Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

4. MEDIUNIDADE

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO
(1.º ANO DO CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA)
PELO INSTRUTOR: MARCELO STANCZYK BREVE

Alguns aspectos da Comunicação Mediúnica
A comunicação pode se dar em dois níveis: o nível físico e o nível espiritual.
A nível físico, a comunicação se dá entre espíritos encarnados entre si.  Pessoas comuns que se relacionam no dia-a-dia.
A nível espiritual, a comunicação se dá entre espíritos encarnados e desencarnados, ou seja, entre uma pessoa, que recebe o nome de médium, e uma entidade espiritual.
A comunicação a nível físico não é objeto do presente estudo, cabe-nos analisar as comunicações espirituais.
A comunicação mediúnica é um dos postulados da doutrina espírita.
“... Os espíritos exercem sobre o mundo moral e mesmo sobre o mundo físico uma ação incessante. Agem sobre a matéria e sobre o pensamento e constituem uma das Forças da Natureza, causa eficiente de uma multidão de fenômenos até agora inexplicadas ou mal explicados, que não encontram solução racional.
As relações dos espíritos com os homens são constantes. Os bons espíritos nos convidam ao bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las  com coragem e resignação; os maus nos convidam ao mal : é para eles um prazer ver-nos sucumbir e cair no seu estado.
Os espíritos se manifestam espontaneamente ou pela evocação. Podemos evocar todos os espíritos: os que animaram homens obscuros e os dos personagens mais ilustres, qualquer que seja a época em que tenham vivido; os nossos parentes, de nossos amigos ou inimigos e deles obter, por comunicações escritas ou verbais, conselhos, informações sobre a situação em que se acham no espaço, seus pensamentos a nosso respeito, assim como as revelações que lhes seja permitido fazer-nos.
Os espíritos são atraídos na razão de sua simpatia pela natureza moral do meio que os evoca. Os espíritos superiores gostam das reuniões sérias em que predominem o amor do bem e o desejo sincero de instrução e de melhoria. Sua presença afasta os espíritos inferiores, que encontram, ao contrário, livre acesso e podem agir com inteira liberdade entre as pessoas frívolas ou guiadas apenas pela curiosidade e por toda parte onde encontrem maus instintos. Longe de obtermos bons conselhos e informações úteis desses espíritos, nada mais deveremos esperar do que futilidades, mentiras, brincadeiras de mau gosto ou mistificações, pois freqüentemente se servem de nomes veneráveis para melhor nos induzirem ao erro... (Trecho da Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita, do Livro dos Espíritos, capítulo VI – Resumo da Doutrina dos Espíritos).
A comunicação mediúnica se dá através da mediunidade.
Muitas comunicações se dão e o médium a que está ligado ao acontecimento do fenômeno nem sequer consciente dela está.
A intuição do dia-a-dia é uma comunicação da qual não temos plena consciência...
Vamos falar exatamente de mediunidade?
É, como foi já visto, a capacidade que possui a pessoa de ser intermediária entre o mundo espiritual e o plano físico.
Para ocorrer depende de alguns fatores:
1) existência de um espírito com o desejo de se comunicar com os encarna dos;
2) A possibilidade da comunicação, o que está relacionada a permissão para que venha a acontecer, com local apropriado etc.;
3) A intervenção, seja direta ou indireta, consciente ou inconsciente, total ou parcial de um médium (pessoa com capacidade mediúnica);
4) Que a mediunidade que apresente o médium seja meio de transmissão satisfatória para a comunicação;
5) Que haja uma mensagem.
A nível técnico-espiritual outros fatores ainda necessitam ser considerados para a ocorrência da comunicação e que não são objeto do presente.
Elementos na comunicação mediúnica
Nas comunicações espíritas, os três elementos recebem o nome de :
Emissor ® Espírito desencarnado;
Receptor ® Médium, espírito encarnado;
Mensagem ® mensagem;
Meio de Transmissão ® tipo de mediunidade manifestada.
Vejamos:
Meios para a transmissão da mensagem mediúnica
Os meios para a transmissão mediúnica, em seu aspecto prático, se confundem com os próprios tipos de mediunidade. Cada tipo de mediunidade estabelece uma forma de transmissão que tem utilidade para a transmissão de determinada mensagem ou para a realização de uma espécie de fenômeno.
Tipos de comunicação mediúnica
Psicografia ® é a mensagem transmitida pela entidade espiritual através da escrita do médium que está sob o controle direto, absoluto ou parcial, do corpo físico do médium, por conta de sua conexão com o perispírito do medianeiro.
Psicofonia ® é a mensagem transmitida pela entidade espiritual através da palavra falada do médium que está sob o controle direto, absoluto ou parcial, do corpo físico do médium, por conta de sua conexão com o perispírito do medianeiro.
Efeitos físicos ® é aquela em que o médium não participa do fenômeno, sendo que há somente a intervenção do(s) espírito(s). O médium colabora fornecendo o material (ectoplasma) para uso pelas entidades. A mediunidade de efeitos físicos engloba uma série de fenômenos que se produz sem a intervenção direta do médium, tais como : a escrita direta, a transfiguração, a materialização, a levitação,
Clarividência ou vidência ® é aquela onde o médium vê ou pressente o que aconteceu, está acontecendo, acontecerá em outro lugar e tempo sem o concurso dos sentidos físicos.
Psicometria ® e a leitura de informações passadas ou presentes (da qual não possui conhecimento direto) pelo médium através da captação de energias contidas em objetos, coisas e pessoas.
Telepatia ® É a transmissão e recepção de pensamentos à distância. Há que ser direcionado, ou seja, o médium deverá concentrar-se de modo a remeter ou captar o pensamento que deseja
Audiência ® é a mensagem transmitida pela entidade espiritual para o médium (somente) através de comunicação “falada”, da qual está sob o controle direto, absoluto ou parcial, do corpo físico do médium, por conta de sua conexão com o perispírito do medianeiro. Difere da intuição, posto que naquela não há a conexão perispiritual.
Intuição ou Inspiração ® Acontece quando o espírito sugere idéias ao médium. Não há um contato mediúnico que estabeleça controle por parte do espírito sobre o perispírito do médium, e este age segundo a sua vontade, atendendo ao apelo da entidade espiritual.
Psicopictografia ® é a pintura ou o desenho transmitido via mediúnica. É bem semelhante a psicografia, diferindo desta posto que não vem uma mensagem escrita, mas sim desenhada.
Desdobramento ou Emancipação da Alma ® É o processo de exteriorização do perispírito do médium, ou parte dele, a fim de apreender uma determinada informação no mundo espiritual “in loco” (no local).
Pneumatografia ® É a escrita direta. Espécie de mediunidade de efeitos físicos onde o médium não escreve a mensagem, mas esta é totalmente escrita pelo espírito num papel.
Tiptologia ® é a espécie de mediunidade de efeitos físicos, onde a comunicação se dá por ruídos e pancadas. Há um código que estabelece qual o significado de cada pancada ou grupo delas.
Existem outros tipos de que somente um estudo profundo a respeito seria capaz de analisar e explicar.
A consciência do médium na comunicação espírita
Ainda o médium pode produzir a comunicação contanto com sua inconsciência, consciência e semiconsciência, quanto a mensagem que está sendo transmitida pelo espírito. Alguns tipos de mediunidade somente ocorrem com a consciência do médium com relação à mensagem e à realidade, como p. ex. a intuição. Outras, no entanto, podem acontecer estando o médium no estado que for.
A consciência quanto a mensagem depende do local no perispírito do médium que está acontecendo o acoplamento entre médium e entidade. Se a mensagem transmitida é apenas através de alguns nervos ¾ no caso a entidade não permanece no controle total do corpo físico do médium, mas apenas de uma parte deste que seja necessária para a comunicação ¾ a consciência da mensagem pode não ocorrer, posto que o impulso nervoso projetado pela entidade não alcança o cérebro físico do médium e não é transmitido ao espírito deste.
O médium ainda poderá estar inconsciente, consciente e semiconsciente, quanto a realidade que o circunda.
A “perda” da consciência da realidade está relacionada ao quanto o perispírito do médium se “afasta” ou se torna “passível” durante a comunicação em relação ao seu corpo físico. A consciência que se “perde” durante o trabalho é a consciência física e não a espiritual, sendo que, livre, o espírito (do médium) possui consciência e vontade para o que desejar fazer.
O médium totalmente inconsciente da realidade não pode ter consciência da mensagem transmitida a nível físico, mas poderá tê-lo a nível espiritual.
A consciência no momento dos fenômenos mediúnicos é assunto importante de ser estudado pois implica no “controle externo” que o médium deve fazer em relação a mensagem que o espírito esteja transmitindo, principalmente os espíritos das esferas espirituais inferiores, para que não venha a acontecer fatos desagradáveis, tais como pronúncia de palavras de baixo calão etc.
O que pode-se transmitir nas mensagens  mediúnicas
As entidades espirituais podem transmitir quaisquer idéias através do aparelho mediúnico, contudo, segundo a idéia que o médium receba, logo de antemão, pode-se distinguir qual o nível espiritual da entidade.
Geralmente, face ao grau de evolução das pessoas que estão na crosta terrestre e dos médiuns, em especial, as mensagem mediúnicas são de conteúdo mediano .
Como se portar nas comunicações mediúnicas
O médium, para ser intérprete de uma comunicação mediúnica satisfatória, deve estar bem preparado física e moralmente, a fim de não causar embaraços no momento da transmissão da mensagem. Acontece que nem sempre estamos com as nossas melhores disposições físicas, mediúnicas e morais, essa não disposição plena não impede a comunicação, apenas podendo prejudicá-la.
O assistente ou participante das sessões de trato mediúnico deve, porque seus pensamentos podem interferir no ambiente preparado para a execução dos fenômenos mediúnicos, portar-se de modo a não permitir que o padrão estabelecido para os trabalhos seja prejudicado, também procurando elevar-se moral e intelectualmente.

CENTRO ESPÍRITA ISMAEL
DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO
AV. HENRI JANOR, 141, JAÇANÃ - S. P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário