Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

AS MANIFESTAÇÕES NA ANTIGA HISTÓRIA - THE EVENTS IN ANCIENT HISTORY

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO
(1.º ANO DO CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA)
PELO INSTRUTOR: MARCELO STANCZYK
APONTAMENTOS SOBRE HISTÓRIA DO ESPIRITISMO

As manifestações na antiga história

Além das manifestações espíritas ocorridas a partir do século XVIII (já citadas), anteriormente a estas, houveram milhares de outras, pouco conhecidas, mas citadas no Cristianismo, Zoroastrismo, Bramanismo, Budismo, Taoísmo, assim como outras diversas religiões antigas.
Emmanuel cita que os fenômenos mediúnicos existem na gênese de todas as religiões, mas desaparecem, à maneira de fogo fátuo.
No Egito, fazendo um levantamento histórico da vida do povo, verificamos fatos mediúnicos, também conhecidos como espíritas, mormente aos ocorridos com Moisés e as pragas do Egito, assim como o fenômeno das pedras do decálogo. Não há que se furtar da idéia de que Moisés tenha sido um grande médium, tanto o é que, sendo um texto bíblico: “Os israelitas se encaminhavam para Hebron, onde não havia água para tanta gente. Moisés com sua vara mágica fez brotar água de uma rocha”¾ será que referida vara não funcionou como um ponto de referência para a descoberta de um veio d’água, como ocorre com o fenômeno da Radiestesia ???
Podemos citar o caso descrito no 1º Livro de Samuel - Capítulo 28, versículos de 5 a 25, em plena vigência das ordenações de Moisés contra o uso da evocação dos mortos.
E então o ocorrido no dia denominado de Pentecostes ¾ Livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículos 1-4:
Ao cumprir-se o dia de pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.
E apareceram, distribuídas entre eles, línguas de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”.
                Será que se trata de fenômeno espírita? !
Moisés “ouviu” e “viu” o anjo ou espírito que lhe falava na sarça ardente no Monte Sinai.
Ainda, EZEQUIEL descreve a incorporação de um espírito ( Livro de Ezequiel, capítulo 1, versículo 2, e capítulo 2).
E mais, JOSÉ recebeu diversas comunicações dos espíritos. Inicialmente um anjo lhe anuncia o nascimento de Jesus (Evangelho segundo Mateus, Capítulo 1, versículo 20), depois lhe recomenda que fuja com a família para o Egito, com o fim de escapar da fúria de Herodes (Evangelho segundo Mateus, Capítulo 2, versículo 13).
A seguir, temos JESUS andando sobre o mar (Evangelho segundo Mateus, Capítulo 14, versículos 25 a 33), a transfiguração de JESUS (Evangelho segundo Mateus, Capítulo 17, versículos 1 ao 5) assim como um amontoado de “milagres” (?!).
O livro do Apocalipse também, é uma fonte desses fenômenos espíritas, quando descreve no Capítulo 22, um fenômeno ocorrido consigo próprio.
Temos, em Roma, o conhecido caso de JÚLIO CESAR (Gaius Julius Caesar), onde sua esposa teve um sonho, onde viu-o sendo assassinado. Há também o sonho do próprio, ocorrido na noite anterior ao seu assassinado, descrito por Joe J. Heydecker, no, livro Fatos da Parapsicologia: “na noite anterior ao seu assassinato, Cesar viu a sí próprio, várias vezes, flutuando sobre nuvens, e depois, mais uma vez, se viu entregando a Júpiter sua mão direita. Sua esposa, calpúrnia, viu, em seus sonhos, como a cumeeira de sua casa ruía, e como seu marido era morto a golpes de punham em seus braços”.
Na Grécia, temos o caso de SOCRATES, contado por Charles R. Richet, no livro Tratado de Metapsíquica, onde o mesmo possuía um demônio (espírito protetor) que guiava-o, ministrando-lhe muitas vezes ensinamentos estranhos ao filósofo.
Como se poderá notar, apesar de poucas serem as citações aqui contidas, os fenômenos espíritas já ocorrem de muito tempo, porém, somente com o advento do Espiritismo, é que se inicia um estudo científico sobre o tema.

Conclusão

Evidente que é de se notar que, alhures das manifestações, que também são importantes, há uma doutrina filosófica, que deve ser estudada, analisada com o mesmo afinco, e um conteúdo religioso que não deve ser esquecido.
Mas então talvez ficaria, no ar, a pergunta: E por que esses fenômenos não mais ocorrem ?
Basta analisarmos que os fenômenos ocorrem não somente em atendimento às leis naturais, mas também, sob o impulso de uma força inteligente. Se antes ocorreram possuíam um fim, hoje, contudo, não mais é necessário que ocorram fenômenos desta natureza para que o homem creia na imortalidade da alma. Portanto, tendo conquistado o seu fim, os fenômenos baixaram de intensidade.

Bibliografia
· História do Espiritismo  Arthur Conan Doyle
· Diversos livros de História -  Ginasiais
  Vários autores
CENTRO ESPÍRITA ISMAEL
DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO

AV. HENRI JANOR, 141, JAÇANÃ - S. P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário