“Vós sois a luz do mundo.”
- Jesus (Mateus, 5:14)
Reajusta-te,
filho meu, nas situações conflitantes que hoje envolvem o teu viver.
Afasta as nuvens sombrias que possam pairar sobre a tua cabeça.
Reajusta-te contigo mesmo, asserenando o teu coração e buscando novos rumos a seguir, perante as incertezas que entravam os teus passos na hora de agir.
Não sabes o que fazer, que atitudes tomar, como agir com acerto diante das situações surgidas em teus caminhos, na convivência com outros irmãos.
Estende o amor, onde a lágrima possa surgir; estende perdão, onde a agressividade supere todos os limites; estende compreensão, onde o desentendimento provoque atritos constantes.
Exemplifica aquilo que já conseguiste aprender, usando de mansidão e ternura ante os desajustes e desequilíbrios que venhas a presenciar. Deixa que sentimentos puros e nobres brotem do teu coração, para que essa luz que vem de dentro do teu ser, possa envolver os que estejam à tua volta, numa irradiação benfazeja de amor e de paz.
E essa luz será, na realidade, uma pequena réstia da imensa luz de Jesus, que poderás conquistar através do teu esforço de renovação íntima, se souberes amar sem egoísmo e perdoar sem restrições.
Sê caridoso em todas as situações. A caridade, porém, não se faz apenas de recursos que supram as carências materiais de alguns irmãos, nem mesmo, de algumas poucas palavras de incentivo e de fé que se possam dizer num momento de emoção, mas sim, de renúncia e abnegação constantes, numa demonstração de amor em toda a sua extensão.
Deixa, assim, que o amor dirija todos os teus atos, todas as tuas palavras, todos os teus pensamentos e sentimentos, para que a luz que venha a se irradiar de tua alma, testemunhe o teu crescimento interior.
(Do livro “Na Educação da Alma” – Irmã Maria do Rosário / Lúcia Cominatto).
Nenhum comentário:
Postar um comentário