Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Entrevista - Jorge Damas Martins

Jorge Damas Martins, graduado em Psicologia e membro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, entidade virtual criada pelo historiador e também pesquisador Eduardo Carvalho Monteiro, é o foco desta entrevista exclusiva.
Jorge Damas tem mais de 20 livros publicados. Ao fazer uma série de palestras, na capital de S. Paulo, uma das casas espíritas incluída no seu roteiro, foi o Grupo Espírita Batuíra, instituição que ele guarda grandes recordações, por ter sido ali, em companhia de Newton Boechat - orador e escritor famoso, já desencarnado – que ele realizou seus primeiros vôos, na divulgação do Espiritismo através da palavra.
Jorge Damas presenteou os freqüentadores do GEB com uma palestra sobre seu mais recente livro Os Bezerra de Menezes e o Espiritismo, obra na qual ele traz novas revelações sobre a vida do ‘médico dos pobres’.
1 – Qual é seu propósito, ao lançar este seu mais recente livro: “Os Bezerra de Menezes e o Espiritismo”?
Hoje, no Brasil, há cerca de um milhão de Bezerra de Menezes presentes pelos quatro cantos do nosso vasto território. Família valorosa, homenageada com nome de praça, ruas, avenidas, clubes, restaurantes, etc. São escritores, cientistas, poetas e espiritualistas de destaque. Eles sempre foram injustiçados como inimigos do Dr. Bezerra de Menezes, o grande guia protetor desta família. O objetivo imediato do livro é o resgate histórico da dignidade dos parentes próximos de Bezerra, muitos deles espíritas de grande contribuição à causa do Evangelho redivivo.
2 - O que o livro “Os Bezerra de Menezes” traz de diferente, em relação a outros livros publicados sobre o ‘médico dos pobres’?
É uma pesquisa ampla, a maior já feita do grande personagem do Espiritismo no Brasil. Os documentos originais foram resgatados, as certidões das esposas, dos 12 filhos, sobrinhos e outros parentes. Tudo muito bem documentado. Todos os jornais da época foram revisitados e a sua biografia passou por uma revisão total, não só na família, mas no exercício missionário da medicina, na sua atuação política, no seu mundo empresarial vasto e na sua missão espírita cristã.
3 – Por que Bezerra de Menezes constituiu-se numa espécie de “santo” entre os espíritas? Esta postura dos espíritas é salutar à Doutrina Espírita?
A massa espírita não é diferente da massa de seguidores das religiões orientais e católicas. O povo, em sua alma coletiva, percebe quando uma alma grande (“santa”) se manifesta como um tipo adiantado no tempo evolutivo, e os endeusamentos acontecem de forma inevitável. Cabe aqui, então, a nossa responsabilidade na condução da caridade da divulgação doutrinária, para aparar os excessos, e reorientar os iniciantes para a verdadeira compreensão do significado e função de uma missão apostolar, como a de Bezerra de Menezes.
4 – Por que Bezerra de Menezes é figura central no Movimento Espírita de Unificação?
Por ter recebido do Alto, na condição de Apóstolo de Jesus, a missão da Unificação pelo Amor do nosso movimento. Aliás, ele é um dos representantes da direção espiritual do Brasil, como a revelação de D. Yvonne Pereira esclarece e o livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, de Chico Xavier, confirma.
5 – Como o senhor explica a devoção de Bezerra de Menezes por Maria Santíssima?
No meu livro o 13º Apóstolo – As Reencarnações de Bezerra de Menezes, temos a revelação de que ele foi o publicano Zaqueu e, que depois, que entrou para o Cristianismo, trocou o seu nome, como era comum no batismo, para Matias (“Presente de Deus”).
Zaqueu-Matias foi escolhido espiritualmente, pelo método psíquico da sortes apostolurum (psicocinesia) para assumir o apostolado do Cristo, após o suicídio de Judas Iscariotes. É, então, na Casa do Caminho, que há o encontro, sobretudo pelo coração, com Maria de Nazaré, a Mãe Universal da Cristandade e a Consoladora dos Aflitos, funções designadas por Cristo a ela, dada a sua grandeza de amor e dedicação ao Bem. Assim, através da história, e por muitas reencarnações, o Espírito Bezerra de Menezes sempre esteve sob o amparo mariano, principalmente no Grupo Ismael, célula mediúnica da Federação Espírita Brasileira, onde ele era o doutrinador dos espíritos sofredores e era assistido pela Mãe Santíssima, que o amparava por toda a sua atividade espírita, inclusive, quando da sua desencarnação, recepcionando--o no Plano Espiritual.
6- Considerando as dificuldades que existem para se fazer política no Brasil, como o senhor avalia a atuação de Bezerra de Menezes como político? Por que os espíritas têm tanta resistência em entrar para a política?
A política deve ser uma tendência da alma, como a medicina, a engenharia, o professorado, etc. O espírita resiste à atividade política por saber do perigo de envolver a doutrina de caridade dada pelo Alto, com interesses materiais e conchavos escusos. Mais todo o espírita, como cidadão responsável, é um ser político, e deve prestar sua colaboração para o crescimento da maioridade da nação. O que deve evitar, zelosamente, é imiscuir política e interesses pessoais na casa espírita, que é posto de socorro e consolo eminentemente espirituais.
7- Com o estudo que o senhor fez sobre a vida de Bezerra de Menezes, o que mais o atrai na personalidade desse grande apóstolo do Espiritismo?
Seu grande mérito foi, em Amor, servir ao Evangelho, único instrumento de luz para a transformação planetária.
Na impressa leiga foi destemido e, por 10 anos - em O Paiz, no Jornal do Brasil e na Gazeta de Notícias - escreveu com entusiasmo cerca de 480 artigos, a maior série espírita em língua portuguesa, que como recomendou o pesquisador Canuto de Abreu, devia ser estudada por todos os espíritas juntamente com as obras de Allan Kardec.
8- Como o senhor avalia o trabalho de pesquisa, em geral, que vem sendo feito hoje por estudiosos da Doutrina Espírita?
Sinceramente, fraco! Infelizmente o resgate histórico tem sido relaxado, e tudo acaba no lugar comum. É necessário irmos as fontes primárias para falarmos com propriedade. O INSTRUI-VOS é recomendação de sempre!
9- Quais são, a seu ver, as mentes novas que estão trazendo contribuições importantes para a Doutrina nesse início de século?
O Dr. Maurício Crispim, médico no Distrito Federal, no campo dos doentes terminais e na área do tratamento obsessivo com ajuda de alta tecnologia.
O jornalista Júlio Damasceno, do Rio de Janeiro, no atento serviço de comparar minuciosamente as obras da Codificação e os Evangelhos, tudo em espírito e verdade. O confrade Luciano Klein Filho, presidente da Federação Espírita do Ceará, na pesquisa histórica de Bezerra de Menezes e Vianna de Carvalho. O cineasta Oceano Vieira de Melo e seus documentários edificantes sobre Chico Xavier, Divaldo Franco, Pietro Ubaldi, Eurípedes Barsanulfo etc.
10 - Como estudioso da vida de Maria de Nazaré, quais são, a seu ver, as virtudes de Maria que precisam ser valorizadas pelas mulheres da atualidade?
Pelas mulheres e homens: a paciência; a beneficência; espírito de alegria sem inveja; sem vanglória; sem se ensoberbecer; sem busca de interesses pessoais; sem irritação; cheia de justiça; sem ressentimento com a maldade; plena de regozijo pela verdade; o saber sofrer com dignidade espiritual; a fé inabalável; a espera do cumprimento da vontade do Alto; o saber suportar as injúrias com compreensão amorosa e, mas que tudo, sempre viver a certeza de que o Amor Divino jamais acaba.
Rita Cirne


Ano XV - nº 89 - Setembro / Outubro - 2011 - Edição Bimestral
BATUÍRA JORNAL
Um órgão do Grupo Espírita Batuíra
site: www.geb.org.br

E-mail: geb.batuira@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário