Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de julho de 2016

LIVRO É NOTÍCIA #PRONTIDÃO PARA MUDANÇA

*LIVRO É NOTÍCIA*

*PRONTIDÃO PARA MUDANÇA*

*As dificuldades enfrentadas pela criatura no seu mundo íntimo ou na vida de relação quase sempre estão associadas a condicionamentos negativos trazidos de vidas pretéritas ou mesmo aos adquiridos na atualidade. Em dado momento, contudo, cansada de se debater num ciclo de angústias que parecem não ter fim, vê-se impelida a romper a barreira do imediatismo material para ponderar nas questões maiores da existência. É quando tem início uma silenciosa luta de renovação interior e antigos hábitos passam a ser substituídos por outros que melhor lhe atendam às expectativas de crescimento espiritual.*

Em Prontidão para mudança  uma conquista pessoal, José Lázaro Boberg, que ficou conhecido do público com Nascer de novo para ser feliz, aborda com propriedade o tema, apontando os caminhos para se obter êxito nessa intransferível tarefa. E com a clareza advinda da didática de quem é pedagogo, e também mestre em Direito, analisa aspectos da transformação interior, observando, no desencadear do seu raciocínio, os empecilhos que dificultam esse processo, expondo, como exemplo, os equívocos de algumas convenções humanas, responsáveis pela criação de hábitos negativos, às quais muitos se submetem por medo de serem considerados diferentes dos demais, indo de encontro ao que já sabem e acreditam sobre a razão de sua estada no mundo.

*É importante para a nossa evolução espiritual  diz Boberg  a aquisição de bons hábitos de pensamentos e ações, pois facilitam o enfrentamento das dificuldades de forma rápida, poupando-nos de ações supérfluas. Os hábitos ruins são causadores de enormes estragos no nosso processo de crescimento espiritual; determinadas atitudes que expressamos  em razão de sua automatização  são imperceptíveis por nós mesmos em nossos relacionamentos, exigindo, em certos casos, muito esforço e boa-vontade para eliminá-los.*

O autor lembra também que nesse leque de novas aquisições, sobretudo no capítulo dos hábitos, é imprescindível incorporar ao dia-a-dia a paciência, mas reconhece que essa virtude não surge assim do nada, de uma hora para outra, como num passe de mágica; é uma conquista, fruto do esforço pessoal de cada um. Mas tranquiliza os que ainda estão se esforçando para se tornarem pacientes, lembrando ser comum se chegar ao término de uma existência terrena com o sentimento de que ainda se está cheio de imperfeições. Tal fato, no entanto, não deve tirar o nosso entusiasmo, pois a Doutrina Espírita nos esclarece que somos seres imortais e adiante sempre teremos novas oportunidades para refazer os caminhos.

*Sobre o fumo*, analisando as terríveis consequências trazidas por esse hábito, esclarece: As pesquisas científicas têm demonstrado que o poder químico do alcatrão, do benzopireno etc... debilitam os órgãos do fumante, propiciando a instalação de inúmeros agentes cancerígenos, substâncias venenosas e elementos que danificam os pulmões com a entrada da fumaça do cigarro. Para se ter uma ideia do prejuízo que a nicotina (outro componente do fumo) produz no organismo do viciado, a ciência comprova que numa tragada de cigarro o fumante inala um produto químico que é um venenoso alcaloide, que está classificado farmacologicamente como uma substância tão letal para os nervos, que uma injeção de apenas uma gota pode provocar a morte instantânea.

Com 188 páginas e 20 capítulos, o livro trata ainda de questões como Mudando hábitos negativos: reclamar... antipatia à vista, A serenidade se conquista, Consumindo pensamentos alheios, Aprendizes ausentes ao dever, O instinto da posse, Rotina construtiva, Praticando o perdão e Educar-se para servir.

Prontidão para mudança  uma conquista pessoal tem 14x21cm e pode ser adquirido ao preço de R$ 16,00. O lançamento é da Editora EME (Caixa Postal 1820  CEP 13360-000 Capivari, SP  telefax (19) 3491-7000  pedido@editoraeme.com.br), que disponibiliza seu catálogo para consultas na página www.editoraeme.com.br.


Conselho Espírita Internacional
Boletim SEI: E-mail: boletimsei@gmail.com
Sábado, 9/10/2004 - no 1906

Nenhum comentário:

Postar um comentário