Powered By Blogger

domingo, 31 de maio de 2015

!Aula 21: A influencia dos espíritos no mundo material

1/3
Pré-aula:
Conversar com os dirigentes da turma antes do início da aula, falando que vai ser necessário a ajuda deles em uma das atividades que vai ser aplicada em aula.
Introdução Descobrindo as influências
Falar qual é o tema da aula.
Questionar:
E então o que pensamos a respeito deste tema?
Acreditamos que os espíritos podem influenciar no nosso mundo?
Acreditamos que os espíritos podem influenciar em nós?
A gente consegue perceber isso?

Atividade Sensibilização:
Criar um clima místico, falando que vamos entrar em contato com os espíritos para perceber se eles nos influenciam ou não. Explicar que vamos nos concentrar para perceber o que os espíritos ali presentes querem nos passar.
Pedir para que fiquem todos de pé formando uma roda ou virados para uma mesma parede um ao lado do outro.
Você deve coordenar as idéias dos alunos para eles estarem calmos e relaxados para perceber a espiritualidade. E citar vários exemplos onde os espíritos pode ter nos sugerido idéias ou conselhos e nós não percebemos.
Enquanto você vai coordenando o pensamento dos participantes, os dirigentes da turma devem estar preparados para estarem se aproximando calmamente dos alunos, um a um, para estarem falando coisas boas aos seus ouvidos, ou fazendo um carinho em seus cabelos ou até mesmo soprando os rostos os seus rostos.
Deve-se criar um clima onde as pessoas se sintam confortadas e bem ao receberem a mensagem ou o carinho dos dirigentes.

Questionar
O que vocês sentiram?
A gente já tinha percebido em algum momento algo semelhante em nossas vidas?
Será que a gente consegue compreender como os espíritos agem em nossas vidas?
Agora vcs acreditam que os espíritos influenciam em nós e no mundo?
Acreditem eles influenciam muito mais do que se pode imaginar! E de que maneira isso acontece?
Ciência das coisas
Discussões sucessivas


Dinâmica de discussões sucessivas
Dividir os participantes em 3 grupos. Explicar que vamos fazer um jogo.
Funcionamento:  Cada grupo tem um conjunto de perguntas que estão ligadas a um assunto diferente ligado ao tema central da aula. Esses grupos devem discutir entre eles, ajudados pelo expositor, para tentarem chegar as respostas das perguntas.
Depois que eles tiverem discutido sobre as suas perguntas, dois participantes de cada grupo devem se levantar e se dirigirem cada um para um dos outros grupos. Desta forma, haverá um participante de cada grupo nos outros 2 grupos. E então desta vez, aqueles que estão com intrusos nos grupos, vão escutar a explicação do grupo sobre o tema que eles discutiram.
E a terceira etapa acontece depois que os intrusos tiverem escutado as explicações dos grupos que eles invadiram, então eles devem voltar para os seus grupos originais. E os dois que voltaram, um de cada vez, deve falar o que entendeu do que o outro grupo passou para ele.
Desta forma, todos devem ficar sabendo sobre todos os assuntos discutidos.
 A última etapa desta dinâmica acontece quando todos terminarem de discutir. Então será proposto um jogo de perguntas e respostas, onde os grupos responderão sobre todos os assuntos. E aqueles que acertarem ganham bis.
O expositor deve usar as mesmas perguntas que foram dadas aos grupos. E deve dar a chance de cada grupo responder uma pergunta e quando não souberem passa para o próximo grupo, se ninguém souber responder, você deve responder e ninguém ganha bis.
Sempre depois que os grupos responderem as perguntas, complementar as respostas com coisas que estão no livro dos espíritos e/ou exemplos, etc.

PERGUNTAS
Grupo 1
Os espíritos sabem tudo o que fazemos?
Sabemos que somos influenciados pelos espíritos. Então podem existir pensamentos em nós que nos são próprios e outros que vem dos espíritos? De que maneira poderíamos distinguir um pensamento de outro?
Como saber se estamos sendo influenciados para o bem ou para o mal?
Como podemos neutralizar a influencia desses maus espíritos?
Por que Deus permite que sejamos influenciados para o mal?

Grupo 2
Existem espíritos destinados a nos proteger? Qual a missão de um espírito protetor?
Desde quando este espírito esta ligado a nós? Existe algum momento em que este espírito abandona seu protegido?
Se mesmo tentando ajudar este espírito não consegue obter resultados positivos com seu protegido qual a culpa dele nisso? Qual o mérito deste espírito caso ele tenha sua missão bem sucedida?
Pode uma pessoa mudar de anjo da guarda?
Haverá um dia onde não precisaremos mais deste amigo?

Grupo 3
Os espíritos influenciam na natureza?
Esses espíritos são superiores ou inferiores ao homem?
Eles tem consciência do que estão fazendo o que estão fazendo?
Eles tem participação nas grandes catástrofes?
É somente um espírito que cuida de mexer com a natureza?

Conclusão
Questionamento final
Mas por que é importante conhecer tudo isso?
 Atividade do Palito
Objetivo:Perceber o quanto esses espíritos podem nos ajudar. Desde que saibamos pedir-lhes ajuda devida e que sigamos sempre o caminho do bem.
Processo:
Divida os participantes em 2 grupos. Ao primeiro grupo você deve entregar 24 palitos de dente para cada integrante deste grupo. E pedir para que eles façam um quadrado com 3 palitos de lado ( conforme desenho). A missão deles será: tirar apenas 8 palitos e conseguir formar 2 quadrados que não se encostam em nenhum dos lados, esses quadrados não podem ter nenhum lado em comum   (Conforme figura 2)
Ao segundo grupo, você deve explicar qual a missão do primeiro grupo e também mostrar como que é a resolução desta missão. Este grupo 2 poderá ajudar os participantes do grupo 1. Mas eles só podem ajudar quando pedirem a ajuda deles. E essa ajuda deve se limitar a falar se esta certo ou errado, aquilo que o participante esta fazendo. Friso só pode dizer CERTO ou ERRADO.
Depois de explicado tudo aos dois grupos, você deve avisar que o grupo que tem a missão com os palitos tem apenas 1 minuto para fazer isso, mas que os outros participantes do outro grupo podem ajuda-los dizendo se esta CERTO ou ERRADO.
Conclusão:  Normalmente nesta brincadeira as pessoas ficam tão preocupadas em resolver o problema que se esquecem de pedir ajuda. E então uma coisa que poderia ser facilmente resolvida com a ajuda, se torna praticamente impossível. E isso serve para mostrar que a nossa relação com espiritualidade é muito parecida, pois existem espíritos prontos para nos ajudar, mas nós ficamos ligados demais aos problemas que esquecemos de pedir ajuda a eles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário