Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de junho de 2015

1 EM TORNO DA FÉ 

Dizia a professora de História - já lá vão uns anitos -, referindo-se sob certo aspecto à transição da época medieval para a Idade Moderna, que, em tempos idos, quando dois fulanos ilustrados se encontravam, por hipótese, a meio caminho entre povoações, lembrando-se de discutir algum assunto da ciência oficial da época, mediante qualquer antagonismo de argumentação, recorriam a uma consensual solução: os tira-teimas eram os textos clássicos e os de ordem religiosa. Ou seja, estava escrito, era como era! 
Hoje ainda encontramos no movimento espírita, e fora dele, muita gente a pensar assim. Será natural... mas indesejável. 
É que as coisas não valem tanto como isso porque estão escritas, mas sim por serem passíveis de se compatibilizar com a realidade objectiva - o mais possível, pelo menos! Porque são racionais, porque têm fundamento, pois a experiência as suporta. 
Tratar-se-á da dicotomia entre dogma e ciência. 
Isto vem a propósito da distinção entre as chamadas fé divina e fé humana. Vem na seqüência do tipo de estrutura prática da fé dos espíritas (desejar-se-ia que fosse mais a inspirada pelo espiritismo ou doutrina espírita). 
O que é isso? 
Normalmente, esta palavra de duas letras - fé - apenas contém subjectivamente uma grande carga emotiva, no sentido de o homem comum lhe atribuir um sentido meramente religioso. Contudo, fé é muito mais do que isso! 
É certamente uma convicção, mais ou menos fundamentada. E... em quê? Sim: em quê? 
Naturalmente, ora se fundamentará numa crença cega (aquela do é porque é) ora, de outro modo, numa crença baseada em factos. Será a dita fé cega (base do fanatismo, tocando a criminalidade, às vezes) e, alternativamente, a chamada fé raciocinada (a que é capaz de «enfrentar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade», segundo a cardequeana). Espíritas que existam (um contra-senso empírico) que não estudem, estão bem no meio, com perspectivas relativas de melhoria... 
Outros há, até profissionais espiritualistas (sacerdotes), que afirmam que fé e razão não se tocam - e que outra coisa seria de esperar! Não conhecem o espiritismo a não ser pelo rótulo. (Disseram-lhes que o conteúdo era proibido...). 
Nada há na natureza que não possa ser pesquisado, caminhando-se para uma tomada de conhecimento gradual e crescente. É o sentido histórico da Humanidade, uma derrogação evidente do pretexto do sobrenatural (que nunca existiu). 
Mas a fé é um exercício no dia-a-dia. Só que quase nem nos apercebemos disso. 
A humana 
Está tão entranhada no quotidiano que nem notamos: é o comportamento perante o semáforo no trânsito citadino (o vermelho que nos inibe o movimento e o verde que nos induz a avançar, a partir do momento em que assimilamos o mecanismo de causa e efeito relativo); ou na própria ingestão de alimentos, às refeições (confiamos nas capacidades digestivas do organismo, pois o seu mecanismo, inconsciente embora, funciona - e nós estamos «carecas» de saber isso). 
No fundo e na superfície é a crença do cientista que repete experiências, elaborando numerosas hipóteses explicativas, testando-as em laboratório, chegando a conclusões, certo de que chegará à meta do conhecimento e domínio de certa lei. É o fundamento do trabalho do engenheiro que esboça projectos de máquinas para atingir maior rendimento numa certa actividade industrial. E por aí fora... 
Da fé humana, que resulta da repetição de vivências que permitem prever que um determinado agora provoca um específico depois, caminhamos para a fé divina. 
A divina 
O seu mecanismo é idêntico. A partir do momento em que percebemos que vivemos segundo a lei (que não nos pede opinião para agir) das vidas sucessivas, colhendo aulas, repetidas e renovadas, em cada uma delas torna-se fácil compreender que um religioso diga que a fé não se liga com o raciocínio (dado que ele se atém aos dogmas hierárquica e tradicionalmente estabelecidos - aí há que obedecer, ainda que...). Mesmo assim, por outro lado, evidencia-se a capacidade diferente, em cada qual, de perceber, de «apanhar o ângulo», de molde a ser uma criatura habilitada a manipular quotidianamente o seu «grão de mostarda» de fé. 
Contudo, a fé, para quem diz não a ter, ainda que mais pequenita do que o grão referido, se parece não estar lá, intimamente, ganha-se, melhor, conquista-se. Como? Estudando, observando, aprendendo. Aqui temos que notar: não há pior aluno do que o que não se deixa motivar para apreender; e quem procura acha. 
O leme 
O assunto não é simples, mas também não é totalmente complexo. Estar na vida, já estamos. Tudo indica que a morte seja uma quimera e o suicídio a pior porta que podemos abrir (mais valeria ficar parado!). Por isso, no nosso próprio interesse, torna-se indispensável ver por onde estamos a conduzir a barca desta vida - somos nós mesmos quem está ao leme. O marinheiro competente tem fé na bússola. Nós temos cuidado de atender a essa orientação? O rumo é duvidoso se não nos inspiramos numa fé consciente, tendo mão no leme. 
E o que é essa fé tão vantajosa? É a fé raciocinada, a que assenta em factos, dando uma opinião lúcida, uma crença fundamentada na realidade objectiva, embora tendo a sua vertente subjectiva, traçando as realizações, de quaisquer tamanhos, do amor e da sabedoria, os tesouros que Deus - essa causa primeira e inteligentíssima - nos chama a partilhar, pouco a pouco, no desfiar dos séculos. Mas desde já. 
Condições para a cura - a importância da fé
A recepção e assimilação dos fluidos dependerá das condições no paciente e no ambiente (problemas cármicos e outras circunstâncias) que favoreçam ou não a permuta e assimilação fluídica.
"Com relação à corrente fluídica" o curador age como uma bomba calcante e o enfermo "como uma' bomba aspirante", esclarece Kardec ("A Gênese", XV, item li), acrescentando:
"Algumas vezes, é necessária a simultaneidade das ações; doutras, basta uma só".
A fé, portanto, não é uma virtude mística mas uma força atrativa.
Quando o enfermo não tem essa fé, "opõe à corrente fluídica uma força repulsiva, ou pelo menos uma força de inércia, que paralisa a ação".
Podemos entender, agora, porque Jesus, ao curar alguém, dizia: "Se tiveres fé" ou "A tua fé te salvou".

Nenhum comentário:

Postar um comentário