Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Não vos afadigueis pela posse do ouro

Folheando o Evangelho


Não vos afadigueis por possuir ouro, ou prata, ou qualquer outra moeda em vossos bolsos. Não prepareis saco para a viagem, nem dois fatos, nem calçados, porquanto aquele que trabalha merece sustentado.
Ao entrardes em qualquer cidade ou aldeia, procurai saber quem é digno de vos hospedar e _ cai na sua casa até que partas de novo. – Mateus, cap. X, vv. 9 e 10.
Naquela época, nada tinham de estranho essas palavras que Jesus dirigiu a seus apóstolos, quando os mandou, pela primeira vez, anunciar a Boa-Nova. Estavam de acordo com os costumes patriarcais do Oriente, quando o viajor era sempre acolhido na tenda.
Mas, então, os viajantes eram raros.
Entre os povos modernos, contudo, o desenvolvimento da circulação criou costumes novos.
Os dos tempos antigos somente se conservam em países longínquos, onde ainda não penetrou o grande movimento. Se Jesus voltasse hoje, já não diria a seus apóstolos: “Ponde-vos a caminho sem provisões.”
A par do sentido próprio, essas palavras guardam um sentido moral muito profundo. Proferindo-as, Jesus ensinava a seus discípulos que confiassem na Providência Divina. Ao demais, eles, nada trazendo consigo, não despertariam a cobiça nos que os recebessem; isso era um meio de distinguirem dos egoístas os caridosos...

Extraído de O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XXV, itens 9/11,

Allan Kardec

Nenhum comentário:

Postar um comentário