Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

4º Momento: O Amor pelo “Movimento Espírita”

Instituições, Dirigentes e Tarefeiros em geral -
Tema: Sob a Luz do Amor
Do livro Laços de Afeto – Caminhos do Amor na Convivência -
Ermance Dufuax (Espírito) – Médium: Wanderley S. de Oliveira
(alguns trechos desse maravilhoso capítulo - O destaque em negrito é nosso)
Os grupos que se ocupam exclusivamente com as manifestações inteligentes e os que se entregam ao estudo das manifestações físicas têm cada um a sua missão. Nem uns, nem outros se achariam possuídos do verdadeiro espírito do Espiritismo, desde que não se olhassem com bons olhos; e aquele que atirasse pedras em outro provocaria, por esse simples fato, a má influência que o domina. Todos devem concorrer ainda que por vias diferentes, para o objetivo comum, que é a pesquisa e a propaganda da verdade. Os antagonismos, que são mais do que efeito de orgulho superexcitado, fornecendo armas aos detratores, só poderão prejudicar a causa, que uns e outros pretendem defender.” - O Livro dos Médiuns – Cap. XXIX – Item 348
Interessante analisar, daqui para o mundo físico, a influência marcante de velhas ilusões que carreamos para os ofícios de reeducação na sementeira espírita.
Quando aqui aportamos temos melhor dimensionada as percepções que nos permitem lançar um novo olhar sobre os esforços gerais no bem, fazendo-nos concluir que trabalho algum é dispensável, e todos, conquanto suas deficiências, concorrem para progresso da causa.
No entanto, em regressando ao corpo físico, invadido pelas milenares miragens do orgulho, costumamos entender nossa tarefa com a melhor e essencial, nossos conceitos como sendo a mais valiosa expressão da verdade e a nossa participação como admirável missão que nos eleva acima dos demais.
A despeito de erguermos juntos o estandarte da caridade, vezes sem conta abandonamos o imperativo de aplicá-las também nas nossas relações com quantos nos partilham o clima das atividades doutrinárias.
Retifiquemos essa miopia da visão espiritual.
Passemos a compor o escasso grupo daqueles que incentivam e sabem respeitar os esforços alheios, sejam quais forem.
Disciplinemos a tendência de excluir, e quando destacamos falhas recolhamo-nos na ação indulgente ou mesmo ao silêncio e oração.
Valorizemos nossa atuação sem desprezar a de outrem.
Cerremos esforços na direção que melhor atenda as nossas crenças sem alimentar o anseio de ser seguido. Recordemos que ninguém está obrigado a tal mister, da mesma forma que não temos a implicação de seguir ninguém.
Façamos isso em favor de nossa paz e da ordem geral nos nossos campos de trabalho redentor.
Lembremos velho rifão das esferas extrafísicas que diz “nenhum caminho para o bem é dispensável, mas nenhum de nós é insubstituível nos serviços de Deus”, remetendo-nos a concluir que, se toda tarefa é valorosa, certamente nenhuma depende de nós...
Em verdade, habitualmente, o excessivo valor que conferimos às realizações com as quais cooperamos é o mesmo que emprestamos à nossa personalidade sob as lentes da vaidade...
Em razão disso, anotemos duas metáforas oportunas.
O movimento espírita pode ser comparado a estimável universidade do Espírito; as instituições são as áreas especificas de aperfeiçoamento e cada tarefa pode ser entendida com uma classe que reúne um certo número de aprendizes. Nesse concerto de educação e melhoria, todos temos o valor pessoal e intransferível no aproveitamento das lições na construção de nosso saber eterno.
Noutra imagem podemos conceber a Seara como um incomparável hospital da alma; cada grupamento assemelha-se a uma especialidade de recuperação e cada atividade a uma enfermaria de convalescença. Messe ambiente de tratamento e prevenção, todos temos nossas doenças a cuidar com medicações individuais na busca de nossa alta.
Aprendizes e enfermos, eis o que “estamos”!
Portanto, ante os assaltos ilusórios do personalismo no que tange a comparações e julgamentos, fiquemos com o Codificador que acentua: vias diferentes, objetivos comuns, para a propagação da verdade, conforme a nossa referência supra destacada.

Amigos do coração.
Estejas convicto de que, apesar de tuas reservas com os deveres alheios no bem, Deus conta com eles.
Envolve-te na psicosfera do Amor, se desejares entender os planos do Pai para com aqueles aos quais ainda não consegues devotar apreço, entendimento e admiração incondicionais.
É natural que enxergues elitismo nos que estudam com afinco, já que por agora não despertastes ainda tanto quanto deveria para a importância do conhecimento na felicidade dos homens.
Compreensível que não entendas os eloqüentes do verbo libertador, já que ainda não te sensibilizastes o bastante para o benefício de impor disciplina a teu próprio linguajar diário.
Honesta de tua parte a preocupação com o excesso institucional, sabendo que teu incômodo é sinal do aprendizado que tens urgência em aquilatar para que não cometas a mesma distração.
Aceitável que destaques personalismo naqueles que cumprem a rotina das honrarias e cargos, uma vez que não dominastes por enquanto tuas manifestações de vaidade em pequenos lances da existência.
Sincero de tua parte supores que o farnel distribuído é fonte de preguiça, considerando que ainda não amealhastes suficiente experiência da doação de si mesmo junto aos deveres materiais no lar e na profissão.
Justo tua inconformação com a coleta de recursos para eventos de confraternização e estudo, uma vez que ainda não arregimentastes melhores concepções sobre a urgência da união entre grupos de interesse comum.
Razoável cobres da conduta do próximo aquilo que ainda não conseguistes implementar na tua própria vivencia, e que julgues os denodos de Amor dos outros conforme seus limites de atuação.
Contudo, se queres amealhar paz e sabedoria para tua vida, sobrepõe-te a todas essas questiúnculas da existência, que são sombras do egoísmo, e envolve no afeto cristão, sendo cortês, generoso e terno com tudo e com todos, educando-te no amor indistinto e incondicional perante as diferenças e os diferentes que te circundam a experiência carnal.
Vai, experimenta e verás!
Verás o que acontece quando optares pelo Divino sentimento ao encontro de teus irmãos, sob a luz do amor.


Conselho Espírita de São Bernardo do Campo
Encontros de Atitudes de Amor”
Grupo Fraternidade Espírita João Ramalho
Reunião do dia 2 de março de 2008
Tema Central: Aprendendo a Amar



Nenhum comentário:

Postar um comentário