Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Noções de Anatomia e Centros de Força

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO
(1.º ANO DO CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA)
PELO INSTRUTOR: MARCELO STANCZYK

03 – Noções de Anatomia e Centros de Força
(Chacras)
Segundo o “livro dos espíritos” o homem é formado de:
· Corpo físico;
· Perispírito; e
· Espírito.
Estudando o Corpo Físico vislumbramos a submissão deste a setores de comando:
· Sistema Nervoso;
· Sistema Linfático
· Sistema Glandular ¾ Glândulas
O Sistema Nervoso é o conjunto de nervos (células nervosas) que se ramifica pelo corpo. É o responsável pela recepção e transmissão de estímulos, subdividindo-se em:
· Sistema Nervoso de Vida de Relação (SNVR) ou Cérebro-espinhal;
· Sistema Nervoso de Vida Vegetativa (SNVV) ou Autônomo ou Vago-simpático.
O Sistema Nervoso de Vida de Relação compõe-se basicamente do encéfalo, medula, nervos e plexos.
No encéfalo temos como principais órgãos componentes :
· Bulbo;
· Ponte;
· Cerebelo;
· Cérebro.
O Bulbo está situado entre a nuca e a medula, possui núcleos autônomos que controlam os batimentos cardíacos, respiração, pressão sanguínea, além disso possui fibras motoras que controlam a contração e distensão muscular e fibras sensitivas que levam da periferia para o cérebro sensações de tato, dor, pressão, etc.
Cerebelo ¾ parecido com o cérebro em tamanho diminuto (reduzido) com dois hemisférios e várias dobras (circunvoluções cerebelosas), substância cinza por fora e branca por dentro. As fibras dão origem aos nervos é por elas que passa o impulso nervoso. ¾ Sua principal função é a coordenação motora, equilíbrio em conjunto com o ouvido interno e o córtex cerebral.
Ponte ou Protuberância ¾ fica à frente do cerebelo, constituído principalmente por fibras nervosas que vão de um hemisfério cerebelar ao outro, e outras que vão para o cérebro ¾ serve para fazer a união entre os dois hemisférios do cérebro.
Cérebro ¾ parte mais importante do encéfalo porque as suas funções estão ligadas às emoções, à aprendizagem, à linguagem falada e ao pensamento. Suas principais partes são: hemisférios direito e hemisfério esquerdo, tálamo e hipotálamo. Os hemisférios são revestidos de substância cinzenta por fora (córtex) e substância branca por dentro. O córtex é responsável pela nossa atividade mental.
O cérebro abrange os Lobos:
· Frontal;
· Occipital;
· Temporal;
· Parietal.
O Lobo Frontal está relacionado com o conhecimento, motricidade e a expressão.
O Lobo Occipital está relacionado com o comando da visão e interpretação dos estímulos relacionados com a imagem.
O Lobo Temporal está relacionado com o comando da audição e da memória.
O Tálamo relaciona-se com as reações afetivas, confere tonalidade emocional às reações orgânicas.
Hipotálamo é a parte inferior do cérebro próximo a glândula Hipófise, controla as funções primárias autônomas; regula a secreção das glândulas endócrinas. Possui dois núcleos: um excitador e outro inibidor do apetite.
Nervos ¾ São formados por prolongamento de células nervosas chamadas axônios.
Medula Raquidiana ou Nervosa ¾ abaixo do Bulbo, fora do crânio e alojada dentro da coluna vertebral, suas funções consistem em conduzir os impulsos dirigidos ao cérebro e os que por ele são emitidos.
Responde ainda aos estímulos de reflexos simples.
Três tipos de nervos :
· Motores;
· Sensitivos;
· Mistos.
Dois grupos:
· Cranianos;
· Raquidianos.
Nervos Cranianos são aqueles que nascem dentro do crânio, são doze partes, dos quais o mais importante é o “Nervo Vago”, dá em seu trajeto ramos para o coração, pulmões e esôfago. O abdômen fornece ramos para o esôfago, fígado e plexo solar. Embora sendo nervo craniano o “Vago-simpático” pertencem também ao sistema autônomo.
Os Nervos Raquidianos abrangem um total de 31 pares; todos nascem na medula, escalonados ao longo da coluna vertebral, contribuem para a formação de seis plexos do Sistema Nervoso de Vida de Relação. São Eles:
· Cervical;
· Braquial (membros superiores);
· Intercostais;
· Lombar,
· Sacro; e
· Sacro-Coccigiano.
O Sistema Nervoso de Vida de Relação comanda funções primordiais e qualquer anormalidade se reflete visivelmente na saúde do indivíduo.
O Sistema Nervoso de Vida Autônoma é formado por dois longos cordões, um à direita e outro à esquerda da coluna vertebral. Esses cordões são interrompidos por pequenos nódulos chamados “Gânglios Simpáticos”. Seus ramos comandam o funcionamento das vísceras, vasos sanguíneos (Artérias e Arteríolas e das Glândulas).
Exemplo: Pupila se dilata quando olha para perto - simpático.
                         Pupila se estreita quando se olha para longe - parassimpático.
Os ramos do simpático se entrelaçam no abdome, atrás do estômago, e do fígado formando o “Plexo Solar”, este envia nervos à maior parte das vísceras do abdome formando doze plexos secundários. Ainda fazem parte do Sistema Nervoso de Vida Autônoma os seguintes plexos:
· Cardíaco;
· Carotídeo;
· Lumbo-aórtico;
· Hipogástrico.
Certas emoções provocam a “Vaso Contrição” (diminuição do calibre dos vasos sanguíneos) com menor afluxo de sangue à região do rosto resultando em palidez; outras contrariações provocam a vaso dilatação (Exemplo: estado de agressividade, ódio).
Nervo Vago ¾ é o excitador do estômago e frenador do coração. Um choque violento no plexo solar pode provocar a parada cardíaca (exemplo: golpe baixo - pugilistas).
Glândulas Endócrinas ¾ São glândulas de secreção interna, pois lançam os hormônios que produzem direto no sangue. As Principais Glândulas Endócrinas são:
· Hipófise;
· Tireóide;
· Paratireóide;
· Timo;
· Supra-renais;
· Ovários;
· Testículos;
· Epífise
A Parte do Pâncreas que faz a secreção interna.
Glândulas Exócrinas ¾ são as glândulas de secreção externas, isto é, fazem a secreção para o meio exteriorizado, ou para órgãos ocos do Aparelho Digestivo. São algumas das glândulas Exócrinas:
· Salivares;
· Sudoríparas;
· Sebáceas;
· Fígado (bílis);
· Pâncreas (Fermentos digestivos);
· Lacrimais.
Para um estudo mais aprofundado precisamos analisar cada uma das Glândulas Endócrinas.
Hipófise ¾ situa-se no centro geométrico do crânio, numa cavidade do osso esfenóide, chamada “Sela Túrcica”, pesa aproximadamente 4,5 centigrama. Dividida em duas partes, uma bem maior ¾ epitelial ¾ produz vários hormônios de grande importância; e outra parte constituída de tecido nervoso chamada de “Neuro-Hipófise”. Seus hormônios são :
Hormônio Tireotrófico (regula a tireóide);
A.C.T.H. ¾ Hormônio Adreno Córtico Trófico (age nos processos de cicatrização)
Hormônio do Crescimento;
Hormônio do metabolismo das gorduras (disfunção causa obesidade ou raquitismo)
Hormônios sexuais (Ovários e Testículos)
Tireóide ¾ situa-se na frente do pescoço, no seu terço inferior. Tem a forma de um “H”, seis centímetros de largura e três ou quatro de altura; produz Tiroxina que influi poderosamente sobre todo o organismo. Seu funcionamento excessivo produz Hipertiroidismo (magreza, metabolismo elevado); seu funcionamento precário produz o Hipotiroidismo (formação de bócio ¾ papo).
Paratireóide ¾ quatro pequenas glândulas esféricas do tamanho de um grão de arroz, situa-se ao lado da tireóide e é responsável pelo metabolismo do cálcio como na formação dos ossos.
Timo ¾ essencialmente legada a formação do sistema imunológico, atrofia-se e desaparece até os dois anos (em alguns casos isso não ocorre).
Supra-Renais ¾ glândulas situadas acima dos rins, por isso o nome. Sua camada intra-medular produz a adrenalina que é lançada na corrente sanguínea acionando os mecanismos de defesa do organismo contra a agressão externa (Stress), a camada externa (cortical) produz os corticóides. Ex. Cortisona, Hipocortisona, Dexacortisona, Predilosona, etc...
Ovários ¾ situados na pequena bacia ao lado do útero e trompas, possuem os folículos ovarianos onde se formam os óvulos (gameta feminino) à cada vinte e oito dias o folículo se rompe, o óvulo cai na trompa indo para o útero se for fecundado neste trajeto forma-se o ovo (um novo ser humano ¾ o ovo depois de certo desenvolvimento é chamado de embrião e de feto). Profundas modificações ocorrem durante aproximadamente quinze dias, se não for fecundado, a mucosa uterina, o óvulo e o sangue dos vasos rompidos é eliminado (menstruação). Os hormônios produzidos no ovário são o Estrógeno e a Progesterona.
Testículos ¾ situado na bolsa escrotal ou escroto, produz o espermatozóide (gameta masculino), levado pelos canais deferentes até as vesículas seminais (reservatório abaixo da bexiga). Milhões de espermatozóides com o líquido viscoso da próstata formam o esperma. Os testículos fabricam a “Testosterona”, hormônio responsável pela formação dos caracteres masculinos. Em alguns indivíduos estes caracteres são menos acentuados ou chegam mais tardiamente. Porém não há qualquer tendência ou propensão ao homossexualismo.
O excesso deste hormônio se manifesta no físico, mas no comportamento sexual o que interfere são os impulsos mentais e as causas ambientes.
Epísife ou Pineal ¾ situa-se no interior do cérebro em uma cavidade entre os dois hemisférios cerebrais. Segundo André Luiz é a glândula da vida mental, controla o “mundo emotivo” do indivíduo, durante a infância que é o período de reajustamento do corpo perispiritual preexistente a epífise funciona como freio às manifestações sexuais; aos 14 anos aproximadamente retoma as suas funções, é a glândula catalisadora dos impulsos emocionais que trazem consigo a recapitulação da sexualidade de vidas anteriores, capta as impressões de paixões de outras épocas traduzidas em fortes impulsos.
É a fonte geradora do potencial magnético que traduzido em “unidades-força” vão atuar em todos os principais “Centros de Força” do indivíduo.
Dentro da experiência sexual sua posição é fundamental, os desequilíbrios em existências pregressas fatalmente continuam se refletindo no indivíduo. “Centros de Força” desequilibrados condicionam o homem às situações de desequilíbrio. No aspecto mediúnico é porta de entrada das impressões do mundo espiritual.
Esquema sobre o processo de comunicação entre o médium e o plano espiritual:
DO MÉDIUM PARA O PLANO ESPIRITUAL
Os impulsos nervosos chegam dos nervos ao córtex cerebral (substância cinzenta), sendo registrados.
Do Córtex os impulsos vão para o tálamo, que seleciona as “Recepções sensitivas” e transmite-as à substância branca. Esta seleção é feita sob a ação do Espírito (reencarnado)
A mensagem do raciocínio feito na substância branca para ao espírito através da glândula pineal (epífise)
Sistema Nervoso ® Córtex ® Tálamo ® Substância Branca ® Pineal
DO PLANO ESPIRITUAL PARA O MÉDIUM
A mensagem é transmitida pelo Espírito à epífise
A epífise transmite a mensagem para a substância branca do cérebro
Passando pelo Córtex, é finalmente remetida ao sistema nervoso que efetivamente dará condições para a realização
Daí para o tálamo
Sistema Nervoso ¬ Córtex ¬ Tálamo ¬ Substância Branca ¬ Pineal
No caso da mediunidade caracterizada pela inconsciência, quando da transmissão e recepção dos impulsos, há a supressão do tálamo, que é órgão que faz a filtragem através da ação direta do espírito reencarnado.

CENTRO ESPÍRITA ISMAEL
DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO
AV. HENRI JANOR, 141, JAÇANÃ - S. P.


Nenhum comentário:

Postar um comentário