Divaldo responde COMER CARNE?
Muitos espíritas preferem, enquanto outros idealizam, viver sob regime de alimentação vegetariana. Quais as implicações espirituais para aqueles que ingerem carne de animais?
Divaldo P. Franco - É inegavelmente importante para a saúde uma alimentação sadia, frugal, de fácil digestão.
No entanto, não nos parece essencial uma alimentação que exclua a carne, se considerarmos que Cristo, conforme está assentado nos Evangelhos, várias vezes alimentou-se de carne de peixe, que era a mais usada pelos israelitas da época. Allan Kardec, o vaso escolhido para a revelação doutrinária do Espiritismo, mantinha, segundo sabemos, alimentação natural que incluía carne. Em certa passagem do Evangelho Jesus foi muito claro a este respeito, quando explicou que não é o que entra pela boca que faz mal ao coração, e sim o que dela sai.
A experiência tem demonstrado, por outro lado, que para muitos a mudança da alimentação carnívora para a vegetariana gera problemas que trazem danos ao organismo, à mente e à memória. Parece-nos nobre a intenção de irmãos nossos desejosos de alimentar-se sem sacrificar a vida de animais inferiores, mas, repetimos, não se nos afigura fundamental para o aprimoramento do Espírito uma tal abstenção. Isto não impede, inobstante, que em futuro não distante o homem encontre substitutivos eficazes em amplo sentido, para a carne animal.
Do livro Moldando o Terceiro Milênio, de Fernando Worm, publicado pelo Centro Espírita Caminho da Redenção,
2a edição, págs. 86 e 87.
O ARAUTO
Publicação Bimestral Órgão Oficial da USE Intermunicipal de Piracicaba
13400-370 Piracicaba-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário