Powered By Blogger

sábado, 25 de julho de 2015

OBRAS DE ANDRÉ LUIZ  CITAÇÕES POR TEMA 7

TEMAS TRATADOS

ANDRÉ LUIZ

Filho de pais talvez excessivamente generosos, conquistara meus títulos universitários sem maior sacrifício, compartilhara os vícios da mocidade do meu tempo, organizara o lar, conseguira filhos, perseguira situações estáveis que garantissem a tranquilidade econômica do meu grupo familiar. (...) Tivera pais, cuja generosidade e sacrifícios por mim nunca avaliei; esposa e filhos que prendera, ferozmente, nas telas rijas do egoísmo destruidor. NL-1-19.

(...) Minha esposa (Zélia) ainda jovem e os três filhos contemplando-me, no terror da eterna separação. 
(Quando estava no leito de morte). Eu, que detestava as religiões no mundo. Médico extremamente arraigado ao negativismo da minha geração. NL-2-22.

É de lamentar que tenha vindo pelo suicídio. (esclareceu Henrique de Luna que prestou assistência médica a André logo que ele chegou ao Nosso Lar). Todo o aparelho gástrico foi destruído à custa de excesso de alimentação e bebidas alcoólicas, aparentemente sem importância. Devorou-lhe a sífilis energias essenciais. 
Como vê, o suicídio é incontestável. NL-4-32/33.

Na verdade, tua posição é a do suicida inconsciente; mas é necessário reconhecer que centenas de criaturas se ausentam diariamente da Terra, nas mesmas condições. NL-4-34/35

Talvez não saiba ainda que sua permanência nas esferas inferiores (Umbral) durou mais de oito anos consecutivos. (Lísias explica a André Luiz que ele vivenciou esse período no Umbral). NL-7-47.

E onde está minha mãe? (...) Habita esferas mais altas, onde trabalha não somente por você. (situação espiritual da mãe de André Luiz). NL-7-48.

Qualquer enfermeiro, dos mais simples, em Nosso Lar, tinha conhecimentos e possibilidades muito superiores à minha ciência. NL-13-75.

Nos quinze anos de sua clínica, também proporcionou receituário gratuito e mais de seis necessitados. Desses beneficiados, quinze não o esqueceram e têm enviado, até aqui, veementes apelos a seu favor. (Clarêncio explica a André Luiz que o auxílio que ele recebe, em forma de prece, é o retorno do bem que ele praticara aos pacientes, no exercício de sua profissão). NL-14-84.

(Laerte, o pai de André Luiz, há doze anos que se encontra numa zona de trevas compactas, no Umbral. Vive obsidiado por duas entidades que foram suas amantes). Talvez não saiba ainda que tuas irmãs Claras e Priscila vivem hoje igualmente no Umbral, agarradas à crosta da Terra. (sua irmã Luísa), aquela que partiu quando era pequenino. Luísa esperou-me aqui muitos anos, foi meu braço forte nos trabalhos ásperos de amparo à família terrena. Ultimamente, contudo, depois de lutar corajosa, a meu lado, em benefício de teu pai, de ti e das irmãs, tão grande é a perturbação dos nossos familiares, ainda na Terra, que voltou a semana passada, a fim de reencarnar entre eles, num gesto heróico de sublime renúncia. NL-16-91/92/93.

No leito estava um homem de idade madura, evidenciando melindroso estado de saúde. Tive ímpeto de odiar o intruso (novo marido de Zélia, sua ex-esposa), com todas as forças, mas já não era eu o mesmo homem de outros tempos. Não consegui auxiliá-lo imediatamente. NL-49-272.

(...) Oh, Seria possível? Aquele Espírito desventurado recordava meu avô paterno Cláudio. (André Luiz reencontra, na espiritualidade, o seu avô Cláudio num processo obsessivo devido o profundo apego aos bens materiais). NMM-18-230/231.

(Cláudio, o avô de André Luiz, reencarnará numa família pobre e será um pedreiro que abençoará a luta digna para recuperasse da ambição pelos bens matérias). NMM-19-236 a 244.

Até hoje, André, você era meu pupilo nesta Cidade; mas, doravante, em nome da Governadoria, declaro-o cidadão de Nosso Lar. (o Ministro Clarêncio quando recebia André Luiz depois de suas excussões na Terra, já com a compreensão dos deveres para com os seus). NL-50-281.

A missão de André Luiz é, porém, a de revelar os tesouros de que somos herdeiros felizes na Eternidade, riquezas imperecíveis, em cuja posse jamais entraremos sem a indispensável aquisição de Sabedoria e de Amor. (palavras de Emmanuel). NMM-Introdução-11.


ANGÚSTIA

Com Jesus a angústia purifica suas esperanças. AC-39-122.


ANIMAIS

Das janelas largas, observava, curioso, o movimento do parque. Extremamente surpreendido, identificava animais domésticos, entre as árvores frondosas, enfileiradas ao fundo. (cenas em ambientes da colônia espiritual Nosso Lar). NL-7-46.

(...) A caravana (...) viajava com simplicidade, sem carros de estilo, apenas conduzindo o material indispensável à locomoção no pesado ambiente das sombras, auxiliando por alguns cães inteligentes e prestimosos. AR-4-49.

Em relação ao homem, os mamíferos que se ligam a nós outros por extremo laço de parentesco, em se desencarnando, agregam-se aos ninhos em que se lhes desenvolvem os companheiros e, qual ocorre entre os animais inferiores, nas múltiplas faixas evolutivas em que se escalonam, não possuem pensamento continuo para a obtenção de meios destinados à manutenção de nova forma. EDM-1P-12-87.

Plantas e animais domesticados pela inteligência humana, durante milênios, podem ser aí aclimatados e aprimorados, por determinados períodos de existência, ao fim dos quais regressam aos seus núcleos de origem no solo terrestre, para que avancem na ramagem evolutiva, compensados com valiosas aquisições de acrisolamento, pelas quais auxiliam a flora e a fauna habituais a Terra, com os benefícios das chamadas mutações espontâneas. EDM-1P-13-96.

(...) Nomeamos o cão e o macaco, o gato e o elefante, o muar e o cavalo como elementos de vossa experiência usual mais amplamente dotados de riqueza mental, como introdução ao pensamento continuo. EDM-2P-18-212.

Animais diversos, quais os cães, portadores de profunda acuidade auditiva, escutam ruídos no ultra-som, para além das 40.000 vibrações por segundo (hertz). MM-1-25.


ANIMISMO

A tese animista é respeitável. Partiu de investigadores conscientes e sinceros e nasceu para coibir os prováveis abusos da imaginação; entretanto, vem sendo usada cruelmente pela maioria dos nossos colaboradores encarnados, que fazem dela um órgão inquisitorial, quando deveria aproveitá-la como elemento educativo, na ação fraterna. Milhares de companheiros fogem ao trabalho, amedrontados, recuam antes os percalços da iniciação mediúnica, porque o animismo se converteu em Cérbero. NMM-9-124.
Estamos diante do passado de nossa companheira. A mágoa e o azedume, tanto quanto a personalidade supostamente exótica de que dá testemunho, tudo procede dela mesma. Ante a aproximação de antigo desafeto, que ainda a persegue de nosso plano, revive a experiência dolorosa que lhe ocorreu, em cidade do Velho Mundo, no século passado, e entra em seguida a padecer insopitável melancolia. Mediunicamente falando, vemos aqui um processo de autêntico animismo. Nossa amiga supõe encarnar uma personalidade diferente, quando apenas exterioriza o mundo de si mesma. Muitos companheiros (...) sob a égide do Espiritismo, vêm convertendo a teoria animista num travão injustificável a lhes congelarem preciosas oportunidades de realização do bem; portanto, não nos cabe adotar como justas as palavras mistificação inconsciente ou subconsciente para batizar o fenômeno. Na realidade, a manifestação decorre dos próprios sentimentos de nossa amiga, arrojados ao pretérito, de onde recolhe as impressões deprimentes de que se vê possuída, externando-as no meio em que se encontra. (...) Achamos, por esse motivo, perante uma doente mental, requisitando-nos o maior carinho para que se recupere. (...) Deve ser tratada com a mesma atenção que ministramos aos sofredores que se comunicam. Um doutrinador sem tato fraterno apenas lhe agravaria o problema, porque, a pretexto de servir à verdade, talvez lhe impusesse corretivo inoportuno ao invés de socorro providencial. Pela enfermagem espiritual bem conduzida, reajustar-se-á pouco a pouco, retomando o império sobre si mesma e capacitando-se para o desempenho de valiosas tarefas mediúnicas mais tarde. NDM-22-211/212/213/215.

Nenhuma justificativa existe para qualquer recusa no trato generoso de personalidades medianímicas provisoriamente estacionadas e semelhantes provações, de vez que são, em si próprias, espíritos sofredores ou conturbados quanto quaisquer outros que se manifestem, exigindo esclarecimento e socorro. O amparo espontâneo e o auxilio genuinamente fraterno. (...) Tão importantes e tão nobres em sua estrutura quanto aqueles que os doutrinadores encanados se propõem traçar para os amigos desencarnados menos felizes. A tarefa espírita é chamada, de maneira particular, a contribuir no aperfeiçoamento dos impulsos mentais, favorecendo a solução de todos os problemas suscitados pelo animismo. Através dela são eles endereçados à esfera iluminativa da educação e do amor, para que os sensitivos, estagnados nessa classe de acontecimentos, sejam devidamente amparados nos desajustes de que se vejam portadores, impelindo-se-lhes o mergulho nas sombras da perturbação e recuperando-se-lhes a atividade para a sementeira da luz. MM-23-166/167.


ANJO DA GUARDA

Nossa cidade (Posto de Socorro do Campo da Paz) prepara, em média, quinze a vinte reencarnações diárias e tornam-se imprescindíveis assistir companheiros ou tutelados, pelo menos no período infantil mais tenro, que compreende os primeiros sete anos de existência carnal. OM-30-162.

Herculano (entidade) permanecerá em definitivo junto de Segismundo, até que ele atinja sete anos, ocasião em que o processo reencarnacionista está consolidado. Depois desse período, a sua tarefa de amigo e orientador será amenizada, visto que seguirá o nosso irmão em sentido mais distante. ML-13-219.

Seria ilógico e absurdo designar um anjo para custodiar criminoso. (o grau de elevação do anjo da guarda é conforme o desenvolvimento espiritual do seu tutelado). LI-1-23.

Os anjos da sublime vigilância seguem-nos a longa estrada evolutiva. Desvelam-se por nós, dentro das leis que nos regem. ETC-33-213.

A idéia de um ente divinizado e perfeito, invariavelmente ao nosso lado, ao dispor de nossos caprichos ou ao sabor de nossas dividas, não concorda com a justiça. ETC-33-214.

(...) Importa reconhecer, nos espíritos familiares que nos protegem, grandes e respeitáveis heróis do bem, mas ainda singularmente distanciados da angelitude eterna. (...) Ainda sentem inclinações e paixões particulares, no rumo da universalização de sentimento. ETC-33-216.

Nenhum comentário:

Postar um comentário