Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de maio de 2015

ESBOÇO DE "O LIVRO DOS ESPÍRITOS" E SUAS DIFERENTES PARTES.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS CONTÉM

* Na parte primeira

Deus existe

Não sou Deus Humildade

Não sou matéria Esperança

Na parte segunda

Sou imortal Coragem

Fomos todos criados iguais Fraternidade

Tenho várias oportunidades de aprender Gratidão

Os que amo continuam comigo Fim da solidão

Na parte terceira

Deus me ouve Amor

Meu próximo está comigo a caminho Caridade

Na parte quarta

Meu futuro sou eu quem faço Responsabilidade

“A todos os deserdados da Terra, a todos aqueles que caminham ou que caem, molhando com suas lágrimas a poeira do caminho, diremos: lede O Livro dos Espíritos, isso vos tornará mais fortes. Aos felizes, também, aqueles que não  encontram, em seu caminho, senão aclamações da multidão ou os sorrisos da fortuna, diremos:

Estudai-o, ele vos tornará melhores. (Artigo do Courrier de Paris, de 11 de junho de 1857)

Oh! quanto a Humanidade, e todas as suas miseráveis preocupações, me parecem mesquinhas e pueris, depois desse futuro, do qual não duvido mais, mas que era para mim tão obscurecido pelos preconceitos que eu o imaginava a custo! (...) Quem ler, como eu, esse livro, meditando, nele encontrará tesouros inexauríveis de consolações, porque ele abarca todas as fases da existência. (Carta de D... capitão reformado a Allan Kardec em 4 de junho de 1857)

 Esta obra salvou-me a vida. Leia-a com atenção e tenha bom proveito. (...) Salvou-me também. Deus abençoe as almas que cooperaram em sua publicação. (Hilário Silva/Chico Xavier em O Espírito da Verdade)

REFLEXÕES

ALLAN KARDEC SE EQUIVOCOU ALGUMA VEZ?

 Na Revista Espírita de outubro de 1864, demos conta detalhada das observações que vínhamos de fazer sobre um camponês do cantão de Berna, que possui a faculdade de ver, num copo, as coisas distantes. Novas visitas que lhe fizemos este ano nos permitiram completar nossas observações e retificar, em certos pontos, a teoria que havíamos dado dos objetos vulgarmente designados sob o nome de espelhos mágicos , mais exatamente chamados espelhos físicos. Como antes de tudo procuramos a verdade, e não temos a pretensão de sermos infalíveis, quando ocorre que nos enganamos, não hesitamos em reconhecê-lo. Não conhecemos nada mais tolo do que obstinar-se sobre uma opinião errônea. (Allan Kardec em RE: out/1865)
... entre outras, sempre relatadas e retificadas

QUE MÉTODO UTILIZOU PARA EVITAR EQUÍVOCOS?

* Razão / bom senso

O primeiro exame comprobativo é, pois, sem contradita, o da razão, ao qual cumpre se submeta, sem exceção, tudo o que venha dos Espíritos. (Allan Kardec em ESE: Introdução II)

* Comparação com o já estabelecido

* Controle Universal dos Ensinos dos Espíritos

 Uma só garantia séria existe para o ensino dos Espíritos: a concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares. (idem)

Publicação na Revista Espírita para análise geral

Mais de 1000 centros espíritas em todo o mundo

29 Nome dado a objetos de reflexos geralmente brilhantes, como o gelo, placas metálicas, garrafas e vidros, nos quais certas pessoas veem imagens que lhes possibilitam responder a perguntas que lhes são dirigidas. (P. 289)

E SE O ESPIRITISMO ESTIVER AINDA EQUIVOCADO EM ALGUM PONTO?

Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará. (Allan Kardec em GE: Cap. I, item 55)

Para propor qualquer visão diferente é preciso antes, conhecer o Espiritismo!

Bem-vindos aos estudo sistemático de O Livro dos Espíritos!

 PLANO DE IDEIAS Nº 01

Informar que o Espiritismo NÃO TEM OBRAS COMPLEMENTARES, toda a doutrina espírita está grafada em O Livro dos Espíritos, do qual saiu os outros quatro livros das Codificação Kardequiana.

Explicar que de quais partes de O Livro dos Espíritos se originou cada uma das obras da Codificação. (O Pentateuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário