Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de abril de 2015

RESUMO DA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS

INDICE




OBJETIVO DO TEMA


Marcar o início do novo ciclo, onde será priorizado o estudo das princípios básicos e vivências espíritas;
Apresentação geral dos princípios básicos da Doutrina dos Espíritos;
Mostrar o Espiritismo como uma filosofia espiritualista;
Realçar que a doutrina apresenta fatos e coisas novas, com nomenclaturas novas

 

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL


O Evangelho Segundo o Espiritismo – (Allan Kardec)
Capitulo
O Livro dos Espiritos – (Allan Kardec)
Questões

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR





ROTEIRO PARA DESENVOLVIMENTO DO TEMA DE FEVEREIRO DE 2010


DESENVOLVIMENTO DO TEMA


Introdução: fazer breve apontamento sobre a “Introdução do estudo da Doutrina Espírita”, trazendo de modo bem genérico as suas principais informações, como a localização da Doutrina no campo da filosofia, os cuidados que teve o Codificador para organizá-la e principais premissas. Caso se sinta a vontade e preparado para breve relato sobre os “Prolegômenos”, também poderá fazê-lo.

Ação Principal: fazer explanação sobre o Resumo da Doutrina dos Espíritos, conteúdo do item VI da Introdução ao estudo da Doutrina dos Espíritos.

Ø               buscar os pontos principais;
Ø               registrar palavras chave (conceitos básicos);
Ø               marcar situações relevantes;
Ø               preocupar-se em apresentar, sem aprofundar;
Ø               valorizar a moral.

Conclusão: aponte que foram apresentados princípios básicos da doutrina, temas que serão aprofundados durante todo o ano, juntamente com temas que tratam de vivências e valorização da codificação espírita, da educação e do ser humano.

Consultas:

“O Livro dos Espíritos”, Allan Kardec, tradução de Herculano Pires: Introdução, Prolegômenos, Item VI da Introdução.

Muito interessante ter contato e leitura com a introdução que Herculano Pires fez na edição da LAKE comemorativa aos 100 anos do lançamento do livro.

Ribeirão Preto, janeiro de 2010.


RESUMO DA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS - JOSÉ ANTÔNIO LUIZ BALIEIRO


balieiro@escolasintertaivas.com.br

Começamos neste mês de fevereiro novo ciclo de palestras institucionais da USE, previsto para dois anos, dividido em duas partes, seqüência única, com o intuito de levantar pontos fundamentais da doutrina, rever exemplos através de biografias, conversar sobre educação e marcar eventos e efemérides, tudo envolvendo vivências e posturasdos estudiosos, freqüentadores, trabalhadores e dirigentes espíritas.

O primeiro tema é uma apresentação geral da Doutrina.
Longe de nós o desejo de fazer síntese ou resumo dela, pois isso é tarefa árdua, quase impossível, mas o Codificador se dedicou a isso na Introdução de “O Livro dos Espíritos”, em seu item VI.
Com o tema, visamos marcar o início do novo ciclo, onde será priorizado o estudo dos princípios básicos e vivências espíritas; a apresentação geral dos princípios básicos da Doutrina dos Espíritos; mostrar o Espiritismo como uma filosofia espiritualista; e realçar que a Doutrina Espírita apresenta fatos e coisas novas, com nomenclaturas também novas.

Em breve estudo da introdução de “O Livro dos Espíritos” verificamos que lá aparecem de modo geral e abrangente as principais informações que o livro irá trabalhar: a localização da Doutrina no campo da filosofia, as suas principais premissas e o cuidado que Allan Kardec teve em sua organização e apresentação.

Analisando os “Prolegômenos” encontramos informações que facilitam ainda mais este entendimento. Neste resumo esboçado por Allan Kardec encontramos os princípios fundamentais do Espiritismo: Deus, imortalidade da alma, pluralidade das existências, pluralidade dos mundos habitados, comunicabilidade dos espíritos, o processo de evolução; deparamos com conceitos básicos marcados por palavras chaves como matéria, espírito, alma, perispírito, orgulho, egoísmo, moral, linguagem, progresso, perfeição, vida; entendendo, então, que o Espiritismo apresenta estudos relevantes para o nosso viver que, aprofundados, contribuem para o nosso equilíbrio e melhor entendimento dos por quês que instigam o nosso pensamento. A valorização da moral, alicerçada nos ensinamentos de Jesus, é farol preponderante para a definição das trilhas do ser humano na sua busca pela felicidade.

Por isto ele nos foi apresentado como guia e modelo.

Assim, o desenvolvimento deste tema vai levar o participante a ter contato com os fundamentos da Doutrina e a uma melhor condição de aprendizado nas suas diversificadas vivências. Ao acompanhar a exposição do mês em sua casa espírita, o leitor será beneficiado se fizer antecipadamente a leitura de “Prolegômenos” e da Introdução de “O Livro dos Espíritos”, basicamente em seu item VI. Prestigie esta visita do expositor, caso necessite para melhor se localizar com relação a este trabalho, consulte a escala ao lado, onde o leitor encontrará uma casa perto de sua casa onde o tema mensal será desenvolvido.


RELIGIÃO


Se a tua religião: ensina que todas as criaturas são filhas do Criador sem que te seja lícito exigir qualquer privilégio na Criação; recomenda humildade e abnegação com a desculpa incondicional das ofensas e esquecimento de todo mal; assegura a certeza da imortalidade da alma; considera a felicidade do próximo acima de tua felicidade, convertendo-se em serviço incessante no bem, sob a inspiração da justiça, então ela é e será sempre uma luz verdadeira para o caminho, conduzindo-te a alma, degrau de entendimento e trabalho, para as Esferas Superiores. Se te declaras em ação, na doutrina espírita, efetivamente, a tua religião não pode ser outra. E, se dúvidas te avassalam o pensamento em matéria de crença e conduta, preconceitos e tradições, entra no mundo de ti mesmo e indaga da própria consciência qual teria sido, entre os homens, a religião de Jesus. EMMANUEL em Mãos Marcadas - (Emmanuel / Francisco C Xavier) - 8ª Ed. IDE 37

A religião de Jesus não é religião da cruz, mas a religião da luz! Não é a religião da morte, mas da vida! Não é a religião do desespero, mas a da esperança! Não é a religião da vingança, mas a da caridade! Não é a religião dos sofrimentos, mas a da felicidade! CAIRBAR SCHUTEL em PJS 92 –

A crença religiosa constitui lenitivo para as aflições, mesmo quando se apresenta algo irracional. O ser humano necessita de acreditar em alguma coisa que transcenda a vida física, que não possa ser decodificada de imediato. Os erros, que são encontrados em todas elas, derivam das mesquinhezes dos seus pastores, insensatos uns, desequilibrados outros, desonestos diversos. No entanto, o crente fiel e devotado, sintonizando com as altas potências do mundo espiritual, sempre recebe respostas aos seus apelos conforme o grau de merecimento que o caracteriza. VICTOR HUGO em DMF Página 36

A Doutrina Espírita reconhece, não exclusivamente, a religião, mas de forma igual a ciência e a filosofia como processos de aprendizagem; em outras palavras, métodos de ensino importantes que utilizamos para conhecer a nós mesmos, as outras criaturas e demais criações do Universo. HAMMED em DDA












*******************************************************

O espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai ter às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura. Mas, não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre os seus adeptos, nenhum tomou, nem recebeu o título de sacerdote ou de sumo-sacerdote. É-se espírita pelo só fato de simpatizar com os princípios da doutrina e por conformar com esses princípios o proceder. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão da reciprocidade. OBP Páginas 260 e 261

A certeza da vida futura, o quadro vivo daqueles que nos precederam nela, mostram a necessidade do bem e as conseqüências inevitáveis do mal. Eis por que, sem ser uma religião, o espiritismo se prende essencialmente às idéias religiosas, desenvolve-as naqueles que não as possuem, fortifica-as nos que as têm incertas. ALLAN KARDEC em O QUE É O ESPIRITISMO? Página 147 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS 148 Obs e 917

A ciência multiplica as possibilidades dos sentidos e a filosofia aumenta os recursos do raciocínio, mas a religião é a força que alarga os potenciais do sentimento. ... A ciência construirá para o homem o clima do conforto e enriquecê-lo-á com os brasões da cultura superior; a filosofia auxilia-lo-á com valiosas interpretações dos fenômenos em que a Eterna Sabedoria se manifesta, mas somente a fé, com os seus estatutos de perfeição íntima, consegue preparar nosso espírito imperecível para a ascensão à glória universal. EMMANUEL em RTR 10

A Ciência tem por missão descobrir as leis da Natureza. Ora, sendo essas leis obra de Deus, não podem ser contrárias a religiões que se baseiem na verdade. Lançar anátema ao progresso, por atentatório à religião, é lançá-lo à própria obra de Deus. Somente as religiões estacionárias podem temer as descobertas da Ciência. A Gênese - (Allan Kardec) - 33ª Ed. FEB - Páginas 4/9

A futura fé que já emerge dentre as sombras não será nem católica nem protestante: será a crença universal das almas, a que reina em todas as sociedades adiantadas do espaço, e mediante a qual cessará o antagonismo que separa a ciência atual da religião. Porque, com ela, a ciência tornar-se-á religiosa, e a religião se há de tornar científica. LÉON DENIS em Cristianismo E Espiritismo - (Leon Denis) - 6ª Ed. FEB - Páginas 14 (Introdução)

À medida que as religiões vem perdendo a consideração dos seus profitentes e muitas se aferram aos interesses políticos, enquanto outras estão vinculadas às conquistas do patrimônio material, o desinteresse pela fé e pela moral campeia, produzindo uma cultura sem Deus nem amor e muito menos sem valorização da vida, o que é profundamente lamentável. JOANNA DE ÂNGELIS em NDB 29 –

A melhor de todas as religiões é aquela que só ensina o que é conforme à bondade de Deus; que dá de Deus a maior e a mais sublime idéia e não O rebaixa emprestando-Lhe as fraquezas e as paixões da humanidade, que torna os homens bons e virtuosos e lhes ensina a amarem-se todos como irmãos; que condena todo mal feito ao próximo; que não autoriza a injustiça sob qualquer forma ou pretexto que seja; que nada prescreve de contrário às leis imutáveis da natureza, porque Deus não se pode contradizer; aquela cujos ministros dão o melhor exemplo de bondade, caridade e moralidade; aquela que procura melhor combater o egoísmo e lisonjear menos o orgulho e a vaidade dos homens; aquela, finalmente, em nome da qual se comete menos mal, porque uma boa religião não pode servir de pretexto a nenhum mal; ela não lhe deve deixar porta alguma aberta, nem diretamente, nem por interpretação. Vede, julgai e escolhei. ALLAN KARDEC em O QUE É O ESPIRITISMO? Página 131 e 132

RELIGIÃO - 2795 - A religião espírita dinamiza o interesse humano pelo seu auto-aprimoramento, trabalhando-lhe o mundo íntimo, para que, consciente de si, eleve-se aos patamares superiores da existência, sem abandonar o mundo no qual se encontra em processo de renovação. Através da sua filosofia otimista, impulsiona o adepto para a frente, sem saudades do passado ou tormentos pelo futuro. JOANNA DE ÂNGELIS em ADV 19 - ABS 16 - Ver Também: 1013 e 3074m

RELIGIÃO - 2796 - Abracemo-nos na obra redentora do bem, já que não é possível, por enquanto, derrubar as fronteiras que separam os templos veneráveis uns dos outros. EMMANUEL em CAI 8 - Ver Também: 303, 1592p, 2460 e 2813

RELIGIÃO - 2796m - Apoiadas no amor, as religiões se ensoberbecem e passam de perseguidas a perseguidoras, pregando o reino dos céus com os pés muito bem plantados nos inexpressivos tesouros e vanglórias terrenas. À medida que adquirem estabilidade nos corações, alargam os seus anseios pela política mundana e passam a comandar destinos, quando a sua finalidade é iluminar consciências e consolar sentimentos. VIANNA DE CARVALHO em RFL 8 - Jesus E Vida - (Joanna De Ângelis / Divaldo P Franco) - 1ª Ed. Alvorada - Páginas Prefácio - Ver Também: 419h, 1029, 2642h, 2650, 2803 e 3113f

RELIGIÃO - 2796t - Aquele que pratica uma religião em que não crê do fundo da alma, tendo em vista apenas respeitar as crenças de outrem, procede melhor do que um que as ridicularize, porque, então, falta à caridade. Aquele, porém, que a pratique por interesse e por ambição se torna desprezível aos olhos de Deus e dos homens. A Deus não podem agradar os que fingem humilhar-se diante dele tão somente para granjear o aplauso dos homens. O LIVRO DOS ESPÍRITOS 655 - Ver Também: 193f, 194, 583m, 594, 660, 1734 e 2706

RELIGIÃO - 2797 - As idéias religiosas, longe de perderem alguma coisa, se engrandecem, caminhando de par com a Ciência. Esse o meio único de não apresentarem lado vulnerável ao cepticismo. O LIVRO DOS ESPÍRITOS 59 - EVG 1/8 - Ver Também: 136f, 419m, 432, 442m, 444m, 445b, 1016, 1034f, 1039, 1050m, 1050t, 2026m, 2791 e 2799m

RELIGIÃO - 2798 - As estruturas religiosas, embora sejam conservadoras por natureza, não podem manter certas posições por tempo indefinido, visto como, em suas relações temporais, estão sujeitas a ser envolvidas nas conjunturas sócio-políticas, porque não podem ficar acima dos problemas inerentes ao mundo terreno, a despeito de suas preocupações transcendentais. DEOLINDO AMORIM em EPH Prefácio -  Ver Também: 3055

RELIGIÃO - 2799 - As metodologias para a re-ligação da criatura com o Criador variam de acordo com os graus evolutivos nos quais estagia o homem, oscilando desde as expressões fetichistas e temíveis nas fases do primitivismo, até as de alto teor metafísico, numa plena conscientização de responsabilidade do crente perante a Consciência Cósmica geradora. À medida que o ser adquire as experiências da sabedoria e do amor, mais se lhe dilatam as percepções psíquicas em relação à vida transcendente, e mais profunda se tornam as suas manifestações religiosas. JOANNA DE ÂNGELIS em LVV 6 - APE 184 - JVN 27 - TPS 10 - Ver Também: 184, 1241, 2577m e 2852

RELIGIÃO - 2799d - As religiões sempre tenderam ao imobilismo, pela conduta dos que se servem delas e as comandam e não por culpa dos que a servem e deixam-se comandar. Na verdade, as religiões perderam terreno, embora a religiosidade jamais morra nos seres humanos e tenda mesmo a crescer. As religiões estão morrendo pela nefasta ação de seus condutores terrenos; surgem luminosas como glorioso alicerce de emancipação espiritual, mas pouco a pouco vão sendo obscurecidas pela conduta negativa de sacerdotes ou líderes que se apossam delas para usufruírem vantagens particulares. Inicialmente havia união entre os cristãos. Depois dividiram-se em católicos e ortodoxos. Estes criaram as igrejas russa, grega, bizantina e copta. O catolicismo sofreu a ruptura com Lutero, surgindo o protestantismo que, por sua vez, fragmentou-se em inúmeras seitas ou correntes. Aí estão os presbiterianos, luteranos, anglicanos, batistas, anabatistas, metodistas, sabatistas e outras seitas de menor expressão. Note que até o espiritismo corre risco entre os chamados cardecistas e roustanguistas, interpretações que já deram pano para muitas mangas. HENRIQUE RODRIGUES em VRT 10 - Ver Também: 617f e 2910

RELIGIÃO - 2799f - Assim como aconteceu com o Evangelho, o espiritismo poderia ser um desdobramento das religiões ortodoxas, iluminando-as com conceitos novos, mais claros e objetivos. Mas a história se repete. O espiritismo rompe tão decisivamente com fantasias, ritos e rezas que se incrustaram na prática religiosa, que não há lugar para seus princípios nos templos e igrejas. Certas concepções espíritas podem parecer chocantes para as pessoas aferradas às práticas exteriores. Por exemplo, mais importante que o casamento religioso, cerimônia oficiada por sacerdote, é a religiosidade no casamento. O mesmo ocorre com o batismo, mera fantasia, o pecado original cometido por Adão e Eva, do qual seríamos herdeiros compulsórios. RICHARD SIMONETTI em Levanta-te! - (Richard Simonetti) - 3ª Ed. CEAC - Páginas 12 - CES 37 - LZM 5 - Ver Também: 031, 278, 367, 385, 387, 395m, 419m, 436s, 640, 1036, EVANGELHO, 2070, 2799t, 2807, 2ENIGMA, 3152 e 3278

RELIGIÃO - Ciência e Espiritismo. Ver: ESPIRITISMO - Ciência e Religião

RELIGIÃO - 2799m - Como todo indivíduo que utiliza a lógica, a coerência e o uso da razão, o Dr. Carl Jung sentiu-se distanciado da devoção religiosa alicerçada no pietismo - afirmação da superioridade da fé sobre a razão. Afastou-se das experiências teológicas e das prescrições litúrgicas de seu pai e de outros  parentes, que preconizavam a permanência incondicional pela letra da convenção (SCR 3:6) e foi em busca do Espírito de Deus como uma realidade viva (O Evangelho Segundo João (NT) 4:24). A religião vai muito além dos limites do intelecto, no entanto não o refuta nem o contesta. A genuína religiosidade não se vincula a nenhuma organização externa; ela nos remete ao despertar íntimo, ao relacionamento com a própria alma. HAMMED em PZA 8 - Ver Também: 030m, 033, 444m, 591, 784, 1255, 1584, 1679, 1725, 2635m, 2739f, 2797, 2928p e 2932m

RELIGIÃO - 2799p - Considerando-se os diferentes níveis de consciência das massas, sempre ocorrerá a afinidade entre o crente e a doutrina que abraça como necessidade de apoio, de conforto, de catarse psicológica. Por isso mesmo, o templo dedicado a cada expressão de fé é o lugar ideal para o ensino dos seus postulados, sem agressão aos das outras confissões, em respeito ao direito de pensar que é concedido a cada criatura e mesmo por uma razão de natureza ético-moral e espiritual. Cada um ama e serve a Deus conforme suas possibilidades e não segundo as determinações dos outros - pastores, rabinos, sacerdotes, pregadores... VIANNA DE CARVALHO em APE 119 - APE 197 - Ver Também: 973d, 1183, 1734, 2706, RELIGIÃO e 3318

RELIGIÃO - 2799t - Criando cultos e dogmas para impressionar os mais tímidos e mais ignorantes, as religiões estabeleceram fórmulas para libertar as criaturas dos erros praticados, mediante pagamento ou rituais que nada têm a ver com a realidade da alma, normalmente realizados sem nenhuma emoção ou espírito de identificação com Deus. Batizados, casamentos, missas, exéquias, confissões, confirmações, bênçãos e maldição de natureza sempre humana e com o aparato correspondente à posição sócio-econômica dos crentes, desviaram o fiel da fé em si mesma para as manifestações externas dos cultos, isento de sentido espiritual. Lentamente, tais religiões se transformaram em organizações frias onde o espírito do bem e do amor está presente nas palavras e distante nos atos. Apesar de padecer a má conduta dos homens, que lhes entorpeceram sua finalidade, as religiões cumpriram seu papel histórico, bem ou mal, de acordo com cada época; porém, agora, ou se renovam, ou se atualizam diante das conquistas tecnológicas e científicas ou desaparecerão da terra. PADRE GERMÁN (espírito) em RET 24 - EPSPágina 159 - Ver Também: 278, 387, 419m, 437, 862, 1837, 2099o, 2130, 2137r e 2799f

RELIGIÃO - De Jesus. Ver: 2814; É meio. O bem é o fim. Ver: 2913m

RELIGIÃO - 2800 - Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que expulsava demônios em teu nome, mas não nos segue, e nós lho proibimos. Jesus porém disse: Não lho proibais, porquanto não há ninguém que, tendo feito em meu nome um milagre, possa falar mal de mim. O Evangelho Segundo Marcos (NT) 9:38 e 39 - O Evangelho Segundo Lucas (NT) 9:49 e 50 - O Evangelho Segundo João (NT) 3:25 a 27 - Primeira Epístola Do Apóstolo Paulo Aos Coríntios (NT) 12:3 - NUM 11:26 a 29 - CVV 42 - ETS 65 e 79 - Médiuns - (Joanna De Ângelis / Divaldo P Franco) - 2ª Ed. Fonte Viva - Páginas 44 e 92 - Páginas Do Espiritismo Cristão - (Caibar Schutel) - 2ª Ed. FEB - Páginas 28 e 34 - PNS 35 - RTL 15 - Ver Também: 1921, 2804 e 2815

RELIGIÃO - 2800m - É preciso entender que a fé pode e deve ser racionalizada, ou seja, princípios de natureza religiosa devem ser questionados, debatidos, examinados e aceitos ou recusados livremente como quaisquer outros, pois somente assim podem dar testemunho da Verdade, se e quando foram verdadeiros. Há que existir uma Filosofia da Religião em termos lógicos, perfeitamente enquadrados no contexto do pensamento. Por que razão Religião tem de ser irracional? HERMÍNIO C. MIRANDA em MFR 12 - Candeias Na Noite Escura - (Emmanuel / Francisco C Xavier) - 2ª Ed. FEB, 1992 - Páginas 12 - Ver Também: 862, 1025, 1255, 1310, 1513o, 2026m, 2123f, 2739f, 2791m e 2927

RELIGIÃO - 2800t - Em nome de Deus os homens têm semeado a discórdia, o ódio, o crime, dizimando-se reciprocamente, sob alegação de ser cada qual o portador da verdade. As guerras de religião ensangüentaram a humanidade, massacres inconcebíveis foram realizados em nome de Deus, no passado remoto e no próximo, estimulando a ferocidade e a alucinação. Cada indivíduo julga ser o seu o deus da verdade, e a sua a única religião, ou filosofia, ou moral credora de respeito. A ardência da fé neles consome a piedade e a clemência, enquanto o combustível do fanatismo dá-lhes estímulo para a violência. É da natureza humana, ainda primitiva, a belicosidade, o separatismo, a presunção hegemonista. JOANNA DE ÂNGELIS em VGL 1 - ACS Prefácio, 13 e 18 - Ver Também: 594, 1209m, 1592n e 3334m

RELIGIÃO - 2801 - Em todos os grandes períodos da evolução religiosa, antes do Cristo, vemos as demonstrações incompletas da espiritualidade. Na Índia, identificamos o culto da sabedoria. Instrutores eminentes aí ensinam que a bondade deve ser a raiz de nossas relações com os semelhantes; entretanto, o espírito das castas aí sufocou os santuários, impedindo a desejável extensão dos benefícios espirituais aos círculos do povo. Na Pérsia, temos no zoroastrismo a consagração do nosso dever para com o bem; todavia, as comunidades felicitadas por seus respeitáveis ensinamentos se confiam a guerras de conquista e destruição. Na China, possuímos a exaltação da simplicidade, contudo, o grande povo chinês não consegue superar as perturbações do separativismo e do cativeiro. Na Grécia, encontramos o culto da beleza. Os mistérios de Orfeu traçam formosos ideais e constroem maravilhosos santuários. O aprimoramento da arte e da cultura, porém, não consegue criar no espírito helênico a noção do amor universal. Em Roma, surpreendemos o Direito ensinando que o patrimônio e a liberdade do próximo devem ser respeitados, no entanto, em nenhuma civilização do mundo observamos juntos tantos gênios da flagelação e da morte. Hermes é a Sabedoria. Buda é a Renunciação. Zoroastro é o Dever. Moisés é a Justiça. Confúcio é a Harmonia. Orfeu é a Beleza. Numa Pompílio é o Poder. Com Jesus, no entanto, recebemos as gloriosas sementes da fraternidade que dominarão os séculos. EMMANUEL em RTR 12 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS 622 e 623 - A Gênese - (Allan Kardec) - 33ª Ed. FEB - Páginas 1/8 - Educação E Vivências - (Camilo / J Raul Teixeira) - 2ª Ed. FRATER - Páginas 14 - MDG 19 - NDB 1 - NPM 76 - RTR 21 - Ver Também: 219f, 356m, 517m, 617f, 965m, 1408m, HINDUÍSMO, 1483m, 1707m, MASDEÍSMO, 2809e,  2818 e TAOÍSMO

RELIGIÃO - Espiritismo, auxiliar da religião. Ver: REALIDADE ESPIRITUAL

RELIGIÃO - 2802 - Espiritismo religioso? Sim. Somente o Cristianismo restaurado pode salvar o mundo que se perde. Nossa missão é essencialmente religiosa, na restauração da fé viva e na revivência das tradições simples dos tempos apostólicos. Não temos a presunção de pedir o atestado de óbito das escolas religiosas, nem desejamos estabelecer a luta dogmática sectarista. Desejamos tão só reavivar a crença pura, a fim de que o homem, na qualidade de herdeiro divino, possa entrar na glória espiritual da compreensão de Jesus Cristo. EMMANUEL em CLA 42 - EVG 28/51 - ATR 25 - AVE 72 - Cristianismo E Espiritismo - (Leon Denis) - 6ª Ed. FEB - Páginas 282 - DTE 3 - EDM 7 - FVV Prefácio - HNV 3 - LES 1 - MFR 12 - NML 10 - NPL 22 - OES 60 - RTL 31 - Revisão Do Cristianismo - (J Herculano Pires) - 2ª Ed. Editora PAIDÉIA Ltda - Páginas 26 e 27 - SMD Prefácio - STL 9 - THP 32 - URV 1 - Ver Também: 268m, 1020, 1022, 1025 e 1764k

RELIGIÃO - Fanatismo religioso. Ver: 1209m; Intransigência e austeridade na religião. Ver: 640m

RELIGIÃO - 2802f - Grandes massas humanas se deixam docilmente levar por doutrinas dominantes, sem as examinar de perto, por simples comodismo intelectual ou por preguiça de pensar. Para muita gente é preferível ter uma religião ou uma filosofia política todinha pensada pelos outros e que tem atrás de si o suporte da maioria estatística. HERMINIO C. MIRANDA em Candeias Na Noite Escura - (Emmanuel / Francisco C Xavier) - 2ª Ed. FEB, 1992 - Páginas 21 - Ver Também: 028m, 880, 1819, 2565, 2669, 2811 e 2949

RELIGIÃO - 2802m - Há quem reserve horas breves para a experiência do espírito, buscando desincumbir-se do mister, qual se pagasse um imposto desagradável, esquecendo-se do bem-estar que se haure na comunhão com a Vida Triunfante. JOANNA DE ÂNGELIS em MDE 10 - VDF 103 - Ver Também: 617m, 2094f e 3296t

RELIGIÃO - 2803 - Incontáveis denominações religiosas que se derivaram do pensamento inicial de Jesus são filhas do orgulho, das dissensões, dos interesses subalternos de indivíduos e de grupos. Decanta-se a excelência da mensagem do Mestre, porém, com os lábios, tendo-o longe do coração, sem aplicação sincera dos ensinamentos na conduta pessoal. Aturdidas, muitas delas esquecem-se das suas nascentes, especialmente aquelas ditas cristãs, e atraem fiéis com engodos terrestres, oferecendo-lhes poder e gozos humanos, distantes das lições inconfundíveis do evangelho, que distorcem habilmente. Indiferentes aos profundos problemas das criaturas, simplificam os compromissos dos seus adeptos à aceitação dos postulados que apresentam ou à mudança de rótulo religioso, mediante a adoção de algumas fórmulas e dogmas, garantindo-se-lhes a ventura perpétua. JOANNA DE ÂNGELIS em Jesus E Vida - (Joanna De Ângelis / Divaldo P Franco) - 1ª Ed. Alvorada - Páginas Prefácio e 13, e OTM 20 - Jesus E Vida - (Joanna De Ângelis / Divaldo P Franco) - 1ª Ed. Alvorada - Páginas 19 - OTM 50 - EVG 8/10 - CFN1P 2/7 - ANT 49 - AQMPágina 304 - CRI 27 - Educação E Vivências - (Camilo / J Raul Teixeira) - 2ª Ed. FRATER - Páginas 27 - EFQ Prefácio - HIT 3 e 5 - ILI 8 - LVV 22 - MDM 14 - No Limiar Do Infinito - (Joanna De Ângelis / Divaldo P Franco) - 4ª Ed. Alvorada - Páginas 13 - PLT 13 - SCS 5 - SDE 24 - SOL 22 - Setenta Vezes Sete - (Richard Simonetti) - 1ª Ed. CEAC - Páginas 8 - TDL 4 - VDS 9 - VMO 11 - VZG 8 - Ver Também:  660, 735f, 802, 862, 952, 1AB-REAÇÃOm, EVANGELHO, 1298, 2642h, 2796m, 2828m, 2844m  e 2956

RELIGIÃO - 2804 - Não é a tua crença sectária, embora fervorosa, que te guiará a sublimação na vida espiritual, depois da morte do corpo e, sim, os teus atos de bondade santificante, os quais serão testemunhas permanentes de tua alma, onde estiveres. ANDRÉ LUIZ em ATT 19 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS 654 e 982 - EVG 15/3 - ACT 20 e 40 - ADR 18 - Candeias Na Noite Escura - (Emmanuel / Francisco C Xavier) - 2ª Ed. FEB, 1992 - Páginas 2 - O Consolador - (Emmanuel / Francisco C Xavier) - 7ª Ed. FEB - Páginas 150 - CVV 22 - DPV 40 - EED 8 - EPL 7 - ETC 34 - EVV 10 - FVV 20, 63, 87 e 137 - NFP 28 - NMM 15 - NPM 17 - OBV 12 - PNS 13 e 23 - Palavras De Vida Eterna - (Emmanuel / Francisco C Xavier) - 2ª Ed. CEC - Páginas 137 - RTR 18 - Tormentos Da Obsessão - (Manoel P Miranda / Divaldo P Franco) - 2ª Ed. Alvorada - Páginas 7 - TRL 14 - VLZ 117 - Ver Também: 263p, 419k, 587, 615, 1038, 2089, 2800 e 2815

RELIGIÃO - 2805 - Não valem divergências da interpretação nos setores da fé. Estamos distantes da época em que os filhos da Terra se dirigirão ao Pai com idêntica linguagem, porquanto, para isto, seria indispensável a sintonia absoluta entre nós outros e o Celeste Embaixador das Boas Novas da Salvação. Abracemo-nos na obra redentora do bem, já que não é possível, por enquanto, derrubar as fronteiras que separam os templos veneráveis uns dos outros. EMMANUEL em DAP 1 e LNC 6 - DKA 45 - ETS 110 - ITP 39 - Ver Também: 476, EVANGELHO e EVANGELHO

RELIGIÃO - 2806 - Nenhuma nuvem obscurece a luz mais pura; o diamante sem mácula é o que tem mais valor. A unidade se fará do lado onde ao bem jamais se haja misturado o mal, porquanto considerarão que aí está a verdade. Por toda parte os princípios fundamentais são os mesmos e tem que vos unir numa idéia comum: o amor de Deus e a pratica do bem. Qualquer que seja, conseguintemente, o modo de progressão que se imagine para as almas, o objetivo final é um só e um só o meio de alcançá-lo: fazer o bem. Ora, não  há duas maneiras de fazê-lo. Se dissidências capitais se levantam, quanto ao princípio mesmo da Doutrina, de uma regra certa dispondes para as apreciar: a melhor doutrina é a que satisfaz ao coração e à razão e a que mais elementos encerra para levar os homens ao bem. Essa, eu vo-lo afirmo, a que prevalecerá. ESPÍRITO VERDADE em O Livro Dos Médiuns - (Allan Kardec) - 49ª Ed. FEB - Páginas 302 - O Livro Dos Médiuns - (Allan Kardec) - 49ª Ed. FEB - Páginas 301/9 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS Conclusão IX - MFR 19 - NFL 21 - NPM 80 - PBSPágina 29 - TMG 37 - Ver Também: 303, 1037, 1052 e 2705m

RELIGIÃO - 2807 - No estado atual da opinião e dos conhecimentos, a religião que terá de congregar um dia todos os homens sob o mesmo estandarte será a que melhor satisfaça à razão e às legítimas aspirações do coração e do espírito; que não seja em nenhum ponto desmentida pela ciência positiva; que, em vez de se imobilizar, acompanhe a Humanidade em sua marcha progressiva, sem nunca deixar que a ultrapassem; que não for nem exclusivista, nem intolerante; que for a emancipadora da inteligência, com o não admitir senão a fé raciocinada; aquela cujo código de moral seja o mais puro, o mais lógico, o mais em harmonia com as necessidades sociais, o mais apropriado, enfim, a fundar na terra o reinado do Bem, pela prática da caridade e da fraternidade universais. ALLAN KARDEC em A Gênese - (Allan Kardec) - 33ª Ed. FEB - Páginas 17/32 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS 842 - CFN1P 1/13 - Educação E Vivências - (Camilo / J Raul Teixeira) - 2ª Ed. FRATER - Páginas 27 - Ver Também: 1024m, 1052, 2352, 2793m, 2799f e 3290n

RELIGIÃO - 2807f - O espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai ter às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura. Mas, não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre os seus adeptos, nenhum tomou, nem recebeu o título de sacerdote ou de sumo-sacerdote. É-se espírita pelo só fato de simpatizar com os princípios da doutrina e por conformar com esses princípios o proceder. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão da reciprocidade. OBPPágina 260 e 261 - Ver Também: 1012m, 1025, 1764k, 1814t, 2838, 2943 e 3111m

RELIGIÃO - 2807m - O espiritismo era apenas uma simples doutrina filosófica; foi a igreja quem lhe deu maiores proporções, apresentando-o como inimigo formidável; foi ela, enfim, quem o proclamou nova religião. Foi um passo errado, mas a paixão não raciocina melhor. O verdadeiro caráter do espiritismo é o de uma ciência e não de uma religião; e a prova disso é que ele conta entre os seus aderentes homens de todas as crenças, que por esse fato não renunciaram às suas convicções: católicos fervorosos que não deixam de praticar todos os deveres do seu culto, quando a igreja os não repele; protestantes de todas as seitas, israelitas, muçulmanos e mesmo budistas e bramanistas. O QUE É O ESPIRITISMO?Página 126 e 130 - OBPPágina 25 - Ver Também: ESPIRITISMO - Ciência e religião

RELIGIÃO - 2808 - O Espiritismo não pode guardar a pretensão de exterminar as outras crenças, parcelas da verdade que a sua doutrina representa, mas, sim, trabalhar por transformá-las, elevando-lhes as concepções antigas para o clarão da verdade imortalista. Esclarecendo o erro religioso e revelando a verdadeira luz, o espiritista representa o operário da regeneração do Templo do Senhor, onde os homens se agrupam em vários departamentos, ante altares diversos, mas onde existe um só Mestre, que é Jesus-Cristo. EMMANUEL em O Consolador - (Emmanuel / Francisco C Xavier) - 7ª Ed. FEB - Páginas 353 - EVG 23/15 - CES 23 - Cristianismo E Espiritismo - (Leon Denis) - 6ª Ed. FEB - Páginas 255 - EMN 9 - OES Prefácio - RES 80 - RTR 38 - Revisão Do Cristianismo - (J Herculano Pires) - 2ª Ed. Editora PAIDÉIA Ltda - Páginas 8 e 40 - TMG 37 - VDR 1 - Ver Também: 1024d, 1027, 1706, 2055, 2665m, 2705m  e 3036

RELIGIÃO - 2808m - O Espiritismo nos dá um imenso campo a joeirar e a liberdade de conduta é a mola mestra. Não tendo teólogos que interpretem a palavra do Codificador, e sendo de livre exame, enseja-nos a visão de acordo com as nossas possibilidades de interpretação, que, segundo Kardec, é sempre de caráter pessoal. Pela sua origem, o Espiritismo é uma ciência de pesquisa, uma filosofia de comportamento e uma religião de vivência. Nele há mais religiosidade, um estado de crença interior, do que religiosismo, que é um aparato. Mas, não é uma religião organizada nos moldes das que têm culto, sacerdócio e ministério estatuídos. É, digamos, a religião cósmica do amor, em que a nossa religiosidade nos religa ao Criador. Assim, tenha o espírita o cuidado para não criar novas místicas e não rotular com nomes novos os antigos ídolos. É um perigo que ameaça toda doutrina que se vulgariza. À medida que qualquer movimento cresce em superfície, perde em profundidade. Necessário, pois, que ao se demolir uma idéia, tenhamos uma outra melhor, a fim de o homem não se desencaminhar. Por isso, o espiritismo não é uma religião a mais. Digamos que é a Religião, pois oferece a todas as outras o que lhes faltava: a prova da imortalidade da alma através da lúcida comunicação dos Espíritos. Divaldo P. Franco em Elucidações Espíritas - (Joanna De Ângelis / Divaldo P Franco) - 2ª Ed. SEJA - Páginas 101 e 102 - Ver Também: ESPIRITISMO - Ciência e Religião, 862, 1015k, 1024f, 1460p, 2070, 2253f e 3152

RELIGIÃO - 2808t - O espiritualismo dogmático ancestral, sem possibilidades de iluminar as mentes e de dulcificar os corações com informações claras e lógicas sobre a realidade do ser e da vida fora da matéria, perdeu a vitalidade, mantendo-se como formalismos sociais e mecanismos de evasão, promovendo o personalismo de alguns indivíduos a prejuízo do esclarecimento indispensável das massas. Não mais inspirando respeito pelo temor, em razão das aberturas e facilidades para o prazer, lentamente anui com as doutrinas políticas e econômicas dominantes, conforme ocorreu no passado, distanciando-se dos objetivos que parecia perseguir. MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA em REV 2 - Ver Também: 421

RELIGIÃO - 2809 -  O estabelecimento de “prêmios e punições” de sabor material, nos quais as religiões do passado firmaram a estrutura da existência espiritual, tornou-a detestável, em se considerando o medo a uma justiça absurda e impiedosa, ou à indiferença por uma felicidade estanque, monótona e perpétua, que tem lugar num céu onde o amor não dispõe de recursos para socorrer o caído, nem a piedade vige em relação aos infelizes. MANOEL P. DE MIRANDA em Temas Da Vida E Da Morte - (Manoel P Miranda / Divaldo P Franco) - 2ª Ed. FEB - Páginas 11 - CFN1P 6/22 - DMV 1 - IMS 1 - JVN 12 - Renovando Atitudes - (Hammed / Francisco E Santo Neto) - 8ª Ed. Boa Nova - Páginas 28 - SHA 13 - Ver Também: 022, 444f, 540m, 781, 825t, 1134, 1514m, 1516, 1882, 2060, 2781 e 3074p

RELIGIÃO - 2809d - O olvido das questões espirituais, substituídas pelos compromissos sociais e desportivos, insensibilizou os centros da emoção em relação ao próximo e à busca permanente dos valores do espírito, engendrando a indiferença e a frieza em relação a Deus, à alma, à imortalidade. O declíneo da fé responsável, nas mentes e nos corações, substituída pelo formalismo e pelas injunções sociais, deixou árido o sentimento humano e indiferente ao raciocínio para as questões espirituais, anulando-as por parecerem destituídas de sentido, abrindo espaços emocionais para o gozo sem limite, numa sofreguidão irrefreável. Nesse contexto, o indivíduo progride na horizontal do imediatismo sem a resultante verticalista responsável pelo bem, pelo bom e pelo belo a benefício geral. VICTOR HUGO em ANT 49 - ACS Prefácio - RET 3 - Sementeira Da Fraternidade - (Diversos/ Divaldo P Franco) - Ed. Alvorada - Páginas 13 - Ver Também: 028m, 444d, 469, 916, 1086t, 1502m, 1583r, 3052m e 3280m

RELIGIÃO - 2809e - O sentimento religioso é inerente a todas as criaturas humanas. Atavicamente o homem teme, havendo nascido desse estado emocional o respeito pelo desconhecido e a adoração automática, os sacrifícios e cultos mediante os quais pretendia aplacar as forças vivas e temerárias da natureza. Na medida, porém, em que ao instinto sucedeu a razão, modificaram-se, lentamente, os quadros da fé, passando da aceitação fetichista e receosa ao amor e ao conhecimento das leis que regem a vida. Jesus desempenhou papel preponderante nessa mudança de comportamento. Moisés havia estabelecido, anteriormente, os códigos da justiça, de que Hamurabi se fizera excelente pioneiro, na condição de legislador. No entanto, permaneceu predominando a imposição do deus guerreiro, mais temido do que amado. Em outras culturas, missionários diversos estabeleceram programas de culto à beleza, ao dever, à sabedoria, enquanto diversos povos se detiveram no primitivismo e na selvageria dos costumes ancestrais. JOANNA DE ÂNGELIS em MDG 19 - Ver Também: 032, 525, 1561f, 1616, 2068, 2801 e 3327

RELIGIÃO - 2809f - Opiniões e conceitos que te confundem devem ser examinados pelo que produzem primeiro naqueles que os apresentam. Sempre houve muitos teóricos eficientes na humanidade e poucos homens de ação. Por enquanto há necessidade das muitas correntes de fé, de modo a ensejarem à variada massa humana informações compatíveis com os vários graus de desenvolvimento dos seus membros. Importante em cada uma, senão em todas elas, é o espírito do Cristo impersonificado, agindo em prol de melhores dias, de mais felicidade para todos. JOANNA DE ÂNGELIS em OFR 16 - MMF 17 - Ver Também: 019m, 1530f, 1569d, 1674m, PALAVRA, 2411, 2928h, 2991 e 3373

RELIGIÃO - Ópio dos povos. Ver: 2186m

RELIGIÃO - 2809m - Os livros sagrados das religiões de todos os tempos sempre ensinaram como mandamento supremo o amor. O verdadeiro sentido da religiosidade é a união amorosa que interliga uns aos outros como filhos do mesmo Pai. A Religião Universal consiste basicamente no cultivo do amor e da liberdade. O real sentido da religiosidade deve levar-nos ao amor e Àquele que é o Amor Maior. A melhor forma de estar vinculado a Deus é sermos partidários da fraternidade e da união entre os homens. HAMMED em PZA 42 - Ver Também: 122, 132, 167, 786m, 800f, 1336, 1707m, 1741, 1839, 2068, 2713 e 3322

RELIGIÃO - 2810 - Os princípios sublimes da fé não se movimentam na direção do conforto imediatista da carne, mas no rumo do burilamento espiritual. O Evangelho não é oficina de vantagens na experiência material, mas sim templo de trabalho redentor. EMMANUEL em Palavras De Vida Eterna - (Emmanuel / Francisco C Xavier) - 2ª Ed. CEC - Páginas 25 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS 897 - FVV 39 - Instruções Psicofônicas - (Emmanuel / Francisco C Xavier) - 3ª Ed. FEB - Páginas 57 - MDA 18 - NLR 1 - OES 24 - RTR 17 - TDL 25 - Ver Também: 293m, 537f, 660, 686, 735p, 999m, 1AB-REAÇÃOm, 1187m, 1215, 1489, 1493, 2728m, 2874d e 3372

RELIGIÃO - 2811 - Para muitos, a religião é apenas um hábito, uma obrigação social, um aspecto secundário da vida, um “freio”, como tantos dizem. São católicos, protestantes ou ateus “genéticos”, como se houvessem herdado dos pais um determinado gene específico embutido na cadeia do DNA, como aliás, pensa muita gente. A religião não é um aspecto da vida, mas a vida em si é religião, no sentido de que tudo está em Deus, tudo se move Nele, tudo se regula pelas leis naturais que a Inteligência Suprema criou, tudo converge para Ele e d’Ele reflui. HERMÍNIO C. MIRANDA em NFP 23 - NFP 25 - CDT 9 - CNA 29 - Candeias Na Noite Escura - (Emmanuel / Francisco C Xavier) - 2ª Ed. FEB, 1992 - Páginas 21 - EMT 20 - EPH 1 - FVV 14 e 48 - LEK 1 - LOB 23 - MFR 17 - MTS 14 - PLT 12 - PMG 8 - PND 24 - PNS 132 - POB 29 - Palavras De Vida Eterna - (Emmanuel / Francisco C Xavier) - 2ª Ed. CEC - Páginas 3 - RTL 24 - SHA 23 - SPT 8 - VLZ 176 - Ver Também: CULPA, 790, 1013, 1128, 1408, 1468, 1563m, 2092, 2299, 2662,  2802f,  2949 e 3375

RELIGIÃO - Pretender-se que o sobrenatural seja o fundamento de toda religião é sustentar perigosa tese. Assentar exclusivamente as verdades do Cristianismo sobre a base do maravilhoso é dar-lhe fraco alicerce, cujas pedras facilmente se soltam. O Espiritismo considera de um ponto mais elevado a religião cristã; dá-lhe base mais sólida do que a dos milagres: - as imutáveis leis de Deus, a que obedecem tanto o princípio espiritual como o princípio material. Essa base desafia o tempo e a Ciência, pois que o tempo e a Ciência virão sancioná-la. A Gênese - (Allan Kardec) - 33ª Ed. FEB - Páginas 13/18 - O Livro Dos Médiuns - (Allan Kardec) - 49ª Ed. FEB - Páginas 10 - O QUE É O ESPIRITISMO?Página 74 - EVD 8 - JVN 56 - Revisão Do Cristianismo - (J Herculano Pires) - 2ª Ed. Editora PAIDÉIA Ltda - Páginas 15 - Ver Também: 445f, 802, 1032, 1034m, 1050p, 1052m, 1255, 1281, 1283, 1805 e 1806


RELIGIÃO - PRINCIPAIS RELIGIÕES - VEDISMO, 2500 a.C. - Ver: 3303; BRAMANISMO, 2000 a.C. - Ver: 343t; HINDUÍSMO, 2000 a.C. - Ver: HINDUÍSMO; JUDAÍSMO, 1400 a.C. - Ver: JUDAÍSMO; TAOÍSMO/XINTOÍSMO, 700 a.C. - Ver: TAOÍSMO e XINTOÍSMO; MASDEÍSMO, 640 a.C. - Ver: MASDEÍSMO; BUDISMO, 560 a.C. - Ver: 347; JAINISMO, 560.a.C. - Ver: 1596m; CONFUCIONISMO, 551 a.C. - Ver: 517m; CATOLICISMO, Século I - Ver: 419 a 421; IDADE MÉDIA (476-1492) - Ver: 1446m; ISLAMISMO, 612 - Ver: 1592p; SIKHISMO, Ver: 3019m; LUTERANISMO/PROTESTANTISMO, 1520 - Ver: 1780m, 2708m e REFORMA; ZUINGLIANISMO, 1523 - Ver: ZUINGLIANISMO; CALVINISMO, 1541 - Ver: 353m; ANGLICANISMO, 1558 - Ver: 188f; PRESBITERIANISMO, 1700 - Ver: 2677m; ESPIRITISMO - Ver: 1016 a 1057. - Ver Também: 1477t


RELIGIÃO - Reconhecemos que as doutrinas religiosas, procurando a ligação da criatura com o Criador, sempre que voltadas para o amor a Deus e para o amor ao próximo, são respeitáveis e dignas das diretrizes que promovem. Retornando à simplicidade com que os ensinamentos do Cristo lhe fluíram do coração, no contato com o espírito humano, temos na orientação espírita-cristã uma estrada mais curta com mais amplos lucros de tempo no esclarecimento de nós mesmos ante a romagem da evolução. EMMANUEL em LDZ Prefácio - Ver Também: 436t, 2791m e 2799p


RELIGIÃO - 2813 - Religião pura e imaculada é visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo. TGO 1:27 - CAP 34 - CRT 27 - ETD 49 - ETS 108 - GAM 11 - NPM 3 e 8 - NSS 30 - PRN 19 - Palavras De Vida Eterna - (Emmanuel / Francisco C Xavier) - 2ª Ed. CEC - Páginas 139 - RES 40 - SNV 47 - Ver Também: 2086m, 2794, 2796 e 3110m

Se tendes sentimento faccioso em vosso coração, essa não é a sabedoria que vem do alto, porque onde há espírito faccioso há perturbação e toda obra perversa. TGO 3:14 a 16 - EVG 13/20, 15/8 e 17/3

Seja qual for a escala de sua posição social, desde selvagem tem o homem o sentimento inato do futuro; diz-lhe a intuição que a morte não é a última fase da existência. Entretanto, não possuindo até agora nenhuma base certa para defini-lo, a sua imaginação fantasiou os sistemas que originaram a diversidade de crenças. A unificação feita relativamente à sorte futura das almas será o primeiro ponto de contato dos diversos cultos, um passo imenso para a tolerância religiosa em primeiro lugar e, mais tarde, para a completa fusão. CFN1 P 1/14 e 21

Sendo Deus o eixo de todas as crenças religiosas e o objetivo de todos os cultos, o caráter de todas as religiões é conforme à idéia que elas dão de Deus. As religiões que fazem de Deus um ser vingativo e cruel julgam honrá-lo com atos de crueldade, com fogueiras e torturas; as que têm um Deus parcial e cioso são intolerantes e mais ou menos meticulosas na forma. Toda a doutrina do Cristo se funda no caráter que ele atribui à Divindade. Com um Deus imparcial, soberanamente justo, bom e misericordioso, ele fez do amor de Deus e da caridade para com o próximo a condição indeclinável da salvação. ALLAN KARDEC em A Gênese - (Allan Kardec) - 33ª Ed. FEB - Páginas 1/24 e 25 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS 671

Religião é um Sistema de crescimento da alma.

Toda emulação edificante, intentando incorporar Jesus ao dia-a-dia dos homens, é de alta significação. No entanto, a claridade da fé deve estar sustentada pelo combustível dos feitos, sob pena de apagar-se de um para outro momento. JOANNA DE ÂNGELIS em ATA 23

Toda crença é respeitável.

Todos os ensinos religiosos do passado se ligam, porque em sua base se encontra uma só e mesma doutrina, transmitida de idade em idade a uma série ininterrupta de sábios e pensadores. Para conhecer as religiões, é preciso penetrar o pensamento íntimo que lhes inspira  e motiva a existência e  desprender do seio dos mitos e dogmas o princípio gerador que lhes comunica a força e a vida. Descobre-se, então a doutrina única, superior, imutável, de que as religiões humanas não são mais que adaptações imperfeitas e transitórias, proporcionadas às necessidades dos tempos e dos meios. LÉON DENIS em DPM Página 20

O judaísmo é, como posteriormente serão o cristianismo e o islã, uma religião de revelação: o divino, o transcendente, irrompe espontaneamente no mundo visível e se revela mediante mensageiros especiais, os chamados profetas, pedindo insistentemente o compromisso irrevogável do homem com Deus - em geral por meio de uma mistura de recompensas e castigos, tais como o paraíso e o inferno. Outras religiões como o hinduísmo e o budismo carecem dessa “descida” do sobrenatural ao mundo natural: nessas, o homem é chamado a fazer o esforço de “subir” até níveis de consciência superiores; se ele não o faz, não há divindade para puni-lo, mas ele condena a si mesmo aos laços da samsara, ciclo incessante de morte e renascimento, que conseqüentemente produz sofrimento. PETER DEMANT em O MUNDO MUÇULMANO, Editora Contexto, 2004, Página 31


JOÃO 14


1          ¶ Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2          Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
3          E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
4          ¶ Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
5          Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
6          Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
7          Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
8          Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9          Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10        Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
11        Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
12        ¶ Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
13        E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14        Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
15        ¶ Se me amais, guardai os meus mandamentos.
16        E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17        O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18        ¶ Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19        Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20        Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21        Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22        Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23        Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
24        Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
25        ¶ Tenho-vos dito isto, estando convosco.
26        Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
27        Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
28        ¶ Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
29        Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
30        Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;
31        Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.


PLANO DE IDÉIAS Nº 01


Boa Noite a todos que JESUS permaneça entre nós

Apresentação

Novo ciclo de palestras

Quase todos nós partilhamos a companhia da DOR (fisica, Moral ou Espiritual)

DEUS está dentro de nós e em toda parte, mas via de regra nós precisamos estar reunidos para melhor praticarmos nossa fé.
Porisso estamos aqui agora.
É sempre confortante ter a compania de outroas pessoas que sabemos tem as mesmas dificuldades nossas.

Se é assim Hoje, imaginem como era na epoca do Cristo.
Como devia ser sublime compartilhar da vibração de Jesus.

E provavelmente foi isto que motivou Tomé, enquando participava da chamada ultima ceia, a perguntar:

Ø  5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Ø  15 ¶ Se me amais, guardai os meus mandamentos.
Ø  16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
Ø  17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Ø  26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Agora imaginem quando tudo começou
Quando kardec foi levado as primeiras mesas girantes
Enquanto dos se divertiam ele observava
E conjecturava que uma mesa não podia responder perguntas.
E que devia haver ali uma causa inteligente
E depois de alguns anos de estudo e coordenação da pesquiza cientifica e organização metodologica
Publicou o LIVRO DOS ESPIRITOS (1857)
E quem presidiu toda os trabalhos de Formatação da Doutrina dos espiritos
O ESPIRITO DE VERDADE, o mesmo prometido pelo Cristo como já vimos.
Uma das grandes dificuldades de Kardec foi, que nome dar a Nova Doutrina...
Era necessario criar um termo novo e especifico para estas novas idéias
 Um termo que não deixasse duvidas: Anfibologia = O Cabo foi soldado
*       Dito corrente: Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão...
*       Dito original: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão
*       Dito corrente: Cor de burro quando foge.
*       Dito original: Corro de burro quando foge!
*       Dito corrente: Quem tem boca vai a Roma.
*       Dito original: Quem tem boca vaia Roma (isso mesmo, do verbo vaiar)
Kardec Criou o termo Espírita e Espiritismo
Só espirita quem conhece e segue os postulados de Kardec
Kardecismo não existe – a Doutrina é dos espiritos.

  • A existência de Deus como Criador do Universo.
  • A existência, sobrevivência e individualidade do Espírito.
  • As vidas sucessivas através da reencarnação.
  • A justiça divina expressa na Lei de Causa e Efeito.
  • O livre-arbítrio como expressão de liberdade individual.
  • O intercâmbio entre o mundo físico e o extrafísico.
  • A pluralidade dos mundos habitados representando a humanidade cósmica.

São esses os princípios que constituem o alicerce da Doutrina Espírita. Sobre estas bases o Espiritismo constituiu sua teoria científica de caráter filosófico e religioso.

E para finalizar nossa conversa quero deixar uma reflexão:

Está no Evangelho  no capitulo XVII – SEDE PERFEITOS

. O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem.

Porque, assim como o hábito não faz o monge, o nome de espírita não faz o verdadeiro espírita

O verdadeiro espírita e o Homem de Bem são Uma e a Mesma coisa

Programa de Paulo

AMA – TRABALHA – ESPERA  E PERDOA


O CONSOLADOR PROMETIDO


A GÊNESE (1868) - Livro final da codificação e que enfeixa arrojadas teses de ciência e filosofia, enfileira dezoito capítulos, com mais de cem artigos, dos quais mais da terça parte se referem exclusivamente a passagens e lições do divino Mestre, acrescendo notar que a obra principia aceitando o espiritismo em sua missão de consolador prometido, com a função de explicar e desenvolver as instruções do Cristo, e despede-se com admiráveis reflexões sobre a geração nova e a regeneração da humanidade. EMMANUEL em OES 60

Nenhum comentário:

Postar um comentário