Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

APONTAMENTOS SOBRE HISTÓRIA DO ESPIRITISMO - Estudo histórico

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO
(1.º ANO DO CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA)
PELO INSTRUTOR: MARCELO STANCZYK
APONTAMENTOS SOBRE HISTÓRIA DO ESPIRITISMO

APONTAMENTOS SOBRE HISTÓRIA DO ESPIRITISMO
 - Estudo histórico
Estudado, o que é o Espiritismo. É importante, também, se fazer um estudo do momento histórico quando nasceu o movimento espírita.
Sem muitas delongas, mas sabendo ser necessário uma breve resenha, temos que a história, propriamente dita, inicia-se a partir do momento em que há o surgimento da escrita.
Para fins didáticos o período da história é dividido em quatro grandes blocos: história antiga, história medieval, história moderna e história contemporânea.
Antes do surgimento da escrita, o homem, no sentido religioso, adorava os fenômenos naturais, a terra o céu, como sendo Deuses diante da impossibilidade de explicar esses fenômenos.
No campo já da história, caracteriza o período antigo da história o desenvolvimento intelectual no oriente, com o surgimento de diversas civilizações, principalmente os egípcios, assírios, persas, hebreus, posteriormente no ocidente, os gregos e os romanos. Há nessa fase, uma espécie de endeusamento dos chefes políticos (imperadores, Reis e Faraós). O monarca era senhor absoluto, detentor do governo e respeitado como se um Deus fosse. A contribuição maior deste período, para o homem, foi o surgimento e desenvolvimento da filosofia, principalmente destacamos, Aristóteles e Platão, entre outros, e Justiniano, que promoveu a organização do direito. No campo religioso, este período foi marcado por sistemas religiosos politeístas (crença em vários deuses), na esmagadora maioria, merecendo ser citada a exceção que era o povo hebreu que acreditava na existência de somente um Deus (JEOVÁ).
E é do seio deste povo monoteísta (Povo Hebreu) que, por volta de 2000 anos atrás encarnou um espírito com tarefa definida, este que hoje conhecemos com o nome de JESUS. Sua importância foi tão marcante que permanecem até hoje fragmentos de seus ensinamentos. Na época do nascimento de Jesus, os judeus eram subjugados, formando parte do império romano.
Apesar de terem havido diversas pessoas que tenham contribuído para o surgimento do cristianismo, a principal pessoa foi PAULO (Saulo de Tarso ¾ Judeu da Classe dos Fariseus, cidadão romano, profundo conhecedor do sistema religioso dos judeus, que quando em perseguição aos adeptos do cristianismo nascente, teve uma visão com Jesus às portas da Cidade de Damasco). Do trabalho de Paulo, aliado ao trabalho de Simão Pedro, assim como com o advento do édito de Milão, em 305 d.C., promulgado pelo Imperador Romano Constantino, os cristãos deixaram de ser perseguidos, e se tornou religião oficial do império.
O início do período medieval se deu com a divisão do Império Romano em duas partes, uma ao ocidente e outra no oriente, e o desmantelamento daquela face as investidas dos bárbaros, criando o sistema feudal (pequenas cidades autônomas). Nesta época a única organização que prevaleceu foi a Igreja. No sentido filosófico e religioso foi caracterizado pelo total obscurecimento do conhecimento humano. Foi também, a época da Santa Inquisição.
O advento da era moderna se deu com o surgimento da nova classe dos burgueses. O que no campo científico gerou o início dos conflitos entre os pensadores e a Igreja. No âmbito religioso, teve como marco a reforma protestante (movimento liderado por Martinho Lutero, em 1520, que se insurgia contra as atitudes da Igreja institucionalizada ¾ principalmente venda de indulgências) e a contra-reforma, realizada pela igreja. A conseqüência foi a divisão da cristandade entre os protestantes e os católicos.
Por volta da metade do século XVIII, e início do século XIX, iniciou-se na Europa um movimento conhecido como renascimento, onde houve a retomada do pensamento humano, se insurgindo contra os dogmas e o obscurecimento da ciência.
Foi neste ambiente que surgiram as primeiras manifestações espíritas.
O marco para o surgimento do Espiritismo é SWENDENBORG, vidente sueco, nascido em 1688, e desencarnado em Londres em 1772. Tratava-se de pessoa de variada cultura: era engenheiro de minas, autoridade em metalurgia, engenheiro militar, astrônomo, físico, zoólogo, anatomista, financista e economista. Em sua primeira visão, ele fala sobre “uma espécie de vapor que se exalava dos poros de seu corpo. Era um vapor aquoso muito visível e caia no chão, sobre o tapete” ¾ tratava-se do ectoplasma.
         Desde menino tinha suas visões. E no decorrer de sua vida com profundo conhecimento dos principais assuntos que seria tratados por Kardec na Codificação, quase um século após.
Em uma outra oportunidade, o vidente sueco observou e descreveu um incêndio em Estocolmo, a trezentas milhas de distância do lugar em que estava ¾ Cidade de Gothenburg ¾ com perfeita exatidão, estando este acompanhado de 16 pessoas em um jantar. Este caso foi investigado pelo contemporâneo Kant.
Além deste fabuloso médium, é importante citar EDWARD IRWING. Pertencia a pobre classe dos trabalhadores braçais escoceses. Foi pastor na Igreja escocesa de Hatton Garden, e diante de sua eloquência, foi transferido para a cidade de Regent Square.
A partir de 1831 iniciaram-se fenômenos de pessoas sendo tomadas de maneiras estranhas em manifestações, dentro mesmo do próprio templo da igreja. Mas o incidente que mais importou foi o ocorrido nas comunidades “shakers”, nos E.U.A., por volta de 1837. Os fenômenos iniciavam-se com a visita, principalmente de Espíritos de índios Peles Vermelhas, onde em poucos instantes, das cordas vocais dos próprios “shakers”, emanavam gritos característicos (Whoop, whoop), e estes conversavam e dançavam na língua destes, mostrando em tudo que estavam tomados realmente por espírito de Peles Vermelhas.
Ë importante analisar outro precursor da doutrina, ANDREW JACKSON DAVIS. Nascido em 1826 nas margens do Hudson. Antes dos 21 anos escreveu um dos livros mais profundos e originais sobre filosofia, apesar de ser fraco do corpo e pobre de mente. Tal obra reafirmava alguma das idéias emanadas de SWENDENBORG. Ainda em infância, desenvolveu a clarividência e a clariaudiência.
Assim o foi que, LIVINGSTONE, a princípio usava Davis para diagnósticos médicos, visto este descrever o corpo humano como se este se tornasse transparentes aos seus olhos.
Quando em transe, também falava várias línguas, expondo conhecimentos elevadíssimos em várias áreas, entre elas, geologia, arqueologia, história, etc.
Também, profetizou o aparecimento de muitas coisas, e o surgimento do Espiritismo, em seu livro “Princípios da Natureza”.
Contudo, o mais interessante fenômeno, no sentido científico foi o ocorrido em HYDESVILLE.
As várias manifestações até então ocorridas, eram desconexas e irregulares, porém o fenômeno de HYDESVILLE, que apesar de se achar em um nível inferior, ocorreu em presença de pessoas que souberam explorar, introduzindo um raciocínio e um sistema naquele que até então havia sido mero objeto de admiração para o estudiosos.
Hydesville é um vilarejo típico do Estado de New York, em 1847, com uma população primitiva, com pouca cultura, o que talvez tenha ligação com a liberdade de preconceito, assim como a receptividade característica da população local. As casas eram feitas de madeira, humildes, sendo que em uma  fazenda, habitava a família FOX. Além de pai e mão, de religião metodista, moravam também, duas filhas : MARGARET, de 14 anos, e KATE, de 11 anos. O casal possuía outros filhos e filhas que não residiam com os mesmos, sendo uma delas LEAH, que lecionava música em Rochester.
A casa alugada pelos FOX já gozava de má reputação, porém fatos incertos, perdidos diante da insignificância do lugarejo. Ocorre que, um ano após a família FOX ter alugado a casa, o que ocorreu em 11 de dezembro de 1847, os ruídos notados pelos antigos voltaram a ser ouvidos. Consistiam os ruídos em Arranhaduras. (Para ilustração, é conveniente ser citado que tais ruídos pareciam pouco naturais para serem produzidos por visitantes de fora ¾ e mais, eram desconhecidos dos fazendeiros iletrados da região ¾ ocorre que, porém tais fenômenos já haviam sido notados na Inglaterra em 1661, em Casa de Mrs. Mompesson, em Tedworth; por Melancton, em Openheim, na Alemanha, em 1520; em Epworth Vicarage, em 1716.
Até meados de março de 1848, tais ruídos não incomodavam a família FOX, contudo dessa data em diante houve um grande crescimento de intensidade. Às vezes eram simples batidas, outras soavam como arrastar de móveis. Tal foi o ponto a que esses fenômenos chegaram que, as irmãs Margareth e Kate se recusavam a dormir sozinhas, e mais se refugiavam junto aos pais, para dormir. Tão vibrantes eram os sons que as camas tremiam e se moviam. Diante desses fatos, foram feitas uma série de investigações possíveis à época. O marido aguardava de um lado da porta e a mulher do outro, mas os arranhões ainda continuavam.
Logo foi espalhada a idéia de que a luz do dia era inimiga dos fenômenos, e consequentemente, isso reforçou a idéia de que se tratava de fraude.
Por outro lado, na noite de 31 de março de 1848,  houve uma irrupção de inexplicáveis sons muito altos e continuados. Esta noite foi considerada como a de que houve grandes pontos da evolução psíquica alcançada, isso porque KATE FOX desafiou a força invisível a repetir as batidas que ela dava com os dedos. E naquele quarto rústico, em um ambiente repleto de gente ansiosa que iniciaram os primeiros ensaios científicos sobre o Espiritismo.
Apesar de ter sido formulado em palavras brandas, imediatamente foi aceito o desafio de KATE. Cada pedido era respondido com um golpe. Tratava-se ”de forma exemplificada” de uma telegrafia espiritual.
A ciência ressurgia diante do renascimento, e muitas “coisas” já eram explicadas, porém outras forças ainda eram inexplicadas. Só que, diante da Família FOX e do povo de HYDESVILLE estava uma força que pretendia ter às suas costas uma inteligência independente. Isso era a suprema significação de um novo ponto de partida.
A Sra. FOX ficou admirada daquele resultado e da posterior descoberta de que aquela força, ao que parecia, era capaz de ver e ouvir, pois quando KATE dobrava o dedo sem barulho, o aranhão respondia. No desenvolvimento da pesquisa, a mãe de KATE realizou uma série de perguntas, que mostrava um profundo conhecimento, pela misteriosa força, de seus negócios do que ela mesmo possuía, devendo-se destacar uma questão formulada em que a força respondia insistentemente que a Sra FOX tivera sete filhos, conquanto esta protestava ter tido somente seis, porém em determinado momento, eis que à sua mente veio que um havia morrido em tenra idade. Ainda, além da Sra FOX, a Sra Redfield foi chamada e se maravilhou, até mesmo ao ponto do pavor, ao obter respostas corretas a questões íntimas.
A notícia percorreu rapidamente. E apesar da ausência, em alguns momentos das Irmãs FOX, o fenômeno persistia exatamente como antes.
Foi criada uma espécie de comissão de investigação que, num jogo de perguntas e respostas, na noite de 31 de março, foram capazes de obter uma série de informações preciosas sobre o mundo espiritual. Descobriram que a força misteriosa tratava-se de um espírito que tinha sido assassinado e enterrado, aos 31 anos naquela casa, por um antigo inquilino, há cerca de 5 anos, por causa de dinheiro, e que sua sepultura seria a 10 pés de profundidade numa adega. Na noite do dia seguinte os acontecimentos continuaram e se confirmaram, quando não menos de 200 pessoas se haviam reunido em volta da casa. E em 02 de abril foi constatado que os arranhões tanto se produziam de dia quanto de noite.
Foi, porém um vizinho, de nome DUESLER, quem, pela primeira vez, usou o alfabeto para obter respostas por meio de arranhões nas letras. E dessa forma foi obtido o nome do morto ¾ Charles B. Rosma.
A idéia de coordenar as mensagens surgiu quatro meses mais tarde, quando ISAAC POST, um quaker de Rochester tomou a direção. 
No verão de 1848, O Sr. DAVID FOX, auxiliado pelo Sr. HENRY BUSH, Sr. LYMAN GRANGER, de Rochester, e outros, retomou as escavações na adega. Foram encontrados cabelos e ossos humanos, que foram declarados por um médico que testemunhava como sendo pertencente a um esqueleto humano, porém somente 56 anos mais tarde foi feita uma descoberta que provou, afastando qualquer dúvida sobre a existência de um ser humano enterrado na Adega da casa da família FOX. Tal fato constatado foi publicado no Boston Journal, de 23 de novembro de 1904.
Depoimentos confirmam o crime realizado, a identidade e outras peculiaridades que confirmam a veracidade da história exposta, até mesmo o fato de o corpo ter sido removido do chão da adega e novamente enterrado na parede desta.
Abalada a família, as irmãs acabaram por ser separadas, indo cada uma viver com um de seus irmãos. KATE foi residir junto a uma irmã sua de nome LEAH FISH, e na residência desta os acontecimentos voltaram a acontecer, tanto o é que, sendo LEAH professora de música, esta teve de deixar de lecionar, face a centenas de pessoas que enchiam a sua casa para ver as  maravilhas.
Tal acontecimento foi tão importante também porque, após a este, nas proximidades de HYDESVILLE, outros fenômenos semelhantes começaram a ocorrer com o Reverendo A. H. Jervis, com o Diácono Hale, de Grecce, com a Sra. SARAH A. TAMLIN e Sr. BENEDICT, de Auburn.
Em vão orou a família FOX junto aos seus irmãos metodistas, assim como foram feitos em vão diversos exorcismos pelos padres de vários credos. Os fenômenos persistiam.
Foram iniciadas pesquisas, e as meninas sofreram toda sorte de vexames. Foram isoladas, puseram-se diante de espelhos, pesquisadoras femininas as despiram, inspecionaram e as amarraram, selaram... Várias pessoas foram colocados na casa para vigiá-las. Todavia, mesmo com estas precauções os fenômenos persistiam. Apesar de procurarem optar pelo embuste, ao final, tiveram que se render à evidência do fenômeno e confessaram a inexistência de qualquer processo fraudulento.
Chegou-se a tal ponto, que em determinada ocasião, as moças quase foram linchadas, o que não ocorreu face a interferência de alguns heróis.
Em 1850, as meninas, isoladas, ao serem estudadas por uma comissão, receberam idêntica mensagem de altíssimo valor literário, assinadas por Benjamim Franklim.
Por fim, submeteram-se as irmãs FOX ao estudo de WILLSM CROOKS, renomado físico membro da Sociedade Real da Inglaterra. Em 1951 foi constituído um novo grupo de pessoas inteligentíssimas, com o intuito de estudar mais afundo o caso das irmãs FOX. JOHN WORTH EDMONDS compunha essa comissão. Jurista, membro do Congresso de New York, presidente do Senado e Juiz do Supremo Tribunal de Apelação, ao final concluiu que deveria tornar público o resultado de suas pesquisas, apesar mesmo da conclusão ser diversa do pré-conceito inicial.
Diante da repercussão internacional deste fenômeno, verdadeiro marco do Espiritismo no mundo, HIPPOLYTE LÉON DENIZARD RIVAIL, entra em cena, quando então estudava o magnetismo, para ser o Codificador da Doutrina Espírita. O que ocorreu em 18 de abril de 1857.
Evidentemente que ao lado do fenômeno de HYDESVILLE, ocorriam outros, entre eles os fenômenos das mesas girantes, junto aos jovens da alta sociedade francesa, isso tudo com o fito de convencer os homens sobre os conceitos encetados na Doutrina Espírita.




CENTRO ESPÍRITA ISMAEL
DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO
AV. HENRI JANOR, 141, JAÇANà -  S. P.


Nenhum comentário:

Postar um comentário