Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Nl04 02 A Palestra Do Instrutor

 CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
 Sala Virtual de Estudos Nosso Lar
Estudos destinados às obras de André Luiz
Obra em estudo: Libertação

Livro em estudo: Libertação
Tema: A palestra do Instrutor
Referência: Capítulo II

Resumo do Capítulo
   
Ao nos retirarmos do educandário, o Instrutor Gúbio acentuou:
- Para muitas criaturas é difícil compreender a arregimentação inteligente dos espíritos perversos... Se ainda nos situamos distantes da santidade, não obstante os propósitos superiores que já nos orientam que dizer dos irmãos infelizes que se deixaram prender sem resistência, às teias da ignorância e da maldade?... Enleados em forças de baixo padrão vibratório, não aprenderam a beleza da vida superior...
... Organizam assim, verdadeiras cidades, em que refugiam falanges compactas de almas que fogem envergonhadas de si mesmas, ante quaisquer manifestações da Divina Luz. Filhos da revolta e da treva, aí se aglomeram, buscando preservar-se e escorando-se, aos milhares, uns aos outros..
... A alma caída em vibrações desarmônicas, pelo abuso da liberdade que lhe foi confiada, precisa tecer os fios do reajuste próprio e milhões de irmãos nossos se recusam a semelhante esforço...
... Inabilitados para a jornada imediata, rumo ao Céu, em virtude das paixões devastadoras que os magnetizam, arrebanham-se de conformidade com as tendências inferiores em que se afinam na Crosta Terrestre, de cujas emanações e vidas inferiores ainda se nutrem, qual ocorre aos próprios homens encarnados...
... O objetivo essencial de tais exércitos sombrios é a conservação do primitivismo mental da criatura humana, a fim de que o Planeta permaneça, tanto quanto possível sob seu jugo tirânico.
... Com que fim - pergunta André Luis - essas legiões retardadas se mancomunam, além da morte, se despidas da vestimenta grosseira da carne devem saber, mais que nunca, que se empenham em combates inúteis? Não se cercam presentemente de mais sublimes revelações da Natureza? Por que se aglomeram, assim, através de ajuntamentos desprezíveis e diabólicos?
Fácil entender-se a jornada evolutiva do homem, depois do sepulcro, mas o estacionamento deliberado, na crueldade e no ódio, além da morte, dá pra confundir a mente de qualquer um...
... É quase incrível tanta ignorância, além do corpo que nos conserva em ilusão... A sepultura abre-nos a todos um caminho novo...
 ... Notemos - diz o Instrutor - que nós mesmos desencarnados, nos movemos num campo de matéria que se caracteriza por densidade específica, embora rarefeita, quando confrontada com as antigas formas físicas, e nossa mente, em qualquer parte da Crosta ou aqui onde nos achamos é um centro psíquico de atração e repulsão...
... Dirija  um homem a sua vontade para a idéia de doença e a moléstia lhe responderá ao apelo, com todas as características dos moldes estruturados pelo pensamento enfermiço porque a sugestão mental positiva determina a sintonia e receptividade da região orgânica, em conexão com o impulso havido, e as entidades microbianas que vivem e se reproduzem no campo mental dos milhões de pessoas que a entretém, acorrerão em massa, absorvidas pelas células que as atraem...
... Nossas mentes são colocadas entre forças inferiores e superiores com objetivos de aperfeiçoamento... O espírito encarnado sofre a influência inferior, através das regiões do sexo e do estômago e recebe estímulos superiores, ainda mesmo em procedentes de almas não sublimadas, através do cérebro e do coração...
... Quando a criatura busca manejar a própria vontade, escolhe a companhia que prefere e lança-se ao caminho que deseja...
... Entenderam agora como é compreensível  a opção  de certos  espíritos pela escura casa do crime depois do túmulo?....

QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

 1 - De acordo com as ilustrações acerca do Umbral, podemos dizer que então a Terra é uma cópia dele? A diferença é que aqui estão os que não se revoltam mais quanto a Lei?

2 - "... O objetivo essencial de tais exércitos sombrios é a conservação do primitivismo mental da criatura humana, a fim de que o Planeta permaneça, tanto quanto possível sob seu jugo tirânico." Sendo assim, como nos proteger e até afastar estas entidades de perto de nós?

3 - "Por que se aglomeram, assim, através de ajuntamentos desprezíveis e diabólicos?
Fácil entender-se a jornada evolutiva do homem, depois do sepulcro, mas o estacionamento deliberado, na crueldade e no ódio, além da morte, dá pra confundir a mente de qualquer um..."
André Luis faz esta pergunta ao Instrutor Gúbio, que deixa +- no ar a resposta... Ele a dá, mas prefere que AL tire suas próprias conclusões a respeito. Quais as suas a respeito?

4 - "... Nossas mentes são colocadas entre forças inferiores e superiores com objetivos de aperfeiçoamento... O espírito encarnado sofre a influência inferior, através das regiões do sexo e do estômago e recebe estímulos superiores, ainda mesmo em procedentes de almas não sublimadas, através do cérebro e do coração..."
Podemos então entender que todos ao reencarnarem vem com "meio-a-meio" pra cá??
Ou alguns espíritos vêm com tendências mais inferiores ou superiores que outros?

5 - "... Quando a criatura busca manejar a própria vontade, escolhe a companhia  que prefere e lança-se ao caminho que deseja...
... Entenderam agora como é compreensível  a opção  de certos  espíritos pela escura casa do crime depois do túmulo?...."
Podemos entender então que no Umbral, temos o livre arbítrio de permanecer ou não lá ou ficamos presos lá de acordo com nosso livre arbítrio mal usado aqui?

Conclusão do estudo

Prosseguindo seu trabalho no mundo espiritual, André Luiz está iniciando  uma nova tarefa, preparando-se para visitar as regiões habitadas por espíritos ainda muito atrasados, que se organizam numa verdadeira sociedade.
Surpreso com o fato desses espíritos se reunirem sob uma organização em que há, até, uma hierarquia constituída, após ouvir a palestra de um espírito  de  elevada evolução - o Ministro Flácus - André Luiz e seu companheiro Elói participam  de  uma elucidativa conversa com o Instrutor Gúbio.
O tema abordado pelo Instrutor foram essas  organizações  constituídas  em regiões densas do plano espiritual e voltadas à prática do mal.  O  Autor  mostrou-se surpreso com a existência desse tipo de sociedade, que desconhecia, tendo-llhe sido explicado pelo benfeitor Gúbio as causas dessa arregimentação das forças do mal, mostrando-lhe que se constituem no real "inferno", alegoria criada pelo homem.

QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

1 - De acordo com as ilustrações acerca do Umbral, podemos dizer que então a Terra é uma cópia dele? A diferença é que aqui estão os que não se revoltam mais quanto a Lei?
A Terra é uma cópia do mundo espiritual, não só com relação às questões espirituais como também com relação às coisas materiais. Tudo o que temos aqui em termos espirituais, como a dor, o sofrimento  e  a  felicidade  relativa,  vamos encontrar também no mundo espiritual. Da mesma forma quanto aos bens materiais.
Tudo o que temos aqui - e até muito mais - existe no plano espiritual, claro que em outra dimensão.
O Umbral, por sua vez, nada mais é do que uma região onde se reúnem espíritos sofredores, ainda pouco moralizados, que se atraem pela lei de sintonia. Como vibram na mesma faixa, estão sempre reunidos em algum lugar do espaço.
Se considerarmos que a Terra é um dos planetas mais atrasados  do  Universo, de acordo com o que os Espíritos disseram a Allan Kardec e que, em conseqüência, nela reencarnam espíritos igualmente atrasados em sua evolução, podemos concluir que a grande maioria desse Planeta é constituída de espíritos sofredores, ainda pouco evoluídos no aspecto intelectual e, principalmente, moral. Considerando esse fato, podemos dizer que a Terra é um  verdadeiro  "umbral  de  encarnados".  Aliás, de desencarnados também, pois muitos sequer a deixam após a desencarnação, tão presos se encontram às questões materiais.

2 - ”... O objetivo  essencial de tais exércitos sombrios é a conservação do primitivismo mental da criatura humana, a fim de que o Planeta permaneça, tanto quanto possível sob seu jugo tirânico."
Sendo assim, como nos proteger e até afastar estas entidades de perto de nós?
Evidentemente, não lhes permitindo a sintonia.  E  isso  conseguiremos  com  o cumprimento da Lei de Deus, que Jesus veio nos ensinar e sobre as quais o Espiritismo lançou novas luzes.

3 - "Por que se aglomeram, assim, através de ajuntamentos desprezíveis e diabólicos?
Fácil entender-se a jornada evolutiva do homem, depois do sepulcro, mas  o estacionamento deliberado, na crueldade e no ódio, além da morte, dá pra confundir a mente de qualquer um..." .
André Luiz faz esta pergunta ao Instrutor Gúbio, que deixa mais ou menos no ar a resposta... Ele a dá, mas prefere que André Luiz tire  suas próprias  conclusões  a respeito. Quais as suas a respeito?
A Doutrina Espírita nos ensina que permanecemos os mesmos após a desencarnação.
A bagagem com que aportaremos no plano espiritual são as nossas conquistas morais e intelectuais. Dessa forma, espíritos atrasados, ainda perseverantes no mal, assim continuarão no plano espiritual, pelo menos por algum tempo, pois a natureza não dá saltos. Os espíritos a que se refere André Luiz deixaram o corpo físico em situação evolutiva ainda muito atrasada. Enquanto não tiverem um despertamento que os conduza à sua transformação moral, permanecerão estacionados na crueldade e no ódio.

4 - "..Nossas mentes são colocadas entre forças inferiores e superiores com objetivos de aperfeiçoamento... O espírito encarnado sofre a influência inferior, através das regiões do sexo e do estômago e recebe estímulos  superiores, ainda mesmo em procedentes de almas não sublimadas, através do cérebro e do coração..."
Podemos então entender que todos ao reencarnarem vem com "meio-a-meio" pra cá?
Ou alguns espíritos vem com tendências mais inferiores ou superiores que outros?
Da mesma forma que ao desencarnar o espírito permanece o mesmo, ao reencarnar também continua da mesma maneira que se encontrava no plano espiritual. Embora sejam dois momentos de grande perturbação para o espírito, o seu nível evolutivo não se altera em função da desencarnação nem da reencarnação. Chegamos ao mundo da carne com a nossa bagagem intelectual e  moral  acumuladas  ao  longo  da  nossa existência, de muitas encarnações. É claro que uns vem com tendências superiores, outros, inferiores, dependendo, cada caso, do estágio evolutivo em que se encontre  o espírito.

5 - "... Quando a criatura busca manejar a própria vontade, escolhe a companhia que prefere e lança-se ao caminho que deseja... Entenderam agora como é compreensível a opção de certos espíritos pela escura casa do crime depois do túmulo?..."
Podemos entender então que no Umbral, temos o livre arbítrio de permanecer ou não lá ou ficamos presos lá de acordo com nosso livre arbítrio mal usado aqui?
O espírito é portador de seu livre-arbítrio sempre, quer se encontre no plano da matéria, quer fora dela, no Umbral ou em regiões mais elevadas. A desencarnação não o despoja de seu livre-arbítrio. Assim, a permanência ou não do espírito no Umbral é uma questão de sintonia vibratória, que somente a sua consciência pode modificar, através do despertamento para a necessidade da sua transformação moral. Ou seja, é preciso que o próprio espírito queira, sinceramente, pois no plano espiritual não há como disfarçar os sentimentos, sair do Umbral, reformando-se intimamente.  Nesse sentido, o próprio André Luiz nos dá um exemplo disso no livro "Nosso Lar", em que relata sua permanência  durante aproximadamente oito anos nas regiões umbralinas, em dor e sofrimento, até que, usando seu livre-arbítrio, decidiu-se pela prece em busca do socorro do Alto.

Muita paz a todos.

Equipe Nosso Lar

CVDEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário