Powered By Blogger

terça-feira, 23 de junho de 2015

A ALMA É IMORTAL

Obra de Gabriel Delanne, traduzida por Guillon Ribeiro. FEB, 6a  edição.



1a Reunião

Objeto do estudo: Introdução e Capítulos I e II da 1a Parte.

Questões para debate


A. De que modo os espíritas descobriram a existência do perispírito? (Pág. 14 do livro; item 2 do texto de consulta.)
B. Onde se encontram arquivadas as leis organogênicas pelas quais o corpo físico se forma e se mantém enquanto vivo? (Pág. 16 do livro; item 5 do texto de consulta.)
C. Sob que forma o corpo espiritual se apresenta nos seres desencarnados? (Pág. 18 do livro; item 7 do texto de consulta.)
D. Como as idéias sobre a alma e sua imortalidade eram ensinadas no Egito antigo e na China milenária dos tempos de Confúcio? (Págs. 22 a 24 do livro; itens 11 a 15 do texto de consulta.)
E. Qual era a visão predominante dos filósofos gregos acerca dos Espíritos e sua influência sobre os homens? (Págs. 26 e 27 do livro; itens 20 e 21 do texto de consulta.)
F. Que idéias apresentaram os primeiros cristãos a respeito do corpo espiritual? (Pág. 29 do livro; itens 22 e 23 do texto de consulta.)
G. A existência do perispírito é, segundo Delanne, uma teoria filosófica ou um fato científico? (Págs. 33 a 38 do livro; itens 25 e 26 do texto de consulta.)
H. Qual foi a contribuição do magnetismo à investigação dos fenômenos estudados pelo Espiritismo? (Págs. 40 e 41 do livro; itens 27 e 28 do texto de consulta.)

Texto para consulta

1. A ciência espírita prova que a alma não é uma entidade ideal, uma substância imaterial sem extensão, mas sim que é provida de um corpo sutil, onde se registram os fenômenos da vida mental e a que foi dado o nome de perispírito. O “eu” pensante é inteiramente distinto do seu envoltório, mas Espírito e perispírito são inseparáveis um do outro. (Pág. 12)
2. Foi pela observação que os espíritas descobriram a existência do perispírito. Aliás, os magnetizadores já haviam chegado à mesma conclusão, valendo-se de outros métodos. Assim é que, segundo Billot, Deleuze e Cahagnet, a alma conserva, após a morte, uma forma corporal que a identifica, observação confirmada pelos médiuns videntes. (Pág. 14)
3. As narrativas dos sonâmbulos e dos videntes têm grande valor, mas não nos dão uma prova material. Eis por que os espíritas fizeram todos os esforços por obter a prova inatacável e o conseguiram: as fotografias de Espíritos desencarnados, as impressões por estes deixadas em substâncias moles ou friáveis, e as moldagens de formas perispirituais. (Pág. 14)
4. Esse caminho foi aberto pelos fenômenos de desdobramento do ser humano, denominados por vezes de bicorporeidade Há no momento mais de dois mil fatos, bem verificados de aparições de vivos, mas os pesquisadores não se limitaram a observá-los e chegaram a reproduzi-los experimentalmente. (Pág. 15)
5. Descobriu-se, por fim, que o organismo fluídico contém todas as leis organogênicas pelas quais o corpo se forma, o que explica como a forma típica de um indivíduo pode manter-se durante a vida toda, sem embargo da renovação incessante de todas as partes do corpo material. (Pág. 16)
6. A natureza íntima da alma ainda nos é desconhecida. Quando dizemos que ela é imaterial, devemos entender essa expressão em sentido relativo e não absoluto, porquanto a imaterialidade completa seria o nada. Ora, a alma ou o espírito é alguma coisa que pensa, sente e quer. Assim, quando a qualificamos de imaterial, queremos dizer que sua essência difere tanto do que conhecemos fisicamente, que nenhuma analogia guarda ela com a matéria. (Pág. 17)
7. O corpo espiritual reproduz, quase sempre, o tipo que o Espírito apresentava na sua última encarnação e é provavelmente a essa semelhança que se devem as primeiras noções acerca da imortalidade. (Pág. 18)
8. Em todas as partes do globo, mesmo entre os indígenas, a sobrevivência do ser pensante é unanimemente afirmada. Remontando aos mais antigos testemunhos que possuímos - isto é, aos hinos do Rigveda - vemos que os homens que viviam nas faldas do Himalaia, no Sapta Sindhu, tinham intuições claras sobre o além da morte. (Pág. 19)
9. As modernas experiências sobre os Espíritos que se deixam fotografar ou se materializam mostram que o perispírito é uma realidade física, tão inegável como o corpo material. Ora, era essa a crença dos antigos habitantes da margem do Nilo e constitui fato digno de nota que, no alvorecer de todas as civilizações, topemos com crenças fundamentalmente semelhantes.  (N.R. Esta obra surgiu logo após A Evolução Anímica, que é de 1895.) (Pág. 21)
10. No Egito, antes mesmo das primeiras dinastias históricas, surgiu a idéia de que somente “uma parte do homem” ia viver segunda vida. Não era uma alma, era um corpo, diferente do primeiro, mas proveniente deste, embora mais leve, menos material. Esse corpo, quase invisível, saído do primeiro corpo mumificado, estava sujeito também a todos os reclamos da existência: era preciso alojá-lo, nutri-lo, vesti-lo. Sua forma, no outro mundo, reproduzia - pela semelhança - o primeiro corpo. É o ka, o duplo, ao qual, no antigo Império - 5004 a 3064 a.C. -, se prestava o culto aos mortos. (Pág. 22)
11. Pelos fins da 18a dinastia - 3064 a 1703 a.C. - os sacerdotes conceberam um sistema em que coubessem essa e outras hipóteses formuladas sobre esse tema. A pessoa humana foi tida, então, como composta de quatro partes: o corpo material, o duplo (ka), a substância inteligente (khou) e a essência luminosa (ba ou baí). Essas quatro partes reduziam-se, no entanto, a duas, visto que o duplo (ka) era parte integrante do corpo material durante a vida, e a essência luminosa (ba) se achava contida na substância inteligente (khou). A imortalidade da alma substituía, assim, a imortalidade do corpo, que fora a primeira concepção egípcia. (Págs. 22 e 23)
12. Na China, o culto dos Espíritos se impôs desde a mais remota Antigüidade. Confúcio respeitou essas crenças e, certo dia, entre os que o cercavam, admirou umas máximas - escritas 1.500 anos antes -  sobre uma estátua de ouro, no Templo da Luz, sendo uma delas a seguinte: “Falando ou agindo, não penses, embora te aches só, que não és visto, nem ouvido: os Espíritos são testemunhas de tudo”. (Pág. 23)
13. Na China de então se acreditava que os céus eram povoados, como a Terra, não apenas pelos gênios, mas também pelas almas dos homens que neste mundo viveram. A par do culto dos Espíritos, estava o dos antepassados, que tinha por objeto, além de conservar a lembrança dos avós e de os honrar, atrair a atenção deles para os seus descendentes, que lhes pediam conselhos em todas as circunstâncias importantes da vida.  (Pág. 23)
14. A natureza da alma era bem conhecida dos chineses. Confúcio atribuía aos Espíritos um envoltório semimaterial, um corpo aeriforme. Quando o budismo penetrou na China, assimilou-lhe as antigas crenças e continuou as relações estabelecidas com os mortos. (Pág. 24)
15. O Sr. Estanislau Julien narra assim a aparição do Buda, devida a uma prece feita por Hiuen-Thsang, que viveu por volta do ano 650 d.C.: “Tomado de alegria e de dor, recomeçou ele as suas saudações reverentes e viu brilhar e apagar-se qual relâmpago uma luz do tamanho de uma salva. Então, num transporte de júbilo e amor, jurou que não deixaria aquele sítio sem ter visto a sombra augusta do Buda. Continuou a prestar-lhe suas homenagens e, ao cabo de duzentas saudações, teve de súbito inundada de luz toda a gruta e o Buda, em deslumbrante brancura, apareceu, desenhando-se-lhe majestosamente a figura sobre a muralha”. “Ofuscante fulgor iluminava os contornos da sua face divina.” (Pág. 24)
16. Essa aparição, comenta Delanne, lembra a transfiguração de Jesus, quando se mostraram Moisés e Elias. Os Espíritos superiores têm um corpo de esplendor incomparável, visto que sua substância fluídica é mais luminosa do que as mais rápidas vibrações do éter. (Pág. 25)
17. No antigo Irã - a Pérsia - deparamos com uma concepção especial acerca da alma. Zoroastro pode reivindicar a paternidade da invenção do que é hoje chamado o “eu” superior, a consciência subliminal e, ainda, a paternidade da teoria dos anjos guardiães. (Pág. 25)
18. Segundo o grande legislador, abaixo do Ser Incriado, eterno, existem duas emanações opostas: Ormuzd e Arimã. O primeiro tem o encargo de criar e conservar o mundo. Arimã procura combatê-lo e destruir o mundo, se puder. Dois gênios celestes, emanados do Criador, ajudam Ormuzd no trabalho da criação, além de uma série de Espíritos, de gênios, de ferúers, pelos quais pode o homem crer que tem em si algo de divino. O ferúer é, ao mesmo tempo, inspirador e um vigia e sua missão é combater os maus gênios produzidos por Arimã. (Pág. 25)
19. Na Judéia, ao tempo de Moisés, os hebreus desconheciam inteiramente qualquer idéia de alma. Foi preciso o cativeiro de Babilônia para que esse povo bebesse, entre os seus vencedores, a idéia da imortalidade e da verdadeira composição do homem. Os cabalistas, intérpretes do esoterismo judeu, chamam nephesh ao corpo fluídico da alma. (Pág. 26)
20. Os gregos, desde a mais alta Antigüidade, estiveram na posse da verdade sobre o mundo espiritual. Em Homero, é freqüente os moribundos profetizarem e a alma de Pátroclo vem visitar Aquiles na sua tenda. Segundo a maioria dos filósofos gregos, cada homem tem por guia um daimon particular, que lhe personifica a individualidade moral. A generalidade dos humanos era guiada por Espíritos vulgares; os doutos mereciam visitados por Espíritos superiores. (Págs. 26 e 27)
21. Tales de Mileto, que viveu seis séculos e meio antes da era cristã, ensinava que o Universo era povoado de daimons e de gênios, testemunhas secretas das nossas ações, mesmo dos nossos pensamentos, além de nossos guias espirituais. Sócrates e Platão, como achassem excessivamente grande a distância entre Deus e o homem, enchiam-na de Espíritos, considerando-os gênios tutelares dos povos e dos indivíduos e os inspiradores dos oráculos. (Pág. 27)
22. Entre os primeiros cristãos é conhecida a descrição que Paulo de Tarso faz do corpo espiritual, imponderável e incorruptível. Orígenes, em seus Comentários sobre o Novo Testamento, afirma que esse corpo, dotado de uma virtude plástica, acompanha a alma em todas as suas existências e em todas as suas peregrinações, para penetrar e enformar os corpos mais ou menos grosseiros que ela reveste. (Pág. 29)
23. Orígenes e os Pais alexandrinos propunham a si mesmos a questão de saber qual o corpo que ressuscitaria no juízo final e resolveram-na, atribuindo a ressurreição apenas ao corpo espiritual, como o fizeram Paulo e mais tarde o próprio Santo Agostinho, figurando como incorruptíveis, finos, tênues e ágeis os corpos dos eleitos. (Pág. 29)
24. A escola neoplatônica de Alexandria foi notável de mais de um ponto de vista. As vidas sucessivas e o perispírito faziam parte do seu ensino e Plotino afirma claramente a reencarnação, como meio de progresso do espírito. (Págs. 31 e 32)
25. Após referir, de modo ligeiro, o que Dante, Milton e Leibnitz disseram sobre o corpo fluídico da alma, Delanne transcreve parte das idéias que Charles Bonnet inseriu em seu livro Ensaio analítico. Segundo Bonnet, uma vez que o homem é chamado a habitar sucessivamente dois mundos diferentes, sua constituição originária tem de conter coisas relativas a esses dois mundos. “O corpo animal - diz Bonnet - tinha que estar em relação direta com o primeiro mundo, o corpo espiritual com o segundo.” (Págs. 33 a 35)
26. Comentando o assunto, Delanne diz que no organismo humano existe o corpo destinado a uma vida superior e é graças a ele que podemos conservar o tesouro das nossas aquisições intelectuais. “Mais adiante - acrescenta ele - comprovaremos que o perispírito é uma realidade física tão certa quanto a do organismo material: ele é visto, tocado, fotografado. Numa palavra: o que não passava de teoria filosófica, grandiosa e consoladora, mas sempre negável, é exato, tornou-se um fato científico, que oferece àqueles remígios do espírito a consagração inatacável da experiência.” (Pág. 38)
27. Não são novos os fenômenos estudados pelo Espiritismo. Eles produziram-se em todos os tempos e sempre houve casas mal-assombradas e aparições. O magnetismo foi, contudo, o primeiro a fornecer os meios de penetrar-se no domínio inacessível do amanhã da morte. (Pág. 40)
28. O sonambulismo, descoberto por de Puységur, constituiu o instrumento de investigação do mundo novo que se apresentava. Submetidos a esse estado nervoso, puderam os sonâmbulos pôr-se em comunicação com as almas desencarnadas e descrevê-las minuciosamente. (Pág. 41)
29. Segundo a biografia que o dr. Kerner escreveu sobre a Sra. Hauffe, mais conhecida sob a designação de A vidente de Prévorst, ela não precisava adormecer para ver os Espíritos. Quando a interrogavam, a vidente dizia ter sempre junto de si um anjo ou daimon que a advertia dos perigos a serem evitados por ela e por outras pessoas. Era o Espírito de sua avó, Schmidt Gall. (Pág. 41)
30. A avó apresentava-se revestida, como todos os Espíritos femininos que lhe apareciam, de uma túnica branca com cinto e um grande véu igualmente branco. “As almas - dizia ela - não produzem sombra. Têm forma acinzentada. Suas vestes são as que usavam na Terra, mas também acinzentadas, quais elas próprias. As melhores trazem apenas grandes túnicas brancas e parecem voejar, enquanto as más caminham penosamente. São brilhantes os seus olhos. Elas podem, além de falar, produzir sons, tais como suspiros, ruge-ruge de seda ou papel, pancadas nas paredes e nos móveis, ruídos de areia, de seixos, ou de sapatos a roçar o solo. São também capazes de mover os mais pesados objetos e de abrir e fechar as portas.” (Pág. 41)


2a Reunião

Objeto do estudo: Capítulos II e III da 1a Parte.

Questões para debate


A. Além de admitir a existência dos Espíritos, que fenômenos espíritas descreve G. Billot, doutor em medicina, em obra publicada em 1839, muito antes do advento do Espiritismo? (Págs. 43 a 48 do livro; itens 31 a 35 do texto de consulta.)
B. Que informações podemos encontrar na obra Fisiologia do Magnetismo, de Chardel, a respeito do passe e do êxtase? (Págs. 49 e 50 do livro; itens 36 a 38 do texto de consulta.)
C. Por que razão os sonâmbulos são dotados da faculdade de ver os Espíritos? (Págs. 50 a 52 do livro; itens 39 a 43 do texto de consulta.)
D. Qual foi a contribuição de Cahagnet, autor de Os Arcanos da vida futura desvendados, à comprovação dos fatos espíritas?  (Págs. 53 e 54 do livro; itens 44 e 45 do texto de consulta.)
E. O Espírito pode reproduzir, quando desencarnado, a forma que tinha na Terra, de maneira a ser reconhecido? (Págs. 56 a 58 do livro; itens 46 a 48 do texto de consulta.)
F. Como os Espíritos obtêm as vestes por eles usadas no plano espiritual? (Págs. 58 a 60 do livro; itens 49 e 50 do texto de consulta.)
G. Em que consistem os chamados médiuns videntes? (Págs. 61 a 63 do livro; itens 51 a 54 do texto de consulta.)
H. Qual é, segundo Delanne, a natureza do envoltório perispirítico? (Págs. 65 a 67 do livro; itens 56 a 58 do texto de consulta.)

Texto para consulta

31. Na correspondência que manteve com Deleuze, o doutor Billot afirma sua crença na existência dos Espíritos e admite que os guias espirituais podem atuar sobre o corpo dos pacientes, pois foi, certa vez, testemunha de uma sangria que por si mesmo cessou, logo que o sangue saiu em quantidade suficiente, sem que houvesse necessidade de fazer-se qualquer ligadura. (Págs. 43 e 44)
32. Nessa correspondência, Deleuze revela, a princípio, dificuldade em aceitar as ponderações do dr. Billot, mas, por fim, admite também ter podido observar pacientes que se achavam em comunicação com as almas dos mortos. (Pág. 45)
33. O magnetismo, segundo ele, demonstra a espiritualidade da alma e sua imortalidade, e prova a possibilidade da comunicação das Inteligências separadas da matéria com as que lhe estão ainda ligadas. Relata Deleuze: “Uma moça sonâmbula, que perdera o pai, por duas vezes o viu muito distintamente. Viera dar-lhe conselhos importantes. Depois de lhe elogiar o proceder, anunciou-lhe que um partido se lhe ia apresentar; que esse partido pareceria convir e que o rapaz não lhe desagradaria; mas, que ela não seria feliz desposando-o, e, portanto, o recusasse. Acrescentou que, se ela não aceitasse esse partido, outro logo depois apareceria, devendo achar-se tudo concluído antes do fim do ano”. Os fatos ocorreram tal como foram preditos pelo pai da jovem sonâmbula. (Pág. 45)
34. A fim de levar seu amigo a uma crença completa, o dr. Billot narrou-lhe alguns fenômenos de trazimento de objetos de que fora testemunha. Num deles, ocorrido a 17 de outubro de 1820, diz o dr. Billot que fora trazida à sessão uma planta - um arbúsculo com flores labiadas e em espigas - a exalar delicioso perfume. Antes que o transporte se desse, a sonâmbula informou ter visto uma donzela apresentando-lhe aquela planta, que, segundo ela, seria útil no tratamento de uma senhora com amaurose presente à sessão. (Págs. 46 e 47)
35. Por esse testemunho se vê que os fenômenos de trazimento já eram conhecidos nos começos do século XIX, o que demonstra mais uma vez a continuidade das manifestações espíritas que constantemente se têm realizado, mas que o público rejeitava como diabólicas, ou considerava apócrifas. O dr. Billot mostra ainda, em sua correspondência, que não lhe era estranho o conhecimento da tiptologia. (Pág. 48)
36. Conta Chardel, autor da obra Fisiologia do Magnetismo, que a sonâmbula Lefrey explicou-lhe certa vez, após lhe ditar algumas prescrições terapêuticas, que lhe era possível ver muito bem o que saía do corpo do magnetizador quando este a magnetizava. “A cada passe que o senhor me dá - disse-lhe a sonâmbula -, vejo sair-lhe das extremidades dos dedos como que pequenas colunas de uma poeira ígnea, que se vem incorporar em mim e, quando o senhor me isola, fico por assim dizer envolta numa atmosfera ardente, formada dessa mesma poeira ígnea.” (Pág. 49)
37. Na seqüência, a sonâmbula informou ser-lhe possível ouvir - sempre que quisesse - ruídos produzidos ao longe e sons emitidos a cem léguas dali. Eis o que textualmente ela disse: “não preciso que as coisas venham a mim; posso ir ter com elas, onde quer que estejam, e apreciá-las com muito maior exatidão, do que o poderia qualquer outra pessoa que não se encontre em estado análogo ao meu”. (Pág. 49)
38. Refere ainda Chardel que uma outra sonâmbula costumava ter, à noite, uma espécie de êxtase, que explicava assim: “Entro, então, num estado semelhante ao em que o magnetizador me põe e, dilatando-se o meu corpo pouco a pouco, vejo-o muito distintamente longe de mim, imóvel e frio, como se estivesse morto. Quanto a mim, assemelho-me a um vapor luminoso e sinto-me a pensar separada do meu corpo. Nesse estado, compreendo e vejo muito mais coisas do que no sonambulismo, quando a faculdade de pensar se exerce sem que eu esteja separada dos meus órgãos. Mas, escoados alguns minutos, um quarto de hora, no máximo, o vapor luminoso de minha alma se aproxima cada vez mais do meu corpo, perco os sentidos, cessa o êxtase”. (Págs. 49 e 50)
39. Delanne argumenta que, se as almas desencarnadas podem comunicar-se entre si, claro é que poderão manifestar-se aos sonâmbulos, quando estes se acharem mergulhados no sono magnético, ocasião em que - desprendido em parte do laço fisiológico - a alma se encontra num estado quase idêntico ao em que um dia se achará permanentemente. (Págs. 50 e 51)
40. Os magnetizadores - esclarece Delanne - se viram, em sua maioria, obrigados a reconhecer tal fato, como admite o dr. Bertrand, autor de Tratado de Sonambulismo, o qual, falando de uma sonâmbula muito lúcida, disse que a sonâmbula se exprimia sempre como se um ser distinto, separado dela, lhe houvesse transmitido as noções extraordinárias que ela manifestava no estado sonambúlico. (Pág. 51)
41. Atesta o dr. Bertrand, em sua obra referida: “Verifiquei o mesmo fenômeno na maior parte dos sonâmbulos que tenho observado. O caso mais vulgar é o em que ao sonâmbulo parece que os acontecimentos que ele anuncia lhe são revelados por uma voz”. (Pág. 51)
42. O barão du Potet, por longo tempo incrédulo, foi também constrangido a confessar a verdade. Diz ele ter encontrado de novo, no magnetismo, a espiritologia antiga e afirma que se pode entrar em contato com os Espíritos desprendidos da matéria, ao ponto de obter-se deles aquilo de que tenhamos necessidade. (Pág. 51)
43. Delanne adverte, contudo, que devemos preservar-nos com cuidado de dar crédito às afirmações dos sonâmbulos, salvo quando assentem em provas absolutas, do gênero das que foram aqui reproduzidas, apresentadas pelo dr. Billot. É que, na maior parte das vezes, os pacientes são sugestionados pelo experimentador e por sua própria imaginação. Carece, pois, de valor positivo a visão de um Espírito, se não existe certeza absoluta de que não se trata de uma auto-sugestão do sonâmbulo ou de uma transmissão de pensamento do operador. (Pág. 52)
44. Com Cahagnet, autor de Os Arcanos da vida futura desvendados, não há dúvida: Espíritos que viveram entre nós se mostram, conversam, movem-se e afirmam categoricamente que a morte não os atingiu. Evidentemente, quando seu livro surgiu, tudo o que a ignorância, o fanatismo e a tolice fizeram posteriormente contra a doutrina espírita foi então despejado sobre o pobre magnetizador. (Pág. 53)
45. Cahagnet era, porém, um lutador soberbo que, combatendo vigorosamente seus contraditores, reduziu-os ao silêncio. O ponto culminante de sua obra - que contém as descrições de experiências realizadas com oito extáticos que possuíam a faculdade de ver os desencarnados - foi atingido com um deles: Adélia Maginot, com quem obteve longa série de evocações. Há na obra mais de 150 atas firmadas por testemunhas que declararam haver reconhecido os Espíritos descritos pela sonâmbula. (Pág. 54)
46. Após reproduzir um dos casos tratados por Cahagnet, Delanne esclarece que ninguém jamais contestou a boa-fé do grande magnetizador, mas, reconhecendo-o homem honesto, seus contemporâneos pretenderam que aqueles fenômenos podiam explicar-se todos por uma transmissão de pensamento, entre o consultante e o paciente, uma objeção sem nenhum valor, porque vai contra as circunstâncias dos fatos. (Pág. 56)
47. O caso testemunhado pelo padre Almignana, que pediu a Adélia evocasse a irmã de sua criada, de nome Antonieta Carré, morta alguns anos antes, é expressivo e concludente no sentido de que a suposta transmissão de pensamento não explica todos os fenômenos. (Págs. 56 a 58)
48. As narrativas contidas na obra de Cahagnet constituem documentos preciosos, porque se acham autenticados, e mostram que o Espírito conserva ou pode retomar no espaço a forma que tinha na Terra, reproduzindo-a com extraordinária fidelidade, de maneira a ser reconhecido, mesmo por estranhos. (Pág. 58)
49. Uma questão importante, discutida à época de Cahagnet, foram as roupas pelos Espíritos vistos pelos sonâmbulos. O barão du Potet ridicularizou o que Cahagnet havia dito, no primeiro volume de sua obra, a respeito das vestes espirituais. Ele e outros negavam-se a admitir que os Espíritos usem vestes terrenas. (Págs. 58 e 59)
50. Delanne transcreve as palavras com que Cahagnet rebateu tais críticas, e diz que, na verdade, o Espírito cria, voluntariamente ou não, a sua vestidura fluídica, como mais tarde se verá neste livro. O importante, porém, para Delanne é o fato de que, graças ao sonambulismo, o homem se acha na posse de um meio de ver os Espíritos e certificar que eles se apresentam com uma forma corpórea que reproduz fielmente o corpo físico que tinham na Terra. (Pág. 60)
51. Da mesma forma que alguns sonâmbulos, mergulhados em sono magnético, podem ver os Espíritos e descrevê-los fielmente, há pessoas que possuem essa faculdade no estado de vigília: os chamados médiuns videntes. (Pág. 61)
52. Vê-se, assim, que a vista é uma faculdade do Espírito e pode exercer-se sem o concurso do corpo, tanto que os sonâmbulos vêem a distância, com os olhos fechados. Quando esses fenômenos se produzem, tem-se a comprovação da existência de um sentido novo, que se pode designar pelo nome de sentido espiritual. (Pág. 62)
53. O sonambulismo e a mediunidade são graus diversos da atividade desse sentido, que é, como os demais, mais ou menos desenvolvido, mais ou menos sutil, conforme os indivíduos. Todos, porém, o possuem e é por meio dele que percebemos os eflúvios fluídicos dos Espíritos e que nos inspiramos com os seus pensamentos. (Pág. 62)
54. A vista espiritual, vulgarmente chamada dupla vista ou segunda vista, lucidez, clarividência, ou, enfim, telestesia e agora criptestesia, é um fenômeno menos raro do que geralmente se imagina. Muitas pessoas são dotadas dessa faculdade, sem disso suspeitarem. (Pág. 63)
55. Após transcrever um texto escrito por Kardec, publicado na Revista Espírita de junho de 1867, Delanne diz que havia quinze anos que vinha estudando a mediunidade vidente, que nem sempre se manifesta com o cunho de constância que se nota em algumas narrativas. As mais das vezes, ela é fugitiva, temporária, mas, ainda assim, faculta-nos a certeza de que a crença na imortalidade não é vã ilusão e sim uma realidade grandiosa, consoladora e demonstrada. (Pág. 64)
56. O envoltório sutil da alma foi objeto de perseverantes estudos da parte de Kardec. Em seus colóquios com os Espíritos ele pôde conhecer o corpo fluídico e compreender o papel e a utilidade desse corpo. Quem deseje conhecer a gênese dessa descoberta - assevera Delanne - deve ler a Revista Espírita, do período de 1858 a 1869. (Pág. 65)
57. Num dos números da Revista Espírita - em 1861 - o doutor Glas, evocado por Kardec, esclarece que os fluidos que compõem o perispírito são muito etéreos, não suficientemente materiais para nós, os encarnados. Contudo, pela prece, pela vontade, pela fé, podem tornar-se mais ponderáveis, mais materiais e sensíveis ao tato, que é o que se dá nas manifestações físicas. (Pág. 66)
58. Comentando a informação, Delanne observa que todos os Espíritos têm dito que o envoltório perispirítico é, para eles, tão real, quanto o corpo físico o é para nós. Tem-se, portanto, aí um ponto firmado pelo testemunho unânime de todos os que hão sido interrogados, o que explica e confirma as visões dos sonâmbulos e dos médiuns. (Pág. 67)
59. Desde o começo das manifestações espíritas, organizaram-se grupos de estudo em quase todas as cidades da França. Os resultados obtidos com suas pesquisas se registravam quase sempre em atas, cujas súmulas eram enviadas à imprensa. A doutrina espírita, portanto, não foi imaginada; constituiu-se lentamente, e a obra de Kardec, resumindo essa imensa investigação, mais não é do que a compilação lógica de tão vasta documentação. (Pág. 67)
60. Num desses relatos, conforme publicado em 1864 pelo jornal O Salvador dos Povos, de Bordéus, vê-se que um sonâmbulo presente à sessão descreve os Espíritos ali presentes, inclusive o de um padre que ali estava para manifestar-se. Em seguida, o médium escrevente recebe uma comunicação do padre C... A visão sonambúlica confirmou, nesse caso, a autenticidade do agente que fazia o médium escrever, demonstrando o nenhum valor da teoria que diz que as comunicações procedem sempre do inconsciente de quem escreve. (Pág. 69)


3a Reunião

Objeto do estudo: Capítulos III e IV da 1a Parte.

Questões para debate


A. Que fato relacionado com o fenômeno das mesas girantes, ocorrido em Fossano, foi relatado pelo professor Morgari na Sociedade Espírita de Turim? (Págs. 70 e 71 do livro; itens 61 e 62 do texto de consulta.)
B. Que manifestações registradas pelo dr. Moroni comprovam que as comunicações espíritas não decorrem de uma simples exteriorização do médium, mas da ação de um Espírito a ele estranho? (Págs. 71 a 74 do livro; itens 63 a 68 do texto de consulta.)
C. Três experiências mediúnicas realizadas com a participação do médium Sauvage são descritas no livro. Quais são elas? (Págs. 76 a 78 do livro; itens 69 a 71 do texto de consulta.)
D. Que pormenores revelaram os sonhos tidos pela Sra. Fleurot com Blaise Pascal e que é que  esse fato revela? (Págs. 80 a 82 do livro; itens 72 a 75 do texto de consulta.)
E. Episódio semelhante ao de Blaise Pascal ocorreu com o poeta Vergílio. Como, neste caso, a vidente teve certeza de sua vidência? (Págs. 82 e 83 do livro; itens 76 a 78 do texto de consulta.)
F. Que é que levou à fundação na Inglaterra da Sociedade de Pesquisas Psíquicas e quais foram seus primeiros resultados? (Págs. 87 e 88 do livro; itens 80 a 82 do texto de consulta.)
G. Que provas acerca da objetividade das aparições são mencionadas pelo cientista Alfred Russel Wallace em seu livro Os milagres do moderno espiritualismo? (Págs. 88 e 89 do livro; itens 83 e 84 do texto de consulta.)
H. Dois casos de aparições espontâneas envolvendo a Sra. Reddell e o grande poeta Goethe são mencionados por Delanne. Como tais fatos se deram? (Págs. 91 a 96 do livro; itens 86 a 90 do texto de consulta.)

Texto para consulta

61. A 20 de outubro de 1863, na Sociedade de Estudos Espíritas de Turim, o professor Morgari relatou um fato muito interessante ocorrido em Fossano, quando o Espírito de determinada mulher dirigiu tocantes palavras ao professor P..., seu marido. Depois de falar-lhe, a pranteada esposa manifestou o desejo de ver os filhinhos do casal, que dormiam, naquele momento, em aposentos contíguos. A mesa passou então a mover-se com grande rapidez e penetrou no aposento mais próximo, onde uma das crianças, menina de três anos, dormia profundamente. Acercando-se de seu berço, a mesa se ergueu e se inclinou, no ar, para a criancinha que, sempre a dormir, lhe estendeu os braços e exclamou: “Mamãe! oh! mamãe!” Inquirida pelo pai, a menina confirmou que a estava realmente vendo. (Págs. 70 e 71)
62. O testemunho de uma criança de três anos reconhecendo sua mãe não poderá ser suspeito, nem mesmo aos mais cépticos. “Ninguém - assevera Delanne - poderá ver aí qualquer sugestão, pois que a criança dormia e era aquela a primeira vez que seu pai e sua tia se ocupavam com o Espiritismo. O que aí há é a confirmação da crença de que a mãe sobrevivia no espaço e continuava a prodigalizar seu amor ao marido e aos filhos.” (Pág. 71)
63. Outras manifestações interessantes foram registradas pelo dr. Moroni, co-autor do livro Alguns ensaios de mediunidade hipnótica, publicado em 1889. Servia de instrumento ao dr. Moroni, para descrever os Espíritos que se manifestavam por meio da mesa, uma mulher chamada Isabel Cazetti. Em muitas ocasiões foi-lhe dado verificar que eram contrárias às crenças dos assistentes as indicações que a sonâmbula ministrava. E esta descrevia às vezes um Espírito que não era o evocado e, com efeito, a mesa deletreava um nome diverso do Espírito que fora chamado. (Págs. 71 e 72)
64. Após transcrever algumas manifestações verificadas pelo dr. Moroni, Delanne conclui que: I) Tais experiências provam que são mesmo os Espíritos, e não entidades quaisquer, que se manifestam. II) As pretensas explicações baseadas na transmissão do pensamento do evocador ao médium não se podem aplicar a fatos como o descrito no item anterior, uma vez que o médium anuncia um nome diferente do evocado e no qual os assistentes não pensam. III) As circunstâncias em que se dão os fenômenos e as mensagens ditadas pelo comunicante afastam a idéia de que o autor da manifestação seja um ser híbrido, formado dos pensamentos de todos os assistentes, nem tampouco elementais ou influências demoníacas. (Págs. 72 e 73)
65. Na verdade, informa Delanne, são as almas dos mortos que afirmam a sua sobrevivência por ações mecânicas sobre a matéria. Não apresentam eles uma forma indeterminada, mas a forma do corpo terreno que tiveram durante a encarnação. A inteligência se lhes conservou lúcida e vivaz e eles revelam-se em plena atividade após a morte. “Temos em nossa presença - atesta o autor desta obra - o mesmo ser que vivia outrora neste mundo e que apenas mudou de estado físico, sem nada perder da sua personalidade de outrora.” (Pág. 73)
66. Numa das experiências relatadas pelo dr. Moroni, o médium - que estava magneticamente adormecido - exclamou de súbito, agitando um braço: “Ai!”, acrescentando que fora Isidoro (irmão de Moroni, falecido alguns anos antes) quem o beliscara. Examinando depois o braço do médium, dr. Moroni encontrou ali, efetivamente, uma marca semelhante a um beliscão. (Pág. 74)
67. O dr. Moroni perguntou-lhe então: “Se é verdade que meu irmão se acha presente aqui, dê-me ele uma prova disso”. O médium, sorrindo, respondeu: “Olhe lá”, e apontou com o dedo uma parede que ficava distante. O médico olhou e viu ali um cabide, dependurado num prego, mover-se vivamente para a direita e para a esquerda, como se uma mão invisível o empurrasse num e noutro sentido. (Pág. 74)
68. Notemos que nesse caso a afirmativa do médium foi confirmada, corroborada por duas manifestações materiais - o beliscão em seu braço e o movimento do cabide -, o que indica que o fenômeno não se originou de uma exteriorização do médium, mas da ação de um Espírito que lhe era estranho. (Pág. 74)
69. Numa carta firmada pelo telegrafista Luís Delatre em 10-10-1896, ele relata uma experiência de tiptologia realizada em Meurchin, pequena aldeia do Pas-de-Calais. Iniciada a sessão, um Espírito vale-se das pancadas para dizer seu nome: Maria José. Presente à reunião, o sr. Sauvage exclama: “É minha mãe. Aliás, acabo de ver-lhe o espectro diante de mim; mas, passou apenas e logo desapareceu”. O Espírito confirmou a assertiva. (Págs. 76 e 77)
70. Logo depois dessa visão, a mesa se pôs de novo em movimento, dando pulos tão violentos que assustaram o grupo. Feita uma oração, a mesa se acalmou e outro Espírito se anunciou através de pancadas, dizendo ser a primeira mulher do sr. Grégoire, presente à sessão. O médium Sauvage viu então uma mulher, com uma coifa branca e um lenço por cima. “É a touca que usou na Bélgica durante a sua enfermidade”, esclareceu Grégoire. (Pág. 77)
71. Luís Delatre revela ainda que na mesma sessão o sr. Sauvage viu o Espírito de uma anciã, bastante corpulenta, rosto redondo, maçãs salientes, olhos pardos, cabelos castanhos, que sorria a olhar para o telegrafista. Era a sua própria mãe, que - valendo-se do sr. Sauvage - conversou longamente com o filho, dando-lhe provas convincentes da realidade de sua presença no recinto. (Págs. 77 e 78)
72. Achava-se o sr. Alexandre Delanne em Cimiez, perto de Nice, onde se encontrou com o professor Fleurot e sua mulher, ocasião em que dita senhora revelou-lhe um sonho que tivera seis meses antes com Blaise Pascal. Pelo menos foi esse o nome que se formou por cima da cabeça de um vulto com quem ela conversara durante o sonho. Para certificar-se de que vira realmente o grande pensador francês, no dia seguinte ela foi ao mais afamado livreiro de Nice, para comprar um retrato de Blaise Pascal, mas nenhuma das gravuras reproduzia os traços do desconhecido que lhe falara. (Págs. 80 e 81)
73. Voltando a ver repetidas vezes, durante o sono, o mesmo vulto, que lhe prometeu velar por ela durante sua existência terrestre, a sra. Fleurot perguntou-lhe se, em vida, haveria algum retrato que reproduzisse sua imagem, inclusive uma pequena deformidade do lábio que ele trazia na forma espiritual. Pascal disse-lhe que sim: “Procura e acharás!” (Pág. 81)
74. Após haver vasculhado, em vão, as livrarias de Marselha e Lião, o casal teve a inspiração de ir a Clermont-Ferrand, onde ambos viram coroada de êxito a perseverança demonstrada. Em casa de um negociante de antiguidades, havia um retrato de Pascal, com a deformação do lábio inferior, tal qual a sra. Fleurot vira em sonho. (Pág. 81)
75. Além de comprovar a real identidade do Espírito, esse fato justifica por que Pascal dissera à sra. Fleurot no primeiro dos sonhos: “Se nos houvéramos apresentado a ti sob uma forma inteiramente espiritualizada, não nos terias visto, nem, ainda menos, reconhecido”. Embora os Espíritos adiantados - como ensina Kardec - sejam invisíveis para os que lhes são muito inferiores quanto ao moral, nada obsta a que eles retomem o aspecto que tinham na Terra, aspecto que podem reproduzir com perfeita fidelidade, até nas mínimas particularidades. (Pág. 82)
76. O mesmo fato se deu no caso do retrato do célebre poeta Vergílio, descrito assim, em 25-9-1884, pela sra. Lúcia Grange, diretora do jornal La Lumière e extraordinária médium vidente: “Vergílio - Coroado de louros. Rosto forte, um tanto longo; nariz saliente, com uma bossa do lado; olhos azul-cinza-escuros; cabelos castanho-escuros. Revestido de longa túnica, tem todas as aparências de um homem robusto e sadio”. (Pág. 82)
77. Logo que foi publicado, qualificaram esse retrato de fantástico e suspeito, porque os traços de Vergílio haviam de ser delicados, visto que ele fora muito feminil, “mais mulher do que uma mulher”. Que responder a tais críticas? (Pág. 82)
78. Nada podia ser feito pela vidente, até que uma inesperada descoberta lhe veio dar razão. “Recentemente - informa Delanne - nuns trabalhos de reparação que se faziam em Sousse, encontrou-se um afresco do primeiro século, onde se vê o poeta em atitude de compor a Eneida. O que lhe revelou a identidade foi o poder-se ler, no rolo de papel aberto diante dele, o oitavo verso do poema: Musa mihi causas memora. Conforme a Revue Encyclopédique de Larousse, a descrição feita pela médium se aplica exatamente ao grande homem, que nada tinha de efeminado. (Págs. 82 e 83)
79. Encerrando o capítulo, Delanne relata o caso da aparição de um magistrado que se havia suicidado nas cercanias de sua casa e, em seguida, considerando não haver dúvidas de que a alma possui efetivamente um envoltório fluídico, propõe a seguinte questão: - Esse envoltório se constitui depois da morte ou está sempre ligado à alma? Se está sempre ligado à alma, há de ser possível comprovar a sua existência durante a vida. Eis o que ele se propõe a esclarecer no capítulo que se segue. (Págs. 84 e 85)
80. O cepticismo contemporâneo - diz Delanne - foi violentamente abalado pela conversão ao Espiritismo dos mais consideráveis sábios da nossa época. A invasão do mundo terrestre pelos Espíritos se produziu mediante manifestações tão espantosas, que homens sérios se puseram a refletir e resolveram estudar por si mesmos os fatos. Sob o influxo dessas idéias, fundou-se então em 1882 na Inglaterra a Sociedade de Pesquisas Psíquicas, cujos principais resultados foram consubstanciados pelos srs. Myers, Gurney e Podmore em dois volumes intitulados: Fantasmas dos Vivos. (Pág. 87)
81. Da Sociedade britânica brotaram um ramo americano e um francês. Na França, foram membros-correspondentes seus, entre outros, os srs. Richet, Ribot, Ferré, Pierre Janet e Liébault. Note-se que, além da obra citada, a Sociedade publicava mensalmente relatos contidos em resenhas sob o nome de Proceedings. (Pág. 87)
82. As experiências tiveram por objeto, primeiramente, verificar a possibilidade de duas inteligências transmitirem uma à outra seus pensamentos, sem qualquer sinal exterior. Os resultados obtidos foram notáveis e essa ação de um espírito sobre outro, sem contacto perceptível, foi denominada Telepatia. (Pág. 88)
83. Mas, de pronto, o fenômeno assumiu outro aspecto: alguns operadores, em vez de apenas transmitirem seus pensamentos, se mostraram aos que tinham de recebê-los, havendo, pois, verdadeiras aparições. Como os experimentadores não eram espíritas, nem admitiam a existência da alma qual a define o Espiritismo, viram-se constrangidos a formular uma hipótese: o paciente impressionado não tem uma visão real, mas apenas uma alucinação, isto é, imagina ver uma aparição. A visão é, pois, subjetiva, interna e não objetiva. Daí lhe chamarem alucinação verídica ou telepática. (Págs. 88 e 89)
84. Se fosse possível passar em revista todos os fenômenos de ações telepáticas referidas nos dois livros e nos Proceedings, seria fácil, diz Delanne, demonstrar que a hipótese da alucinação não consegue explicar todos os fatos. Cinco provas da objetividade de algumas dessas aparições podem destacar-se dessas narrativas, como bem acentuou o grande naturalista Alfred Russel Wallace:  1- A simultaneidade da percepção do fantasma por muitas pessoas;  2- Ser a aparição vista por diversas testemunhas, como se ocupasse diferentes lugares, por efeito de um movimento aparente, ou então ser vista no mesmo lugar, sem embargo do deslocamento do observador;  3- As impressões que os fantasmas produzem nos animais; 4- Os efeitos físicos que a visão produz;  5- O fato de as aparições poderem ser fotografadas, ou de terem-no sido, quer fossem visíveis, ou não, às pessoas presentes. (Pág. 89)
85. Claro que em certos casos, assevera Delanne, a aparição é uma alucinação pura e simples, produzida pelo pensamento do agente. As circunstâncias que acompanham a visão é que devem servir de critério para julgar-se da objetividade da aparição. (Pág. 91)
86. Dentre os fatos de aparições espontâneas, o livro As Alucinações Telepáticas, tradução resumida dos Fantasmas dos Vivos, publicada em francês pelo sr. Marillier, mestre da Escola de Altos Estudos, contém o relato feito pela sra. Pole Carew a 31-10-1883 envolvendo a escocesa Helena Alexander, que, momentos antes de falecer, recebeu a visita de sua mãe, que ainda estava encarnada. (Págs. 91 e 92)
87. Era madrugada quando a sra. Reddell, que cuidava de Helena, então acamada, ouviu abrir-se a porta do quarto e viu entrar uma velha muito gorda, vestindo uma camisola de dormir e uma saia de flanela vermelha, tendo à mão um castiçal de cobre, com uma vela acesa. Quando, avisados da morte de Helena, os parentes vieram para assistir aos funerais, a sra. Reddell reconheceu a velha que estivera no quarto: era a mãe de Helena que, desdobrada, fora visitá-la. (Págs. 92 e 93)
88. Se a aparição fosse apenas uma alucinação telepática, indaga Delanne, como pôde abrir a porta da casa e do quarto? É que não houve alucinação, mas uma aparição verdadeira, a mostrar que o duplo é a reprodução exata do ser vivo e que o corpo físico do agente se achava imerso em sono durante a manifestação. (Págs. 94 e 95)
89. Um fato que se passou com o grande poeta alemão Wolfgang von Goethe reforça esse entendimento. O poeta estava em Weimar com seu amigo K... quando, de súbito, viu Frederico, outro grande amigo, residente em Frankfurt, que lhe apareceu em plena rua trajando vestes do poeta e calçando suas chinelas. Quando a aparição se desfez, Goethe percebeu que tivera apenas uma visão, mas não atinou com a sua causa. Teria o amigo morrido repentinamente? (Págs. 95 e 96)
90. Ao chegar em casa, uma surpresa: Frederico ali estava, vestido com roupas do poeta e tudo então se explicou. Ele chegara à casa de Goethe todo molhado da chuva e por isso vestira as roupas do amigo. Depois, adormecera numa poltrona e sonhara ter ido ao encontro do poeta e que este o interpelara assim: “Tu, aqui em Weimar?” Desde esse dia, Goethe acreditou noutra vida após a terrena. (Pág. 96)


4a Reunião

Objeto do estudo: Capítulos IV e V da 1a Parte e Capítulo I da 2a Parte.

Questões para debate


A. Delanne extraiu três lições de um caso de desdobramento narrado pelo dr. Paul Gibier em seu livro Análise das Coisas. Quais são elas? (Págs. 101 a 104 do livro; itens 92 a 94 do texto de consulta.)
B. Em que, segundo Delanne, consiste o fenômeno da bicorporeidade? (Págs. 110 a 112 do livro; itens 97 a 99 do texto de consulta.)
C. Que é preciso para a alma desprender-se? (Págs. 113 e 114 do livro; itens 100 a 103 do texto de consulta.)
D. Que fenômenos foram assinalados na vida de Afonso de Liguori, Antônio de Pádua e Maria de Agreda? (Págs. 115 a 119 do livro; itens 104 a 106 do texto de consulta.)
E. Há relatos confiáveis dando conta de que as aparições produzem impressões sobre os animais? (Págs. 120 a 124 do livro; itens 107 a 111 do texto de consulta.)
F. O livro As Alucinações Telepáticas, mencionado por Delanne, também contém relatos de aparições de pessoas falecidas? (Págs. 124 a 129 do livro; itens 112 a 114 do texto de consulta.)
G. Depois de contestar o argumento de que as aparições não passariam de simples alucinações, Delanne afirma que o Espiritismo tem direito ao nome de ciência. Por quê? (Págs. 129 a 135 do livro; itens 115 a 117 do texto de consulta.)
H. Que significa o termo animismo e que é que a teoria animista nos permite concluir? (Págs. 135 a 138 do livro; itens 118 a 120 do texto de consulta.)


Texto para consulta

91. Refere a sra. Stone, em depoimento contido na obra As Alucinações Telepáticas, ter sido vista três vezes por pessoas diversas em lugares onde não se achava fisicamente presente. Após relatar os três episódios, Delanne observa que a sra. Stone se desprendia quando ela se achava de cama. O desdobramento explica os fatos, visto que, numa outra circunstância, sua cunhada pôde ver-lhe distinta e simultaneamente o corpo físico e o corpo fluídico. (Págs. 99 e 100)
92. Em seu livro Análise das Coisas, dr. Paul Gibier refere um caso de desdobramento involuntário, mas consciente, de um moço de trinta anos, talentoso artista gravador. Informações interessantes podem ser colhidas desse relato: I) Ao mirar-se diante de um espelho, o Espírito desdobrado não viu a sua imagem. II) Mal se formou nele o desejo de visitar a casa do vizinho, achou-se nela, de súbito, sem saber como pôde atravessar a parede com tanta facilidade. III) Para mudar de lugar, não era preciso mais do que querer. Aparecia então imediatamente onde desejasse. (Págs. 101 a 103)
93. Três lições podem ser, segundo Delanne, extraídas dessa experiência. A primeira, o fato de que a exteriorização da alma não resultou de uma alucinação, porque é inteiramente real a visão do apartamento vizinho, que o rapaz não conhecia. A segunda, a demonstração de que a alma, quando desprendida do corpo, possui uma forma definida e tem o poder de passar através dos obstáculos materiais, bastando-lhe a vontade para transportar-se aonde queira. A terceira, a informação de que a alma, quando desprendida, tem uma vista mais penetrante do que no estado normal, pois que o moço via o seu próprio coração a bater dentro do peito. (Págs. 103 e 104)
94. Uma última observação pertinente ao fenômeno:  a impossibilidade revelada pelo rapaz de mover, quando desdobrado, o disco do parafuso de seu lampião. Essa impossibilidade, peculiar a todos os Espíritos no espaço, decorre da rarefação do perispírito. Pode dar-se, porém, que - graças a um afluxo de energia tomada ao corpo material - o envoltório fluídico adquira o poder de objetivação em grau suficiente para atuar sobre objetos materiais. A aparição da mãe de Helena Alexander evidenciava essa substancialidade (veja-se o item 87 deste resumo). (Pág. 104)
95. Delanne transcreve, então, na seqüência de seu livro, dois fatos de aparições tangíveis de vivos. (Págs. 105 a 107)
96. Os Anais Psíquicos, edição de setembro-outubro de 1896, narram o seguinte fato relatado pelo sr. Stead. No dia 13 de outubro, um domingo, ele viu entrar no templo a sra. A..., cujo estado de saúde inspirava sérias inquietações. Um dos membros da congregação lhe ofereceu um livro de preces, que ela aceitou e posteriormente ergueu por várias vezes durante o ofício religioso. Visitando a enferma no dia seguinte, o sr. Stead certificou-se de que a sra. A... não saíra de casa naquele domingo, devido ao grave estado de saúde que a retinha no leito. (Págs. 107 e 108)
97. Depois de transcrever um fato em que a aparição também conversou com as pessoas e um outro em que o duplo bateu à porta e bebeu um copo d’água, Delanne observa que nesses fatos não mais se trata de telepatia, mas, sim, de bicorporeidade completa. A aparição que anda, conversa, engole água não pode ser uma imagem mental: é verdadeira materialização da alma de um vivo. (Pág. 110)
98. Se a imagem se materializa suficientemente para abrir ou fechar uma porta, para dar beijos, para segurar um livro, para conversar, etc., temos de admitir que em tais fatos há mais do que simples impressão mental do paciente. (Pág. 111)
99. No curso da vida, a alma se acha intimamente unida ao corpo, do qual não se separa completamente, senão pela morte. Mas, sob a ação de diversas influências: sono natural, sono provocado, perturbações patológicas, ou forte emoção, lhe é possível exteriorizar-se bastante para se transportar, quase instantaneamente, a determinado lugar e, em lá chegando, tornar-se visível de maneira a ser reconhecida. (Pág.  112)
100. Refere Leuret, na obra Fragmentos psicológicos sobre a loucura, que um homem convalescente de grave febre se julgava formado de dois indivíduos, um dos quais se encontrava de cama, enquanto o outro passeava. Pariset, que fora atacado, quando jovem, de um tifo epidêmico, passou muitos dias num aniquilamento próximo da morte. Certa manhã, despertou feliz e, coisa maravilhosa, julgava ter dois corpos, que pareciam deitados em leitos diferentes. (Pág.  113)
101. Cahagnet, o célebre magnetizador, diz ter conhecido muitas pessoas com quem se deram fatos desses - desdobramentos - que, diz ele, são muito freqüentes em estado de doença. (Pág. 113)
102. Observa Delanne que, de modo geral, os relatos mostram que para a alma desprender-se é preciso que o corpo esteja mergulhado em sono, ou que os laços que a prendem ao corpo se hajam afrouxado por uma emoção forte ou por doença. As práticas magnéticas ou os agentes anestésicos acarretam também, por vezes, os mesmos resultados. (Pág. 114)
103. Outra constatação importante, resultante dos exemplos citados, é que a forma visível da alma é cópia absolutamente fiel do corpo terrestre. A identidade entre a pessoa e seu duplo é completa, e não se limita à reprodução dos contornos exteriores do ser material, pois que alcança até a íntima estrutura perispirítica, ou seja, todos os órgãos do ser humano existem na sua reprodução fluídica. (Pág. 114)
104. Em seu livro A Humanidade Póstuma, Dassier relata o caso de uma mulher que procurou um adivinho que vivia recluso, nas cercanias de Filadélfia (EUA), com o objetivo de obter notícias de seu marido, um capitão de navio que partira para longa viagem pela Europa e pela África. O adivinho adormeceu num aposento contíguo ao da consulta e, desdobrando-se, encontrou o capitão num café em Londres, colhendo a informação de que em breve ele regressaria ao lar. De volta à casa, o marinheiro confirmou ter-se encontrado realmente com o adivinho em Londres. (Págs. 115 e 116)
105. Delanne encerra o capítulo transcrevendo um caso de desdobramento provocado relatado na Revista Espírita de 1858 e o conhecido episódio que se deu com Afonso de Liguori, constante do livro A História Geral da Igreja, escrita pelo barão Henrion. Como se sabe, estando adormecido em sua casa por dois dias, Afonso de Liguori, ao despertar, informou ter assistido o papa Clemente XIV, que havia acabado de morrer. O fato ocorreu a 22-9-1774 e reza a história que Clemente XIV deixou de viver às 7 horas da manhã do referido dia, assistido, entre outros, por Afonso de Liguori. (Págs. 118 e 119)
106. Casos análogos, diz Delanne, ocorreram com Santo Antônio de Pádua, S. Francisco Xavier e, sobretudo, com Maria de Agreda, cujos desdobramentos se produziram durante muitos anos. (Pág. 119)
107. Sob o título Aparição real de minha mulher depois de morta, o dr. Woetzel publicou em 1804 um livro que causou grande sensação nos primeiros anos do século XIX. Woetzel pedira à sua mulher, quando enferma, que, se ela viesse a morrer, lhe aparecesse. Algumas semanas depois de sua morte, uma janela do seu quarto se abriu e ele viu a forma de sua esposa, que lhe disse com voz meiga: “Carlos, sou imortal; um dia tornaremos a ver-nos”. A aparição e essas palavras repetiram-se segunda vez, mostrando-se a falecida vestida de branco e com o aspecto que tinha em vida. (Págs. 120 e 121)
108. Um cão, que da primeira vez não dera sinal de ter percebido coisa alguma, da segunda se pôs a farejar e a descrever um círculo, como se o fizesse em torno de alguma pessoa conhecida. (Pág. 121)
109. O dr. Justinus Kerner, em sua obra sobre a vidente de Prévorst, refere também que, toda vez que o Espírito lhe aparecia, um galgo negro parecia sentir-lhe a presença e corria para junto de alguém logo que a aparição se tornava perceptível à vidente. Desde o dia em que viu o vulto, o cão nunca mais quis ficar sozinho durante a noite. (Pág. 121)
110. Vários fatos, relatados na seqüência por Delanne, demonstram que as aparições, como verificado pelo dr. Kerner, produzem impressões sobre os animais. Ora, conforme observou o naturalista Alfred Russel Wallace, isso não ocorreria se fossem verdadeiras as teorias da alucinação e da telepatia. (Págs. 121 e 122)
111. Além disso, se nas aparições ocorrem fenômenos físicos produzidos por ela, evidente se torna que não é uma imagem mental quem as executa. (Págs. 123 e 124)
112. A obra As Alucinações Telepáticas traz relatos de diversas aparições de pessoas falecidas, como a narrada pela sra. Stella Chieri, da Itália, que lia um livro junto da lareira, quando a porta do recinto se abriu e Bertie (que morrera minutos antes) entrou. Ela se levantou bruscamente, a fim de aproximar do fogo uma poltrona para ele, pois lhe pareceu que o jovem estivesse com frio e não trazia capote, embora na ocasião nevasse. Depois que a aparição se desfez é que a sra. Chieri ficou sabendo, através do sr. G..., que Bertie havia morrido em seu quarto meia hora antes. (Págs. 124 e 125)
113. Relato semelhante foi feito pela sra. Bishop, em março de 1884. Segundo essa escritora, um índio de nome Mountain Jim, que ela conhecera na América, apareceu-lhe no quarto de um hotel na Suíça no dia exato em que seu corpo morrera em sua aldeia. Mountain Jim surgiu de repente diante dela e lhe disse: “Vim, como prometi”. Depois, fez um sinal com a mão e disse: “Adeus!”, fato que prova que o Espírito dispõe de um órgão para produzir sons articulados e de uma força para acioná-lo. (Págs. 127 e 128)
114. Morto na baía de Hong Kong a 21-8-1869, em conseqüência de um ataque de insolação, o sr. Cox apareceu, algumas horas depois, no quarto de seu filho, um menino de sete anos, em Devonport (Irlanda), e logo depois a uma irmã, sra. Minnie Cox, junto da lareira da casa. Como a sra. Cox não sabia de sua morte, ela ficou aterrada e cobriu a cabeça com um lençol, mas pôde ouvi-lo nitidamente a chamá-la pelo nome, o que foi repetido três vezes. (Págs. 128 e 129)
115. Delanne transcreve em seguida um relato datado de 19-5-1883, extraído da obra As Alucinações Telepáticas, em que se registrou a aparição de três Espíritos e, na seqüência, reproduz um caso em que o morto pôde ser visto por diversas pessoas. Diz Delanne que, além desses, a obra citada apresenta 63 outros fatos análogos, o que desmonta a tese da alucinação, porque é ir muito longe imaginar que várias pessoas possam ser vítimas de uma mesma ilusão. (Págs. 129 a 133)
116. A negação, para legitimar-se, diz Delanne, precisa de limites, porquanto não lhe é possível manter-se, desde que seja posta em face de provas experimentais que atestam a realidade das manifestações. Em todos os casos referidos, a certeza da visão em si mesma não é contestada. O que os opugnadores negam é que seja objetiva, ou seja, que se haja produzido algures, que não no cérebro do operador ou dos assistentes. (Págs. 133 e 134)
117. Uma ciência só se acha verdadeiramente constituída quando pode verificar, por meio da experiência, as hipóteses que os fatos lhe sugerem. O Espiritismo tem direito ao nome de ciência, porque não se limitou à simples observação dos fenômenos naturais que revelam a existência da alma, mas empregou todos os processos para chegar à demonstração de suas teorias. O magnetismo e a ciência pura serviram-lhe, nesse sentido, de poderosos auxiliares. (Pág. 135)
118. Os numerosos exemplos verificados do desdobramento da alma mostraram que era possível reproduzir experimentalmente esses fenômenos. Deu-se então a denominação de animismo à ação extracorpórea da alma, porém semelhante distinção é puramente nominal, visto que tais manifestações são sempre idênticas, quer durante a vida, quer após a morte. A alma pode, pois, não apenas produzir fenômenos de transmissão do pensamento ou de aparições, mas também provocar deslocamentos de objetos materiais que lhe atestem a presença. (Págs. 135 e 136)
119. Ora, se a alma humana tem o poder de agir fora do seu corpo, lógico é se admita que dispõe ela do mesmo poder depois da morte, se sobrevive integralmente e se se põe em comunicação com um organismo vivo, análogo ao que possuía antes de morrer. (Pág. 136)
120. Dito isto, Delanne relata um fato de aparição voluntária em que o agente resolveu, por moto próprio, aparecer num quarto em que dormiam duas pessoas de suas relações. Posteriormente, durante a vigília, ele as visitou, ocasião em que a mais velha contou-lhe tê-lo visto no domingo anterior, quando ele se desdobrara e fora à casa delas. (Págs. 137 e 138)


5a Reunião

Objeto do estudo: Capítulos I e II da 2a Parte.

Questões para debate


A. Podem os Espíritos de pessoas vivas, quando desdobrados, produzir efeitos físicos onde apareçam? (Págs. 139 a 142 do livro; itens 121 e 122 do texto de consulta.)
B. Que pesquisadores famosos dos fenômenos espíritas tiveram seus nomes ligados ao da fotografia transcendental? (Págs. 141 a 144 do livro; itens 123 a 126 do texto de consulta.)
C. Que tipo de fenômeno pioneiro foi possível obter com os médiuns Eglinton e Eusápia Paladino?  (Págs. 145 e 146 do livro; itens 127 e 128 do texto de consulta.)
D. Os Espíritos podem ver a si mesmos num espelho normalmente usado pelos encarnados? (Págs. 146 e 147 do livro; itens 129 e 130 do texto de consulta.)
E. Os pesquisadores dos fenômenos espíritas também relatam comunicações mediúnicas transmitidas por Espíritos encarnados? (Págs. 147 a 152 do livro; itens 131 a 134 do texto de consulta.)
F. Qual é o fenômeno que apresenta, segundo Delanne, o mais alto ponto de objetividade da ação extracorpórea do homem? (Págs. 152 a 155 do livro; itens 135 a 137 do texto de consulta.)
G. Que fato – que seria muito tempo depois confirmado pela fotografia kirlian – foi comprovado e descrito pelo Sr. de Rochas? (Págs. 156 a 161 do livro; itens 138 a 146 do texto de consulta.)
H. Quando o Sr. de Rochas fez a primeira fotografia de um sensitivo exteriorizado e que resultados obteve? (Págs. 162 a 164 do livro; itens 147 a 150 do texto de consulta.)

Texto para consulta

121. Na experiência seguinte, o duplo logrou provar a sua presença por uma ação física. Devemo-la à sra. Morgan, esposa do professor que escreveu o livro Da Matéria ao Espírito. Delanne transcreve ainda mais dois relatos que mostram que os Espíritos de vivos, quando desdobrados, podem produzir efeitos físicos onde apareçam. (Págs. 139 a 141)
122. Os fatos até aqui relatados, diz Delanne, firmam a realidade dos fantasmas de vivos, isto é, a possibilidade, em certos casos, do desdobramento do ser humano. Tais aparições, como vimos, reproduzem em todas as suas minúcias o corpo físico e manifestam, por vezes, a sua realidade por meio de deslocamentos de objetos e por meio da palavra. Há, porém, pessoas que insistem em explicá-los com a hipótese da alucinação telepática. (Págs. 141 e 142)
123. Se as razões até aqui apresentadas não puderam convencer todos os leitores, os fatos seguintes bastarão para mostrar, com verdadeiro rigor científico, que a alma é, efetivamente, a causa eficiente de todos esses fenômenos. Falamos da fotografia do Espírito fora do seu corpo, caso em que a chapa fotográfica é testemunho irrefutável da realidade do fenômeno. (Pág. 142)
124. Em sua obra Animismo e Espiritismo, o sr. Alexandre Aksakof apresenta numerosos exemplos de fotografias transcendentais, a que Delanne recorre amiúde na seqüência deste livro. (Pág. 142)
125. Eis alguns dos casos referidos por Aksakof: I) Fotografado pelo sr. Humber, o jovem médium Herrod apareceu na fotografia sentado numa cadeira, em estado de transe, tendo por detrás a sua imagem astral, em pé, quase de perfil. II) O sr. Glandinning assinalou, no Spiritualist, uma fotografia do duplo de um médium, no mesmo lugar que o médium ocupara minutos antes. III) W. T. Stead refere a fotografia do duplo da sra. A..., no momento em que ela, achando-se indisposta, dormia. Quando o sr. Z..., que fez a fotografia, viu o duplo entrar no seu gabinete à hora aprazada, pediu licença para fotografá-lo, depois de lhe cortar uma mecha de cabelos de modo a comprovar sua presença real. (Págs. 142 e 143)
126. Em seu livro sobre a iconografia do invisível, o dr. Baraduc reproduz uma fotografia obtida por telepatia entre o dr. Istrati e o dr. Hasdeu, de Bucareste. A 4 de agosto de 1893, à noite, o dr. Hasdeu evocou o Espírito de seu amigo. Após uma prece ao seu anjo protetor, o dr. Istrati adormeceu em Campana, manifestando o desejo firme de aparecer em casa do dr. Hasdeu. A aparição foi registrada por este último em sua máquina fotográfica. (Págs. 143 e 144)
127. Em que pese a importância da fotografia transcendental, diz Delanne que o ponto culminante da experimentação, no que concerne ao desdobramento, foi alcançado com o médium Eglinton, de quem os experimentadores obtiveram, em parafina, um molde exato do pé direito do seu duplo fluídico. O exemplo não é, porém, único. Nas experiências que o sr. Siemiradeski realizou com Eusápia Paladino, foram conseguidas muitas vezes, em Roma, impressões do seu duplo sobre superfícies enegrecidas com fumaça, que o sr. de Rochas relata no seu livro A Exteriorização da Motricidade. (Pág. 145)
128. Dada a prova científica do desdobramento do ser humano, torna-se fácil, diz Delanne, compreender-se a vasta gama de fenômenos que a alma pode produzir quando sai do seu corpo físico. É doutrina constante do Espiritismo que a alma, quando não está em seu corpo, goza de todas as faculdades de que dispõe quando na erraticidade. (Pág. 146)
129. Kardec consigna na Revista Espírita muitos exemplos de comunicações de pessoas vivas, como a do Espírito do dr. Vignal que, espontaneamente, deu por um médium escrevente pormenores sobre esse modo de manifestação. Descrevendo como percebia a luz, as cores e os objetos materiais, dr. Vignal informou que não podia ver a si mesmo num espelho, sem a operação pela qual o Espírito se torna tangível, e comprovou a sua individualidade pela existência do perispírito, que - embora fluídico - tinha para ele a mesma realidade que o seu envoltório material. (Págs. 146 e 147)
130. Em outra comunicação relatada pela Revista Espírita, a srta. Indermulhe, surda e muda de nascença, consegue exprimir com clareza seus pensamentos. Por certas particularidades características que estabelecem a sua identidade, um irmão a reconheceu. Pode-se, portanto, evocar o Espírito de um cretino ou o de um alienado e convencer-se experimentalmente de que o princípio pensante, o seu Espírito, não é louco. É o corpo que se acha enfermo  e não obedece por isso às volições da alma, donde dolorosa e horrível situação que constitui uma das mais temíveis provas. (Pág. 147)
131. Alexandre Aksakof também relata em sua obra acima citada numerosos casos de encarnados manifestando-se a amigos ou a estranhos pelos processos espiríticos. Eis alguns desses casos mencionados neste livro por Delanne: I) O conhecido escritor russo Wsevolod Solowiof conta que freqüentemente sua mão era presa de uma influência estranha à sua vontade e, então, escrevia com extrema rapidez e clareza, mas da direita para a esquerda, de sorte a não se poder ler o escrito senão colocando-o diante de um espelho ou por transparência. II) Um dia, sua mão escreveu o nome Vera, uma prima que o avisou de que teriam um encontro no dia seguinte, no Jardim de Verão. À família, a jovem disse ter visitado seu primo em sonho e anunciado o encontro que teriam, o que efetivamente se deu. III) A srta. Sofia Swoboda, julgando estar na presença de sua professora, a sra. W..., transmitiu-lhe, sem saber, uma mensagem, no momento em que a professora tomara do lápis para tentar um contato com seu defunto marido. No dia seguinte, Sofia reconheceu não só a sua caligrafia como o assunto que ficou registrado na mensagem psicografada pela professora. (Págs. 147 a 149)
132. Exemplos de Espíritos de pessoas vivas manifestando-se pela incorporação são referidos pela conhecida escritora Hardinge Britten e pelo sr. Damiani. (Pág. 151)
133. Conta a sra. Britten que, numa sessão realizada em casa do sr. Cuttler, em 1853, um médium feminino pôs-se a falar em alemão, embora ignorasse completamente esse idioma. A individualidade que por ela se manifestava dizia-se mãe da srta. Brant, jovem alemã que se achava presente. Passado algum tempo, um amigo da família, vindo da Alemanha, trouxe a notícia de que a sra. Brant, após prolongado sono letárgico decorrente de séria enfermidade, declarara, ao despertar, ter estado com a filha num aposento espaçoso, na América. (Pág. 151)
134. O sr. Damiani diz, a seu turno, que nas sessões da baronesa Cerrapica, em Nápoles, receberam-se muitas vezes comunicações provindas de pessoas vivas, como se deu com o dr. Nehrer, que vivia na Hungria e se comunicou com ele por intermédio da baronesa. (Págs. 151 e 152)
135. O capítulo é encerrado com o relato de vários casos de materializações de duplos de pessoas vivas, fenômeno esse que apresenta, segundo Delanne, o mais alto ponto de objetividade da ação extracorpórea do homem, visto que se traduz por efeitos intelectuais, físicos e plásticos. (Pág. 152)
136. Eis alguns dos casos relatados por Delanne: I) Nas experiências realizadas em presença do prof. Mapes, este pôde comprovar o desdobramento do braço e das mangas do médium. II) Diz o sr. Cox que, enquanto uma corrente elétrica permanecia jungida ao médium, uma forma humana completa foi vista por todos: era a forma da sra. Fay, integral, com sua cabeleira, seu porte, seu vestido de seda azul, seus braços nus até ao cotovelo, adornados com braceletes de finas pérolas. III) Nas experiências feitas com Eusápia Paladino foi possível comprovar-se materialmente o seu desdobramento. (Págs. 152 a 154)
137. A par das narrativas dos sonâmbulos e dos videntes, as comunicações dos Espíritos, confirmadas pelas fotografias e pelas materializações de vivos e de desencarnados, atestam que a alma tem sempre uma forma fluídica. (Pág. 155)
138. O Sr. de Rochas chegou a estabelecer a objetividade da luz ódica, que o barão de Reichenbach atribuía a todos os corpos cujas moléculas guardam uma orientação determinada. As experiências feitas até então indicavam que os eflúvios poderiam ser devidos unicamente às vibrações constitucionais dos corpos, transmitindo-se ao éter ambiente. (Pág. 156)
139. O corpo humano - segundo de Rochas - também emite eflúvios de coloração variável, conforme os pacientes. (Pág. 156)
140. Após reportar algumas experiências descritas pelo Sr. de Rochas, Delanne admite, por hipótese, que a característica essencial dos movimentos vibratórios é a interferência, isto é, a produção, por efeito da combinação das ondas, de faixas de movimentos, em que as vibrações são máximas, e faixas de repouso, nas quais o movimento vibratório é nulo, ou mínimo. (Pág. 158)
141. A força nervosa, em vez de se espalhar pelo ar  e dissipar-se, distribui-se em camadas concêntricas ao corpo. É preciso, pois, que uma força a retenha, porquanto, desde que normalmente ela se escoa pela extremidade dos dedos, do mesmo modo que a eletricidade pelas pontas, forçosamente se perderia no meio ambiente, se não existisse um envoltório fluídico para retê-la. (Pág. 159)
142. No estado normal, a força nervosa circula no corpo, pelos condutos naturais, os nervos, e chega à periferia pelas mil ramificações nervosas que se estendem por baixo da pele. Sob a influência do magnetismo, o perispírito se exterioriza mais ou menos, isto é, irradia em volta de todo o seu corpo e a força nervosa se espalha no envoltório fluídico e aí se propaga em movimentos ondulatórios. (Págs. 159 e 160)
143. Vimos que os fantasmas de vivos falam, o que implica a existência neles, além dos órgãos da palavra, de certa quantidade de força viva, cuja presença é também atestada por deslocamentos de objetos materiais, como o abrir e fechar uma porta, agitação de campainhas, etc. (Pág. 161)
144. É necessário, portanto, que eles tirem essa força de qualquer parte. Em tais casos, tiram-na provavelmente de seus corpos materiais, visto que, segundo ensina Kardec, a alma, quando se desprende, seja durante o sono, seja nos casos de bicorporeidade, permanece ligada sempre ao seu envoltório terreno por  um laço fluídico. (Pág. 161)
145. O Sr. de Rochas observou que, se se fizer que uma zona luminosa, isto é, sensível, de um paciente exteriorizado atravesse um copo d’ água, a água existente no copo se iluminará rapidamente em toda a sua massa, desprendendo-se dela, ao fim de algum tempo, uma espécie de fumaça luminosa. Ainda mais: tomando-se desse copo e transportando-o a certa  distância, ele observou que o paciente se conservava sensível, ou seja, que se ressentia de todos os toques feitos na água, embora àquela distância já não restassem vestígios de camadas sensíveis. (Pág. 161)
146. De Rochas pesquisou depois sobre quais substâncias armazenam a sensibilidade, verificando serem quase sempre as mesmas que guardam os odores: os líquidos, os corpos viscosos, sobretudo os de origem animal, como a gelatina e a cera, o algodão, os tecidos de malhas frouxas ou que se desfiam, como os veludos de lã, etc. (Pág. 161)
147. Foi a partir dessas experiências que ele teve a intuição de fotografar os sensitivos, primeiramente despertos, depois adormecidos, sem estarem exteriorizados, e por fim adormecidos e exteriorizados. A primeira fotografia ele a fez em 30-7-1892, utilizando na experiência uma chapa de bromo-gelatina e, como sensitiva, a Sra Lux. (Pág. 162)
148.  Na terceira situação - estando a Sra Lux adormecida e exteriorizada - a chapa utilizada permaneceu algum tempo em contacto com o corpo da sensitiva, dentro do chassis, antes de posta na máquina. Picando com um alfinete a primeira chapa, ela nada sentiu. Picando a segunda, sentiu um pouco. Na terceira, a sensitiva sentiu vivamente e tudo isso poucos instantes após a operação. Repetindo a experiência no dia 2 de agosto, de Rochas verificou que a primeira chapa nada produziu; a segunda produziu alguma coisa; mas a terceira chapa, embora já revelada, continuava tão sensível quanto no dia 30 de julho. Ao perfurar a chapa com dois golpes fortes na imagem de uma das mãos, a Sra Lux fez logo uma contração e soltou gritos de dor, embora estivesse a dois metros de distância e nada visse. (Pág. 162)
149. Comentando o assunto, Delanne atesta que as experiências do Sr. de Rochas foram verificadas também pelo Dr. Luys e pelo Dr. Paul Joire, tendo este concluído que a exteriorização da sensibilidade é um fenômeno real, de forma nenhuma dependente de sugestão, conforme fora insinuado pelo Dr. Mavroukakis. (Pág. 163)
150. Na seqüência, Delanne transcreve um caso em que a clarividente Adèle Maginot, ao ver  certa pessoa que se encontrava distante num país muito quente, sentiu no próprio rosto o efeito produzido pelo sol, um fato de repercussão sobre o corpo da ação exercida sobre o perispírito que, segundo Delanne, já fora observado inúmeras vezes. (Págs. 163 e 164)


6a Reunião

Objeto do estudo: Capítulos II e III da 2a Parte.

Questões para debate


A. Alguma coisa de natureza física que se faça ao duplo materializado pode repercutir no corpo material do médium? (Pág. 165 do livro; itens 151 a 153 do texto de consulta.)
B. Delanne reporta-se a uma série de evidências da existência do perispírito a partir dos efeitos que se produzem em certos pacientes hipnotizados. Que experiências foram essas? (Págs. 166 a 168 do livro; itens 154 a 157 do texto de consulta.)
C. Que é que a fotografia transcendental demonstrou de modo indubitável? (Págs. 169 a 173 do livro; itens 158 a 160 do texto de consulta.)
D. Onde e de que modo foram produzidas as primeiras moldagens de Espíritos materializados? (Págs. 176 e 177 do livro; itens 161 a 163 do texto de consulta.)
E. Que é que o Sr. de Bodisco, camareiro do czar da Rússia, obteve ao fotografar Espíritos materializados? (Págs 179 e 180 do livro; itens 164 a 166 do texto de consulta.)
F. A médium Florence Cook já havia trabalhado com outros pesquisadores antes de conhecer William Crookes. Quando o Espírito de Katie King se materializou pela primeira vez? (Págs. 182 a 185 do livro; itens 168 a 172 do texto de consulta.)
G. No início, Katie King não podia mostrar-se sob uma luz mais forte. Que fato ocorreu nessa época quando os pesquisadores aumentaram as luzes no ambiente? (Págs. 185 a 188 do livro; itens 173 a 176 do texto de consulta.)
H. Qual foi a importância da participação de William Crookes na pesquisa dos fatos espíritas? (Págs. 188 a 192 do livro; itens 177 a 180 do texto de consulta.)

Texto para consulta

151. O Sr. Aksakof, em experiência realizada com Kate Fox, observou certa vez que, enfulijada a mão fluídica da médium, a fuligem foi transportada para os seus dedos materiais, que estavam imobilizados pelo pesquisador. (Pág. 165)
152. No seu tratado de Magia Prática, Papus refere o caso de um oficial russo que, presa de obsessão por uma individualidade encarnada, lançou-se de espada em punho sobre a aparição e lhe fendeu a cabeça. O ferimento feito no perispírito se reproduziu na mulher causadora do fenômeno, que, devido a isso, acabou morrendo. (Pág. 165)
153. Dassier cita muitos casos semelhantes extraídos dos arquivos judiciários da Inglaterra. O caso Joana Brooks é um deles. Quando alguém disse que estava vendo o Espírito de Joana, então desdobrada, um dos presentes saltou e deu um golpe de punhal no lugar indicado. O vidente disse que a mulher ficara ferida na mão. Indo no dia seguinte à casa da feiticeira, eles verificaram que ela estava realmente ferida. (Pág. 165)
154. Delanne relata, em seguida, uma série de evidências da existência do perispírito a partir dos efeitos que se produzem em certos pacientes hipnotizados, quando se aproximam de seu corpo determinadas substâncias. (Pág. 166)
155. Conservada a uma distância de dez a quinze centímetros de um paciente adormecido, a cuba de um termômetro lhe produzia dor muito viva, convulsões e uma contração do braço. Um cristal de iodeto de potássio determinava espirros. O ópio o fez dormir. (Pág. 166)
156. Outras substâncias foram usadas e cada uma produziu efeito de acordo com a sua natureza, como se o paciente a houvesse introduzido em seu organismo. Tais fatos são, sem dúvida, singulares, mas não é difícil explicá-los depois que a exteriorização do perispírito e do fluido nervoso se tornou fenômeno demonstrado, como vimos no caso da água que acumulara a sensibilidade e depois transmitira sensações ao corpo físico do sensitivo. (Pág. 167)
157. Uma circunstância digna de registro é que, nas experiências precedentes, as substâncias estavam encerradas em frascos fechados a esmeril ou selados a fogo. O fluido perispirítico, porém, penetra todos os corpos, o mesmo fazendo o fluido nervoso em grande número deles. (Pág. 168)
158. Um dos fenômenos que de modo autêntico demonstram a existência da alma durante a vida é a fotografia do duplo, durante a sua saída temporária do corpo. Ora, se a alma humana é capaz de impressionar uma chapa fotográfica por ocasião de seu desprendimento, a mesma faculdade há de ela ter após a morte, como depois se comprovou. (Pág. 169)
159. Há um meio muito simples de verificar se a figura retratada é a de um Espírito desencarnado: basta verificar se os membros de sua família reconhecem a pessoa que se apresenta na chapa. Alfred Russel Wallace trata do assunto em seu livro “Os Milagres e o Moderno Espiritualismo”, em que relata, entre muitos outros fatos, a experiência em que o Espírito de sua própria mãe foi fotografado. (Págs. 170 e 171)
160. Essas experiências - informa Delanne - só puderam realizar-se com muito trabalho e perseverança, mas os êxitos alcançados valeram bem a pena que custaram, porque demonstraram de modo indubitável: 1o, a existência objetiva dos Espíritos; 2o, a faculdade da vidência mediúnica. (Pág. 173)
161. Outro fenômeno que se alia à fotografia transcendental, no capítulo da comprovação da existência dos Espíritos, é o das impressões deixadas por eles em suas intervenções em nosso meio. O eminente astrônomo alemão Zöllner obteve, em folhas de papel enegrecido, duas marcas, uma de um pé direito, a outra de um pé esquerdo, sem que o médium houvesse tocado as lousas que as continham. Noutra ocasião, a marca aí feita media quatro centímetros menos do que o pé de Slade, o médium com quem ele trabalhava. (Pág. 176)
162. O professor Chiaia, experimentando com Eusápia Paladino, teve a idéia de se munir de argila dos escultores e o Espírito imprimiu nessa matéria plástica o seu rosto: derramando gesso no molde assim produzido, obteve ele uma cabeça de um homem, de melancólico semblante. (Pág. 176)
163. O uso da parafina derretida em água quente foi descoberto na América. Como a parafina fica na superfície da água, o Espírito era instruído a mergulhar repetidas vezes na parafina a parte do seu corpo que se desejava conservar. Quando o envoltório de parafina se secava, aí ficava um molde perfeito: bastava derramar gesso dentro dele e ter-se-ia uma lembrança duradoura do Espírito que se prestou à operação. Eis assim como se produziram as célebres moldagens. (Pág. 177)
164. Após transcrever uma experiência notável registrada por Aksakof em sua obra citada, Delanne reporta-se às experiências de materialização feitas pelo Sr. de Bodisco, camareiro do czar, o qual entendia que o corpo astral é, na natureza, o mais importante de todos os corpos. “Ele constitui - asseverou o Sr. de Bodisco - a única parte imperecível do corpo humano. É o zôo-éter, ou matéria primordial, ou força vital.” (Pág. 179)
165. Quatro fotografias tirou o Sr. de Bodisco, mostrando fases diversas da materialização, desde aquela em que a aparição astral cerca o médium, até a da condensação de uma forma, vendo-se a seu lado o médium em letargia. (Págs. 179 e 180)
166. A respeito dos fenômenos de materialização, que constituem, segundo o autor, as mais altas e irrefragáveis demonstrações da imortalidade, Delanne recomenda se consultem: Animismo e Espiritismo, de Aksakof; Ensaio de Espiritismo Científico, de Metzger; Depois da Morte, de Léon Denis, e Psiquismo Experimental, de Erny. (Pág. 180)
167. Os fatos de materialização mais célebres se deram, porém, com a médium Florence Cook, instrumento de que serviu o Espírito Katie King, examinado, entre outros, pelo renomado químico inglês Sir William Crookes. (Pág. 180)
168. Um erro que, todavia, se comete é pensar que Katie King foi examinada apenas por Crookes. Na verdade, quando ele pôde verificar a mediunidade da Srta. Cook, já havia muito tempo que Katie se materializava. Foi em 22 de abril de 1872, quando a médium contava apenas dezesseis anos, que Katie King se materializou pela primeira vez, embora parcialmente. Na reunião, ela trouxe também algumas folhas frescas de hera, planta que não existia no jardim da casa. (Pág. 182)
169. No dia 25 de abril seguinte, o Sr. Harrison - a convite de Katie King - se fez presente à reunião, que foi realizada em casa do Sr. Cook, pai da médium, da qual fez ele uma reportagem publicada no seu jornal, The Spiritualist. A médium não estava adormecida, pois o Sr. Harrison ouviu nitidamente o diálogo que Katie e ela travaram no início da sessão. Vê-se por esse diálogo que a aparição não era o duplo da médium e que a vontade consciente da Srta. Cook parecia opor-se ao desejo do Espírito de manifestar-se visivelmente. (Pág. 183)
170. O Sr. Harrison pôde apreciar, em sessões ulteriores, o desenvolvimento do fenômeno. Nessa época, a médium permanecia quase sempre acordada, enquanto se achava presente o Espírito. Depois, Katie não mais apareceu sem que Cook estivesse em transe. (Pág. 184)
171. Para assegurar a veracidade dos fatos, muitos controles foram utilizados nas experiências com a Srta. Cook. Certa vez, suas mãos foram atadas, sendo postos selos de cera sobre os nós. Katie mostrou-se, então, com as mãos inteiramente livres. Muitas fotografias de Katie, completamente materializada, foram então obtidas. (Pág. 185)
172. Um fato digno de nota, diz Delanne, é que todas as sessões da Srta. Cook se realizavam gratuitamente. A médium não precisava, porém, preocupar-se com o seu sustento, porquanto desde os primórdios de suas faculdades mediúnicas o Sr. Blackburn, de Manchester, concedeu-lhe importante dote que lhe assegurou a subsistência. (Pág. 185)
173. Foi na primavera de 1873 que se obtiveram as primeiras fotografias de Katie King. Delanne descreve os cuidados que os experimentadores tiveram para evitar a possibilidade de fraude nessas sessões. (Págs. 185 a 187)
174. Diz a Sra Florence Marryat que um dia perguntaram a Katie por que não podia mostrar-se sob uma luz mais forte, pois ela só permitia aceso um bico de gás e assim mesmo com a chama muito baixa. Katie pareceu irritada com a pergunta e disse que não sabia por que não podia suportar uma luz mais intensa. Se eles duvidavam disso, que acendessem as luzes e veriam o que ocorreria. (Pág. 187)
175. A equipe decidiu, no entanto, aumentar a claridade, com o consentimento de Katie. Ela pôs-se então de pé junto à parede e abriu os braços em cruz, aguardando a sua dissolução. Acenderam-se três bicos de gás e Katie resistiu apenas por um instante à claridade. Em seguida, todos viram-na fundir-se, como uma boneca de cera exposta ao fogo. (Pág. 188)
176. Coisa curiosa! Com o exercício o Espírito adquiriu maior força, pois que William Crookes pôde, depois, bater mais de quarenta chapas com auxílio da luz elétrica. (Pág. 188)
177. A Sra Marryat revela ainda que outros Espíritos se materializavam valendo-se da mediunidade da Srta. Cook e descreve a aparição de sua própria filha, morta em tenra idade, que lhe apareceu trazendo num dos lábios a deformação com que nascera. Na sessão, a filha parecia contar dezessete anos. (Págs. 188 e 189)
178. Os incrédulos negaram com obstinação esses extraordinários fenômenos e muitas polêmicas, mesmo entre os espíritas, se travaram, colocando em dúvida os relatos mencionados, até que o químico William Crookes, um dos maiores vultos da Ciência de então, confirmou a autenticidade absoluta das materializações de Katie King. (Pág. 190)
179. As experiências de Crookes, além de comprovar a existência do ser espiritual, estabelecem que o perispírito reproduz não só o exterior de uma pessoa, mas todas as partes internas do seu corpo, reduzindo a pó a objeção, tantas vezes formulada, de que nas sessões espíritas as aparições fotografadas são simples desdobramentos do médium. (Pág. 191)
180. Não só a altura de Katie King e de Florence Cook, mas a cor dos cabelos, as pulsações e os batimentos de uma e de outra foram registrados por William Crookes, que comprovou assim ter diante de si duas individualidades distintas, que em nada se pareciam, salvo o fato de serem jovens e do mesmo sexo. (Págs. 191 e 192)


7a Reunião

Objeto do estudo: Capítulo III da 2a Parte e Capítulo I da 3a Parte.

Questões para debate


A. Qual era o nome de Katie King em sua última encarnação? (Págs. 192 a 194 do livro; itens 181 a 183 do texto de consulta.)
B. Qual foi o caso mais concludente de identificação de um Espírito comunicante, segundo o notável pesquisador Aksakof? (Págs. 194 a 196 do livro; itens 184 a 189 do texto de consulta.)
C. Em um Espírito materializado é possível auscultar-lhe os batimentos cardíacos? (Págs. 197 a 199 do livro; itens 191 a 195 do texto de consulta.)
D. Delanne sintetizou em nove itens as informações obtidas com base na investigação dos fenômenos espíritas. Quais foram as conclusões de Delanne? (Págs. 200 a 202 do livro; itens 196 a 198 do texto de consulta.)
E. Seria possível fotografar um Espírito em ambiente de completa escuridão? (Págs. 202 a 204 do livro; itens 199 a 201 do texto de consulta.)
F. Delanne resumiu em número de oito os princípios gerais da Doutrina dos Espíritos. Quais são esses princípios? (Págs. 206 e 207 do livro; item 202 do texto de consulta.)
G. Quais são os elementos ou princípios constitutivos do homem? (Págs. 208 e 209 do livro; itens 203 a 207 do texto de consulta.)
H. Qual é, segundo Delanne, o caráter distintivo da Doutrina Espírita? (Págs. 210 e 211 do livro; itens 208 e 209 do texto de consulta.)

Texto para consulta

181. A última aparição de Katie, conforme relatado pelo jornal The Spiritualist de 29/5/1874, ocorreu numa sessão dirigida por William Crookes. Florence Cook se deitou no chão, com a cabeça sobre um travesseiro, após ser conduzida por Crookes ao gabinete mediúnico. Katie apareceu logo em seguida, vestida de branco, enquanto a médium trajava um vestido azul-claro. Após distribuir flores aos presentes, escreveu cartas de adeus a alguns amigos, pondo-lhes a assinatura: Annie Owen Morgan, seu verdadeiro nome na última existência terrena. Depois, com uma tesoura, cortou uma mecha de seus cabelos, oferecendo certa porção deles a cada um, fazendo o mesmo com o seu vestido. (Págs. 192 e 193)
182. Ao fim da sessão, após transmitir diversas instruções ao Sr. Crookes, Katie penetrou no gabinete e despertou a médium, que lhe pediu, banhada em lágrimas, que se demorasse mais um pouco. Katie lhe disse, porém, que havia cumprido a sua missão e que, por causa disso, deveria partir, como de fato ocorreu. (Pág. 193)
183. As aparições de Katie King foram tantas, que não se pode duvidar um instante sequer de que fosse um Espírito que assim se manifestava; contudo, não era possível verificar-se-lhe a identidade, visto que, segundo informara, ela havia vivido muitos séculos antes, sob o reinado de Carlos I, com o nome de Annie Owen Morgan. (Pág. 194)
184. No caso de Florence, a filha da Sra Florence Marryat, vimos que a jovem se fez reconhecer por um sinal particular do lábio, que comprovou materialmente a sua identidade. Afirma, porém, o Sr. Aksakof ser impossível deparar-se com um caso mais concludente de identidade de um Espírito materializado, do que o de Estela, morta em 1860. (Pág. 194)
185. Duraram cinco anos, de 1861 a 1866, as materializações de Estela, sendo médium a célebre Kate Fox, com quem o Sr. Livermore realizou 388 sessões, cujas particularidades ele publicou num jornal. As sessões transcorriam em completa obscuridade, mas o Sr. Livermore, na maioria das vezes, estando a sós com Kate, segurava-lhe as mãos o tempo todo. Kate ficava sempre em estado normal, tornando-se, pois, testemunha consciente de tudo o que se passava. (Pág. 194)
186. Foi gradual a materialização de Estela e somente na 43a sessão foi possível ao Sr. Livermore reconhecê-la, sob intensa claridade, de origem misteriosa, ligada ao fenômeno e, em geral, sob a direção de outra figura que a acompanhava e auxiliava em suas manifestações. Esse Espírito chamava-se Franklin. (Pág. 195)
187. Além de mostrar-se, Estela deixou uma centena de comunicações por ela escritas em folhas de papel que o Sr. Livermore levava, previamente marcadas pelas suas mãos. Enquanto a aparição escrevia, ele  - tendo as mãos de Kate Fox entre as suas -  via perfeitamente a mão e a figura da esposa desencarnada. (Pág. 195)
188. A caligrafia dessas comunicações é reprodução exata da caligrafia da Sra  Estela Livermore, quando encarnada. A respeito das aparições da esposa, o Sr. Livermore diria mais tarde ao Sr. Benjamin Coleman, de Londres: “Sua identidade foi estabelecida, de modo a não deixar subsistisse a menor dúvida: primeiro, pela sua aparência, em seguida pela sua caligrafia e, finalmente, pela sua individualidade mental, sem falar de numerosas outras provas, que seriam concludentes nos casos ordinários, mas que não levei em conta, senão como provas complementares”. (Pág. 195)
189. Além das provas já referidas, deve-se acrescentar que Estela escreveu também algumas comunicações em francês, língua que Kate Fox desconhecia inteiramente, mas que Estela dominava. A propósito disso, o Sr. Aksakof, tão difícil em matéria de provas, escreveu: “Temos aqui uma dupla prova de identidade, dada não só pela caligrafia, semelhante, em todos os pontos, à do defunto, mas também por ser desconhecida do médium a língua em que está escrita a mensagem. O caso é extremamente importante e, ao nosso parecer, apresenta uma prova absoluta de identidade”. (Pág. 196)
190. Encerrando este capítulo, Delanne reitera o fato de que a realidade da alma se impõe como corolário obrigatório do fenômeno de desdobramento. Esse eu que se desloca não é uma substância incorpórea, é um ser bem definido, com um organismo que reproduz os traços do corpo material. (Pág. 197)
191. O grau de materialidade do perispírito varia: ora é uma simples névoa branca que desenha os traços, atenuando-os; ora apresenta contornos muito nítidos e parece um retrato animado. Ele se mostra também, às vezes, com todos os caracteres da realidade e revela a existência de um organismo interno semelhante ao de um indivíduo vivo. (Págs. 197 e 198)
192. A distância que separe do corpo a sua alma em nada influi sobre a intensidade das manifestações. (Pág. 198)
193. As aparições de vivos são, em geral, bastante demonstrativas, mas, dada a sua espontaneidade, se opõem a toda pesquisa metódica. O mesmo não se dá quando as aparições se produzem nas sessões espíritas, porque aí todas as precauções são tomadas para se verificar cuidadosamente a sua objetividade. A fotografia é uma dessas formas de comprovação. (Pág. 199)
194. Tem-se fotografado o corpo fluídico durante a vida e depois da morte, o que fornece a certeza absoluta de que a alma existe sempre, antes e depois da morte. A continuidade do ser se revela claramente pelas aparições que se verificam algumas horas depois da morte. O perispírito que acaba de desligar-se do corpo lhe retraça fielmente não só a imagem, como também a configuração física, que se patenteia pelas marcas que deixa no papel enegrecido e pelas moldagens. (Pág. 199)
195. O Espírito materializado é, por completo, um ser que vive temporariamente, como se houvesse nascido na Terra. Bate-lhe o coração, funcionam-lhe os pulmões, ele vai e vem, conversa e também ouve o que lhe falam. (Pág. 199)
196. Delanne resume, por fim, em nove itens as informações que a observação e a experiência permitiram reunir: 1o, o ser humano pode desdobrar-se em duas partes: o corpo e a alma; 2o, a alma, separada do corpo, reproduz exatamente a sua imagem; 3o, as manifestações anímicas independem do corpo físico; 4o, a aparição pode denotar todos os graus de materialidade, desde a de uma simples aparência até a de uma realidade concreta; 5o, a forma fluídica da alma pode ser fotografada; 6o, a forma fluídica da alma pode deixar marcas ou moldes; 7o, durante a vida, a alma pode perceber sensações, sem o concurso dos órgãos dos sentidos; 8o, a forma fluídica reproduz não só o exterior, mas toda a constituição interna do ser; 9o, a morte não destrói a alma, que subsiste com todas as suas faculdades psíquicas e com um organismo dotado de todas as leis biológicas do ser humano. (Pág. 200)
197. Que se deve concluir de todos esses fatos? Em primeiro lugar, observa Delanne, somos forçados a admitir que o corpo e a alma são duas entidades absolutamente distintas, que se podem separar, e que o organismo físico não passa de um envoltório que se torna inerte, logo que o princípio pensante se separa dele. (Pág. 201)
198. Os fatos demonstraram, de forma muito clara, a sobrevivência da alma à morte, comprovando cientificamente a imortalidade, que foi, com certeza, a mais importante e a mais fecunda descoberta do século 19, porquanto chegar a conhecimentos positivos sobre o amanhã da morte é revolucionar a humanidade inteira, dando à moral uma base científica e uma sanção natural, à revelia de todo e qualquer credo dogmático e arbitrário. (Pág. 202)
199. Sem dúvida, mesmo quando essas consoladoras certezas tiverem penetrado as massas humanas, a humanidade não se achará só por isso bruscamente mudada, nem se tornará melhor subitamente; disporá, todavia, da mais forte alavanca que possa existir para derribar o montão de erros acumulados desde há seis mil anos. Então a vida futura se tornará tão evidente quanto a claridade do Sol e se compreenderá que a Terra não é mais do que um degrau nos destinos do homem; que alguma coisa de mais útil há do que a satisfação dos apetites materiais, e que cada um terá que conseguir, a todo custo, refrear suas paixões e domar seus vícios. Eis os benefícios indubitáveis que o Espiritismo traz consigo. (Pág. 202)
200. Não tendo sido possível submeter o perispírito aos reativos ordinários, forçoso é que nos atenhamos à observação e ao que os Espíritos hão dito a seu respeito. (Pág. 203)
201. Antes de tudo, não se pode esquecer que a observação comprovou que existe uma matéria invisível aos olhares humanos e que, no entanto, pode impressionar uma chapa fotográfica, mesmo na mais absoluta obscuridade, como se deu com a célebre experiência em que Aksakof fotografou um Espírito em completa escuridão. (Págs. 203 e 204)
202. Eis, sucintamente, os princípios gerais em que nos apoiaremos, extraídos da obra de Allan Kardec, que magistralmente resumiu em seus livros todos os ensinos dos Espíritos que o assistiram: I) Existe uma causa eficiente e diretora do Universo: a sublimada inteligência que, pela sua vontade onipotente, imutável, infinita e eterna, mantém a harmonia do Cosmos. II)  A alma, a força e a matéria são igualmente eternas; não podem aniquilar-se. III) O princípio espiritual é a causa de todos os fenômenos intelectuais que se dão nos seres vivos. No homem, esse princípio se torna a alma. IV) É-nos desconhecida a natureza da alma, mas certamente ela não é a resultante das funções cerebrais, pois que subsiste após a morte do corpo. V) Da análise de suas faculdades ressalta que a alma é simples, isto é, indivisível, e que suas faculdades ela as desenvolve por uma evolução incessante que tem por teatro, alternadamente, o espaço e o mundo terrestre. VI) A alma é dotada de livre-arbítrio proporcional ao número de suas encarnações, dependendo a sua responsabilidade do grau do seu adiantamento moral e intelectual. VII) Assim como o mundo físico tem a regê-lo leis imutáveis, o mundo espiritual é regido por uma justiça infalível, de sorte que as leis morais têm sanção absoluta após a morte. VIII) Como o Universo não se limita ao globo que habitamos, as futuras existências do princípio pensante podem desenvolver-se nesses diferentes sistemas de mundos. (Págs. 206 e 207)
203. O homem é formado da reunião de três princípios: 1o, a alma ou Espírito, causa da vida psíquica;  2o, o corpo, envoltório material, a que a alma se associa temporariamente durante sua passagem pela Terra;  3o, o perispírito, substrato fluídico que serve de liame entre a alma e o corpo, por intermédio da energia vital. Em qualquer grau que se encontre na animalidade, o Espírito está sempre intimamente associado ao perispírito, cuja eterização corresponde ao seu adiantamento moral. (Pág. 208)
204. Segundo o ensino dos Espíritos, o perispírito é extraído do fluido universal e sua constituição lhe permite atravessar todos os corpos com mais facilidade do que a que tem a luz para atravessar o vidro, ou o raio X para atravessar os diferentes obstáculos. (Pág. 209)
205. A velocidade do deslocamento da alma parece superior à das ondulações luminosas, diferindo destas, porém, pelo fato de que nada a detém. (Pág. 209)
206. O perispírito se nos afigura imponderável, pelo que a ação da gravidade parece inteiramente nula sobre ele; mas disso não se deve concluir que, desprendido do corpo, possa o Espírito transportar-se a todas as partes do Universo. O espaço é pleno de matérias variadas, em todos os estados de rarefação, de modo que, para o Espírito, existem certos obstáculos fluídicos de tanta realidade, quanta pode ter para o homem a matéria tangível. (Pág. 209)
207. Nos seres muito evolvidos o perispírito carece, no espaço, de forma absolutamente fixa; mas, regra geral, predomina no corpo fluídico a forma humana. (Pág. 209)
208. Depois de esclarecer que os dados gerais constantes deste capítulo foram tirados da obra de Kardec - a mais completa e a mais racional que possuímos sobre o Espiritismo - Delanne diz que a dedução rigorosa é o caráter distintivo desta doutrina. “Em vez de forjar seres imaginários para explicar os fatos mediúnicos - afirma o autor -, o Espiritismo deixou que o fenômeno se revelasse por si mesmo.” (Pág. 210)
209. Fechando o capítulo, Delanne observa que é forçoso concluir, à vista dos fatos, que o perispírito é formado de uma matéria diferente: invisível, imponderável e dotado de tal sutileza, que coisa alguma lhe é impenetrável, caracteres que pareciam em absoluta contradição com os que a Física de sua época ensinava como sendo os da matéria. (Pág. 211)


8a Reunião

Objeto do estudo: Capítulos II, III e IV da 3a Parte.

Questões para debate


A. Segundo as ciências físicas, que diferenças existem entre os estados sólido e gasoso de uma substância qualquer, como a água? (Págs. 214 a 224 do livro; itens 211 a 215 do texto de consulta )
B. De que é formada a atmosfera espiritual da Terra? (Págs. 227 a 232 do livro; itens 217 a 221 do texto de consulta.)
C. Podemos dizer que, apesar de intangíveis e invisíveis aos nossos olhos, os fluidos são tão reais quanto o ar que nos circunda? (Págs. 233 a 237 do livro; itens 222 a 224 do texto de consulta.)
D. O calor aumenta ou diminui o movimento das moléculas que formam os corpos materiais? (Págs. 237 a 239 do livro; itens 225 a 228 do texto de consulta.)
E. Por que razão os fluidos do mundo espiritual são sempre imponderáveis? (Págs. 239 a 245 do livro; itens 229 a 232 do texto de consulta.)
F. A força centrífuga tem por efeito diminuir ou aumentar o efeito da gravidade? (Págs. 246 e 247 do livro; itens 233 a 235 do texto de consulta.)
G. A força da gravidade também se exerce sobre o perispírito? (Págs. 247 a 249 do livro; itens 236 e 237 do texto de consulta.)
H. É verdade que William Crookes, ao cabo de três anos de investigações, conseguiu fotografar ao mesmo tempo o Espírito de Katie King e a médium Florence Cook? (Págs. 252 e 253 do livro; itens 238 e 239 do texto de consulta.)

Texto para consulta

210. Abrindo este capítulo, Delanne diz que seu objetivo é mostrar que os principais ensinos do Espiritismo decorrem de estudos minuciosos, harmônicos com as concepções modernas e constituindo uma filosofia religiosa de imponente realidade. Dito isso, ele  passa a reportar, de forma reduzida, as informações contidas no cap. VI, “Uranografia geral”, de “A Gênese”, de Allan Kardec, a respeito do espaço, do tempo e da matéria. (Págs. 212 e seguintes)
211. A par dos textos extraídos d’ A Gênese, o autor consignou nesta obra algumas informações interessantes sobre o assunto: I) Tales de Mileto reconheceu a esfericidade da Terra e a causa dos eclipses. II) Pitágoras ensinava o movimento diurno da Terra sobre seu eixo e seu movimento anual em torno do Sol, e ligou os planetas e os cometas ao sistema solar. III) Segundo Sir Charles Lyell, que empregou os métodos usados em Geologia, mais de 300 milhões de anos transcorreram depois da solidificação das camadas superficiais do globo terrestre. (Págs. 214 a 216)
212. As ciências físicas admitem  - diz Delanne - que todos os corpos têm suas moléculas animadas de duplo movimento: de translação ou oscilação em torno de uma posição mediana e de libração (balanço) ou de rotação em torno de um ou de muitos eixos. Esses movimentos se efetuam sob a influência da lei de atração. (Pág. 220)
213. Nos sólidos, as moléculas se encontram dispostas segundo um sistema de equilíbrio ou de orientação estável; nos líquidos, acham-se em equilíbrio instável; nos gases, encontram-se em movimento de rotação e em perpétuo conflito umas com as outras. (Págs. 220 e 221)
214. Todos os corpos da Natureza se acham submetidos a essas leis: seja a asa de uma borboleta, a pétala de uma rosa, o rosto de uma donzela, o ar, o mar, ou o solo, tudo vibra, gira, se balança ou se move. Repouso é, na Natureza, palavra carente de sentido. (Pág. 221)
215. Fechando o capítulo, Delanne disserta sobre as famílias químicas e lembra que todos os tecidos dos vegetais e dos animais são formados basicamente de combinações variadas de quatro gases apenas: o hidrogênio, o oxigênio, o carbono e o nitrogênio, aos quais se adicionam fracas quantidades de corpos sólidos em número muito reduzido. (Págs. 221 a 224)
216. Em suma, diz Delanne, a idéia de uma matéria única, donde necessariamente tudo o mais derivaria, é também admitida pelos sábios, e os Espíritos que a preconizaram estão, pois, de acordo com a ciência contemporânea. (Pág. 225)
217. Delanne de novo se reporta ao cap. VI de “A Gênese”, de Allan Kardec, parte do qual ele transcreve. Um fluido etéreo, dizem os Espíritos, enche o espaço e penetra os corpos. Esse fluido é a matéria cósmica primitiva, geratriz do mundo e dos seres. A Natureza  – assevera Delanne –  jamais está em oposição a si mesma, e uma só é a divisa no brasão do Universo: Unidade. (Pág. 227)
218. Escapa ao homem o poder de criar qualquer parcela de energia, ou destruir a que existe. Transformar um movimento em outro é tudo o que está ao seu alcance. Assim, não se pode criar a energia e firmado está que ela não se destrói. (Pág. 228)
219. Pertence ao médico J. R. Mayer, de Heilbronn, a Colding e ao físico Joule o mérito de haverem demonstrado que nem uma só fração de energia se perde e que é invariável a quantidade total de energia de um sistema fechado. (Pág. 228)
220. Para dissertar sobre o mundo espiritual, Delanne se vale de parte do cap. XIX, “Os fluidos”, de “A Gênese”, em que Allan Kardec mostra que os fluidos mais próximos da materialidade compõem a atmosfera espiritual da Terra e é desse meio que os Espíritos encarnados ou desencarnados extraem os elementos necessários às suas existências. (Pág. 231).
221. A solidificação da matéria mais não é -  segundo a obra citada - do que um estado transitório do fluido universal, que pode volver ao seu estado primitivo, quando deixarem de existir as condições de coesão. (Pág. 232)
222. É preciso - diz Delanne - que o público, ao ouvir-nos falar de fluidos, se habitue a não ver nessa expressão um termo vago, destinado a mascarar a nossa ignorância. Que todos fiquem bem persuadidos de que estamos constantemente mergulhados numa atmosfera invisível, intangível aos nossos sentidos, mas tão real quanto o próprio ar. (Pág. 233)
223. Se estudando a matéria gasosa, chegamos a imaginar certos estados transcendentes, que não se dirá do estado radiante, em que os átomos se movem a velocidades fantásticas? E tudo isso dentro dos limites da matéria conhecida! (Pág. 235)
224. Nas primeiras idades da ciência, parecia que as forças eram separadas e que o número delas se multiplicava ao infinito. Pouco a pouco, porém, se reconheceu que efeitos diferentes podem derivar de uma causa única. Newton identificou a gravidade e a atração, observando na queda da maçã e na manutenção do astro em sua órbita efeitos de uma mesma causa: a gravitação universal. Ampère demonstrou que o magnetismo é apenas uma forma de eletricidade. (Págs. 236 e 237)
225. Nos dias atuais, uma grandiosa concepção veio mudar de novo a face da ciência: a de que todas as forças da Natureza se reduzem, na verdade, a uma só. A energia ou a força (são sinônimos os dois termos) pode assumir todas as aparências, sendo, alternativamente, calor, eletricidade, luz e dar origem às combinações e decomposições químicas. (Pág. 237)
226. Aquecer um corpo significa aumentar-lhe o movimento interno, isto é, o movimento de suas moléculas. Ora, desde o átomo invisível até o corpo celeste, tudo se acha sujeito a movimento, tudo gravita numa órbita imensa ou infinitamente pequena. Em geral, a aceleração do movimento das moléculas lhes aumenta as órbitas e as afasta uma das outras, ou, por outras palavras, aumenta o volume dos corpos. (Págs. 237 e 238)
227. Sob a influência do calor, as moléculas - afastando-se cada vez mais - fazem com que os corpos passem do estado sólido ao líquido e, em seguida, ao gasoso. Persistindo o calor, os gases se dilatam indefinidamente, e aí está o princípio que rege os veículos movidos a vapor. (Pág. 238)
228. À medida que a matéria passa do estado sólido ao estado líquido, o volume aumenta; depois, do estado líquido ao gasoso, a dilatação se torna ainda maior, de sorte que a matéria se rarefaz, na proporção em que o movimento molecular se pronuncia. Um litro d’ água, por exemplo, dá 1.700 litros de vapor, isto é, ocupa um volume 1.700 vezes superior ao que ocupava no estado líquido. Nessas condições, as atrações mútuas entre as moléculas diminuem e o movimento oscilatório das mesmas se torna mais rápido. (Págs. 238 e 239)
229. A velocidade das moléculas será tanto maior quanto mais leve for o gás, ou seja, quanto menos matéria contiver na unidade de volume. Assim, enquanto a velocidade média por segundo, à temperatura do gelo em fusão (zero grau), é de 485 metros para as moléculas do ar, ela alcança 1.848 metros por segundo no caso das moléculas do hidrogênio. (Pág. 239)
230. Ora, se acompanharmos a ciência em suas induções, será perfeitamente possível conceber um estado em que a matéria se ache tão rarefeita que o seu movimento molecular a liberte da atração terrestre. O éter dos físicos atende a essa concepção. (N.R.: A espuma quântica da Física moderna corresponderia, segundo o professor Antônio Carlos Tôrres Teixeira, de Leopoldina-MG, ao conceito espírita de fluido cósmico universal.) (Pág. 240)
231. De acordo com o Espiritismo, os Espíritos possuem um corpo fluídico que nenhuma das formas de energia pode influenciar. Nem os frios intensos dos espaços interplanetários, nem a temperatura de muitos milhares de graus dos sóis qualquer influência exercem sobre a matéria perispirítica. (Pág. 241)
232. Os fluidos do mundo espiritual caracterizam-se - segundo Delanne - por movimentos cada vez mais rápidos das moléculas e dos átomos e, por isso, são sempre imponderáveis. (Pág. 245)
233. Encerrando este capítulo, o autor trata da questão da ponderabilidade e explica por que um pedaço de ferro apresenta pesos diferentes, conforme seja posto numa balança em Paris, no equador ou num dos pólos do globo. É que o peso de um corpo mais não é do que a soma das atrações exercidas pela Terra sobre cada uma das moléculas desse corpo. Ora, a atração decresce com muita rapidez segundo o afastamento do objeto em relação ao centro do planeta. Assim, um pedaço de ferro que pesasse 2 kg em Paris, no equador pesaria menos 5,70 gramas e no pólo mais 5,70 gramas. (Pág. 246)
234. A gravidade é, portanto, uma propriedade secundária, não ligada intimamente à substância, o que permite conceber com certa facilidade como a matéria pode vir a ser imponderável. Basta-lhe desenvolver uma força suficiente para contrabalançar a atração terrestre. (Pág. 247)
235. Os corpos que giram em torno de um centro, como a Terra gira sobre si mesma, desenvolvem uma força que é denominada força centrífuga, que tem por efeito diminuir o efeito da gravidade. No pólo ela é nula e máxima no equador. Calculou-se que se a Terra girasse dezessete vezes mais depressa, isto é, se fizesse sua rotação em 1 hora e 24 minutos, a força centrífuga se tornaria grande bastante para destruir a ação da gravidade, de modo que um corpo colocado no equador deixaria de pesar. (Pág. 247)
236. Aplicando esses conhecimentos às moléculas materiais, que são animadas também de um movimento duplo, de oscilação e de rotação, possível nos será imaginar, para cada uma delas, um movimento de rotação bastante rápido para que a força centrífuga desenvolvida anule a de gravitação. Nesse momento, a matéria se tornará imponderável. Aplicado o raciocínio à matéria fluídica, em que a rarefação é mais acentuada do que nos gases, é fácil compreender por que a matéria perispirítica é imponderável. (Págs. 247 a 249)
237. Concluindo, diz Delanne que os fluidos formativos da atmosfera terrestre têm uma densidade bastante fraca, mas suficiente para os reter em nossa esfera de atração. Decorre daí o motivo pelo qual a alma, revestida do seu corpo fluídico, não pode abalar para o infinito, no momento em que a morte a libera da prisão carnal. Somente quando se ache terminada a sua evolução terrenal, quando o perispírito estiver suficientemente desprendido dos fluidos grosseiros que o tornam pesado, é que o Espírito poderá gravitar para outras regiões e abandonar, afinal, o seu berço. (Pág. 249)
238. À vista dos volumosos arquivos do Espiritismo contendo relatórios promanantes de homens de ciência universalmente estimados, seria necessária a mais insigne má-fé para não se reconhecer o imenso alcance dessas experiências. Evidentemente, isso não quer dizer que devamos aceitar todas as afirmações espíritas que nos forem feitas, porque faz-se preciso, sobretudo nessas matérias, nos mostremos excessivamente severos quanto ao valor dos testemunhos e proceder a uma seleção rigorosa no acervo das observações. (Pág. 252)
239. Em todos os relatos sérios já publicados sobre as materializações, a primeira parte da narrativa é consagrada à descrição das providências tomadas para evitar o embuste, sempre suspeitável, porque todo o cuidado ainda é pouco. Vejam-se por exemplo as clássicas pesquisas de William Crookes: só ao cabo de três anos de investigações, feitas na maioria em sua própria casa, conseguiu ele ver e fotografar simultaneamente o Espírito e a médium, certificando-se assim de que a aparição não era devida a um disfarce de Florence Cook. (Pág. 253)


9a Reunião

Objeto do estudo: Capítulo IV da 3a Parte.

Questões para debate


A. Como distinguir o desdobramento do duplo do médium com a aparição de um Espírito? (Págs. 255 a 260 do livro; itens 241 a 244 do texto de consulta. Veja também o item 256 do mesmo texto.)
B. É certo dizer que é possível à alma materializar-se temporariamente, quer transformando o duplo do médium, quer tomando matéria e energia ao médium para materializar sua própria forma fluídica? (Págs. 261 a 265 do livro; itens 245 a 248 do texto de consulta.)
C. Que tipo de verificação comprovou que Katie King e Florence Cook eram duas personalidades distintas? (Págs. 265 a 268 do livro; itens 249 a 251 do texto de consulta.)
D. Como é possível à alma reproduzir a forma de um corpo físico já extinto? (Págs. 270 a 274 do livro; itens 252 a 257 do texto de consulta.)
E. Resumindo suas conclusões a respeito das aparições tangíveis, Delanne as sintetiza em cinco pontos. Quais são eles? (Págs. 274 a 276 do livro; itens 258 a 260 do texto de consulta.)
F. Que argumentos Delanne opõe à tese de Aksakof de que é muito difícil, se não impossível, estar certo da identidade de um Espírito, ainda quando ele revela fatos referentes à sua existência terrestre? (Págs. 276 a 278 do livro; itens 261 a 264 do texto de consulta.)
G. Em que consiste, segundo Delanne, o inconsciente? (Págs. 279 e 280 do livro; itens 265 a 267 do texto de consulta.)
H. Em que circunstância uma aparição tangível constitui prova absoluta da imortalidade do ser que ali se apresenta? (Págs. 280 a  282 do livro; itens 268 a 270 do texto de consulta.)


Texto para consulta

240. Após relatar algumas das providências tomadas pelos mais célebres investigadores, Delanne fala dos moldes de membros corporais obtidos nas sessões e acrescenta as razões pelas quais é impossível aí a fraude. (Pág. 255)
241. Seria a aparição um desdobramento do médium? Em muitos casos, sim, é isso que se dá; contudo é muito simples distinguir-se uma bilocação do médium de uma materialização de Espírito. Se o fantasma se parecer com o médium, tudo indica que se trata da exteriorização do seu perispírito. (Pág. 255)
242. O Sr. Brackett diz ter visto centenas de formas materializadas e, em muitos casos, o duplo fluídico do médium se lhe assemelhava tanto, que parecia ser o próprio médium, então em sono profundo. (Pág. 256)
243. Nos fenômenos de transfiguração, em que a aparição modifica o seu aspecto, Delanne entende que o fato provém da ação do Espírito cujos traços são reproduzidos, uma vez que o médium desconhece, na maioria dos casos, o desencarnado que assim se manifesta. (Págs. 257 e 258)
244. Ora, se é o duplo do médium que tenta fazer que o tomem por um defunto, impossível lhe será falar na língua que em vida o morto usava, desde que não conheça tal idioma. Em apoio a essa explicação, Delanne relata vários casos ilustrativos, extraídos do livro Animismo e Espiritismo, do Sr. Aksakof. (Págs. 259 e 260)
245. Delanne acrescenta ainda à sua tese o fato, observado mais de uma vez, de que há casos em que não se mostra na sessão apenas um Espírito materializado, mas vários ao mesmo tempo e, às vezes, de sexos diferentes, provando que cada um é um ser real e dotado de um organismo que lhe permite mover-se e conversar. (Pág. 261)
246. Seguem-se alguns desses casos, tirados também da obra do Sr. Aksakof, já referida linhas acima. (Págs. 261 a 263)
247. Resumindo a discussão em torno da qualidade das provas já obtidas, Delanne afirma que, conquanto tenha havido fraudes operadas por pessoas que queriam passar por médiuns, é incontestável que, quando as experiências foram feitas por sábios, as precauções adotadas bastaram para afastar, de forma absoluta, essa causa de erro. (Pág. 263)
248. Esses relatos, de origens tão diversas e conformativos uns dos outros, constituem provas de que os fatos foram bem observados e que são verídicos. E a única teoria que pode explicá-los a todos, sem exceção de um só, é a do Espiritismo, que nos ensina que, inseparável do seu envoltório perispirítico, a alma pode materializar-se temporariamente, quer transformando o duplo do médium, ou, mais exatamente, mascarando-o com a sua própria aparência, quer tomando matéria e energia ao médium, para as acumular na sua forma fluídica, que então aparece qual era outrora na Terra. (Págs. 264 e 265)
249. Na seqüência, Delanne examina a questão da identidade dos Espíritos que se comunicam e refuta uma afirmação do Sr. Aksakof que, embora convicto da imortalidade da alma, entendia que a prova absoluta da identidade do indivíduo é “impossível”. (Págs. 265 e 266)
250. É que Aksakof admitia como demonstrado que um Espírito pode mostrar-se sob qualquer forma, a fim de representar uma personagem diversa, que afinal é ele mesmo. À primeira vista, parece que o fenômeno da transfiguração lhe dá razão. Delanne, porém, discorda e mostra que nesse fenômeno o médium sofre uma influência estranha, que substitui pela sua aparência a do médium. Não se pode, portanto, pretender que o Espírito do médium seja capaz de se transformar, porquanto em nenhum caso foi isso demonstrado. (Págs. 266 a 268)
251. Evocando o exemplo de Katie King, Delanne observa que, indubitavelmente, ela não era um desdobramento de Florence Cook, porquanto esta, perfeitamente acordada, conversa com Katie e o Sr. Crookes, que vê a ambas. Não só as idéias que elas revelavam, mas as diferenças de talhe, de tez, de cabelo, de pulsações e de batimentos mostravam que se tratava, no caso, de duas personalidades bem distintas. (Pág. 268)
252. Não é difícil entender que o perispírito seja capaz de reproduzir a forma do corpo físico já extinto. Desde que nada se perde no envoltório fluídico, as formas do ser se fixam nele e podem reaparecer sob o influxo da vontade. Segundo Erny, em seu livro “O psiquismo experimental”, o Sr. Brackett viu numa sessão um mancebo muito alto dizer-se irmão de uma senhora presente, que lhe replicou: “Como poderia reconhecê-lo, se não o vejo desde criança?” De imediato a figura diminuiu de talhe pouco a pouco, até chegar à do menino que ela conhecera. (Pág. 270)
253. O fato citado - que tem sido observado muitas vezes - conduz-nos à lei geral, ensinada por Kardec, de que um Espírito suficientemente adiantado pode assumir, à vontade, qualquer dos tipos pelos quais tenha evolvido no curso de suas existências sucessivas. Não se deve concluir disso que um Espírito farsista não possa disfarçar-se, de maneira a simular uma personagem histórica, mais ou menos fielmente. Ele pode, sim, mas, evidentemente, pouco avançado na hierarquia espiritual, os seus conhecimentos, ainda muito limitados, acabarão por desmascará-lo. (Pág. 270 e 271)
254. Outra observação importante decorrente do estudo das materializações indica que não é o Espírito quem cria a forma sob a qual é ele visto, pois os moldes são verdadeiros modelos anatômicos. É um verdadeiro organismo que se imprime em substâncias plásticas e não apenas uma imagem. Que organismo é esse? (Pág. 271)
255. É um organismo que já existe durante a vida e que dá moldagens idênticas no curso dos desdobramentos: o perispírito, que a morte não destrói e que persiste com todas as suas virtualidades, pronto a manifestá-las, desde que seja favorável a ocasião. (Pág. 271)
256. Nos desdobramentos materializados de médiuns, os moldes obtidos reproduzem sempre o organismo material do médium, do seu pé, por exemplo, como se deu com Eglinton, ou de sua mão, como ocorreu com Eusápia. Esse é o critério que nos permite distinguir o desdobramento do médium de uma materialização de Espírito. Se a aparição é sósia do médium, segue-se que é sua alma que se manifesta fora do organismo carnal. No caso contrário, se a aparição difere anatomicamente do médium, quem está presente é outra individualidade. (Pág. 272)
257. Delanne relata, a seguir, diversas experiências que dão embasamento à explicação dada. (Págs. 272 a 274)
258. Reportando-se à natureza das aparições tangíveis, Alfred Russel Wallace disse em carta dirigida ao Sr. Erny que, em certas circunstâncias, “a forma tem todos os característicos de um corpo vivo e real, podendo mover-se, falar, mesmo escrever e revelando calor ao tato”. “Tem, sobretudo, individualidade e qualidades físicas e mentais totalmente diversas das do médium.” (Pág. 274)
259. Numa carta enviada ao Sr. Aksakof, o Dr. Hitchman, autor de várias obras sobre Medicina, disse-lhe ter adquirido a mais científica certeza de que “cada uma dessas formas que apareceram era uma individualidade distinta do envoltório material do médium, porquanto, tendo-as examinado com o auxílio de diversos instrumentos, comprovei nelas a existência da respiração e da circulação; medi-lhes o talhe, a circunferência do corpo, tomei-lhes o peso, etc.” (Pág. 275)
260. Encerrando o assunto, Delanne afirma que, com base no conjunto dos fatos observados, podem-se extrair as seguintes conclusões: 1a - Que os Espíritos possuem um organismo fluídico; 2a - Que, quando esse corpo fluídico se materializa, reproduz fielmente um corpo físico que o Espírito revestiu durante sua vida terrestre; 3a - Que nenhuma experiência demonstrou que o grau de variação dessa forma possa ir ao ponto de reproduzir outra forma inteiramente distinta. Se alguma variação se opera, não passa de uma diferença para mais ou para menos do mesmo tipo;  4a - Que, estabelecido por inúmeras provas que aquele organismo existe nos vivos, pode-se afirmar a sua existência depois da morte, uma vez que ela - a existência - se nos impõe pelos mesmos fatos que a positivam com relação aos vivos; 5a - Logo, até prova em contrário, a aparição de um Espírito que fala e se desloca, que se pode reconhecer como sendo uma pessoa que viveu na Terra, é prova excelente de sua identidade. (Pág. 276)
261. Fiel ao seu método, o Sr. Aksakof não acredita também que se possa estar certo da identidade de um Espírito, ainda quando ele revela fatos referentes à sua existência terrestre, porque outro Espírito pode conhecê-los. (Pág. 276)
262. Delanne diz que essa proposição reclama estudo mais acurado porque, entende ele, no espaço muitos Espíritos são absolutamente incapazes de apreender os pensamentos dos demais Espíritos. A faculdade da clarividência está relacionada com a elevação moral e intelectual do Espírito. Além disso, a morte não confere à alma conhecimentos que ela não adquiriu pelo seu trabalho. Se, uma ou outra vez, o Espírito se revela superior ao que parecia ser neste mundo, é que manifesta aquisições anteriores, obnubiladas temporariamente na sua última existência. (Págs. 277 e 278)
263. Admitamos, contudo, que um Espírito conheça os fatos da vida terrestre de um outro Espírito. Bastará isso para lhe dar o caráter do segundo e a maneira pela qual este se exprime? Se o observador tiver conhecido suficientemente a pessoa que o Espírito tenta imitar, ele será facilmente desmascarado, porque - se o estilo é o homem - é quase impossível que alguém simule o modo pelo qual se exprime um indivíduo. (Pág. 278)
264. Evidentemente, torna-se difícil estabelecer a identidade das personagens históricas, mas o mesmo não sucede quando se trata de um amigo que conhecemos bem, ou de um parente de nossas relações. (Pág. 278)
265. Pretendeu-se algures que a consciência sonambúlica do médium pudesse ler no inconsciente do evocador, de modo a fornecer as particularidades que parecem provar a identidade e que, por isso, há sempre possibilidade de ilusão. Mas, semelhante fato nunca foi demonstrado rigorosamente. (Pág. 279)
266. Os trabalhos dos hipnotizadores modernos não demonstram - diz Delanne - que haja no homem duas individualidades que se ignoram mutuamente. O inconsciente não é mais do que o resíduo do Espírito, isto é, vestígios físicos das sensações, dos pensamentos, das volições fixadas sob a forma de movimentos no invólucro perispirítico e cuja intensidade vibratória não basta para fazê-los aparecer no campo da consciência. (Pág. 279)
267. Se, entretanto, pela ação da vontade se intensifica o movimento vibratório desses resíduos, o eu torna a percebê-los sob a forma de lembranças. O sonambulismo, ao desprender a alma e dar ao perispírito um novo tônus vibratório, cria condições diferentes para o registro dos pensamentos e das sensações e facilita o exercício das faculdades superiores do Espírito: telepatia, clarividência, etc., que habitualmente não se exercem durante o estado de vigília. (Págs. 279 e 280)
268. Resumindo a questão da identidade, conclui Delanne: “uma materialização que apresenta, com uma pessoa anteriormente morta, semelhança completa de forma corpórea e identidade de inteligência, constitui prova absoluta da imortalidade”. (Pág. 280)
269. A propriedade da lembrança, observada nos Espíritos que se manifestam, implica a existência de um órgão compatível com o meio em que vive a alma. Na Terra, mundo ponderável, o cérebro é a condição orgânica. No espaço, meio imponderável, o perispírito desempenha a mesma função. E como ele, o perispírito, já existe em nosso mundo, é ele o conservador da vida integral, que compreende duas fases: de encarnação e de vida supraterrena. (Pág. 281)
270. Para fazer-se visível e tangível, sabemos que a substância da aparição é tomada ao médium e aos assistentes. O Espírito materializado haure do médium a energia de que se utiliza. (Pág. 282)


10a Reunião

Objeto do estudo: Capítulo IV da 3a Parte e Capítulo único e Conclusão da 4a Parte.

Questões para debate


A. Nos fenômenos de materialização, o médium pode experimentar diminuição de peso? (Págs. 282 a 284 do livro; itens 271 a 274 do texto de consulta.)
B. Se o peso da aparição materializada for igual ao peso do médium, que poderá ocorrer? (Págs. 284 a 286 do livro; itens 275 a 278 do texto de consulta.)
C. Um único poder existe soberano no espaço imponderável, onde vibra toda a gama de fluidos. Que poder é esse? (Págs. 286 a 288 do livro; itens 279 a 281 do texto de consulta.)
D. A ação da sugestão mental pode realizar-se a distância, sem contato entre o operador e o paciente? (Págs. 290 a 296 do livro; itens 282 a 285 do texto de consulta.)
E. Como explicar o fato pelo qual os Espíritos se apresentam revestidos de túnicas, de amplas roupagens, ou mesmo de suas roupas costumeiras? (Págs. 297 e 298 do livro; itens 286 e 287 do texto de consulta.)
F. As criações ou formações fluídicas podem dar-se involuntariamente? (Págs. 298 a 307 do livro; itens 288 a 290 do texto de consulta.)
G. A alma não é, na concepção espírita, uma função do sistema nervoso nem uma entidade imaterial, como ensina o espiritualismo clássico. Como Delanne a descreve? (Págs. 310 e 311 do livro; itens 291 a 293 do texto de consulta.)
H. Com relação ao estudo do perispírito, que é que as materializações mostraram?  (Págs. 313 e 314 do livro; itens 295 e 295 do texto de consulta.)

Texto para consulta

271. Num esboço feito pelo Dr. Hitchman, nota-se que, entre a cavidade do peito da forma materializada e a do médium, há um como feixe luminoso religando os dois corpos e projetando um clarão sobre o rosto do médium. Esse fenômeno foi observado muitas vezes nas materializações. Compararam-no ao cordão umbilical. O Sr. Dassier o equipara, porém, a uma rede vascular fluídica, pela qual passa a matéria física, em particular estado de eterização. (Pág. 282)
272. O Sr. Aksakof, após examinar detidamente o gesso modelado da mão de Bertie, concluiu que, sem nenhuma dúvida, a materialização se efetua a expensas do médium e que o fenômeno é devido a uma combinação de formas orgânicas existentes. (Págs. 282 e 283)
273. Se essa teoria for exata, ou seja, se uma parte da matéria do corpo materializado é tomada do médium, este deve necessariamente experimentar diminuição de peso. É precisamente isso o que se dá, como foi muitas vezes comprovado. Florence Cook, ao ser pesada certa vez por William Crookes, acusou 112 libras de peso. Logo que Katie King se materializou completamente - informa a Sra Florence Marryat no seu livro There is no death - o peso da médium ficou reduzido à metade. (Pág. 283)
274. Delanne relata, na seqüência, outras experiências no mesmo sentido, aditando porém que há casos em que uma parte é tomada também aos que assistem à experiência. Aksakof informa numa de suas obras que a Sra d’ Espérance adoecia depois da sessão, se algum dos assistentes houvesse fumado ou ingerido bebida alcoólica. (Pág. 284)
275. Na mesma obra - Um caso de desmaterialização parcial do corpo de um médium - Aksakof responde à pergunta relativa ao que resta do médium, quando o peso da aparição é tão grande quanto o seu. Restará apenas o perispírito, que é invisível, de sorte que, se alguém penetrar no gabinete, o encontrará vazio. É pelo menos isso o que teria ocorrido com as médiuns Sras Compton e d’ Espérance. (Pág. 284)
276. Nem sempre, porém, é tão completa a desmaterialização do médium, pois há casos - observa Delanne - em que a aparição e o médium são simultaneamente tangíveis durante todo o tempo da sessão e, nessas condições, podem ser fotografados, como se deu com Katie King e Florence Cook. (Pág. 285)
277. Na verdade, como refere Tyndall, nada se pode acrescentar nem se subtrair à Natureza. É constante a soma das suas energias e tudo o que o homem pode fazer, na pesquisa da verdade, é mudar de lugar as partes constituintes de um todo, que nunca varia, e com uma delas formar outra. “A lei de conservação exclui rigorosamente a criação e a nulificação”, assevera Tyndall. (Pág. 285)
278. À vista do que nos ensina a Ciência atual, vemos que temos de considerar tudo o que existe  - matéria e força -  como rigorosamente eterno. O que pode mudar é a forma. As palavras criação e destruição perderam o sentido primitivo: significam unicamente a passagem de uma forma a outra, porque não é a matéria que desaparece, mas sim a forma que a individualizava. (Pág. 286)
279. Os seres vivos se decompõem por ocasião da morte com certa facilidade, o que não se dá no mundo mineral, em que as combinações são mais estáveis. Para separar um pedaço de carvão que se combinou com o oxigênio, formando o ácido carbônico, é preciso uma temperatura de 1.200 graus. No que concerne aos corpos simples, tem-se verificado que nenhuma temperatura neste mundo é capaz de os decompor. Unicamente o calor do Sol o consegue com relação a alguns deles. Torna-se fácil compreender que a matéria primitiva, donde eles provêm, é absolutamente irredutível e, como não pode aniquilar-se, rigorosamente indestrutível. (Págs. 286 e 287)
280. Essa matéria primordial constitui a base do universo físico, gozando do mesmo estado de perenidade o perispírito, que é dela formado. Por outro lado, a alma é uma unidade indivisível. Unida à substância perispirítica, que coisa nenhuma pode destruir, somente a vontade a pode modificar, expurgando-a dos fluidos grosseiros de que se satura no começo de sua evolução. As vidas múltiplas são o cadinho purificador. A cada passagem por ele, o Espírito sai do invólucro corpóreo mais purificado e, quando tiver vencido as contingências da matéria, achar-se-á liberto das atrações terrenas, desferindo o vôo para outras regiões menos primitivas. (Págs. 287 e 288)
281. Nesse mundo do espaço, nesse meio imponderável, onde vibra toda a gama dos fluidos, um único poder existe soberano: o da vontade. Sob a sua ação, a matéria fluídica se lhe curva a todas as fantasias. A alma que se haja tornado bastante sábia para os manipular, realiza tudo o que lhe possa aflorar à imaginação. (Pág. 288)
282. A vontade - assevera Delanne - é uma faculdade do Espírito. Ela existe positivamente como potência e pode agir não somente na esfera do corpo, como projetar a distância sua energia. (Pág. 290)
283. A influência da vontade sobre os músculos do corpo é conhecida. A experiência comprova que esse poder pode chegar até mesmo a vencer as enfermidades. Delanne menciona vários fatos e mostra ainda como a vontade de um operador pode mudar a matéria do corpo de um paciente, em sentido favorável ou nefasto. (Págs. 290 a 294)
284. Delanne diz que a influência de um hipnotizador sobre o seu paciente é fato que dispensa hoje qualquer demonstração. E mesmo o que foi no passado muito contestado, que é a ação da vontade a distância, encontra-se atualmente perfeitamente documentado, como referem os pesquisadores Dr. Husson,  Pierre Janet e Ochorowicz. (Págs. 294 a 297)
285. Reconhecendo que a sugestão mental pode ser exercida a distância, sem contacto entre o operador e o paciente, Pierre Janet diz não saber explicá-la. Ora - diz Delanne -, o ser humano possui uma força nervosa que pode exteriorizar-se. Assim, entre o operador e o paciente se cria um laço fluídico, que transmite ao segundo a vontade do primeiro. Nisso nada há que possa surpreender. Afinal, a telegrafia sem fio também deixou de ser um mito para tornar-se um fato experimentalmente demonstrado. (Pág. 296)
286. Eis-nos armados, assim, dos conhecimentos necessários para explicar como os Espíritos se apresentam revestidos de túnicas, de amplas roupagens, ou, mesmo, de suas roupas costumeiras. Era preciso primeiro demonstrar o poder da vontade fora do corpo. (Pág. 297)
287. Os fluidos, é bom lembrar, são formas rarefeitas da matéria. O Espírito haure, da matéria cósmica ou fluido universal, os elementos de que necessita para formar, à sua vontade, objetos que tenham a aparência dos diversos corpos existentes na Terra. Os objetos que ele forma têm existência temporária, subordinada à sua vontade ou a uma necessidade. Note-se, porém, que ocorre formação, não criação, porquanto do nada o Espírito nada pode tirar. (Pág. 298)
288. Se tais formações derivam da vontade do Espírito, poderia isso se dar involuntariamente? Os estados do sonho parecem indicar como a ação se executa. Quando temos um sonho lúcido, habitualmente nos achamos nele vestidos de um modo qualquer, o que provém da circunstância de estar a idéia de vestimentas associada sempre, de forma inteira, à imagem da nossa pessoa. Podemos, pois, imaginar que nos casos de desdobramentos, que são objetivações inconscientes, a imagem das vestes acompanha o Espírito e experimenta, como ele, um começo de materialização. Dá-se o mesmo com os objetos usuais de que costumamos servir-nos. (Págs. 298 e 299)
289. Na seqüência, Delanne relata uma série de experiências, levadas a efeito pelos Srs. Binet e Ferré, as quais parecem deixar firmado que a criação fluídica é uma realidade. As informações transcritas pelo autor foram tiradas do livro “O magnetismo animal”. (Págs. 300 a 307)
290. Depois que redigiu esse texto (julho de 1895), Delanne informa ter obtido inúmeras provas objetivas da realidade da criação fluídica pela ação da vontade. Dentre essas provas, ele afirma que  o comandante Darget conseguiu por duas vezes exteriorizar o seu pensamento fixado numa garrafa, de modo a reproduzir essa imagem sobre uma chapa fotográfica, sem uso da máquina, apenas tocando com a mão a chapa, do lado do vidro. O americano Sr. Ingles Roggers, após olhar durante longo tempo uma moeda, fixou com toda a atenção uma chapa fotográfica, obtendo um clichê em que se acha reproduzida a forma da moeda. E, por fim, Édison filho disse ter construído um aparelho por meio do qual a fotografia do pensamento se tornaria uma realidade positiva. (Pág. 307)
291. Depois de assinalar que o hipnotismo prestou um serviço imenso à Psicologia, com o facultar que se dissecasse, por assim dizer, a alma humana, Delanne reitera sua convicção, anteriormente expressa, de que a alma humana não é, conforme o julgam os materialistas, uma função do sistema nervoso, mas sim um ser dotado de existência independente do organismo e que se revela com todas as suas faculdades, quando o corpo físico se tornou inerte, insensível, aniquilado. (Pág. 310)
292. A alma humana não é, contudo, como o afirmam os espiritualistas, uma entidade imaterial, um ser intangível, pois possui um substrato material, formado de matéria especial, infinitamente sutil, cujo grau de rarefação ultrapassa de muito todos os gases até hoje conhecidos. (Pág. 310)
293. Possuímos, diz ele, provas de todos os gêneros atestando que o ser pensante resiste à desagregação física e persiste na posse integral de suas faculdades intelectuais e morais. E mais: embora remonte por vezes a uma época distante do momento de sua desencarnação, esse ser nenhum traço revela de decrepitude e, em geral, mostra-se mesmo rejuvenescido, isto é, gosta de ser representado na fase da sua existência em que dispunha do máximo de atividade física. (Pág. 311)
294. As materializações mostraram que o perispírito é a fôrma ideal sobre que se constrói o corpo físico e contém todas as leis organogênicas do ser humano, leis essas que, se encontradas em estado latente no espaço, subsistem, prontas sempre a exercer a ação que lhes é própria, desde que para isso se lhes forneça matéria e essa forma de energia a que se dá o nome de força nervosa ou vital. (Pág. 313)
295. Nossa passagem por este mundo não é mais do que um degrau da eterna ascensão. Somos chamados a desenvolver-nos sempre. Há para todos os seres uma igualdade absoluta de origem e de destino. E um dia, com certeza, veremos efetuar-se a evolução espiritual e moral que há de acarretar o advento da era augusta da regeneração humana, pela prática da verdadeira fraternidade. (Pág. 314)

Fim





Londrina, janeiro de 2004
Astolfo O. de Oliveira Filho

A alma é imortal

Nenhum comentário:

Postar um comentário