Ainda sobre Criatividade
É preciso que diversificar nossa maneira de apresentar nossas aulas, para estimular o interesse e a criatividade das crianças.
Vamos algumas formas de como fazer isso?
MURAL DIDÁTICO
· informa
· cria interesses
· forma opiniões
· estimula o pensamento e a atividade
CIRCULO DAS CORES
As experiências com cores farão com que o aluno aprenda a conseguir cores secundárias, terciárias e tons. O material a ser empregado pode ser: guache, aquarela, nanquim ou papel celofane.
O aluno deve ser instruído na limpeza dos pincéis, para obter bons resultados. Pede-se primeiramente, que coloquem azul, vermelho e amarelo em uma forminha de lata ou isopor (por exemplo aquelas de guardar ovos) ou em um pires e, depois, que misturem duas a duas em um pequena porção delas. Desta forma, obterão cores secundárias e terciárias.
O DESENHO NO ENSINO
Em todos os tempos, o desenho foi a melhor forma de comunicação. Precedendo a escrita, representou o retrato mais fiel das épocas passadas, fazendo o relato das vivências perdidas no tempo.
Funcionando em todas as áreas da vida humana, vamos analisá-lo agora como recurso nas técnicas de ensino, onde participa como elemento audio-visual. Apresentado como ilustração, como forma de expressão da criatividade do aluno assim como da sua interiorização do conteúdo da aula.
(Colaboração Nair Rocha Soares - CVDEE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário