Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A humildade na hora da prece

Folheando o Evangelho



Também disse esta parábola a alguns que punham sua confiança em si mesmo, como sendo justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro publicano.
O fariseu, conservando-se de pé, orava assim, consigo mesmo: Meu Deus!
Rendo-vos graças por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem mesmo como esse publicano.
Jejuo duas vezes na semana; dou o dízimo de tudo o que possuo.
O publicano, ao contrário, conservando-se afastado, não ousava, sequer, erguer os olhos ao céu; mas, batia no peito, dizendo:
Meu Deus tem piedade de mim, que sou um pecador.
Declaro-vos que este voltou para casa justificado e o outro não; porquanto, aquele que se eleva será rebaixado e aquele que se humilha será elevado. (Lucas, cap. XVIII, vv. 9 a 14).
A mensagem que fica para nós, ao analisar esta parábola narrada por Jesus, é que devemos orar com humildade, sem sentimento de grandeza, pois somos todos neste mundo criaturas espiritualmente devedoras. Observemos também, que os publicanos, na época de Jesus, eram os cobradores das taxas públicas, função que lhes imputava certa rejeição por parte da sociedade, que os via como aliados do poder romano.
Porém, a sinceridade com que o publicano fez sua prece, reconhecendo sua fragilidade moral, foi algo de admiração, e que o Mestre aproveitou para nos oferecer mais um ensinamento.
Nesta passagem fica evidente que toda comparação com outras pessoas é um ato de risco, porque não sabemos exatamente o que se passa no íntimo de cada um. A nossa superioridade, se é que ela existe, não é medida por nós, mas por Deus ou por aqueles que supervisionam nossa existência.
Portanto, oremos, mas ao elevar nosso pensamento ao Alto, o façamos com humildade e sinceridade, sempre buscando a nossa melhoria interior.

Geraldo Ribeiro / Editor


BATUÍRA JORNAL
Ano XVI - nº 96 - Novembro / Dezembro - 2012 - Edição Bimestral
Um órgão do Grupo Espírita Batuíra
site: www.geb.org.br

E-mail: geb.batuira@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário