Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de julho de 2015

PROCESSO DE AUTOCONHECIMENTO

          

Evoluir é conquistar graus cada vez mais adiantados de consciência e conquistar graus de consciência é simplesmente conhecer-se a si mesmo." (Orcus- do livro O Abismo, de R. A. Ranieri) 


 Autoconhecimento, portanto, é processo de ampliação da consciência, sem esta ampliação não há possibilidade de evoluir. O velho "Aurélio" define a palavra consciência como: "sentimento ou percepção do que se passa em nós.   

Avaliar os pensamentos e os sentimentos significa perceber e descobrir o que somos.   

Não são apenas atividades mentais que se passa em nosso interior, são também, os sentimentos que se misturam aos pensamentos que identificam o que realmente somos. São raras as ocasiões que avaliamos o que estamos sentindo no momento, qual o teor dos pensamentos, quais sentimentos é mais frequente em nós. Esta pouca intimidade com os próprios sentimentos é o que produz criaturas infelizes, depressivas e de convivência difícil. Mesmo as pessoas aparentemente seguras e decididas se não possuírem um profundo conhecimento de si mesma podem sucumbir a qualquer abalo externo.  

Atualmente o homem está buscando cada vez mais a psicologia porque percebeu que pouco se conhece e as consequências danosas desta falta de autoconhecimento.  

O homem é mais o que sente do que o que pensa. 

 Podemos sentir raiva ou orgulho sem pensar nestes sentimentos.

 O sentimento independe da mente, mas ela tem que identificar o que chamamos de sentimentos inferiores para poder dominá-los.   

Orgulho, vaidade egoísmo, amor, piedade, tolerância são sentimentos e não pensamentos. Usamos o termo "sinto orgulho de..." e não, "penso orgulho de..."; porque orgulho é um sentimento. O coração expressa o que a alma sente, a mente dirige e controla.  

A mente é a cabine de comando do espírito e o coração, abastecido de todos os sentimentos, é a parte que dá impulso à vida. Conhecer os próprios sentimentos é de extrema importância para o autoconhecimento. Como evoluir sem identificar o que sentimos? 

Descobrir nossos sentimentos inferiores não nos fará pequenos, mas nos deixará mais consciente e é justamente isto que nossos mentores espirituais desejam.

 Quando estamos com muita mágoa ou raiva perturbando nosso equilíbrio e reconhecemos o que estamos sentindo, podemos controlar diminuir ou aumentar, através da força da vontade e do pensamento.  Evolução não é apenas frequentar centro ou templos religiosos, trabalhar na mediunidade gratuitamente ou na caridade. 

Espiritualizar-se é elevar os sentimentos, é viver sem se contrariar, reclamar ou desanimar. Viver com alegria, amando de forma cada vez mais intensa tudo que existe.  

Façamos um controle diário de nossa vida, usando um caderno ou agenda. Registrando os sentimentos e pensamentos manifestados perante todas as situações do dia.   

Detalhes importantes: 

 Anote quantas vezes amou algo ou alguém neste dia. Quantas vezes tiveram um pensamento bom ou mau e veja qual deles é o mais frequente. 

 Anotações sinceras do que sentimos e pensamos irá, pouco a pouco, mostrar quem somos agilizando o processo de autoconhecimento e renovação.                                          

    Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo. 
                                                                    (universo da alma)




                                                                          R.A./ MLucia


Nenhum comentário:

Postar um comentário