Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

LIVRO É NOTÍCIA

VIVER É A MELHOR OPÇÃO

Preocupa tanto a questão do suicídio que, há alguns anos, se estabeleceu em vários países o 10 de setembro como o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio, data especialmente dedicada ao debate do tema, iniciativa apoiada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Associação Internacional para Prevenção ao Suicídio (Iasp, na sigla em inglês). Os números espantam. Anualmente, um milhão de pessoas comete suicídio no mundo, uma taxa de mortalidade de 16 por 100 mil habitantes, o que corresponde, aproximadamente, a uma morte a cada 40 segundos, número que pode dobrar até 2020, levando-se em consideração que, nos últimos 45 anos, segundo a OMS, a taxa de suicídio mundial cresceu 60%.

Preocupado com essa triste projeção, o jornalista André Trigueiro, da Rede Globo, escreveu o livro Viver é a Melhor Opção, em que faz uma análise profunda da questão do suicídio, inclusive sob o ponto de vista espiritual.

Reunimos nesta obra preciosos elementos de convicção baseados em estudos recentes da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde para afirmar a importância da prevenção do suicídio em todos os setores da sociedade, seja qual for a orientação política, ideológica ou religiosa  informa o escritor, que reservou a primeira parte do livro ao embasamento de dados, estatísticas e conhecimentos científicos, os quais revelam que em aproximadamente 90% dos casos o suicídio está associado a patologias de ordem mental diagnosticáveis e tratáveis.

Se de cada dez casos de suicídio nove são preveníeis, há muito que fazer para que essas pessoas não desistam da vida e prossigam suas existências com saúde e equilíbrio.

Trigueiro dedicou a segunda parte da obra à abordagem do assunto sob o prisma do Espiritismo, doutrina abraçada por ele há mais de 30 anos. Não se trata de obra proselitista, já que não temos aqui a pretensão de convencer ninguém do que está sendo dito pela ótica espírita. Mas é curioso como a maioria absoluta das tradições espiritualistas do Ocidente e do Oriente (todas as grandes religiões inclusive) converge na direção de que o suicídio é, no mínimo, um erro de grandes proporções. Não importa a corrente filosófica, humanista ou espiritualista à qual estejamos vinculados, ou se buscamos por conta própria os parâmetros éticos que norteiam a nossa existência. A luta em favor da vida é a causa comum, o que empresta sentido ao conceito de civilização. Estamos juntos na mesma espaçonave. Se a viagem para alguns parece longa e desagradável, e há como reduzir ou eliminar esse desconforto, por que não fazê-lo? Quem está sentado ao lado não é apenas passageiro. É parte de algo maior que te inclui. Há quem chame isso de humanidade  conclui o autor.

Viver é a Melhor Opção tem o selo da Editora Espírita Correio Fraterno (www.correiofraterno.com.br/loja) e custa apenas R$22,80. Todos os direitos do livro são destinados ao Centro de Valorização da Vida (www.cvv.org.br), que há mais de 50 anos oferece serviço gratuito, 24 horas por dia, de apoio emocional e prevenção ao suicídio.

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES
Boletim SEI: E-mail: boletimsei@gmail.com
Edição 2252 Setembro 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário