Powered By Blogger

sábado, 25 de julho de 2015

ESTUDO Nº 107 – COMPAIXÃO EM FAMÍLIA

ESTUDO EVANGÉLICO
 Livro: “PALAVRAS DE VIDA ETERNA”
 Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel

ESTUDO Nº 107 – COMPAIXÃO EM FAMÍLIA


“Mas se alguém não tem cuidado dos seus e, principalmente, dos da sua família, negou a fé...” - Paulo (I TIMÓTEO, 5:8)

A luta em família é problema fundamental para a melhoria espiritual do homem na Terra. Como podemos ser benfeitores de cem ou mil pessoas, se ainda não aprendemos a servir cinco ou dez criaturas que vivem ao nosso lado?

A piedade deve ser exercitada dentro dos lares, entretanto, não a piedade que chora sem coragem diante das situações aflitivas, mas, aquela que conhece as necessidades do núcleo familiar e se esforça por eliminá-las, aguardando a decisão divina a seu tempo.

É imprescindível ponderar que não existem uniões por acaso no lar terreno. Ninguém em sã consciência, pode desprezar esse campo sagrado de serviço por mais que se sinta acabrunhado na incompreensão.

A Doutrina Espírita ensina, que nem sempre os laços de sangue reunem as almas essencialmente afins. 

Frequentemente grandes inimigos são obrigados ao convívio diário, sob o mesmo teto. A casualidade não se encontra nos laços familiares. Impelidos pelas causas do passado a reunir-nos no presente, é indispensável quitar com boa disposição alguns débitos que nos ligam a alguns corações, a fim de que venhamos a solver nossas dívidas para com a Humanidade.

De acordo com a advertência do Apóstolo Paulo, se nos falta o cuidado para com a própria família estaremos negando a fé. Os parentes são obras de amor que o Pai Compassivo nos deu a realizar. 

Ajudemo-los, através da cooperação e do carinho, atendendo aos desígnios  da verdadeira fraternidade.

São muitos os que nas palestras públicas exortam o povo à compaixão. Outros escrevem páginas belíssimas em honra da virtude comovendo quem as lê. Promovem campanhas de auxílio público, em socorro das vítimas de calamidades ocorridas em outros continentes; no entanto negam um simples olhar de carinho ao servidor que lhes põe a mesa.

“Incitam a comunidade aos rasgos de heroísmo econômico , no levantamento de albergues e hospitais, disputando créditos publicitários em torno do próprio nome, no entanto, não hesitam exportar, no rumo do asilo, a avô menos feliz que a provação expõe à caducidade.”

Não podemos censurar, pois, todo movimento de amor, mesmo pequeno, é benefício para quem o emite. 

“Mais vale fazer o bem aos que vivem longe, que não fazer bem algum.”


Bibliografia:

1 - XAVIER, Francisco C., pelo Espírito Emmanuel. Palavras de Vida Eterna.14. ed., Uberaba-MG: CEC, 1990, lição 107

Pão Nosso, F.C.Xavier/Emmanuel, lição 117

Caminho, Verdade e Vida, idem, lição 62

Fonte Viva, idem, lição 156


Maria Aparecida Ferreira Lovo
 Setembro / 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário