RESUMO DO CAPÍTULO 14: MEDIDA SALVADORA
1 – APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO: (192/193)
- CERTO COMPANHEIRO SE ABEIROU DE NÓS, RECLAMANDO O CONCURSO DE CALDERARO NUM CASO PARTICULAR. ERA O CASO DE ANTÍDIO, QUE PERMANECE EM DERROCADA QUASE TOTAL. VINCULOU-SE DE NOVO A PERIGOSOS ELEMENTOS DA SOMBRA E VOLTOU AOS DESACERTOS NOTURNOS, COM GRAVE PREJUÍZO PARA O NOSSO TRABALHO SOCORRISTA.
- ELE CONSEGUIU FRUIR, OUTRA VEZ, ESTADO ORGÂNICO INVEJÁVEL, MERCÊ A INTERVENÇÃO ANTERIOR DE CALDERARO; LOGO, PORÉM, QUE SE VIU FORTALECIDO, TORNOU DESBRAGADAMENTE AOS ALCOÓLICOS.
- A SEDE ESCALDANTE, PROVOCADA PELA PRÓPRIA DISPLICÊNCIA E PELA INSTIGAÇÃO DOS VAMPIROS, SUBVERTEU-LHE O SISTEMA NERVOSO. A ORGANIZAÇÃO PERISPIRÍTICA, SEMILIBERTA DO CORPO DENSO PELOS PERNICIOSOS PROCESSOS DA EMBRIAGUEZ, POVOA-LHE A MENTE DE ESCUROS PESADELOS, AGRAVADOS PELA ATUAÇÃO DAS ENTIDADES PERVERSAS QUE O SEGUEM PASSO A PASSO.
2 – RESOLUÇÃO TOMADA POR CALDERARO: (193)
- SE DA OUTRA VEZ O SOCORRO CONSISTIU EM RESTITUÍ-LO AO EQUILÍBRIO ORGÂNICO POSSÍVEL, NO MOMENTO HÁ QUE AGIR EM CONTRÁRIO. CONVÉM MINISTRAR-LHE PROVISÓRIA E MAIS ACENTUADA DESARMONIA AO CORPO.
- NESTE, COMO EM OUTROS PROCESSOS DIFÍCEIS, A ENFERMIDADE RETIFICA SEMPRE. O QUE INTERESSA É A SAÚDE EFETIVA DO INFELIZ IRMÃO, QUE SE ENTREGOU SEM DEFESA AOS RECLAMOS DO VÍCIO.
3 – DESCRIÇÃO DO AMBIENTE FREQÜENTADO POR ANTÍDIO: (193/194)
- O AMBIENTE SUFOCAVA. DESAGRADÁVEIS EMANAÇÕES SE FAZIAM CADA VEZ MAIS ESPESSAS, À MANEIRA QUE AVANÇÁVAMOS.
- NO SALÃO PRINCIPAL ALGUMAS DEZENAS DE PARES DANÇAVAM, TENDO AS MENTES ABSORVIDAS NAS BAIXAS VIBRAÇÕES QUE A ATMOSFERA INSUFLAVA.
- A MULTIDÃO DE ENTIDADES CONTURBADAS E VICIOSAS QUE AÍ SE MOVIA ERA ENORME. OS BAILARINOS NÃO BAILAVAM SÓS, MAS, INCONSCIENTEMENTE, CORRESPONDIAM, NO RITMO AÇODADO DA MÚSICA INFERIOR, A RIDÍCULOS GESTOS DOS COMPANHEIROS IRRESPONSÁVEIS QUE LHES ERAM INVISÍVEIS. ATITUDES SIMIESCAS SURDIAM AQUI E ALI, E, DE QUANDO EM QUANDO, GRITOS HISTÉRICOS FERIAM O AR.
4 – DÚVIDA DE ANDRÉ LUIZ E ESCLARECIMENTOS DE CALDERARO: (194/195)
- CRIATURAS ALEGRES CERCADAS DE SERES TÃO INCONSCIENTES E PERVERSOS? SERÁ CRIME DANÇAR? BUSCAR ALEGRIA CONSTITUIRÁ FALTA GRAVE?
- SEGUNDO CALDERARO, O ATO DE DANÇAR PODE SER TÃO SANTIFICADO COMO O ATO DE ORAR, POIS A ALEGRIA LEGÍTIMA É SUBLIME HERANÇA DE DEUS.
- AQUI, PORÉM, O QUADRO É DIVERSO. O BAILADO E O PRAZER NESTA CASA SIGNIFICAM DECLARADO RETORNO AOS ESTADOS PRIMITIVOS DO SER, COM INILUDÍVEIS AGRAVANTES DE VICIAÇÃO DOS SENTIDOS.
- OBSERVAMOS HOMENS E MULHERES DOTADOS DE ALTO RACIOCÍNIO, MAS ASSUMINDO ATITUDES QUE MUITOS SÍMIOS TALVEZ SE PEJASSEM.
- SÃO TRÂNSFUGAS SOCIAIS, PROFUNDAMENTE INFELIZES, PRECISANDO DE NOSSA AJUDA E COMPAIXÃO. PROCURAM AFOGAR NO VINHO OU NOS PRAZERES CERTAS NOÇÕES DE RESPONSABILIDADE QUE NÃO LOGRAM ESQUECER.
- QUANTO AOS DESENCARNADOS, TENTAM IGUALMENTE A FUGA IMPOSSÍVEL DE SI MESMOS. ALUCINADOS, APENAS ADIAM O TERRÍVEL MINUTO DE AUTO-RECONHECIMENTO, QUE CHEGA SEMPRE, QUANDO MENOS ESPERAM, ATRAVÉS DOS MIL PROCESSOS DA DOR, ESGOTADOS OS RECURSOS DO AMOR DIVINO, QUE O SUPREMO PAI NOS OFERECE A TODOS.
- A MENTE DELES TAMBÉM ESTÁ APEGADA AOS INSTINTOS PRIMITIVOS, E, FRÁGEIS E HESITANTES, RECEIAM A RESPONSABILIDADE DO TRABALHO DA REGENERAÇÃO.
- A DANÇA, NESTA CASA, NÃO LHES DEIXA DE SER, EM ÚLTIMA ANÁLISE, UM BENEFÍCIO. NÃO FORA O SAPATEADO, ESTARIAM LÁ FORA, EM ATOS EXTREMAMENTE CONDENÁVEIS, TAL A PREDISPOSIÇÃO EM QUE SE ENCONTRAM PARA O CRIME.
5 – A SITUAÇÃO DE ANTÍDIO: (195/196/197)
- COM QUARENTA E CINCO ANOS PRESUMÍVEIS JAZIA A TREMER. NÃO CONSEGUIA MANTER-SE DE PÉ.
- VOLTOU AOS ALCOÓLICOS HÁ UMA SEMANA.
- DOENTE E DESVENTURADO RECLAMAVA UM COPINHO, SEMPRE MAIS UM COPINHO. TREMIAM-LHE OS MEMBROS. GÉLIDO SUOR LHE ESCORRIA DA FRONTE E, DE VEZ EM QUANDO, DESFERIA GRITOS DE TERROR SELVAGEM.
- AO SEU REDOR, QUATRO ENTIDADES EMBRUTECIDAS SUBMETIAM-NO AOS SEUS DESEJOS. EMPOLGAVAM-LHE A ORGANIZAÇÃO FISIOLÓGICA, ALTERNADAMENTE, UMA A UMA, REVEZANDO-SE PARA EXPERIMENTAR A ABSORÇÃO DAS EMANAÇÕES ALCOÓLICAS, NO QUE SENTIAM SINGULAR PRAZER.
- APOSSAVAM-SE PARTICULARMENTE DA “ESTRADA GÁSTRICA”, INALANDO A BEBIDA A VOLATIZAR-SE DA CÁRDIA AO PILORO. A CENA INFUNDIA ANGÚSTIA E ASSOMBRO.
- O INFORTUNADO ANTÍDIO TRAZIA O ESTÔMAGO ATESTADO DE LÍQUIDO E A CABEÇA TURVA DE VAPORES. SEMIDESLIGADO DO ORGANISMO DENSO PELA ATUAÇÃO ANESTESIANTE DO TÓXICO PASSOU A IDENTIFICAR-SE MAIS INTIMAMENTE COM AS ENTIDADES QUE O PERSEGUIAM.
- OS QUATRO INFELIZES DESENCARNADOS, A SEU TURNO, TINHAM A MENTE INVADIDA POR VISÕES TERRIFICANTES DO SEPULCRO QUE HAVIAM ATRAVESSADO COMO ALCOÓLATRAS.
- SEDENTOS, AFLITOS, TRAZIAM CONSIGO IMAGENS ESPECTRAIS DE VÍBORAS E MORCEGOS DOS LUGARES SOMBRIOS ONDE HAVIAM ESTACIONADO.
- EM SINTONIA MAGNÉTICA COM O PSIQUISMO DESEQUILIBRADO DOS VAMPIROS, ANTÍDIO COMEÇOU A ROGAR: - OS MORCEGOS... OS MORCEGOS! SOCORRO! SOCORRO! – UMA COBRA... APERTA-ME, SUFOCA-ME... SOCORRO!
- AS ENTIDADES PERTURBADORAS TIMBRAVAM NAS ATITUDES SARCÁSTICAS; GARGALHAVAM DE MANEIRA SINISTRA.
- INCAPAZ DE REAGIR CONTRA AS ATRAÇÕES DO VÍCIO, ANTÍDIO SE ENTREGOU, INERME, À INFLUÊNCIA DE MALFEITORES DESENCARNADOS, AFINS COM A SUA POSIÇÃO DESEQUILIBRADA.
- EM ATENÇÃO ÀS INTERCESSÕES DA ESPOSA E DE DOIS FILHINHOS AMORÁVEIS QUE O SEGUEM, ASSISTIMO-LO COM TODOS OS RECURSOS AO ALCANCE DE NOSSAS POSSIBILIDADES.
- ANTÍDIO EMERGE DE TODAS AS TENTATIVAS MAIS E MAIS DISPOSTO À PERVERSÃO DOS SENTIDOS, BUSCANDO, ACIMA DE TUDO, A FUGA DE SI MESMO. DETESTA A RESPONSABILIDADE E NÃO SE ANIMA A CONHECER O VALOR DO TRABALHO.
6 – RESOLUÇÃO DE CALDERARO, TENDO EM VISTA AO QUADRO APRESENTADO: (198)
· ANTÍDIO, POR ALGUM TEMPO, A PARTIR DE HOJE, SERÁ AMPARADO PELA ENFERMIDADE.
· CONHECERÁ A PRISÃO NO LEITO, DURANTE ALGUNS MESES, A FIM DE QUE SE LHE NÃO APODREÇA O CORPO NUM HOSPÍCIO.
· CALDERARO ENCETOU COMPLICADO SERVIÇO DE PASSES, AO LONGO DA ESPINHA DORSAL. PASSOU A APLICAR-LHE EFLÚVIOS LUMINOSOS SOBRE O CORAÇÃO, DURANTE VÁRIOS MINUTOS, QUE EM CERTO INSTANTE ACUSOU PARADA SÚBITA.
· ANTÍDIO PÔS-SE A PEDIR AUXÍLIO EM ALTOS BRADOS, QUE, PIEDOSO CAVALHEIRO, VERIFICANDO A DESORDEM DO CORAÇÃO, REQUISITOU UM CARRO DA ASSISTÊNCIA PÚBLICA, SENDO TRANSPORTADO PARA UM HOSPITAL.
7 – CONCLUSÃO DO CASO: (198/199)
- CALDERARO ESCLARECEU QUE ANTÍDIO SERÁ PORTADOR DE UMA NEVROSE CARDÍACA POR DOIS A TRÊS MESES, APROXIMADAMENTE.
- NO CURSO DE ALGUMAS SEMANAS CONHECERÁ INTRADUZÍVEL MAL-ESTAR, DE MODO A RESTABELECER A HARMONIA DO COSMO PSÍQUICO.
- EXPERIMENTARÁ INDIZÍVEL ANGÚSTIA, SUBMETER-SE-Á A MEDICAÇÕES E REGIMES, QUE LHE DIMINUIRÃO A TENDÊNCIA DE ESQUECER AS OBRIGAÇÕES SAGRADAS DA HORA E LHE RECORDARÃO OS SENTIMENTOS, LENTAMENTE, PARA A NOBREZA DO ATO DE VIVER.
- AS MESMAS FORÇAS DIVINAS QUE CONCEDEM AO HOMEM A BRISA CARICIOSA, INFLIGEM-LHE A TEMPESTADE DEVASTADORA... UMA E OUTRA, PORÉM, SÃO ELEMENTOS INDISPENSÁVEIS À GLÓRIA DA VIDA.
- www.cema.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário