Powered By Blogger

sábado, 18 de julho de 2015

LIVRE-ARBÍTRIO

LIVRE-ARBÍTRIO



O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. Pv. 16, v. 9.

       A livre iniciativa é operação fundamental na existência da Alma, porém, em todas as atitudes que tomamos, na dimensão que nos é própria, somos orientados por DEUS.

       Quem quer esquecer a Mão Divina, que nos ajuda a viver, cai no materialismo e tenta desconhecer a Fonte de onde veio, dando ambiente às falsas interpretações da vida, sofrendo, com isso, a inquietação destinada ao egoísmo.

*

       A Inteligência Universal interpenetra tudo com o mesmo amor. A Alma, todavia, multiplica esse suprimento maior de acordo com a sua própria elevação espiritual, de sorte a existirem quantidades diferentes em cada criatura. São, pois, os filhos participando da operação do Pai, na vida infinita da criação.

*

       Tu és inteiramente livre, mas, para fazeres a vontade do Pai Celestial.

       Eis que os nossos sentimentos nos mostram turbilhões de ideias para realizarmos, porém, convém notarmos outra participação, além da nossa, na escolha do que iremos fazer.

*

       Eis que a nossa inteligência favorece-nos um clima grandioso, formulando-nos os pensamentos, estruturando-nos teorias. Por vezes executamos muitas delas. Não obstante, mãos espirituais, em nome de Todo-Poderoso, nos assistem, em todas as seleções.

*
   
    É bom que repitamos as palavras de Salomão, que muito nos inspira: O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.

*
   
    Quem se julga capaz de empreender, sozinho, a viagem do progresso, desmerece a ajuda que lhes vem, de todas as direções, e passa a integrar o grupo dos que desconhece a verdade e não querem perder a condição de filhos da IGNORÂNCIA.

       Pulsa em todos nós, o entusiasmo pela liberdade, até nos animais; pois, no fundo, o que a consciência nos pede é o cumprimento dos deveres, que a Mão Divina escreveu em nós, quando nos fez.
       Libertação é livre-arbítrio, é fazermos a vontade do amor e da justiça que foram implantados no centro da vida.

*

       Viver livre é viver feliz, e não há felicidade sem Deus mais visível em nossos caminhos.



(De Tuas Mãos, de João Nunes Maia, pelo Espírito Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário