Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 16

CAPÍTULO XIV  1ª PARTE

SIMBIOSE ESPIRITUAL

Alga: designação das plantas que ocupam o último lugar na série vegetal. Compreende os vegetais relativamente simples, mas bastante diversificados quanto a formas, pigmentos e tipos de reprodução. O corpo é representado por um talo e não tem raízes, caules ou folhas. São aquáticas, mas ocorrem também em terra úmida, lodo e sobre cascas de árvores.

Anabolismo: fase regenerativa do processo metabólico, em que se dá a regeneração dos compostos que foram degradados (por catabolismo), partindo de substâncias mais simples.

Ancianidade: antigüidade; velhice muito avançada.

Anelídeo: animal invertebrado, alongado, de secção circular e segmentado; ao grupo pertencem as minhocas e sanguessugas.

Assimilação: ação pela qual os seres vivos transformam substâncias alheias em sua própria substância, através de nutrição.

Automatismo: ação automática do organismo, sem a orientação consciente do ser.

Azoto: nitrogênio, elemento encontrado no ar (78%), gasoso, incolor, inodoro, pouco ativo, mas que participa de grande número de compostos.

Bactéria: designação de organismos microscópicos, unicelulares (uma só célula), de numerosas espécies, que se reproduzem por cissiparidade (divisão transversal), havendo as bactérias essenciais ao sustento da vida, e as patogênicas (geram doenças).

Bactéria Nitrificadora: agente de nitrificação, isto é, de transformação, no solo, do amoníaco (combinação do nitrogênio e hidrogênio) em substâncias de ação fertilizante.

Biológico: relativo ao desenvolvimento e às condições de vida dos seres vivos.

Biossíntese: síntese (formação) de substâncias orgânicas nos seres vivos.

Botânica: ciência que estuda os vegetais, descrevendo os seus caracteres, vida e mútuas relações com o meio ambiente.

Carbono: elemento cristalino (grafite e diamante), capaz de formar extensas cadeias de átomos, e que constitui dezenas de milhares de compostos.

Catabolismo: fase destrutiva (degradação de compostos) do processo metabólico em que se dá a formação, pelos organismos de substâncias simples, a partir de outras mais complexas, com a oxidação e liberação de energia.

Célula: a menor unidade de função e organização, nos seres vivos, que apresenta todas as características de vida.

Centro Coronário: centro de força vital, no perispírito, responsável pela supervisão dos demais centros de força vital, para receber em primeiro lugar os estímulos do espírito (Vide Centro Vital: Do Capítulo II  1ª Parte).

Clônico: referente a espasmos ou contrações espasmódicas.

Clorofila: designação dos pigmentos de cor verde que contém magnésio, e que estão presentes nas células das plantas capazes de realizar fotossíntese.

Cogumelo: designação comum a inúmeras plantas criptogâmicas. Há cogumelos microscópicos e macroscópicos, de porte variável, muitos destes venenosos e alguns comestíveis. É também conhecido como fungo, havendo os de vida parasitária e os de vida livre.

Corpo Espiritual: o perispírito, psicossoma.

Criptogâmico: referente ao vegetal que não se reproduz por meio de flores, e que tem os órgãos reprodutivos imperceptíveis a olho nu. Compreende as algas, os fungos, as ervas rasteiras e as samambaias.

Desassimilação: degradação de compostos ricos em energia, sendo o fenômeno realizado por oxidação, nos organismos, como meio importante para a obtenção da energia indispensável aos processos vitais.

Elemento Azotado: elemento nitrogenado (combinado com nitrogênio).

Enzima: denominação das substâncias protéicas que atuam no organismo como agentes catalisadores (desencadeiam reações) nos processos metabólicos, transformando a energia de ativação necessária para cada reação, tornando-a mais rápida.

Espasmo: contração involuntária e convulsiva dos músculos.

Espasmo Tônico: espasmo caracterizado por uma tensão contínua.

Esponja: animal marinho ou de água doce, cujo corpo é provido de numerosos poros, câmaras e canais pelos quais entra e sai a água.

Estanque: que é mantido vedado, sem abertura, acarretando estagnação.

Excelsitude: sublimação, elevação.

Fisiológico: relativo ao corpo, levando-se em conta as funções orgânicas.

Fisiopsicossomático: que pertence, simultaneamente, aos domínios do corpo físico e do psicossoma (corpo espiritual ou perispírito).

Fotossíntese: processo básico de alimentação dos vegetais, através da síntese (formação) de substâncias orgânicas, com a fixação do gás carbônico mediante a ação da luz solar e a participação da clorofila.

Gás Carbônico: gás pesado desprovido de odor, não tóxico, porém asfixiante, existente no ar numa proporção de 0,03%. É alimento indispensável para os vegetais, sendo eliminado pelos seres vivos como resultado da respiração celular.

Genésico: relativo à capacidade de gerar.

Gonídia: designação das células verdes que forma, nas algas e nos líquens, uma camada contínua, na qual parece residir todo o poder vegetativo dessas plantas.

Habitat: lugar com características ecológicas próprias para servir de habitação a um organismo ou a uma população.

Hausto: ato de haurir, aspirar; figurativamente, fluido produzido pela respiração, atuando sobre o meio.

Haustórico: ramificação pela qual certos vegetais absorvem o alimento.

Hifa: filamento de um talo de fungo (cogumelo).

Histeria: psiconeurose que se manifesta através de um conjunto variado de distúrbios psíquicos, sensoriais e motores, considerados como expressão orgânica de conflitos inconscientes.

Hístero-epilepsia: histeria com características epiléticas, em que ocorrem espasmos e convulsões.

Hormônio: substância produzida pela atividade das glândulas de secreção interna (endócrinas), ou pela atividade de tecidos de secreção interna. É lançado, em parte, no sangue ou na linfa, e, em parte, nos tecidos. Atua sobre as funções orgânicas como excitante ou como regularizador.

Hospedador: no parasitismo, um organismo em que vive outro como parasito.

Hospedeiro: mesmo que hospedador.

Imanizar: imantar, submeter a um efeito semelhante ao da ação do ímã.

Impulso Fragmentário: impulso descontínuo, intermitente, que caracteriza um estado muito rudimentar.

Leguminosa: vegetal do grupo dos legumes (vagens) que são plantas ou partes destas utilizadas na alimentação humana. Suas sementes localizam-se dentro de vagens. Ex.: feijão, ervilha.

Letal: mortal, mortífero.

Líquen: vegetal formado pela íntima associação de uma alga verde ou azul com um fungo (cogumelo) superior. A alga fica dentro do talo, formando uma camada verde. Essa associação constitui exemplo de perfeita simbiose, em que a alga fornece matéria orgânica ao fungo, e este fornece sais minerais e umidade à alga.

Mentossíntese: espécie de metabolismo operado com base nas trocas de fluidos mentais, tomada a fotossíntese como analogia.

Metamorfose: mudança de forma ou de estrutura; transformação.

Micológico: relativo aos cogumelos.

Micorriza: associação simbiótica da raiz de uma planta com os filamentos do talo de determinados fungos.

Molusco: animal de corpo mole e mucoso, coberto por um manto que em geral congrega uma concha; não tem segmentação perceptível nem apêndices articulados. São as lesmas, as ostras, os caramujos, etc.

Nodosidade: saliência, proeminência, com aparência de nó.

Opistótono: contração espasmódica em que a cabeça e os calcanhares se voltam para trás, enquanto o tronco se dobra para a frente, assumindo o corpo uma postura em forma de arco.

Orquidácea: grupo de plantas a que pertencem as orquídeas, e que vivem basicamente nos países tropicais, sendo inúmeras as espécies. São vegetais epífitos, isto é, que crescem sobre outros sem parasitá-los.

Oxidação: entrada de oxigênio em uma sustância, modificando-a.

Parabiose: união permanente de organismos vivos, como a de gêmeos xipófagos (ligados um ao outro).

Parasitismo: associação entre dois seres de espécies diferentes, na qual um se beneficia com o prejuízo do outro. Para viver, o parasito depende de seu hospedeiro, que ele não destrói, mas explora, causando-lhe dano. Em certos casos, essa peculiar associação pode produzir, no correr do tempo, a morte do hospedeiro.

Parênquima: tecido constituído de células do mesmo diâmetro, que se relaciona sobretudo com a armazenagem e distribuição de substâncias nutritivas.

Patologia: parte da Medicina que se ocupa das doenças, suas origens, sintomas e natureza.

Pensamento Contínuo: pensamento constante, ininterrupto, que caracteriza a capacidade mental do homem, em oposição ao pensamento fragmentário (descontínuo), próprio dos animais irracionais.

Plasma: massa formadora e essencial de um órgão.

Protozoário: designação dos animais unicelulares (uma só célula), que constituem um grande sub-reino, tendo-se como exemplo a ameba.

Psiconeurose: transtorno funcional, que se manifesta mediante perturbações orgânicas (respiratórias, digestivas, excretoras, genitais) e desequilíbrios psíquicos.

Quimiossíntese: síntese (formação) de substâncias orgânicas, a partir de inorgânicas, realizada por bactérias sem o concurso da luz solar, mas com uso da energia restante de um processo químico.

Radiação: emissão de raios portadores de energia.

Rádícula: minúscula raiz.

Simbiose: associação de dois seres de espécie distinta, com influência de um sobre o outro, ou de ambos entre si, podendo essas relações, ser úteis ou prejudiciais às duas partes, favoráveis ou nocivas para uma delas apenas.

Tubérculo: caule curto e grosso, rico em substâncias nutritivas. Ex.: a batata.

Tuberlário: espécime dos turbelários, cujo corpo é revestido de epiderme ciliada com muitas glândulas mucosas, e que tem tubo digestivo incompleto e boca ventral, podem ser terrestres, de água doce ou marinhos, e geralmente de vida livre. São comumente representados pelas lesmas ou planárias.

Vampirismo: processo de domínio ou exploração psíquica, levado a efeito por entidade desencarnada, sobre aquele que está submetido à influência de tal entidade.

Verdugo: indivíduo que inflige maus-tratos; carrasco.

Vibratório: referente ao grau de ponderabilidade e contextura da matéria, resultante do movimento das partículas elementares que a compõem.


J.M.M.
JOSÉ MARQUES MESQUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário