Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

96 – O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO


 – ALLAN KARDEC


CAPÍTULO XI: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO 

ITENS 5,6 e 7: DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR
 “Então, retirando-se os fariseus, projetaram entre si comprometê-lo no que falasse. E enviaram-lhe seus discípulos, juntamente com os herodianos, que lhe disseram: Mestre sabemos que és verdadeiro, e não se te dá de ninguém, porque não levas em conta a pessoa dos homens; diz-nos, pois, qual é o teu parecer: é lícito dar tributo a César ou não? 
             Porém, Jesus, conhecendo a sua malícia, disse-lhes: Por que me tentais, hipócritas? Mostrai-me cá a moeda do censo. 
             E eles lhe apresentaram um dinheiro. 
             E Jesus lhes disse: De quem é esta imagem e inscrição?
             Responderam-lhe eles: De César.
             Então lhes disse Jesus: Pois dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
             E quando ouviram isto, admiraram-se e deixando-o, se retiraram. (Mateus, XXII: 15 a 22) (Marcos, XII: 13 a 17).
             Irritavam-se os judeus de serem obrigados a pagar tributos aos romanos, que os dominavam. Como viviam sob a lei mosaica, consideravam esse imposto, também uma questão religiosa, contrária à sua lei.
             Usaram-na, pois, como uma cilada para, conforme a resposta, sim ou não, denunciarem Jesus aos judeus ou aos romanos, respectivamente.
             Na frase: “... e não se te dá de ninguém, porque não levas em conta a pessoa dos homens;”, no texto do livro” Imitation De L’Evangille Selon Le Spiritisme 1864, Allan Kardec, editado pela FEB, em 1979, item 128, está assim redigida:” Mestre, sabemos que és verdadeiro e que ensinas o caminho de Deus na verdade, sem olhar a quem quer que seja, porque não consideras a pessoa nos homens;”
             Penso ser essa tradução mais explícita, considerando que Jesus não se importava com a aparência, com os títulos das pessoas que o procuravam. Via em todos, irmãos em desenvolvimento.
             Nessa frase, vemos também o reconhecimento, sincero ou não, por parte dos seus inquiridores, de que Jesus exemplificava, nas suas atitudes e atos, as leis de Deus, que ele colocava acima dos homens.
             Jesus ensinava não só para os de sua época, mas para toda a humanidade da Terra, indicando o caminho para sua evolução.
             Ensinava, exemplificava e confiava em Deus, nas Suas leis e na perfectibilidade dos homens, que alcançariam um dia o que ele alcançara.
             Jesus usou, como sempre o fez, a situação particular para deixar um ensinamento geral, destinado a toda a humanidade, na frase: “Dai a César o que é de César”, ou seja respeitar os direitos do outros, como se quer que os seus sejam respeitados.
             Dar a cada um o que lhe pertence, condenando, pois,” todo prejuízo moral e material causado a outros, toda violação dos seus interesses.”
             Respeitar, pois, as leis humanas, tanto quanto se deve respeitar as divinas no “cumprimento dos deveres contraídos para com a família, a sociedade, a autoridade, bem como para todos os indivíduos.”
             Na idéia, que deve ser transformada em ações, de dar ao homem o que é do homem e a Deus o que é de Deus, esta implícita todos os deveres materiais e espirituais dos homens.

Bibliografia:
KARDEC, Allan -“ O Evangelho Segundo o Espiritismo”

Leda de Almeida Rezende Ebner
Junho / 2009

Centro Espírita Batuira
Rua Rodrigues Alves,588
Vila Tibério - Cep 14050-390
Ribeirão Preto (SP)
CNPJ: 45.249.083/0001-95 
Reconhecido de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº. 3247/76.

Nenhum comentário:

Postar um comentário