma de estar vinculado a Deus é sermos partidários
da fraternidade e da união entre os homens. HAMMED em PZA 42 - Ver Também: 122, 132, 167, 786m, 800f,
1336, 1707m, 1741, 1839, 2068, 2713 e 3322
RELIGIÃO - 2810 - Os princípios sublimes da fé não se movimentam
na direção do conforto imediatista da carne, mas no rumo do burilamento
espiritual. O Evangelho não é oficina de vantagens na experiência material, mas
sim templo de trabalho redentor. EMMANUEL em Palavras De Vida Eterna - (Emmanuel / Francisco C Xavier) - 2ª Ed. CEC
- Páginas 25 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS 897 - FVV 39 - Instruções Psicofônicas - (Emmanuel / Francisco C Xavier) - 3ª Ed. FEB
- Páginas 57 - MDA 18 - NLR 1 - OES 24 - RTR 17 - TDL 25 - Ver Também: 293m, 537f, 660, 686, 735p,
999m, 1AB-REAÇÃOm, 1187m, 1215,
1489, 1493, 2728m, 2874d e 3372
RELIGIÃO - 2811 - Para muitos, a religião é apenas um hábito,
uma obrigação social, um aspecto secundário da vida, um “freio”, como tantos
dizem. São católicos, protestantes ou ateus “genéticos”, como se houvessem
herdado dos pais um determinado gene específico embutido na cadeia do DNA, como
aliás, pensa muita gente. A religião não é um aspecto da vida, mas a vida em si
é religião, no sentido de que tudo está em Deus, tudo se move Nele, tudo se
regula pelas leis naturais que a Inteligência Suprema criou, tudo converge para
Ele e d’Ele reflui. HERMÍNIO C. MIRANDA em NFP 23 - NFP 25 - CDT 9 - CNA 29 - Candeias Na Noite Escura - (Emmanuel /
Francisco C Xavier) - 2ª Ed. FEB, 1992 - Páginas 21 - EMT 20 - EPH 1 - FVV
14 e 48 - LEK 1 - LOB 23 - MFR 17 - MTS 14 - PLT 12 - PMG 8 - PND 24 - PNS 132
- POB 29 - Palavras De Vida Eterna -
(Emmanuel / Francisco C Xavier) - 2ª Ed. CEC - Páginas 3 - RTL 24 - SHA 23
- SPT 8 - VLZ 176 - Ver Também:
CULPA, 790, 1013, 1128, 1408, 1468, 1563m, 2092, 2299, 2662, 2802f,
2949 e 3375
RELIGIÃO - Pretender-se que o sobrenatural seja o fundamento de toda
religião é sustentar perigosa tese. Assentar exclusivamente as verdades do
Cristianismo sobre a base do maravilhoso é dar-lhe fraco alicerce, cujas pedras
facilmente se soltam. O Espiritismo considera de um ponto mais elevado a
religião cristã; dá-lhe base mais sólida do que a dos milagres: - as imutáveis
leis de Deus, a que obedecem tanto o princípio espiritual como o princípio
material. Essa base desafia o tempo e a Ciência, pois que o tempo e a Ciência
virão sancioná-la. A Gênese - (Allan
Kardec) - 33ª Ed. FEB - Páginas 13/18 - O Livro Dos Médiuns - (Allan Kardec) - 49ª Ed. FEB - Páginas 10 - O
QUE É O ESPIRITISMO?Página 74 - EVD
8 - JVN 56 - Revisão Do Cristianismo -
(J Herculano Pires) - 2ª Ed. Editora PAIDÉIA Ltda - Páginas 15 - Ver Também: 445f, 802, 1032, 1034m,
1050p, 1052m, 1255, 1281, 1283, 1805 e 1806
RELIGIÃO - PRINCIPAIS
RELIGIÕES - VEDISMO, 2500 a.C. -
Ver: 3303; BRAMANISMO, 2000 a.C. - Ver: 343t; HINDUÍSMO, 2000 a.C. - Ver: HINDUÍSMO; JUDAÍSMO, 1400 a.C. - Ver: JUDAÍSMO; TAOÍSMO/XINTOÍSMO, 700 a.C. -
Ver: TAOÍSMO e XINTOÍSMO; MASDEÍSMO, 640 a.C. - Ver: MASDEÍSMO; BUDISMO, 560 a.C. - Ver: 347; JAINISMO, 560.a.C. - Ver:
1596m; CONFUCIONISMO, 551 a.C. - Ver: 517m; CATOLICISMO, Século I - Ver: 419 a
421; IDADE MÉDIA (476-1492) - Ver: 1446m; ISLAMISMO, 612 - Ver: 1592p;
SIKHISMO, Ver: 3019m; LUTERANISMO/PROTESTANTISMO, 1520 - Ver: 1780m, 2708m e REFORMA; ZUINGLIANISMO, 1523 - Ver: ZUINGLIANISMO; CALVINISMO, 1541 - Ver:
353m; ANGLICANISMO, 1558 - Ver: 188f; PRESBITERIANISMO, 1700 - Ver: 2677m;
ESPIRITISMO - Ver: 1016 a 1057. - Ver
Também: 1477t
RELIGIÃO - Reconhecemos que as doutrinas religiosas, procurando a
ligação da criatura com o Criador, sempre que voltadas para o amor a Deus e
para o amor ao próximo, são respeitáveis e dignas das diretrizes que promovem.
Retornando à simplicidade com que os ensinamentos do Cristo lhe fluíram do
coração, no contato com o espírito humano, temos na orientação espírita-cristã
uma estrada mais curta com mais amplos lucros de tempo no esclarecimento de nós
mesmos ante a romagem da evolução. EMMANUEL em LDZ Prefácio - Ver Também: 436t, 2791m e 2799p
RELIGIÃO - 2813 - Religião pura e imaculada é visitar os órfãos
e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo. TGO 1:27 -
CAP 34 - CRT 27 - ETD 49 - ETS 108 - GAM 11 - NPM 3 e 8 - NSS 30 - PRN 19 - Palavras De Vida Eterna - (Emmanuel /
Francisco C Xavier) - 2ª Ed. CEC - Páginas 139 - RES 40 - SNV 47 - Ver Também: 2086m, 2794, 2796 e 3110m
Se tendes sentimento
faccioso em vosso coração, essa não é a sabedoria que vem do alto,
porque onde há espírito faccioso
há perturbação e toda obra perversa. TGO 3:14 a 16 - EVG 13/20, 15/8 e
17/3
Seja qual for a escala de sua posição social, desde selvagem tem
o homem o sentimento inato do futuro; diz-lhe a intuição que a morte não é a
última fase da existência. Entretanto, não possuindo até agora nenhuma base
certa para defini-lo, a sua imaginação fantasiou os sistemas que originaram a
diversidade de crenças. A unificação feita relativamente à sorte futura das
almas será o primeiro ponto de contato dos diversos cultos, um passo imenso
para a tolerância religiosa em primeiro lugar e, mais tarde, para a completa
fusão. CFN1 P 1/14 e 21
Sendo Deus o eixo de todas as crenças religiosas e o objetivo de
todos os cultos, o caráter de todas as religiões é conforme à idéia que elas
dão de Deus. As religiões que fazem de Deus um ser vingativo e cruel julgam
honrá-lo com atos de crueldade, com fogueiras e torturas; as que têm um Deus
parcial e cioso são intolerantes e mais ou menos meticulosas na forma. Toda a
doutrina do Cristo se funda no caráter que ele atribui à Divindade. Com um Deus
imparcial, soberanamente justo, bom e misericordioso, ele fez do amor de Deus e
da caridade para com o próximo a condição indeclinável da salvação. ALLAN KARDEC
em A Gênese - (Allan Kardec) - 33ª Ed.
FEB - Páginas 1/24 e 25 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS 671
Religião é um Sistema de crescimento da alma.
Toda emulação edificante, intentando incorporar Jesus ao dia-a-dia dos
homens, é de alta significação. No entanto, a claridade da fé deve estar
sustentada pelo combustível dos feitos, sob pena de apagar-se de um para outro
momento. JOANNA DE ÂNGELIS em ATA 23
Toda crença é respeitável.
Todos os ensinos religiosos do passado se ligam, porque em sua
base se encontra uma só e mesma doutrina, transmitida de idade em idade a uma
série ininterrupta de sábios e pensadores. Para conhecer as religiões, é
preciso penetrar o pensamento íntimo que lhes inspira e motiva a existência e desprender do seio dos mitos e dogmas o
princípio gerador que lhes comunica a força e a vida. Descobre-se, então a
doutrina única, superior, imutável, de que as religiões humanas não são mais
que adaptações imperfeitas e transitórias, proporcionadas às necessidades dos
tempos e dos meios. LÉON DENIS em DPM Página
20
O judaísmo é, como posteriormente serão o cristianismo e o islã,
uma religião de revelação: o divino, o transcendente, irrompe espontaneamente
no mundo visível e se revela mediante mensageiros especiais, os chamados
profetas, pedindo insistentemente o compromisso irrevogável do homem com Deus -
em geral por meio de uma mistura de recompensas e castigos, tais como o paraíso
e o inferno. Outras religiões como o hinduísmo e o budismo carecem dessa
“descida” do sobrenatural ao mundo natural: nessas, o homem é chamado a fazer o
esforço de “subir” até níveis de consciência superiores; se ele não o faz, não
há divindade para puni-lo, mas ele condena a si mesmo aos laços da samsara,
ciclo incessante de morte e renascimento, que conseqüentemente produz
sofrimento. PETER DEMANT em O MUNDO MUÇULMANO, Editora Contexto, 2004, Página 31
JOÃO 14
1 ¶ Não se turbe o
vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu
Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou
preparar-vos lugar.
3 E quando eu for,
e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que
onde eu estiver estejais vós também.
4 ¶ Mesmo vós
sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
5 Disse-lhe Tomé:
Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
6 Disse-lhe Jesus:
Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
7 Se vós me
conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o
conheceis, e o tendes visto.
8 Disse-lhe
Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9 Disse-lhe Jesus:
Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a
mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10 Não crês tu que
eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as
digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
11 Crede-me que
estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
12 ¶ Na verdade, na
verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e
as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
13 E tudo quanto
pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Se pedirdes
alguma coisa em meu nome, eu o farei.
15 ¶ Se me amais,
guardai os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao
Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 O Espírito de
verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o
conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18 ¶ Não vos
deixarei órfãos; voltarei para vós.
19 Ainda um pouco, e
o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20 Naquele dia
conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21 Aquele que tem os
meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será
amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22 Disse-lhe Judas
(não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não
ao mundo?
23 Jesus respondeu,
e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e
viremos para ele, e faremos nele morada.
24 Quem não me ama
não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do
Pai que me enviou.
25 ¶ Tenho-vos dito
isto, estando convosco.
26 Mas aquele
Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará
todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
27 Deixo-vos a paz,
a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso
coração, nem se atemorize.
28 ¶ Ouvistes que eu
vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque
eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
29 Eu vo-lo disse
agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
30 Já não falarei
muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;
31 Mas é para que o
mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos,
vamo-nos daqui.
PLANO DE IDÉIAS Nº 01
Boa Noite a todos que JESUS permaneça entre nós
Apresentação
Novo ciclo de palestras
Quase todos nós partilhamos a companhia da DOR (fisica, Moral ou
Espiritual)
DEUS está dentro de nós e em toda parte, mas via de regra nós
precisamos estar reunidos para melhor praticarmos nossa fé.
Porisso estamos aqui agora.
É sempre confortante ter a compania de outroas pessoas que
sabemos tem as mesmas dificuldades nossas.
Se é assim Hoje, imaginem como era na epoca do Cristo.
Como devia ser sublime compartilhar da vibração de Jesus.
E provavelmente foi isto que motivou Tomé, enquando participava
da chamada ultima ceia, a perguntar:
Ø
5 Disse-lhe Tomé:
Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Ø
15 ¶ Se me amais,
guardai os meus mandamentos.
Ø
16 E eu rogarei ao Pai,
e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
Ø
17 O Espírito de
verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o
conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Ø
26 Mas aquele
Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará
todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Agora imaginem quando tudo começou
Quando kardec foi levado as primeiras mesas girantes
Enquanto dos se divertiam ele observava
E conjecturava que uma mesa não podia responder perguntas.
E que devia haver ali uma causa inteligente
E depois de alguns anos de estudo e coordenação da pesquiza
cientifica e organização metodologica
Publicou o LIVRO DOS ESPIRITOS (1857)
E quem presidiu toda os trabalhos de Formatação da Doutrina dos
espiritos
O ESPIRITO DE VERDADE, o mesmo prometido pelo Cristo como já
vimos.
Uma das grandes dificuldades de Kardec foi, que nome dar a Nova
Doutrina...
Era necessario criar um termo novo e especifico para estas novas
idéias
Um termo que não deixasse
duvidas: Anfibologia = O Cabo foi soldado
Dito corrente: Batatinha
quando nasce, esparrama pelo chão...
Dito original: Batatinha
quando nasce, espalha a rama pelo chão
Dito corrente: Cor de
burro quando foge.
Dito original: Corro de
burro quando foge!
Dito corrente: Quem tem
boca vai a Roma.
Dito original: Quem tem
boca vaia Roma (isso mesmo, do verbo vaiar)
Kardec Criou o termo Espírita e Espiritismo
Só espirita quem conhece e segue os postulados de Kardec
Kardecismo não existe – a Doutrina é dos espiritos.
- A existência de Deus como Criador
do Universo.
- A existência, sobrevivência e
individualidade do Espírito.
- As vidas sucessivas através da
reencarnação.
- A justiça divina expressa na Lei
de Causa e Efeito.
- O livre-arbítrio como expressão
de liberdade individual.
- O intercâmbio entre o mundo
físico e o extrafísico.
- A pluralidade dos mundos
habitados representando a humanidade cósmica.
São esses os princípios que constituem o alicerce da Doutrina
Espírita. Sobre estas bases o Espiritismo constituiu sua teoria científica de
caráter filosófico e religioso.
E para finalizar nossa conversa quero deixar uma reflexão:
Está no Evangelho no
capitulo XVII – SEDE PERFEITOS
. O verdadeiro homem de bem é o que
cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele
interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se
violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se
desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer
queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem.
Porque, assim como o
hábito não faz o monge, o nome de espírita não faz o verdadeiro espírita
O verdadeiro espírita e o Homem de Bem são Uma e a Mesma
coisa
Programa de Paulo
AMA – TRABALHA – ESPERA E
PERDOA
O CONSOLADOR PROMETIDO
A GÊNESE (1868) - Livro final da
codificação e que enfeixa arrojadas teses de ciência e filosofia, enfileira
dezoito capítulos, com mais de cem artigos, dos quais mais da terça parte se
referem exclusivamente a passagens e lições do divino Mestre, acrescendo notar
que a obra principia aceitando o espiritismo em sua missão de consolador prometido, com a função de
explicar e desenvolver as instruções do Cristo, e despede-se com admiráveis
reflexões sobre a geração nova e a regeneração da humanidade. EMMANUEL em OES
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