Powered By Blogger

domingo, 19 de abril de 2015

Módulo: Assistência Espiritual

RGA  
Pólo 4 – Minas Gerais
“Aliança – A Alegria de Servir Sorrindo com Jesus”

Módulo: Assistência Espiritual
Regional Ribeirão Preto

DOMINGO – 10h30 às 12h30

Objetivo a ser atingido: mostrar que a Assistência Espiritual está presente nos cinco programas básicos da Aliança: Escola de Aprendizes do Evangelho, Curso de Médiuns, Assistência Espiritual Padronizada, Evangelização Infantil e Mocidade Espírita, que juntos constituem os pilares de sustentação do ideal de Aliança.

Cada sala deve conter:
            - cadeiras em círculo
            - rádio com pen drive
            - 2 baners – fora e dentro da casa espírita, sendo o lado de fora voltado para os participantes
            - corações vermelhos e rosas
            - durex

Ø  10h15 às 10h30 (15 minutos) - Recepção dos Participantes

MÚSICA 1 – Vansan mix instrumental

- cadeiras em círculo
- som ambiente Mix Vansan
- corações vermelhos já colocados nas cadeiras
- Ao entrarem na sala, os participantes serão acolhidos amorosamente pelos monitores e serão convidados a se recolherem em suas cadeiras.

(60 minutos) 1º Parte: Percepção do Eu

Ø  10h30 às 10h40 (10 minutos) - Explicação inicial do que será feito e Relaxamento

Bom dia queridos amigos! Sejam todos bem vindos neste módulo de Assistência Espiritual!
Sintam-se todos abraçados por Jesus e por toda a equipe espiritual que está aqui conosco, bem ao nosso lado.

RELAXAMENTO

MÚSICA 2 – Flauta
Eu gostaria de pedir a vocês que deixem de lado seus pertences, coloquem embaixo da cadeira, deixem suas mãos e pernas e livres. Peço que vocês fechem os olhos, procurem respirar mais devagar, inspirem e expirem...
Assim, mais tranquilos, vamos agora fazer uma viagem no tempo... Como em um flash, relembre em cenas rápidas, todo o caminho que você já trilhou dentro do ideal de Aliança. Pense em sua casa amorosa, nos trabalhos aos quais você participa ou já participou, aos cursos que você já fez ou ainda faz...
Vá regressando no tempo e procure lembrar-se de como tudo começou... Procure relembrar a primeira vez em que você entrou em um núcleo de luz da Aliança... (pausa um pouco prolongada)... Lembre-se de você entrando pela primeira vez em uma casa da Aliança... Talvez você se lembre do que você buscava, do que te levou a entrar naquele lar... Talvez em busca de conhecimento ou de ajuda, mas não se prenda a essas lembranças, principalmente nas dolorosas.
Procure lembrar-se de você entrando naquela casa da Aliança, passando pela porta, sem ter ideia do que te aguardava. Tente lembrar se alguém o acolheu, se alguém o conduziu, da voz, do rosto de alguém se possível, que te marcou nesse primeiro dia.
 Lembre-se do que você fez nesse primeiro dia, por onde você passou, com quem você conversou, do que você ouviu...
E nesse instante, procure lembrar o que te fez ficar...
Lembre-se de um sentimento que foi despertado em você nesse primeiro dia que te fez ficar, permanecer nessa casa de amor da Aliança. Procure sentir novamente esse sentimento pulsando dentro de você...
E agora, com esse sentimento no coração, procure voltar para esta sala, para este grupo, sinta seu corpo, abra seus olhos...

Ø  10h40 às 11h25 (45 minutos) - Explicação e aplicação da Dinâmica de Apresentação
- Perguntar se todos estão se sentindo bem.
- Orientar os participantes a escrevem no coração vermelho o sentimento despertado neles no momento da entrada na Aliança
- Dinâmica de apresentação: Dizer nome, regional, sentimento, qual foi a porta de entrada e colar o coração no painel. Um dos monitores pode começar enquanto o outro fica responsável pelo durex e auxiliar os participantes a colarem o coração no painel.
- Pode-se deixar aberto para que os participantes falem, mas nem todos precisam falar. Podemos orientá-los da seguinte forma:
Aqueles que gostariam de falar algo mais além do sentimento sintam-se a vontade, mas não se sintam obrigados.

Ø  11h25 às 11h30 (05 minutos) – Breve reflexão
- Conduzir os participantes às seguintes reflexões:
- Provavelmente (ou geralmente!!!) o porta da Assistência Espiritual terá mais corações de entrada, mostrando que a dor ainda é uma grande alavanca que nos impulsiona em busca do crescimento.
- Como entrada, não está relacionado o Curso de Médiuns. Estamos em processo de equilíbrio em todos os setores, mas o Curso de Médiuns é colocado como apêndice da Escola de Aprendizes do Evangelho, pois, antes de exercermos qualquer atividade no campo mediúnico é necessário iniciar o nosso fortalecimento moral.
- “Quem entrou pelas outras portas, exceto a da Assistência Espiritual, sentiram-se amparados, assistidos espiritualmente?”


ENTRADA SUTIL PARA O 2º MOMENTO (Nós, monitores, saberemos que entramos na 2ª parte mas isso não será verbalizado por nós aos participantes)

E o nosso coração de quando entramos, era vermelho, talvez ainda preso em muitas paixões.
E o nosso coração começou a ser trabalhado pelo amor, sendo libertado de vícios e defeitos...

(um dos monitores deve começar a distribuir o coração rosa)

E agora o nosso coração está diferente daquele que tínhamos quando entramos. E é com esse novo coração que estamos agora dentro do núcleo espírita...
Nós entramos na casa e, agora do lado de dentro, o que estamos fazendo? Como estamos atuando? Como ofertamos o nosso novo coração para as tarefas que realizamos nos setores em que atuamos?

(um dos monitores deve virar o painel)


(60 minutos) 2º Parte: Integração do Eu

Ø  11h30 às 11h50 (20 minutos) - Explicação e dinâmica de Integração aos Trabalhos

- Pedir aos participantes que olhem o painel e procurem escolher apenas um setor em que atuam, mesmo que trabalhem em mais de um.
- Pedir aos participantes que fechem os olhos.
- Colocar música de fundo – MUSICA 2 - Flauta

E agora que estamos do lado de dentro, procurem identificar o pilar do setor em que trabalham atualmente. Se trabalhar em mais de um, escolha apenas um. Reflita agora sobre como se sente quando você está neste trabalho. Qual é o sentimento que você deposita no trabalho? Você está ali porque quer? Sente-se contrariado por algum motivo? Acha que seu desempenho seria melhor se estivesse participando de outros trabalhos? Fazendo outras tarefas? Gostaria de estar trabalhando em outro lugar? Sente-se satisfeito, angustiado ou útil? Possui um sentimento bom ou ruim no que faz?
Agora, abra vagarosamente os olhos, trazendo consigo o sentimento.
Pense nesse sentimento e escreva-o no coração rosa.

(uns 03 minutinhos)

Agora, um de cada vez, deve se levantar, dizer onde atua, o sentimento que escreveu e colar no pilar de sustentação onde atua.

- Iniciar a discussão. Abrir espaço para que os participantes falem.
- Conduzir o diálogo para a reflexão abaixo.

Ø  11h50 às 12h20 (30 minutos) - Reflexão em grupo
- Importância da diversidade dos sentimentos.
- O testemunho é dado através da exemplificação, de atitudes que contagiam que tocam todos que estão a nossa volta; vivenciar o que se prega.
- Através do nosso testemunho ocorre o despertamento daqueles que estão a nossa volta.
- O sentimento despertado em nós, em nossa chegada que nos fez ficar, foi importante para nós?
- Esse sentimento despertado foi causado por alguém? (Recepcionista, encaminhador, passista, evangelizador, dirigente, preletor...)
- “Nem sempre estarei fazendo aquilo que tenho mais afinidade, mas devo fazer aquilo que é necessário. Qual o sentimento que deposito?”

-Talvez alguns participantes que possuam um sentimento contraditório no setor em que atuam possam não manifestar abertamente este sentimento, e nem escrevê-lo no coração.
- Fazer analogia com os tempos de Jesus, onde não havia tantos recursos, as dificuldades, e Jesus atuava com alegria. Jesus tinha a necessidade de fazer os outros felizes para se sentir realizado. Estamos servindo o nosso próximo com ALEGRIA e com JESUS?

- Observar qual dos setores está mais cheio – geralmente é a Assistência Espiritual. Mesmo se não for, lançar as reflexões para o grupo:
-Geralmente os trabalhadores preferem atuar na Assistência Espiritual; por que?
- O que é “assistir espiritualmente” uma pessoa?
- “Todos que entram pela porta do centro precisam obrigatoriamente passar pela Assistência Espiritual Padronizada?” - “Quem não passou por tratamento deixou de ser assistido espiritualmente? O que vocês acham?”
- “Assistir espiritualmente” aparece em todas as frentes.
- Vários são os caminhos que levam ao mesmo objetivo. O termo Assistência Espiritual não sugere a aplicação de passes.
- “Assistir espiritualmente” aparece em todas as frentes.



Ø  12h20 às 12h30 (10 minutos) - Finalização
- Mostrar que a Assistência Espiritual está presente nos cinco programas básicos da Aliança:
- Escola de Aprendizes do Evangelho: auxilia as pessoas na sua reforma interior;
            - Curso de Médiuns: instrui as pessoas que possuem capacidade mediúnica e possuem mediunidade de tarefa, proporcionando equilíbrio a elas;
- Assistência Espiritual Padronizada: principal campo de testemunho que nos possibilita a auxiliar efetivamente nossos irmãos. Na Escola, olha-se para dentro de si. Na Assistência, olha-se para o outro.
- Evangelização Infantil e Mocidade Espírita: auxiliam moralmente jovens e crianças através de exemplos cristãos.
Juntos, constituem os pilares de sustentação do ideal de Aliança.
- A Assistência Espiritual oferece o Consolo. A Escola, o Curso de Médiuns, a Evangelização Infantil e a Mocidade oferecem a Redenção, que são dois grandes papeis do Espiritismo: Consolador e Redentor.
- Agindo em todos esses setores estaremos fazendo a Assistência Espiritual.
- O sentimento na entrada influencia se a pessoa permanecerá ou não.
- Fazer analogia com o sentimento despertado em nós na entrada e se estamos provocando esse despertamento nas pessoas que estão chegando agora.
- Estamos tendo cuidado nesse desabrochar, nesse despertar?

- encerrar com abraço e tema da RGA – MÚSICA 3


Nenhum comentário:

Postar um comentário