Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de julho de 2015

NOSSO LAR 01-008 = NO PLANO DOS SONHOS

NOSSO  LAR 01-008 = NO PLANO DOS SONHOS

(...)
As aulas, no teor daquela a que você assistirá nesta noite, são mensageiras  de inexprimível utilidades práticas. Em despertando na Crosta, depois delas, os aprendizes experimentam alívio, repouso e esperança, a par da aquisição de novos valores educativos.É certo que não podem reviver os pormenores, mas guardarão a essência, sentindo-se revigorados, de inexplicável maneira para eles, não só a retomar a luta diária no corpo físico, mas também a beneficiar os próximo e combater, com êxito, as próprias imperfeições. Seus pensamentos tornam-se mais claros, os sentimentos mais elevados e as preces mais respeitosas e produtivas, enriquecendo-se-lhes as observações e trabalhos de cada dia.
....

- Quando encarnados, na Crosta, não temos bastante consciência dos serviços realizados durante o sono físico; contudo, esses trabalhos são inexprimíveis e imensos. Se todos os homens prezassem seriamente o valor da preparação espiritual, diante de semelhante gênero de tarefa, certo efetuariam as conquista mais brilhantes, nos domínios psíquicos, ainda mesmo quando ligados aos envoltórios inferiores. Infelizmente, porém, a maioria se vale, inconscientemente, repouso noturno para sair à caça de emoções frívolas ou menos dignas. Relaxam-se as defesas próprias, e certos impulsos, longamente sopitados durante a vigília, extravasam em todas as direções, por falta de educação espiritual, verdadeiramente sentida e vivida.

(...)

- Faltam-nos apenas dois companheiros - elucidou o interpelado. - Até o momento, Vieira e Marcondes ainda não chegaram.
...

- Quem sabe se não foram vítimas de acidentes? Convém positivar....

...

Caso estejam os nossos irmãos sob a influência de entidades criminosas, como devo proceder?

- Deixá-los-á, então, onde estiverem.....o momento não comporta grandes conversações com os que se prendem, deliberadamente, ao plano inferior.

....observe o que se passa...

....Ao seu lado, permanecia uma entidade singular, trajando vestes absolutamente negras. Notei que o companheiro adormecido permanecia sob impressões de doloroso pavor.

...........................................

- Hoje, à noite, Vieira me chamou com sua reiteradas lembranças e acusou-me de faltas que não cometi, conversando levianamente com a família. Isso, como é natural, desgostou-me. Não bastará o que tenho sofrido, depois da morte?Ainda precisarei ouvir falsos testemunhos de amigos maledicentes? Não poderia esperar dele semelhante procedimento, em virtude das relações afetivas que nos uniam as famílias, desde alguns anos. Vieira foi sempre pessoa de minha confiança. Em razão da surpresa, deliberei esperá-lo nos momentos de sono, a fim de prestar-lhes os necessários esclarecimentos.

...........................

Visitemos o Marcondes....

...Marcondes estava, de fato, ali mesmo, parcialmente desligado do corpo físico, que descansava com bonita  aparência.......entretanto, revelava a posição de relaxamento, característica dos viciados do ópio. Ao seu lado, três entidades femininas de galhofeira expressão permaneciam em atitude menos edificante.

Perguntas:

1 - Qual a diferença entre sono e sonhos?

2 - Os sonhos estão relacionados diretamente com nossa evolução?

3 - Como devemos proceder nas nossas atividades diárias para que possamos aproveitar, para nossa evolução, o desligamento por intermédio do sono?

4 - O que chamamos de "pesadelos" quando estamos dormindo?

5 - Só existe possibilidades de nos comunicarmos com desencarnados durante o sono ou podemos nos reunirmos, também, com encarnados?

6- Existe o sono e o sonho quando estamos na espiritualidade?

Referências bibliográficas doutrinárias:

Evangelho Segundo Espiritismo - cap.XXI, 8 - cap. XXVIII, 38

Livro dos Espíritos - 2ª parte - cap. VIII

Livro dos Médiuns - Q. 53

A Gênese - cap. XIV,22 - XV,3

Referências bibliográficas complementares:

Nosso Lar - pag. 195

Conclusão:

1 - Qual a diferença entre sono e sonhos?

Resp:  O sono é o repouso do corpo físico, da matéria. É quando o Espírito se despreende e mantém uma relação mais direta com outros espíritos; o tipo de relação mantida dependerá do estado de evolução de cada um. Os sonhos são de difícil classificação, mas poderíamos dividí-los em três categorias:

1) os sonhos de intercâmbio

2) os sonhos de recordação

3) os sonhos de criação mental

    E dependerá das necessidades ou conveniências do ser para ser ou não lembrado por ele.

2 - Os sonhos estão relacionados diretamente com nossa evolução?

Resp: Sim, os sonhos estarão relacionados diretamente com o grau evolutivo do ser, que terá em retorno , tb através dos sonhos, suas más ações e pensamentos ou então , ao contrário, a felicidade a que faz jus; tudo sendo dependente da escala evolutiva em que se encontra.

3 - Como devemos proceder nas nossas atividades diárias para que possamos aproveitar, para nossa evolução, o desligamento por intermédio do sono?

Resp: Procurar nos manter sempre dentro de sintonias positivas; procurando os bons pensamentos, sermos vigilantes com nossos atos, palavras, sentimentos. Procurarmos cultivar : o amor, a compreensão, o equilíbrio, o entendimento, vivenciar a verdadeira caridade, orarmos de coração. Enfim termos a disciplina que o conhecimento que já adquirimos possa ser realmente vivenciado em nós.

4 - O que chamamos de "pesadelos" quando estamos dormindo?

Resp: Podemos aqui tb em dividir os pesadelos, que podem ser:

a) o espírito relembra fatos passados que não lhe são agradáveis

b) o espírito pode estar criando mentalmente uma situação ruim

c) o espírito pode estar intercambiado com outros espíritos os quais ainda se encontram em uma evoluçao inferior.

    Temos que nos lembrar que nossos Espíritos ficarão "amarrados" por Indução magnética em função do que preparamos na nossa casa mental e nos sentimentos com que convivemos internamente.

5 - Só existe possibilidades de nos comunicarmos com desencarnados durante o sono ou podemos nos reunirmos, também, com encarnados?

Resp: Precisamos nos lembrar que somos espíritos , apenas diferenciados, além do grau evolutivo de cada um de nós, pelo estar vestido com o corpo físico ou estar sem essa vestimenta.

6- Existe o sono e o sonho quando estamos na espiritualidade?

Resp: Mesmo no plano espiritual mais evoluído temos a "divisão" relativa ``a evolução do Espírito. Assim, aqueles ainda mais materializados irão sentir a necessidade do sono e dele se despreender em Espírito para obter mais ou menos o mesmo processo que nós encarnados temos para o nosso sono e sonho

7)  É possível, quando estamos dormindo, ir a lugares que quando acordada não frequentaria, por exemplo: : em um bar tomando cerveja????

    Resp: Sim.

    Motivos? Diversos. Sintonia, afinidade com as pessoas presentes no local, atração pelo vício, necessidade de vampirização, ou cumprimento de tarefas elevadas, missionarias, etc...

    Só que isso está ligado aos aspectos dos sonhos, que em sua esmagadora maioria, são alucinações psicofisiológicas. Logo, é possível que alguém se recorde de "ter ido" a um bar, sem nunca ter feito isso. Teria sido apenas o efeito do sugestionamento cultural sobre sua mente, a partir de informações materiais acumuladas no cérebro físico. Portanto, não se iluda. Não é porque você "sonhou" que o fato ocorreu

8) Seria o caso dos sonhos de criação mental, certo?  Poderia explicar isso melhor pra gente?

    Não vou me deter nas especificações técnicas do fenômeno, uma vez que implicaria em conhecimento sobre pineal e sistema neural. Mas, grosso modo falando, o organismo físico possui um centro de decodificação de impulsos externos (dentre outras funções) que é o cérebro. Este órgão, neste aspecto, absorve as informações advindas dos sentidos físicos e as envia para o perispírito e consequentemente para o espírito. Se você capta, através dos olhos, uma luminosidade produzida pelo reflexo da luz, o cérebro físico retem a informação e classifica o objeto visto de acordo com os conceitos emitidos pela experiencia ou educação adquirida. Então, aquilo é uma maçã, porque assim lhe foi ensinado a denominar o objeto. É comestível, porque assim sua experiência nesta vida lhe mostrou. Então, a informação já codificada é passada para o nível espiritual. O espirito agora sabe que aquilo é uma maçã e processa a informação: "maçã detectada - está disponível para consumo ou não - devo comer ou não". Como o cérebro também captou a informação orgânica de que faltam nutrientes, o espirito também conjuga esta informação com a existência da maçã. Então, o espirito determina ao perispírito que envie uma informação ao cérebro para que seja determinada a ação de comer. As informações, então, fluem nos dois sentidos, e você come a maçã.

    O que tem isso a ver com o assunto? Tudo.

    A maior parte das informações captadas pelo cérebro físico não são aproveitáveis para o espirito e passam a ter dois destinos: ficam retidas no mesmo cérebro físico ou são repassadas para o perispírito, mas para uma de suas camadas periféricas, onde se armazenam informações do mesmo modo que no cérebro físico, só que ao alcance pleno do espirito, mesmo desdobrado ou desprendido do corpo físico.

    Com as ações no plano espiritual durante o sono (desprendimento), o Natural seria que o espirito fornecesse ao cérebro todas as informações sobre os Fatos ocorridos naqueles momentos. Só que uma das outras funções do cérebro é exatamente filtrar estas informações a um nível máximo, num mecanismo sobre o qual ainda não conhecemos suficientemente. Então, o que pode ocorrer durante o sono físico é que o cérebro está repleto de informações sem ordenação (já que é o espirito quem as ordena) que se confundem com "algumas" destas poucas informações do ocorrido no plano espiritual, e na falta de encontrar, no seu repositório cotidiano, material, equivalências para objetos, fatos ou mesmo pensamentos que este espirito livre encontrou ou pensou, o cérebro físico "adapta" estas informações de maneira confusa e equivocada. O sujeito acorda e não entendeu nadinha do sonho... Mesmo desejos insatisfeitos durante a vigília podem ser psiquicamente saciados pela conjugação destas informações confusas, e buscando equivalência cultural para os desejos, "projeta" situações ideais que nós interpretamos como coisas prazerosas. Ou ainda, diante de informações que causaram comoção ou repercussão orgânica (emoções traumáticas), ele tende a "repassar" estas informações ou cenas de maneira repetida ou ainda adiciona detalhes de outras cenas e informações e também projeta algo, mas desta vez, menos prazeroso.  Ou ainda, diante de fenômenos biológicos, como má digestão, ou doenças, também por mecanismos que  desconhecemos, estas mesmas informações são ativadas e conjugadas de forma também confusa, desconexa.

    São, assim, sonhos alucinatórios. Não são fruto da experiencia do espirito, mas de processos puramente físicos, sem ação cognitiva ou inteligente (visto que a inteligencia é o espirito). Mas, repito: COMO isso se dá exatamente, ainda não sabemos. Há, inclusive, algumas controvérsias e eu preferi repassar somente o que há de pensamento comum de alguns autores sobre isso.

    Recomendo, para quem se interessar, sobre o assunto, os seguintes livros:

- Alquimia da Mente, Hermínio de Miranda;

- A Memoria e o Tempo, Hermínio de Miranda.

- Espirito, Perispírito e Alma, Hernani Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário