Powered By Blogger

domingo, 31 de maio de 2015

!A BUSCA INTERIOR

01 - APEGO AOS BENS MATERIAIS

Joreb era um estudioso da palavra de Deus.
Conhecia pormenorizadamente as Escrituras Sagradas e, dotado de fenomenal memória, era capaz de indicar com precisão, sem qualquer consulta prévia, o livro, o capítulo, e os detalhes das passagens registradas nos Textos Sagrados.
Consultando as palavras proféticas de Isaías, Joreb passou a acreditar que o Messias, poderia estar encarnado na Terra.
Com este pensamento, procurou Nicodemos, distinto conhecedor das Escrituras, e relataram-lhe os motivos que o levavam a efetuar tal pesquisa; citou com precisão passagens em que Isaías dizia claramente que o Messias nasceria em Belém da Judéia, porém, seria conhecido como Nazareno. Acrescentou que o profeta afirmava que ele nasceria entre o povo simples e o que aconteceria ao Messias por causa da nossa ignorância, e concluiu: Quero encontrar o Cristo.
Nicodemos, com muita humildade relatou-lhe o encontro que tivera com um tal homem de Nazaré da Galiléia e explicou-lhe que este homem realizava muitos sinais em nome de Deus, que afirmava ser o Pai de todos nós, tais como: curava coxos e aleijados; expulsava terríveis Espíritos obsessores de suas vítimas infelizes; restituía a visão aos cegos; a audição aos surdos; a palavra aos mudos; e pregava uma nova doutrina de amor e perdão incondicional ao próximo. Joreb agradeceu sensibilizado a Nicodemos e saiu à procura de Jesus.
Ao passar pela região do rio Jordão, colheu o próprio testemunho de João Batista que afirmava que Ele era o cordeiro de Deus que veio para tirar o pecado do mundo.
Ao cruzar a Samaria, colheu em Sícar o relato da mulher samaritana que o indicava como Grande Profeta e Enviado de Deus.
Quando entrou na Galiléia, em cada povoado que passava ouvia falar de um grande pregador que possuía o prodigioso dom da palavra e da cura.Ao aproximar-se de Cafarnaum, era corrente a notícia da cura do filho de um oficial do rei. Ao chegar às praias do mar da Galiléia, viu com seus próprios olhos um jovem sábio que pregava, a bordo de um barco, ao povo que o ouvia da praia.Daí em diante passou a anotar tudo o que Jesus dizia e fazia e a buscar a correlação com o texto sagrado. Quando Jesus operou a maravilhosa multiplicação dos pães, dando alimento a mais de cinco mil pessoas, Joreb aproximou-se de Jesus e disse-lhe:  Senhor, sei que és o Cristo de Deus. Tenho confrontado o que dizes o e que fazes com o Texto Sagrado. Remontei a sua vida desde o seu nascimento. Sei que nascestes em Belém da Judéia; que seus pais levaram-no ainda da Galiléia; conversei com Maria, sua mãe, e ela contou-me com detalhes os fenômenos acontecidos desde antes do seu nascimento até agora.
Quero que me confirmes: Es realmente o Cristo?
 Joreb - respondeu Jesus - tens me procurado ansiosamente onde estive e com quem falei, assim jamais me encontrarás.
Procure-me dentro de ti mesmo, em seus pensamentos e em suas ações.
 Como devo fazer para encontrar-vos dentro de mim?
 Pedi e obtereis; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Daquele momento em diante Joreb passou a interiorizar a sua busca, mas não perdeu Jesus de vista.
Viu-o efetuar numerosas curas e ouviu belíssimas palestras do Mestre.
Quando Jesus curou o cego de nascença, Joreb aproximou-se novamente do Mestre e disse-lhe:
 Senhor, tenho-o procurado dentro de mim.
Tenho me esforçado para dedicar ao Pai todos os meus atos e pensamentos.
Que mais devo fazer?
 Quem quiser vir após mim deve amar os seus inimigos, bendizer os que Lhe querem mal, oferecer a outra face quando agredidos em uma, e apanhar, a cada dia, a sua cruz e seguir-me.
Joreb anotou tudo e passou a fazer o que Jesus lhe prescrevera.
Depois de algum tempo, após a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, Joreb procurou novamente Jesus e perguntou-lhe:
 Senhor, tudo o que me pedistes tenho procurado fazer, que mais tenho que fazer para encontrá-lo dentro de mim?
 Ama o vosso próximo com a mesmo força com que amas a ti mesmo, e ama a Deus acima de todas as coisas.
Joreb, mais uma vez, anotou as recomendações de Jesus, e afastou-se contente.
Quando Jesus foi capturado no horto das Oliveiras pelos soldados comandados por Malco, Joreb surgiu novamente de entre o povo, e perguntou a Jesus:
 Senhor, que me falta ainda?
Jesus respondeu-lhe:
 Vai, vende tudo o que tem e dá o dinheiro aos pobres, depois vem e segue-me.
Joreb assim fez.
Quando Jesus carregava a própria cruz às costas após ter sido espancado e humilhado, Joreb veio novamente ao Mestre e disse-lhe:
 Senhor, fiz o que me pedistes.
Tens ainda algo mais a dizer-me?
 Sim - respondeu Jesus
- transforme-se no servo humilde de todos que estão à sua volta.
Cumpra, sem pestanejar, à vontade do Pai e lembre-se: quem quiser ser o maior no reino de Deus, tem que ser o menor no reino dos homens.
Joreb afastou-se novamente e colocou em prática o que Jesus lhe pediu.
Quando Jesus agonizava na cruz, Joreb, mais uma vez, dirigiu-lhe a palavra:
 Senhor, há três anos venho seguindo a sua orientação para encontrá-lo dentro de mim.
Tenho-o buscado intensamente em meus pensamentos, nas minhas ações, e no meu próximo.
Tenho amado meus inimigos e bendito os que me querem mal.
Tenho oferecido a outra face quando me agridem em uma,
Tenho apanhado a cada dia a minha cruz, e procurado seguir-te.
Tenho ainda amado a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo.
Nada mais tenho de meu, pois vendi tudo o que possuía e dei o dinheiro aos pobres.
Transformei-me em servidor de todos os que estão à minha volta, o que me falta ainda?
Jesus olhou-o e, amando aquele discípulo anônimo que renunciara ao saber superficial para adquirir a verdadeira sabedoria, interna e divina, comum a todas as criaturas, respondeu-lhe:
 Falta-lhe ainda a última e derradeira lição:
Entregar a sua vida para cumprir a vontade do Pai em benefício de todos os homens, renunciando definitivamente ao seu amor-próprio.
Quem perder a sua vida por amor de mim e de meu Pai, encontrará a verdadeira vida, eterna e imperecível, do Espírito Divino.
Depois disso, Joreb não mais foi visto por aquelas bandas.
Jesus ressuscitou no terceiro dia e permaneceu 40 dias entre seus discípulos.
No dia da assunção de Jesus ao céu, seu olhar divino procurou entre o povo a presença inquieta e ansiosa de Joreb, mas ele não estava ali.
E o Cristo de Deus, aguçando a sua visão espiritual, deu um sorriso de satisfação ao localizá-lo, a centenas de quilômetros dali, vivendo numa colônia de leprosos, dando-lhes água e comida na boca e limpando com suas lágrimas de amor as chagas inflamadas de seus semelhantes em provação.
Finalmente, ele O havia encontrado dentro de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário