Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Divaldo responde COMER CARNE?

Muitos espíritas preferem, enquanto outros idealizam, viver sob regime de alimentação vegetariana. Quais as implicações espirituais para aqueles que ingerem carne de animais?

Divaldo P. Franco - É inegavelmente importante para a saúde uma alimentação sadia, frugal, de fácil digestão. 

No entanto, não nos parece essencial uma alimentação que exclua a carne, se considerarmos que Cristo, conforme está assentado nos Evangelhos, várias vezes alimentou-se de carne de peixe, que era a mais usada pelos israelitas da época. Allan Kardec, o vaso escolhido para a revelação doutrinária do Espiritismo, mantinha, segundo sabemos, alimentação natural que incluía carne. Em certa passagem do Evangelho Jesus foi muito claro a este respeito, quando explicou que não é o que entra pela boca que faz mal ao coração, e sim o que dela sai. 

A experiência tem demonstrado, por outro lado, que para muitos a mudança da alimentação carnívora para a vegetariana gera problemas que trazem danos ao organismo, à mente e à memória. Parece-nos nobre a intenção de irmãos nossos desejosos de alimentar-se sem sacrificar a vida de animais inferiores, mas, repetimos, não se nos afigura fundamental para o aprimoramento do Espírito uma tal abstenção. Isto não impede, inobstante, que em futuro não distante o homem encontre substitutivos eficazes em amplo sentido, para a carne animal.

Do livro Moldando o Terceiro Milênio, de Fernando Worm, publicado pelo Centro Espírita Caminho da Redenção, 
2a edição, págs. 86 e 87.

O ARAUTO 
Publicação Bimestral Órgão Oficial da USE Intermunicipal de Piracicaba
13400-370  Piracicaba-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário