Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Introdução ao Estudo de A Grande Síntese

1a apostila - do cap. 1 ao 9 e resumo biográfico. 

Organizada por Gilson Freire 

Resumo Biográfico da vida de Pietro Ubaldi

18 de agosto de 1886 
Nasceu em Foligno, Província de Perúgia (capital da Úmbria). 
Formou-se em Direito e Música, fez-se poliglota autodidata, falando fluentemente Inglês, Francês, Alemão, Espanhol e Português; conhecendo bem, ainda, o Latim. 
Aos 25 anos
Casou-se e teve três filhos. 
1912
Aos 26 anos de idade leu as obras de Allan Kardec, tornando-se reencarnacionista. 
1927
Fez o voto de pobreza, transferindo à família os bens que lhe pertencia. Passou a sobreviver como professor de Inglês (na Sicilia e depois em Gúbio  durante 20 anos). 
Natal de 1931
A primeira mensagem recebida, Mensagem de Natal.
As 7 mensagens
MENSAGEM DE NATAL - MENSAGEM DA RESSURREIÇÃO  MENSAGEM DO PERDÃO  MENSAGEM AOS CRISTÃOS  MENSAGEM AOS HOMENS DE BOA VONTADE  MENSAGEM DA PAZ e MENSAGEM DA NOVA ERA (1953).  
Sua voz
Aniquilado eu tremia. Depois levantei-me transfigurado. Havia em mim uma força nova e eu tinha de seguí-la. Finalmente, explodira minha mediunidade em sua plenitude, e desde aquele dia fiquei compromissado com Sua voz. Chamei assim a essa fonte de pensamento, de vontade, de ação e de afeto, que me inundava todo; chamei-a assim, como sinceridade e simplicidade, incapaz de definir melhor, para dizer: a voz daquele que ouço. Ela mesmo dizia-me naquela sua linguagem: não perguntes o meu nome, não procures individualizar-me. Não o poderia, ninguém o poderia; não tentes hipóteses inúteis.
Verão de 1932
Começou a escrever A Grande Síntese, que só terminou em 23 de agosto de 1935 às 23:00 horas. 
“Em mim nasceu um impulso gigantesco: retomar a idéia base das Mensagens e desenvolvê-la em profundidade. Essa idéia me domina, me entusiasma e lanço-me ao trabalho sem plano algum, sem refletir; ai de mim se tivesse refletido e compreendido o que devia fazer: teria ficado esmagado. Sua voz mandava e me guiava. E eu estava calado. Minha natureza apaixonada pelo Cristo, por Seu Amor, transformara-se em grande máquina de pensamento que abarca todo o saber humano e o supera. Sucedendo à expressão do sentimento utiliza agora a cortante linguagem da ciência, abrindo-me uma visão imensa do infinito. Falo agora ao mundo científico, filosófico e religioso. Não preciso saber tudo, pois Sua voz me orienta e eu caminho seguro. 
 Novembro de 1939 
Condenação de A Grande Síntese pelo Vaticano. 
Os 10 volumes escritos na Itália (obra italiana)
GRANDES MENSAGENS
A GRANDE SÍNTESE
AS NOÚRES
ASCESE MÍSTICA
HISTÓRIA DE UM HOMEM
FRAGMENTOS DE PENSAMENTO E DE PAIXÃO
A NOVA CIVILIZAÇÃO DO 3° MILÊNIO
PROBLEMAS DO FUTURO
ASCENSÕES HUMANAS
DEUS E UNIVERSO
1951
Conferências no Brasil. 
17 de agosto de 1951
Encontro com Chico Xavier em Pedro Leopoldo. (Mensagem de Francisco de Assis).
1952
Acompanhado de sua família, veio morar definitivamente em nosso país, em São Vicente, litoral paulista.
Os 14 volumes escritos no Brasil (obra brasileira) 
PROFECIAS
COMENTÁRIOS
PROBLEMAS ATUAIS
O SISTEMA
A GRANDE BATALHA
EVOLUÇÃO E EVANGELHO
A LEI DE DEUS
A TÉCNICA FUNCIONAL DA LEI DE DEUS
QUEDA E SALVAÇÃO
PRINCÍPIOS DE UMA NOVA ÉTICA
A DESCIDA DOS IDEAIS
UM DESTINO SEGUINDO CRISTO
PENSAMENTOS
CRISTO
1963
Oferece sua obra ao Espiritismo, no CEPA. 
1964
Concorreu ao prêmio Nobel de Literatura  venceu o existencialismo de Sartre. 
1966
Foi recebido no Congresso Nacional, em Brasília, onde fez e entrega oficial de seu trabalho a nação brasileira: A finalidade desta obra é oferecer um conhecimento que o mundo ainda não possui, necessário para se conduzir com sabedoria e, portanto, viver de forma menos bárbara do que aquela que vive o assim chamado homem civilizado moderno...o seu objetivo não é constituir um grupo e com ele lutar contra outros para vencê-los, com é hábito em nosso mundo. O seu método não é impor para dominar, produzindo rivalidade e cisão, mas demonstrar para convencer, gerando concórdia e unificação. É por isso que a obra hoje não está sendo oferecida a um grupo particular. Ela não pode ficar fechada em nenhuma divisão humana, em nenhum setor particular ou partido, seja político, seja religioso, como não o podem as leis da vida e as verdades universais da ciência. 
29 de fevereiro de 1972
Desencarnou-se com 85 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário