Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O Homem de Bem


Karina Cardoso

O homem quando equilibrado e saudável, isto é, em contato com sua essência divina, busca ser bom e melhorar-se a cada momento. Jesus Cristo a 2000 anos atrás nos deixou o roteiro para conquistarmos a saúde integral: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Ele nos deixou seu exemplo de vida, que é um guia seguro para alcançarmos a meta da nossa existência, o crescimento espiritual.

O Espiritismo, sendo o Cristianismo redivivo, vem nos relembrar estes preciosos ensinamentos cristãos, que ainda temos tanta dificuldade de vivenciar. O Evangelho segundo o Espiritismo, é uma obra repleta de lições e explicações para que desenvolvemos o nosso lado ético-moral e nos tornemos pessoas de Bem; e mais detalhadamente na passagem intitulada “o homem de bem” (cap XVII). Ali compreendemos que o homem de bem é alguém que vive dentro das leis do Universo, com fé em Deus e que dá a sua contribuição, fazendo todo o bem que pode, fazendo-o sem esperar recompensa. O seu comportamento perante seus irmãos o distingue. Nisto demonstra que já está no processo de dominar o seu orgulho e egoísmo, desta forma, gradualmente, desenvolvendo a humildade, a resignação, o respeito, etc.

O homem de bem preocupa-se em melhorar a sua própria conduta, sabendo-se responsável por si mesmo. Ele representa a dedicação em vivenciar a doutrina Cristã, servindo a Deus através do próximo e sendo consciente da sua realidade transpessoal. Esta é a proposta para todos nós que buscamos a felicidade real e duradou-ra, compreendendo que a felicidade é uma certa atividade da alma conforme à virtude.

Karina Cardoso é Psicóloga e Secretária do The Spiritist Psychological Society em Londres.

Jornal de Estudos Psicológicos
Ano II  N° 2  Janeiro e Fevereiro 2009
The Spiritist Psychological Society 

Nenhum comentário:

Postar um comentário